Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
Sabes onde está o meu abraço? Está onde as flores esperam a Primavera... E na pétala perfumada quando te preocupas comigo." António Vilhena, em Onde Está o Meu Abraço?, Editora Flamingo, 2021
ANTÓNIO VILHENA é natural de Beja. Licenciado em Psicologia pela Faculdade de Psicologia e de Ciências de Educação e Mestre em Estudos Clássicos pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra. Poeta, cronista e autor de livros infantis. Curador da Casa da Escrita - Câmara Municipal de Coimbra.
Obras do Autor "Do Ventre da Terra" (poesia, 1987), "Trança D' Água" (poesia, 1989), "A Eterna Paixão de Nunca Estar Contente" (prosa poética, 1991), "Mais Felizes Que o Sonho" (poesia, 1996), "Diálogos de Rosa e Espada" (crónicas, 2004), "O Piano Adormecido" (infantil, 2006), "Canto Imperecível das Aves" (poesia, 2012), "A Formiga Barriguda" (infantil, 2012), "Templo do Fogo Insaciável" (poesia, 2013), "As Férias da Formiga Barriguda" (infantil, 2013), "Cartas a Um Amor Ausente" (prosa poética, 2014), "A Orquestra da Formiga Barriguda" (infantil, 2014), "Picó Seis Dedos no Planeta Azul" (infantil, 2016), "Viagem Inadiável da Água" (viagens, 2019), "Onde Está o Meu Abraço?" (infantil, 2021), "Um Amor Que Nos Queira" (crónicas, 2021).
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E AUTORES
9 de Abril | 11h00 | Escolas (1º CICLO) | ZOOM Apresentação do livro “Onde está o meu abraço”
De António Vilhena e Márcia Santos (il.). Editora Flamingo. Conversa com os autores Inscrições gratuitas mas obrigatórias até dois dias de antecedência através do e-mail seec@blcs.pt.
9 DE ABRIL | 16h30 | ZOOM Livros com RUM – António Ferreira à conversa com Vitória Alves (autora) e Sofia Santos (ilustradora), autoras do livro O Mistério da Meia Desaparecida, edição Tcharan – Prémio Matilde Rosa Araújo da Câmara Municipal da Trofa – 2019
Sinopse: Este conto narra a história de uma meia (chamada Meia Amarelada) que sempre viveu emparelhada com outra meia igual a si. Um dia, no meio de uma lavagem mais agitada, perdeu a sua meia companheira. Vasculhou no cesto das meias sujas, nas gavetas das meias lavadas e, até, no estendal das meias molhadas. Nem vestígios da sua meia par encontrou. Por onde andaria a meia desaparecida? Será que a pobre Meia Amarelada vai desvendar o mistério do sumiço da meia des(aparecida)? Para além de este ser um conto infantil espirituoso que brinca com as palavras e joga com aliterações e assonâncias, é uma história que procura valorizar a tolerância perante a diferença e incentivar a uma maior compreensão e aceitação das especificidades de cada um. É uma história onde o amor e a perseverança vencem quaisquer dificuldades e preconceitos.
13 de Abril | 17h00 | ZOOM Livros com RUM - António Ferreira vai estar à conversa com Marta Martins Silva, convidada a falar sobre o seu livro Madrinhas de Guerra, da Editora Desassossego.
Sinopse: «Eu sou um militar longe, muito longe da minha terra natal [...] e com a sua ajuda o tempo passava um bocadinho melhor.» A chegada do correio era o momento mais aguardado pelos militares que combatiam na Guerra Colonial. Em Angola, na Guiné e em Moçambique, milhares de rapazes portugueses viveram o inferno na terra, e as cartas que recebiam da metrópole eram o conforto que precisavam para se sentirem mais perto de casa. Muitas destas cartas eram escritas por mulheres que eles não conheciam mas que aceitaram o repto do Movimento Nacional Feminino para se corresponderem com os militares e lhes oferecerem um ombro amigo durante a comissão em África: palavras de alento que deram, em muitos casos, lugar a declarações apaixonadas que chegaram ao altar. "Madrinhas de Guerra" conta o papel quase esquecido destas mulheres pela voz das próprias, mas também as lutas dos homens a quem escreviam, protagonistas de uma guerra que deixou atrás de si um rasto de sangue e destruição. Por entre histórias de encontros e desencontros - entrelaçados com a História de Portugal dos anos 60 e 70 do século passado -, há lugar aqui para o que de melhor ficou desse tempo tão duro para quem o viveu: o amor.
