Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
1 a 15 Junho | Corredor Central da BLCS Exposição fotográfica ATIVA-TE
Exposição fotográfica ATIVA-TE contra o tráfico de seres humanos, de João Carvalho, aluno de Design Gráfico da Escola Profissional de Braga, promovida pela OIKOS – Cooperação e desenvolvimento em parceria com a Escola Profissional de Braga. Abertura dia 1 de junho, às 10h30.
Apoio: BLCS/BAI
5 a 30 de junho | Sala de exposições Utopia e Distopia – Exposição de Pintura
De Alzira Relvas e Ana Cristina da Costa Fernandes Abertura a 5 de junho, pelas 11h00.
“A beleza da abstração reside na perceção do espetador e só os sonhadores podem interpretar sonhos” Ao desafio do espaço de uma tela e pelo caminho do abstrato, respondo com cores, formas e texturas, imaginando sempre o meu elemento favorito, a ÁGUA. A água que tudo reflete e faz refletir. Ali reconta-se a vida com novo colorido, novas formas. Sempre em incessante movimento, aberta a renovados olhares, sentires…A água que não conhece obstáculos, contornando-os sempre. Que oferece carícias quando nela mergulhas…A água faz-me sonhar!! " (Ana Fernandes)
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
16 de junho | 17h00 | ZOOM Livros com RUM - António Ferreira vai estar à conversa com Alexandra Vasconcelos
Livros com RUM/Histórias na Praça Livros com RUM - António Ferreira vai estar à conversa com Alexandra Vasconcelos, autora de " O Poder do Jejum Intermitente" (Editorial Planeta, 2020).
Organização: RUM; mecenas DST Group; apoio BLCS
22 de junho | 17h00 | ZOOM Livros com RUM António Ferreira vai estar à conversa com Sara Rodi No âmbito do Aniversário de Fernando Pessoa
Livros com RUM - António Ferreira vai estar à conversa com Sara Rodi, autora de "O Quanto Amei: Fernando Pessoa e as mulheres da sua vida" (Editorial Planeta, 2021). Um romance apaixonante sobre a vida e a obra do nosso grande poeta. Organização: RUM; mecenas DST Group; apoio BLCS.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
Todas as 3ªs feiras (15, 22, 29) | 19h00 | Presencial Ciclo de Cinema da Lucky Star
Filmes em exibição:
15 de junho – “O dia em que ele chega” de Hong Sang-soo, 2011, Coreia do Sul (79') 22 de junho – “O dia seguinte” de Hong Sang-soo, 2017, Coreia do Sul (92') 29 de junho – “A mulher que fugiu” de Hong Sang-soo, 2020, Coreia do Sul (77')
Entrada livre para Sócios e Utilizadores da BLCS Público em geral: 3€
Apoio: Município de Braga e BLCS
Sextas-feiras I 15h00 | ONLINE Biblioterapia: leituras que nos dão vida
Podcasts com sugestão de leituras para ouvir e degustar. São sugeridas leituras e livros que de uma forma simples poderão ser um método facilitador do desenvolvimento pessoal e da resolução de problemas. Voz Sandra Rodrigues (BLCS).
