Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
MÚSICAS Desculpo-me dos outros com o sono da minha filha. E deito-me a seu lado, a cabeça em partilha de almofada. Os sons dos outros lá fora em sinfonia são violinos agudos bem tocados. Eu é que me desfaço dos sons deles e me trabalho noutros sons. Bartók em relação ao resto. A minha filha adormecida. Subitamente sonho-a não em desencontro como eu das coisas e dos sons, orgulhoso e dorido Bartók. Mas nunca como eles, bem tocada por violinos certos.
Ana Luísa Amaral, em Minha Senhora de Quê (1999)
Ensinou na Faculdade de Letras do Porto e tem um doutoramento sobre Emily Dickinson. É autora de mais de duas dezenas de livros de poesia e livros infantis e traduziu diversos autores para a nossa língua, como John Updike ou Emily Dickinson. A sua obra encontra-se traduzida e publicada em vários países, tendo obtido diversos prémios, de que destacamos o Prémio Literário Correntes d'Escritas, o Premio Letterario Poesia Giuseppe Acerbi ou o Grande Prémio de Poesia da Associação Portuguesa de Escritores. Em outubro de 2020, foi galardoada com o prémio literário espanhol Leteo e em dezembro do mesmo ano é-lhe atribuído o Prémio Literário Vergílio Ferreira 2021, que anualmente congratula o conjunto da obra literária de um autor de língua portuguesa relevante no âmbito da narrativa e/ou ensaio. Fonte: Assírio & Alvim
Até 29 de maio | Corredor Central Exposição: “O Livro: um ilusório obsoleto”
A Exposição Artística “O Livro: um ilusório obsoleto” surge integrada na Incubadora de Arte desenvolvida pelo Colégio D. Pedro V durante o ano letivo 2020/2021. A incubadora, na sua essência literal, é um aparelho cujo objetivo é disponibilizar a temperatura e o meio ótimos para ajudar a desenvolver. Metaforicamente, esta incubadora de arte disponibilizou no terreno educativo, como temperatura ótima, um conjunto de atividades integradas nos planos curriculares dos alunos e, como meio ideal, o universo de cada um, com o intuito de fazê-los pensar. No Pré-Escolar, as crianças pensaram naquilo que torna o livro num objeto singular e com “super-poderes” extraordinários e insubstituíveis e no 1.º Ciclo, os alunos refletiram, filosofaram sobre um mundo sem livros, isto é, um mundo onde outrora existiram livros e subitamente desapareceram. Esta exposição integra-se no trabalho desenvolvido pelo Colégio D. Pedro V no âmbito da sua integração na Rede de Escolas Associadas da UNESCO.
3 a 15 de maio | Sala de Exposições Exposição Camilo Pessanha: um poeta ao longe
Exposição Camilo Pessanha: um poeta ao longe O Instituto Confúcio da Universidade do Minho, com a colaboração do Camões - Instituto da Cooperação e da Língua e o apoio da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, promovem a Exposição “Camilo Pessanha – Um poeta ao longe”, em torno da vida e obra do autor e da sua relação com a China. A exposição estará patente, entre os dias 3 e 15 de maio de 2021, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, em Braga". Esta atividade integra-se no âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa, 5 de maio Programa Dia 3, 17h – Inauguração 17h00: Prof.ª Liu Yitong toca Zhongruan Prof.ª Zhu Fengping toca Guzheng Professoras tocam juntas 17h15: Leitura de passagens de Clepsidra, em português e chinês. Dia 12, 17h - Passagem do documentário sobre Camilo Pessanha “Entre os dois abismos”. Dia 14, 17h – Conferência intitulada “Camilo Pessanha: Em busca do tempo perdido”, proferida por Prof. Doutora Anabela Leal de Barros Departamento de Estudos Portugueses e Lusófonos da Escola de Letras, Artes e Ciências Humanas da Universidade do Minho Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho. Organização: Instituto Confúcio da Universidade do Minho Apoio: BLCS Programa de atividades disponível em: www.confucio.uminho.pt e www.blcs.pt
17 e 31 de maio | Corredor Central Exposição dos tabuleiros de jogo romano
Exposição dos tabuleiros de jogo romano Moinho e outros materiais criados e adaptados pelas instituições que integram o projeto Centurium INCLUIR+: APPACDM Braga CERCI Braga APCB Organização: BLCS/BAI
17 de maio a 31 de Maio Letras Galegas 2021 Exposição de Carvalho Calero “A Voz Presente”
11h00 | Inauguração Exposição de Carvalho Calero “A Voz Presente” Apontamento musical “gaiteiro” no exterior pela Escola de Música Tradicional da Ponte Velha, seguida de inauguração da exposição. Organização: Centro de Estudos Galegos da UMinho; apoio BLCS
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E AUTORES
4 de maio | 18h00 | ZOOM Apresentação do livro "Histórias e Receitas do Mundo Velho: Pela Boca se Pecava", de Francisco Máximo
No âmbito do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa (último domingo de maio)
"Histórias e Receitas do Mundo Velho: Pela Boca se Pecava", de Francisco Máximo. Apresentação do livro por Agostinho Peixoto (Confraria Gastronómica do Abade) Organização: BLCS e Colares Editora, com o apoio da Confraria Gastronómica do Abade.