21 de Abril | 17h00 | ZOOM Livros com RUM - António Ferreira vai estar à conversa com Susana Piedade, autora de O Lugar das Coisas Perdidas, editado pela Oficina do Livro (2020)
Sinopse: Numa pacata vila de província, uma criança desaparece misteriosamente a caminho da escola, deixando a mãe em estado de choque e os vizinhos incrédulos e alvoroçados. No início, todos se oferecem para ajudar Mariana a encontrar a filha, mas, como sempre acontece nos meios pequenos, as intrigas, os medos e as desconfianças acabam por desenterrar histórias do passado e segredos que se julgavam a salvo, desencantando um culpado em cada esquina. O caso torna-se ainda mais enigmático quando, na manhã em que a Alice sumiu, quase todos os que lhe eram próximos tiveram, curiosamente, atitudes estranhas, pelo que, entre tantos rostos conhecidos, talvez ninguém esteja, afinal, completamente inocente. E o pior é que a única pessoa que assistiu a tudo é também a única que não o poderá contar. Num romance trepidante que mantém o suspense até à última página, Susana Piedade - finalista do Prémio LeYa com o romance As Histórias Que não Se Contam - regressa ao tema da perda e da culpa, oferecendo-nos uma história profunda e surpreendente, na qual quase nada é o que parece
24 de abril (sábado) | 11h00 | ZOOM Apresentação do livro infantojuvenil Escritas do Maio
De Miguel Gouveia (Profedições e Associação José Afonso) . Conversa com o autor. Organização: BLCS e Associação José Afonso (AJA)
30 de Abril | 18h00 | ZOOM Apresentação do livro ZULMIRA MORREU, de Virgínia do Carmo (Poética Edições)
Apresentação a cargo de Cláudia Morais, Presidente da CPCJ - Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, de Alijó. Esta atividade integra-se no âmbito do Mês Internacional da Prevenção dos Maus Tratos na Infância e como homenagem a todas as mulheres vítimas de violência conjugal. Uma homenagem também a todas as mães.
"Encontrei Zulmira morta nas páginas de um jornal local, há alguns anos. As pessoas da vila não falaram de outra coisa durante dias. Ouvi inúmeras versões e explicações para o fim da existência de uma mulher pouco mais velha do que eu, mãe de dois filhos, como eu, com quem já me cruzara tantas vezes na pequena vila onde ambas crescemos. Um mês depois comecei a escrever sobre a sua morte, tentando, na verdade, compreender e resgatar a sua vida. (...) Ao longo deste tempo que entretanto passou fui (re)construindo fragmentos da sua história. E não obstante o nosso encontro ter acontecido pela morte, o destino deste livro é a memória e a perpetuação da vida de todas as mulheres que me doem através de Zulmira, porque mortas cedo demais. " Virgínia do Carmo, do preâmbulo
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
6 de Abril | 18H00 | ZOOM Dar Voz às Palavras – comunidade de leitores
Mote: Os livros que marcaram a minha infância Escolha dois excertos de duas obras infantis e juvenis que marcaram a sua infância e partilhe-os com o grupo de leitores, em voz alta, numa intervenção até 5 minutos, seguida ou interpolada. Moderação: Ivone Paz Soares (Voluntária da Leitura). Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt.
7 de Abril | 18HOO (PT) | 15H00 (BR-BRASÍLIA)| ZOOM Conversa Literatura Infantojuvenil: também para adultos? Também para todos?
Com David Machado (escritor); Eliane Debus (UFSC - Brasil); Margarida Noronha (editora Kalandraka) e Comentário de Sara Reis Silva (IE - UMINHO).
8 de Abril | 18H30 | ZOOM À Conversa com a escritora Sílvia Mota Lopes
Poeta, pintora, ilustradora, autora de literatura infantil e juvenil. Editou: Alícia no Bosque (texto e ilustração), 2012; Ser dia e noite ser (texto), 2013; A magia de Auris (Ilustração), 2013; Chegaste primeiro (ilustração), 2014; É aqui que ela mora (texto), 2015; O cavalinho que queria saber a que cheira a primavera (ilustração), 2015; Pássaro de mil cores (autora do libreto da ópera infantil), 2016; Esboço (poesia), 2017; Aqui há gato (ilustração), 2017; Estrela Watato (ilustração), ano 2017; Quando somos nuvens (ilustração), 2018; Dar corda às palavras (texto), 2018; Passei como um Sussurro para que Escutasses o Vento (poesia), 2019. Moderação Fabíola Lopes e Aida Alves (BLCS).
14 abril | 14h30 | Sessão online via ZOOM Oficina Clube Braille
Dinamização a cargo dos Docentes de Ed. Especial do grupo 930 do Agrupamento de Escolas de Maximinos Objetivos: Conhecer Louis Braille; dar a conhecer a célula Braille e o alfabeto; divulgar o alfabeto Braille à comunidade; dar a conhecer diferentes equipamentos de escrita em Braille; o Braille como meio de leitura para as pessoas cegas e a importância do Braille no processo educativo dos alunos cegos. Público-alvo: Público escolar e/ou Comunidade Duração: 60’ Requisitos para participar: computador com ligação internet; plataforma zoom; pinta braille e alfabeto braille Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt
Semana da Leitura Braga Ler! A qualquer hora, em qualquer lugar!
Este ano em versão online, a Rede de Bibliotecas de Braga convida as escolas e entidades públicas e privadas a promoverem atividades para festejar a leitura como ato de prazer, de imaginação e lugar de encontro, criativo e colaborativo. Junte-se a nós.