19 e 26 (Sábados) de junho I 10h00 | Presencial OFICINA APRENDER A BORDAR UM LENÇO DOS NAMORADOS
Dinamização a cargo de D. Sameirinho APD – Delegação de Braga Sinopse: nesta oficina os participantes vão aprender as técnicas essenciais para a realização de um Lenço dos Namorados, cuja origem remonta ao século XVIII. É objetivo criar de raiz um Lenço dos Namorados, com um desenho e verso ao seu gosto, utilizando vários pontos tradicionais, tais como: ponto pé de flor, ponto cheio, bainha aberta. Pretende-se promover o convívio, o bem-estar e o gosto pelo bordado tradicional, assim como a promoção de tradições antigas. Requisitos: Cada participante deve trazer agulhas, novelo de âncora n.º8, tesoura, dedal, tecido linho (podem adquirir junto da dinamizadora). Se trouxerem pano fino deverão trazer linha de meada não matizada. Público-alvo: qualquer pessoa com gosto e interesse pelo tema. Nº mínimo: 5 - Nº máximo: 10. Duração de cada sessão: 90’. Custo de inscrição: 15€ . Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: BLCS/BAI
16, 30 (4ª feiras) de junho | 15h00 | Presencial Oficina PÉ DE MEIA – Artes e Ofícios
Dinamização a cargo de Idalina Tavares da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação dos Deficientes de Braga. Sinopse: A atividade consiste no ensino em confeção de peúgas com quatro agulhas proporcionando aos participantes a aprendizagem dessa arte. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha (podem adquirir junto da dinamizadora); 1 novelo de lã simples ou matizado. Público-alvo: Público em geral. Duração: 90. Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt
16, 21 e 30 de junho | 17h30 |Presencial | BLCS BRAGA E A FILOSOFIA: Contributos para o estudo e divulgação do património filosófico bracarense - autores, obras e contextos
1ª sessão - Pré-Nacionalidade / 16 de Junho | 17h30 – 19h00 2ª sessão - Época Medieval e Moderna / 21 de Junho | 17h30 – 19h00 3ª sessão - Época Contemporânea / 30 de Junho | 17h30 – 19h00
Contextualização Um grupo de alunos da Faculdade de Filosofia e Ciências Sociais da Universidade Católica (Braga), no âmbito da Unidade Curricular “Pensamento Filosófico Português” propõe-se realizar um ciclo de três palestras públicas sobre o tema em epígrafe, com o objetivo de divulgar o riquíssimo contributo que Braga tem dado, ao longo da sua história, à Filosofia.
Alunos da Licenciatura em Filosofia: Ana Moreira, Bernardino Ramires, Domingos Perloiro, Eduardo Amaral, João Vidal, Pedro Bastos, Rosa Ferreira. Coordenação: Professor Carlos Morais
Organização: Fundação Bracara Augusta Apoios institucionais: Universidade Católica (FFCS), Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, Câmara Municipal de Braga Local: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva - Braga
Sinopse geral Braga é uma Cidade que ao longo da sua história milenar tem registado uma intensa vida intelectual. Desde os mais remotos tempos ainda antes da fundação da nacionalidade, passando pela época medieval e moderna, até chegarmos à contemporaneidade, aqui brotaram expressões de vida cultural de grande significado, tanto na arte, na ciência, na técnica, na religião, como também no domínio do pensamento filosófico. Uma torrente de autores, bracarenses de origem, ou que desenvolveram o seu trabalho de reflexão neste território, deram um contributo importante para a história do pensamento filosófico português e europeu. É este percurso que procuramos valorizar, mediante três sessões sobre a filosofia, os seus autores e os seus textos, tributários do espaço geográfico e mental da vetusta Bracara Augusta.
Sinopse da 1ª sessão – Pré-Nacionalidade No período da pré-nacionalidade salientam-se em Braga os contributos trazidos por dois pensadores de extrema importância: Paulo Orósio e S. Martinho de Dume. Na contextualização do pensamento destes autores sublinha-se a refutação das doutrinas heréticas do arianismo, do pelagianismo e do priscilianismo. Da obra e do pensamento de Paulo Orósio evidencia-se o contributo para uma emergente filosofia da História. De S Martinho de Dume destaca-se a sua obra de carácter filosófico-moral e a sua repercussão na pedagogia das gentes deste território.
Sinopse da 2ª sessão – Época Medieval e Moderna Da época medieval (a partir do séc. XII) até ao final da época moderna (séc. XIX), manifestam-se em Braga personalidades ilustres que marcaram o pensamento filosófico. Pedro Hispano e Francisco Sanches são os mais conhecidos pela sua originalidade e influência no pensamento europeu. Já no contexto do século XVII o Colégio de S. Paulo e a Companhia de Jesus foram um marco de referência no ensino em Braga; da sua ligação ao Colégio da Artes de Coimbra (curso Conimbricense) emerge uma atividade intelectual que merece ser notada.
Sinopse da 3ª sessão – Época Contemporânea Desde o início do século XX até à atualidade a produção filosófica em Braga é impulsionada, sobretudo, pelo Instituto Beato Miguel de Carvalho (1934), que deu origem à Faculdade de Filosofia de Braga (1967, UCP), e pela Universidade do Minho (1974), desde a criação da Secção de Filosofia e Cultura ao atual Departamento de Filosofia. Deste amplo período, destacam-se dois filões dignos de estudo: os filósofos jesuítas da Escola Bracarense de matriz escolástico-fenomenológica; as tendências da Filosofia trabalhadas pelos Professores Catedráticos do Departamento de Filosofia da Universidade do Minho (ELACH).