5 de maio | 15h00 | ZOOM Apresentação da revista digital "e-feito coliteral”.
Apresentação da revista digital "e-feito coliteral”
Edição especial, contemplando 10 fotógrafos/ pintores e 10 escritores, que participaram numa oficina de escrita criativa, de diversos espaços lusófonos.
Organização: BabeliUM / Mestrado Português Língua Não Materna – ILCH – UMinho e BLCS.
Atividade realizada no âmbito da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa.
5 de maio | 17h00 | ZOOM Dois dedos de Literatura. António Ferreira à conversa com Ana Luísa Amaral
No âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa Dois dedos de Literatura. António Ferreira à conversa com Ana Luísa Amaral sobre a importância da língua portuguesa, da tradução; “A Íris Selvagem” de Louise Glück, autora premiada com o Nobel da Literatura em 2020.
7 de maio I 12h00 | Auditório | Presencial Revista Cultural Bracara Augusta
Lançamento do Volume LXVIII, nº 126-127 (139-140) da Revista Cultural Bracara Augusta Entrada Livre
7 de maio | 18h30 | ZOOM Apresentação do livro “História do Português desde o Big Bang” de Marco Neves
No âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa “História do Português desde o Big Bang”. À conversa com o Prof. Marco Neves. Sessão conduzida por José Moreira da Silva (linguista e escritor), integrada no ciclo "O Desassossego das Palavras". Organização: BLCS, em parceria com a Editora Guerra e Paz, RIBCA /CIM Cávado
12 de Maio | 11h00 | Facebook Rubrica Tempo de Autor – Com Helena Pereira e o livro infantojuvenil “Matematicão e o Baile dos Números”
“Agora a matemática é mais fácil e divertida. Aprende o valor posicional e decomposição com o livro "Matematicão e o baile dos números. Os números também dançam. Vem descobrir a magia dos números, com belas ilustrações de Tânia Bailão Lopes. Podes pintar e tornar o teu livro único.”
19 de Maio | 17h00 | ZOOM Livros com RUM
Livros com RUM - António Ferreira vai estar à conversa com Abílio Machado, autor de "Margem Esquerda" (ed.Autor, 2020)
Organização: RUM; mecenas DST Group; apoio BLCS.
22 de maio (sábado) | 11h00 | Auditório | Presencial Apresentação do livro “Os Sousa Lobato"
Apresentação do livro “Os Sousa Lobato, uma Família de Cortesãos na Viragem para o século XIX”, da autoria de Margarida Lobato Azevedo Costa, apresentado por Pedro Bacelar Vasconcelos. Moderação Aida Alves (BLCS). Tese de Mestrado apresentada à Universidade Nova de Lisboa Faculdade de Ciências Sociais e Humanas. Entrada condicionada aos lugares existentes, dentro do plano de desconfinamento da BLCS.
22 de maio (sábado) | 19 horas (PT) | Zoom Apresentação da mais recente obra poética de Victor Oliveira Mateus "uma casa do outro lado do mundo"
Apresentação da mais recente obra poética de Victor Oliveira Mateus "uma casa do outro lado do mundo", com Posfácio de Fernando Pinto do Amaral. Intervenientes: Apresentação Isabel Aguiar e pelo autor. Intervêm igualmente Alfredo Pérez de Alencart (Peru/Espanha), Ângela Gentile (Argentina), Cláudia Lucas Chéu (Portugal), Marta López Vilar (Espanha) e Pompeu Miguel Martins (Portugal).
Organização: Biblioteca Lúcio Craveiro da silva e Editora Labirinto.
26 de Maio | 17h00 | Zoom Livros com RUM - António Ferreira à conversa com José Emílio-Nelson
António Ferreira vai estar à conversa com José Emílio-Nelson, poeta e autor de "Caridade Romana" (ed.Abysmo, 2018) e "Putrefacção e Fósforo/Coração Cru" (ed.Abysmo, 2020).
