Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
HISTÓRIAS NO MUSEU DOS BISCAINHOS
19 de junho | 16h00 | Museu dos Biscainhos Mari Popó e suas peripécias…
Mari Pópó é uma palhaça animada, alegre e divertida que vem de outro planeta contar histórias. Num momento em família divertida e descontraído, vem viajar e descobrir o mundo com a Mari Popó e aceitar o desafio que ela te propõe. Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas). Crianças dos 3 aos 10 anos e pais. Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
20 de junho |11h00 | Museu dos Biscainhos As tartarugas também voam, contam histórias
Projeto de Promoção, Mediação e Animação da Leitura Dinamização: Estefânia Surreira (contadora de histórias) Crianças dos 3 aos 10 anos e pais Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
21 de junho | 09h30 - 17h00 | ZOOM Jornadas Portugal: uma janela no acolhimento e integração de refugiados
JORNADAS PORTUGAL: UMA JANELA NO ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE REFUGIADOS
No âmbito do Dia Mundial dos Refugiados (20 junho) a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, organiza as jornadas “Portugal: uma janela no acolhimento e integração de refugiados”, com duas mesas redondas, realizadas online, com transmissão em direto no Facebook da BLCS. Constitui-se num espaço de reflexão e debate, aberto e multidisciplinar com entidades, investigadores, mediadores locais, dirigentes associativos e voluntários a nível nacional, sobre o drama dos que são obrigados a fugir do seu país em busca de refúgio onde, algumas vezes, o abrigo vem acompanhado de discriminação e preconceito. Pretendemos abordar as políticas de acolhimento e integração de pessoas refugiadas na sociedade portuguesa e os desafios da efetividade de direitos e integração nos locais de acolhimento: o direito ao retorno, a reinstalação de refugiados, o direito ao asilo e o princípio de não retorno; a importância de Portugal , na presidência europeia, nas negociações no âmbito do Pacto para as Migrações e Asilo da Comissão Europeia, sobre um sistema europeu de asilo comum que proteja as pessoas que fogem da guerra e perseguições, numa urgência da ação humanitária imediata de modelo comum no acolhimento. Em suma, refletir sobre realidades e injustiças sociais e humanas e como fazer um Portugal para todos, onde todos contam efetivamente.
PROGRAMA MANHÃ 09h30 | Abertura Alexandra Sá Carvalho (Comissão Europeia, Direção-Geral de Migração e Assuntos Internos)
10h30 | Sessão 1 – Painel - ENTIDADES Nacionais de Acolhimento e Integração Reflexão sobre as políticas de acolhimento e integração de pessoas refugiadas na sociedade portuguesa e os desafios da efetividade de direitos e integração no acolhimento.
Moderação: Rita Maria Gonçalves Ribeiro (Professora de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)
10h30 | Programas de acolhimento e integração de pessoas Refugiadas em Portugal Miriam Gonzaga (Coordenadora do Núcleo de Apoio à Integração de Refugiados do Alto – Comissariado para as Migrações – ACM)
10h50 | Refugiados: uma questão global – Qual o papel da Organização Internacional das Migrações? Vasco Malta (Chefe de Missão da Organização Internacional das Migrações (IOM) (Agência das Migrações das Nações Unidas) em Portugal)
11h10 | A relação como base da integração Nuno Costa Jorge (PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados)
11h30 | Espaço para questões
TARDE
14h30 | Sessão 2 – Painel - Entidades, projetos e boas práticas locais de acolhimento e integração de refugiados e trabalho voluntário: testemunhos. Partilha de experiências e discussão sobre a realidade bracarense e apresentação de projetos no acolhimento e integração dos refugiados na cidade de Braga e testemunho de trabalho voluntário.
Moderação: Cláudio Abdo (Doutor em Estudos de Comunicação: tecnologia, cultura e sociedade pelas Universidades do Minho, da Beira Interior, Universidade Lusófona e ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa) e investigador associado ao CECS — Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho (Braga/Portugal).
14h40 | Acolher com Humanidade: Um dos princípios fundamentais da Cruz Vermelha Sónia Diz (Coordenadora SAAS/CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Cruz vermelha Portuguesa Delegação de Braga)
15h00 | Competências Digitais para Mulheres Migrantes - INCLUDE HER Ana Dias (Especialista em tecnologias digitais e gestora de projetos internacionais e Ensino a Distância- Projecto
15h20 |Apresentação do Projeto DiverCidade Braga – Uma Viagem Intercultural António Direito (Chefe de Divisão de Coesão Social e Solidariedade da CMB – Câmara Municipal de Braga)
INTERVALO 10 MINUTOS 15h40-15h50
15h50 | Transformar o Acolher em Partilhar a Vida: Projeto MEERU APROXIMA Isabel Martins da Silva (Co-fundadora e Diretora de Comunidade da MEERU | Abrir Caminho e Coordenadora do Projeto MEERU APROXIMA) 16h20 | Espaço para questões Encerramento
21 de junho | 10h30 | ZOOM Leitura encenada da história "A viagem"
Leitura encenada da história "A viagem", de Francesca Sanna, da Editora Fábula, tradução de Susana Cardoso Ferreira, integrada no âmbito do Dia Mundial do Refugiado (20 junho).
Dinamização a cargo do grupo de teatro Malad'Arte.
Público-alvo: crianças dos 8 aos 12 anos
Sinopse: esta história é narrada por uma criança que conta como a sua mãe se viu obrigada a partir rumo ao desconhecido, com os seus dois filhos pequenos, depois de perder o marido. Para trás dicou a turbulência da guerra, a sua casa e todos aqueles que conhecem.
21 de junho | 18h30 | ZOOM Workshop Diálogo aberto com pessoas surdas
Dinamização a cargo de Docentes Surdos de LGP do Agrupamento de Escolas D. Maria II. Objetivos: conhecer as pessoas Surdas e obter questões necessárias sobre a Comunidade Surda. Público-alvo: Geral (utilizadores da biblioteca). Nº Max. de participantes: 20 pessoas Duração: 60’. Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: BLCS/BAI
|