17 de Junho I 21h30 | ZOOM Encontros de Cidadania
Organização: Civitas Braga. Apoio: BLCS
21 de junho | 09h30 - 17h00 | ZOOM Jornadas Portugal: uma janela no acolhimento e integração de refugiados
JORNADAS PORTUGAL: UMA JANELA NO ACOLHIMENTO E INTEGRAÇÃO DE REFUGIADOS
No âmbito do Dia Mundial dos Refugiados (20 junho) a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, organiza as jornadas “Portugal: uma janela no acolhimento e integração de refugiados”, com duas mesas redondas, realizadas online, com transmissão em direto no Facebook da BLCS. Constitui-se num espaço de reflexão e debate, aberto e multidisciplinar com entidades, investigadores, mediadores locais, dirigentes associativos e voluntários a nível nacional, sobre o drama dos que são obrigados a fugir do seu país em busca de refúgio onde, algumas vezes, o abrigo vem acompanhado de discriminação e preconceito. Pretendemos abordar as políticas de acolhimento e integração de pessoas refugiadas na sociedade portuguesa e os desafios da efetividade de direitos e integração nos locais de acolhimento: o direito ao retorno, a reinstalação de refugiados, o direito ao asilo e o princípio de não retorno; a importância de Portugal , na presidência europeia, nas negociações no âmbito do Pacto para as Migrações e Asilo da Comissão Europeia, sobre um sistema europeu de asilo comum que proteja as pessoas que fogem da guerra e perseguições, numa urgência da ação humanitária imediata de modelo comum no acolhimento. Em suma, refletir sobre realidades e injustiças sociais e humanas e como fazer um Portugal para todos, onde todos contam efetivamente.
PROGRAMA MANHÃ 09h30 | Abertura Alexandra Sá Carvalho (Comissão Europeia, Direção-Geral de Migração e Assuntos Internos)
10h30 | Sessão 1 – Painel - ENTIDADES Nacionais de Acolhimento e Integração Reflexão sobre as políticas de acolhimento e integração de pessoas refugiadas na sociedade portuguesa e os desafios da efetividade de direitos e integração no acolhimento.
Moderação: Rita Maria Gonçalves Ribeiro (Professora de Sociologia do Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho)
10h30 | Programas de acolhimento e integração de pessoas Refugiadas em Portugal Miriam Gonzaga (Coordenadora do Núcleo de Apoio à Integração de Refugiados do Alto – Comissariado para as Migrações – ACM)
10h50 | Refugiados: uma questão global – Qual o papel da Organização Internacional das Migrações? Vasco Malta (Chefe de Missão da Organização Internacional das Migrações (IOM) (Agência das Migrações das Nações Unidas) em Portugal)
11h10 | A relação como base da integração Nuno Costa Jorge (PAR - Plataforma de Apoio aos Refugiados)
11h30 | Espaço para questões
TARDE
14h30 | Sessão 2 – Painel - Entidades, projetos e boas práticas locais de acolhimento e integração de refugiados e trabalho voluntário: testemunhos. Partilha de experiências e discussão sobre a realidade bracarense e apresentação de projetos no acolhimento e integração dos refugiados na cidade de Braga e testemunho de trabalho voluntário.
Moderação: Cláudio Abdo (Doutor em Estudos de Comunicação: tecnologia, cultura e sociedade pelas Universidades do Minho, da Beira Interior, Universidade Lusófona e ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa) e investigador associado ao CECS — Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade - Universidade do Minho (Braga/Portugal).