Organização: RUM; mecenas DST Group. Apoio BLCS.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
Todas as 3ªs feiras (6, 13, 20, 27) | 18h30 | Presencial Ciclo de Cinema da Lucky Star
Ciclo de Cinema da Lucky Star Apoio: Município de Braga e BLCS
Sextas-feiras I 15h00 | Online Biblioterapia: leituras que nos dão vida
Podcasts com sugestão de leituras para ouvir e degustar. São sugeridas leituras e livros que de uma forma simples poderão ser um método facilitador do desenvolvimento pessoal e da resolução de problemas. Voz Sandra Rodrigues (BLCS).
5 de Maio | TODO O DIA | ÁTRIO DA BLCS E FACEBOOK “Babel Lusófona: uma língua, muitas vozes”
“Exposição virtual de vídeo-testemunhos sobre a Língua Portuguesa e a sua presença no mundo”. Projeção de vídeos-testemunho sobre a importância e o valor da Língua Portuguesa como língua global. Atividade realizada no âmbito da celebração do Dia Mundial da Língua Portuguesa. Organização: BabeliUM / Mestrado Português Língua Não Materna – ILCH – UMinho e BLCS Parceiros: RIBCA e RBB
6 de maio | 18h00 | ZOOM "A Gastronomia em Braga: olhares e sabores"
No âmbito do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa "A Gastronomia em Braga: olhares e sabores" Sessão informal que pretende divulgar e promover a cultura gastronómica de Braga, hoje e noutros tempos, dando-se destaque aos pratos típicos e à identidade alimentar que se foi definindo ao longo dos séculos. Aida Alves - Abertura da sessão e moderação Agostinho Peixoto - Confraria Gastronómica do Abade Chefe Vinagre - Bacalhau à Braga Comentários de Anabela Ramos Apoio: Confraria Gastronómica do Abade e Espumanteria Portuguesa
11 de maio I 18h00 | Presencial Conferência VICTOR DE SÁ LIVREIRO, EDITOR E BIBLIOTECÁRIO, por Henrique Barreto Nunes
Conferência Sobre Victor de Sá, comemorativa do centenário do seu nascimento.
Entrada livre, sujeita aos lugares sentados e às medidas da DGS.
12, 26 de maio (4ª feiras)| 15h00 | Presencial Oficina PÉ DE MEIA – Artes e Ofícios
Dinamização a cargo de Idalina Tavares da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação dos Deficientes de Braga Sinopse: A atividade consiste no ensino em confeção de peúgas com quatro agulhas proporcionando aos participantes a aprendizagem dessa arte. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha (podem adquirir junto da dinamizadora); 1 novelo de lã simples ou matizado. Público-alvo: Público em geral Duração: 90’ Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: BLCS/BAI
17, 24, 31 de maio (sábados) | 10h00 | Presencial Oficina Aprender a Bordar um Lenço dos Namorados
Dinamização a cargo de D. Sameirinho APD – Delegação de Braga Nesta oficina os participantes vão aprender as técnicas essenciais para a realização de um Lenço dos Namorados, cuja origem remonta ao século XVIII. É objetivo criar de raiz um Lenço dos Namorados, com um desenho e verso ao seu gosto, utilizando vários pontos tradicionais, tais como: ponto pé de flor, ponto cheio, bainha aberta. Pretende-se promover o convívio, o bem-estar e o gosto pelo bordado tradicional, assim como a promoção de tradições antigas. Requisitos: Cada participante deve trazer agulhas, novelo de âncora n.º8, tesoura, dedal, tecido linho (podem adquirir junto da dinamizadora). Se trouxerem pano fino deverão trazer linha de meada não matizada. Público-alvo: Qualquer pessoa com gosto e interesse pelo tema. Nº mínimo: 5 - Nº máximo: 10 Duração de cada sessão: 90’ Custo de inscrição: 15€ (3 sessões). Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: BLCS/BAI
18 maio | 9h00| Online | Facebook da BLCS Torneio CENTURIUM INCLUSAT
