Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
19 de abril a 30 de maio | 09h00 às 17h30 Exposição: “O Livro: um ilusório obsoleto”
A Exposição Artística “O Livro: um ilusório obsoleto” surge integrada na Incubadora de Arte desenvolvida pelo Colégio D. Pedro V durante o ano letivo 2020/2021. A incubadora, na sua essência literal, é um aparelho cujo objetivo é disponibilizar a temperatura e o meio ótimos para ajudar a desenvolver. Metaforicamente, esta incubadora de arte disponibilizou no terreno educativo, como temperatura ótima, um conjunto de atividades integradas nos planos curriculares dos alunos e, como meio ideal, o universo de cada um, com o intuito de fazê-los pensar. No Pré-Escolar, as crianças pensaram naquilo que torna o livro num objeto singular e com “super-poderes” extraordinários e insubstituíveis e no 1.º Ciclo, os alunos refletiram, filosofaram sobre um mundo sem livros, isto é, um mundo onde outrora existiram livros e subitamente desapareceram. Esta exposição integra-se no trabalho desenvolvido pelo Colégio D. Pedro V no âmbito da sua integração na Rede de Escolas Associadas da UNESCO.
Inauguração dia 19 de abril às 10h00
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E AUTORES
13 de Abril | 17h00 | ZOOM Livros com RUM - António Ferreira vai estar à conversa com Marta Martins Silva, convidada a falar sobre o seu livro Madrinhas de Guerra, da Editora Desassossego.
Sinopse: «Eu sou um militar longe, muito longe da minha terra natal [...] e com a sua ajuda o tempo passava um bocadinho melhor.» A chegada do correio era o momento mais aguardado pelos militares que combatiam na Guerra Colonial. Em Angola, na Guiné e em Moçambique, milhares de rapazes portugueses viveram o inferno na terra, e as cartas que recebiam da metrópole eram o conforto que precisavam para se sentirem mais perto de casa. Muitas destas cartas eram escritas por mulheres que eles não conheciam mas que aceitaram o repto do Movimento Nacional Feminino para se corresponderem com os militares e lhes oferecerem um ombro amigo durante a comissão em África: palavras de alento que deram, em muitos casos, lugar a declarações apaixonadas que chegaram ao altar. "Madrinhas de Guerra" conta o papel quase esquecido destas mulheres pela voz das próprias, mas também as lutas dos homens a quem escreviam, protagonistas de uma guerra que deixou atrás de si um rasto de sangue e destruição. Por entre histórias de encontros e desencontros - entrelaçados com a História de Portugal dos anos 60 e 70 do século passado -, há lugar aqui para o que de melhor ficou desse tempo tão duro para quem o viveu: o amor.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
14 abril | 14h30 | Sessão online via ZOOM Oficina Clube Braille
Dinamização a cargo dos Docentes de Ed. Especial do grupo 930 do Agrupamento de Escolas de Maximinos Objetivos: Conhecer Louis Braille; dar a conhecer a célula Braille e o alfabeto; divulgar o alfabeto Braille à comunidade; dar a conhecer diferentes equipamentos de escrita em Braille; o Braille como meio de leitura para as pessoas cegas e a importância do Braille no processo educativo dos alunos cegos. Público-alvo: Público escolar e/ou Comunidade Duração: 60’ Requisitos para participar: computador com ligação internet; plataforma zoom; pinta braille e alfabeto braille Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Sábados | 21h30 | Facebook
A magia do era uma vez com histórias de embalar Hora das histórias de embalar. Chegou a hora de dormir e uma história vamos ouvir. Podcasts com leituras que vão ajudar a relaxar e a dormir. Áudio de Ivone Paz Soares.
17 de abril | 10h30 | ZOOM Se eu fosse… um artista
As palavras puxam movimento e imagens, imaginação e criatividade. A partir da leitura de um texto literário, serão realizados exercícios de exploração da expressão facial e verbal (oral e escrita). Público-alvo: dos 8 aos 12 anos. Duração:75 min. Dinamização: Cristina Silva (Pontos de Exclamação) Inscrições gratuitas a partir do email seec@blcs.pt até 2 dias antes da atividade. Número mínimo para a realização da atividade: 5 crianças; número máximo: 8. Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
17 de abril |16h00 | ZOOM Leituras em família – Co(n) vida livros
A Biblioteca convida seus pequenos leitores e pais para juntos saborearem um delicioso momento com os livros. Um espaço onde as histórias sairão do papel e ganharão vida pelos contadores de histórias do Tin.Bra. Um momento para a família. DESTINÁRIOS: crianças (3 aos 10 anos) e pais/família. Dinamização: Academia de Teatro TIN.BRA Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
|