14h40 | Acolher com Humanidade: Um dos princípios fundamentais da Cruz Vermelha Sónia Diz (Coordenadora SAAS/CLAIM - Centro Local de Apoio à Integração de Migrantes da Cruz vermelha Portuguesa Delegação de Braga)
15h00 | Competências Digitais para Mulheres Migrantes - INCLUDE HER Ana Dias (Especialista em tecnologias digitais e gestora de projetos internacionais e Ensino a Distância- Projecto
15h20 |Apresentação do Projeto DiverCidade Braga – Uma Viagem Intercultural António Direito (Chefe de Divisão de Coesão Social e Solidariedade da CMB – Câmara Municipal de Braga)
INTERVALO 10 MINUTOS 15h40-15h50
15h50 | Transformar o Acolher em Partilhar a Vida: Projeto MEERU APROXIMA Isabel Martins da Silva (Co-fundadora e Diretora de Comunidade da MEERU | Abrir Caminho e Coordenadora do Projeto MEERU APROXIMA) 16h20 | Espaço para questões Encerramento
21 de junho | 10h30 | ZOOM Leitura encenada da história "A viagem"
Leitura encenada da história "A viagem", de Francesca Sanna, da Editora Fábula, tradução de Susana Cardoso Ferreira, integrada no âmbito do Dia Mundial do Refugiado (20 junho).
Dinamização a cargo do grupo de teatro Malad'Arte.
Público-alvo: crianças dos 8 aos 12 anos
Sinopse: esta história é narrada por uma criança que conta como a sua mãe se viu obrigada a partir rumo ao desconhecido, com os seus dois filhos pequenos, depois de perder o marido. Para trás dicou a turbulência da guerra, a sua casa e todos aqueles que conhecem.
21 de junho | 18h30 | ZOOM Workshop Diálogo aberto com pessoas surdas
Dinamização a cargo de Docentes Surdos de LGP do Agrupamento de Escolas D. Maria II. Objetivos: conhecer as pessoas Surdas e obter questões necessárias sobre a Comunidade Surda. Público-alvo: Geral (utilizadores da biblioteca). Nº Max. de participantes: 20 pessoas Duração: 60’. Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: BLCS/BAI
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Quartas-feira I 18h00 | ONLINE Biblioterapia para Jovens Queres saber? Então tens de ler!
Queres saber? Então tens de ler! Esta pequena rúbrica pretende contribuir para o crescimento dos mais novos, crianças e jovens, através da leitura. Para tal, são desafiados, semanalmente, para a leitura de um livro, deixando-lhes a vontade e a curiosidade para saber mais... e para aprender!
Sábados | 21h30 | ONLINE A magia do era uma vez com histórias de embalar
Hora das histórias de embalar. Chegou a hora de dormir e uma história vamos ouvir. Podcasts com leituras que vão ajudar a relaxar e a dormir. Áudio de Ivone paz Soares.
Sextas-feiras I 21h00 | ONLINE Histórias aqui e ali e acolá …
Gabriela é uma menina fascinada pelo mundo dos livros, pelas suas aventuras e fantasias. Anda sempre de uma lado para outro com um saco cheio de livros e histórias para contar, queres ouvir? Hoje a sua imaginação irá “voar” até às páginas do livro Ana Gabriela , Estagiaria do Curso Profissional de Técnico de Artes e do espetaculo – Interpretação, da Escola Alberto Sampaio.
HISTÓRIAS NO MUSEU DOS BISCAINHOS
19 de junho | 16h00 | Museu dos Biscainhos Mari Popó e suas peripécias…
Mari Pópó é uma palhaça animada, alegre e divertida que vem de outro planeta contar histórias. Num momento em família divertida e descontraído, vem viajar e descobrir o mundo com a Mari Popó e aceitar o desafio que ela te propõe. Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas). Crianças dos 3 aos 10 anos e pais. Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
20 de junho |11h00 | Museu dos Biscainhos As tartarugas também voam, contam histórias
Projeto de Promoção, Mediação e Animação da Leitura Dinamização: Estefânia Surreira (contadora de histórias) Crianças dos 3 aos 10 anos e pais Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
22 de junho (3ª-feira) | 10h00 | Praça Mari Popó e suas peripécias… entre frutas e legumes?
Mari Popó é uma palhaça animada, alegre e divertida que vem de outro planeta contar histórias. Num momento divertido e descontraído, vem descobrir com ela o mundo das frutas, legumes e das flores no Mercado Municipal e aceitar o desafio que ela te propõe. Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas). Crianças do Pré-escolar e ou 1ª ciclo. Duração: 40 min. Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
|