O projeto CENTURIUM INCLUIR+, age centrado na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, procedeu à capacitação dos públicos de cinco instituições que participaram do programa da 5ª ed. da Semana INCLUIR+, da BLCS. A pretensão foi a prática do jogo de tabuleiro romano Moinho e a participação em torneios, na BRAGA ROMANA, trazendo os associados e ou clientes das instituições no âmbito da inclusão social de pessoas com necessidades específicas, à cidadania ativa, a encontrarem-se e emparelharem-se, em equipas de ação. Promover práticas inclusivas e de desenvolvimento, a todos envolvidos. As instituições que integram a realização do torneio são: APPACDM Braga, CERCI Braga, APCB, Núcleo de Braga da Pais em Rede e Associação YAY (cinco a competir e cinco a contribuir com a criação e adaptação dos tabuleiros e coroas para os vencedores do torneio CENTURIUM INCLUSAT). Organização: CENTURIUM com o apoio da BLCS/BAI
18 de maio | 18h00 | ZOOM Conversa filosófica – Biblioteca, a mãe das árvores
No âmbito do Dia Internacional do Fascínio das Plantas Resumo – Tendo como mote a exposição artística “O livro: um ilusório obsoleto”, com curadoria do Colégio D. Pedro V, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva promovem uma conversa filosófica com intervenientes que estabelecem uma simbiose entre a arte, a literatura, a filosofia e a ciência. Convidam-se Hugo Direito Dias (Diretor Pedagógico do Colégio D. Pedro V), Alexandra Nobre (Professora na Escola de Ciências da Universidade do Minho); Patrícia Ferreira (Artista Plástica); Sónia Peixoto (Professora de Filosofia para Crianças) e João Pedro Mésseder (escritor). Público-alvo – Toda a Comunidade Parceiros: Colégio D Pedro V , STOL e DB/ECUM E BLCS
20 de maio I 18h00 | Presencial Colóquio tertúlia: “A figura de Ricardo Carvalho Calero, Homenageado das Letras Galegas 2020”
(Com a participação de Eduardo Maragoto, Gonzalo Constenla Bergueiro e Carlos Pazos). Momentos musicais com M.J.Perez (finalista do concurso “Musicando Carvalho Calero”) Parceiros na Organização: Escola Oficial de Idiomas Universidade de Santiago, AGAL e Centro de Estudos Galegos da UMinho. Apoio: BLCS
20 de Maio | 21h30 | Online Encontros de Cidadania
Praxes e Direitos Humanos Organização: Civitas Braga. Apoio: BLCS
21 de maio | 21h30 | Presencial Mesa Redonda
"Qual o espaço do cidadão nos atuais contextos urbanos?" Com Helena Mendes Pereira, Tiago Miranda (UMinho), Pedro Borges de Araújo, entre outros.
Entrada livre, sujeita às medidas da DGS.
24 de maio | 18h30 | ZOOM "Carlos de Oliveira: o rigor da palavra"
Sessão comemorativa do centenário do escritor Osvaldo Manuel Silvestre – Professor da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC) -Presença confirmada António Carlos Cortez – Poeta e investigador do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade do Minho - Cehum (a confirmar) Comentário: José Moreira da Silva - Linguista, escritor e professor aposentado da Universidade do Minho) Moderação de Aida Alves - Diretora da BLCS) Sessão integrada no Ciclo de Tertúlias O Desassossego das Palavras
25 de maio | 17h00 (PT) e 18h00 (ES) | ZOOM Letras Galegas 2021 - Conversa sobre Xela Arias e a Poesia Galega
Autoras: María Xesús Nogueira - presidenta da Asociación Galega da Crítica; Nuria Vil; Vanessa Gemsel; Tiago Alves Costa, entre outros. Moderação Raúl Costas Pereira Organização: Centro de Estudos Galegos da UMinho/BLCS/Bibliotecas da Corunha
26 de maio (4ª feira) | 14h30 | Zoom Ação de sensibilização - Orientação e mobilidade – O que é e para que serve?
Dinamização a cargo dos Docentes de Educação Especial do grupo 930 do Agrupamento de Escolas de Maximinos Objetivos: abordar a importância da bengala no processo de independência e autonomia das pessoas cegas. Técnicas de utilização da bengala e técnicas de guia. Público-alvo: turmas e/ou Comunidade Duração: 60’ Requisitos para participar: computador com ligação internet; plataforma zoom Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Link de acesso à reunião Organização: BLCS/BAI
27 de maio | 21h00 | ZOOM Conversas do PSI para SI
Tema: Os medos reais e patológicos pós pandemia. Orador: José Luís Gomes (psicólogo e psicoterapeuta)
28 de Maio | 18h30 | ZOOM Os Regionalismos e a Riqueza da Língua - Conversa
À conversa com João Carlos Brito. Sessão conduzida por Marco Neves No âmbito do Dia Mundial da Língua Portuguesa
|