23 abril | 18h30 | ZOOM Workshop de LGP – DAR VOZ ÀS MÃOS
Dinamizado pelo AE D. Maria II Objetivo: no âmbito do Dia Nacional da Educação de Surdo (23 abril) queremos sensibilizar para a Língua Gestual Portuguesa e para a comunicação com as pessoas Surdas. Público-alvo: Docentes das escolas de Braga, que queiram aprender Língua Gestual Portuguesa, e ou alunos das escolas do Concelho de Braga e todas as pessoas com interesse na temática. Duração: 60’ Requisitos para participar: computador com ligação internet; plataforma zoom Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt
22 de Abril | 11h00 | ZOOM Ciclo de formação – Formar para Autonomizar PressReader
PressReader - a melhor maneira de ler revistas e jornais a partir do seu telemóvel, tablet ou computador, em qualquer local Conheça os títulos de mais de 7.600 revistas e jornais de todo o mundo. Aprenda a pesquisar e a criar a sua área de leitura personalizada. Descarregue as edições completas e alterne entre a visualização de impressão original e uma visualização de texto otimizada para aparelhos móveis. Duração: 90min. Público alvo: jovens e adultos curiosos Dinamização: Aida Alves (BLCS) Inscrições gratuitas até 2 dias de antecedência.
23 de Abril | 21h00 | Conferência online Facebook Ciclo de conferências Braga por um olhar
Tema: "Victor de Sá em Livro Aberto" - 100 anos do seu nascimento (1921-2021) por Joaquim da Silva Gomes (professor e investigador).
28 de abril | 18h00 | ZOOM No âmbito do Dia Mundial da criatividade e Inovação Criatividade e Inovação: palavras de ordem
Com Tiago Gomes Sequeira (CEO Factory Braga), Daniel Martins (CEO Creative Lemmons) e Vasco Marques (Autor e Consultor em Marketing Digital). Moderação de Aida Alves (diretora BLCS).
29 Abril | 21h00 | ZOOM Novas Conversas do Psi para Si
Orador: José Luís Gomes (psicólogo e psicoterapeuta).
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Sábados | 21h30 | Facebook
A magia do era uma vez com histórias de embalar Hora das histórias de embalar. Chegou a hora de dormir e uma história vamos ouvir. Podcasts com leituras que vão ajudar a relaxar e a dormir. Áudio de Ivone paz Soares.
2 de abril | 11h00 | ZOOM Comemoração do dia internacional do livro infantil Contos confinados
A sessão incluirá a apresentação de livros ilustrados e POP-UP, assim como alguns truques de magia que reforçarão a importância da literatura e das histórias em geral. Público alvo: Crianças a partir dos 4 anos e família Duração: cerca de 45 minutos Dinamização: Rui Ramos - mágico contador de histórias do projecto Báu do Contador
Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
2 de abril | 16h00 | FACEBOOK Histórias aqui e ali e acolá … “O principezinho” de Antoine Saint - Exupery
Gabriela é uma menina fascinada pelo mundo dos livros, pelas suas aventuras e fantasias. Anda sempre de um lado para o outro com um saco cheio de livros e histórias para contar, queres ouvir? Hoje a sua imaginação irá “voar” até às páginas do livro “ O Principezinho” de Antoine Saint-Exupéry Dinamização: Ana Gabriela (Curso Profissional de Técnico de Artes e do espetáculo – Interpretação da Escola Alberto Sampaio).
3 de Abril | 17H00 | FACEBOOK Sessão Pais & Bebés: Pipo e o feijoeiro mágico
Sinopse: Um conto tradicional e sensorial em que o Pipo viverá uma aventura. Um menino que vivia só com a mãe, ficaram pobres e tiveram que vender animais para sobreviver. Pipo uma criança cheia de sonhos, ajudava a mãe. Um dia aceitou feijões mágicos em troca de um animal. A mãe furiosa atirou-os pela janela, Pipo apesar de triste acreditou, eles cresceram até ao céu e o menino subiu até ao cimo do feijoeiro. Lá vive grande aventura e muda a vida desta família, para sempre. História seguida de ateliê: Plantação de feijoeiro com os pais. Material: Copo, algodão, feijão, água, palhinha e pedaço de cartão (EX: caixa de cereais, cartolina). Dinamização: Conversas entre Famílias (Ana Sofia Maia). Duração: 30/40 min. Público-alvo: Bebés até aos 36 meses e pais.
7 de Abril | 11H00 | Escolas (Pré-Escolar e 1º Ciclo) | ZOOM Uma Lua de Sonhos
Era uma vez... Usamos sempre este início para as nossas histórias. Mas não se enganem, porque as nossas histórias são todas diferentes. Esta é a história da Tita, uma sonhadora, uma menina que entre outros sonhos, tinha o desejo de ir à lua... Como qualquer outro sonhador, a Tita não estava sozinha, tinha uma grande amiga. Dinamização pelo Grupo de Teatro Malad'Arte. Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt.
7 DE ABRIL | 17h00 | FACEBOOK Histórias aqui e ali e acolá … “Trincas, o monstro dos livros” de Emma Yarlett
Gabriela é uma menina fascinada pelo mundo dos livros, pelas suas aventuras e fantasias. Anda sempre de uma lado para outro com um saco cheio de livros e histórias para contar, queres ouvir? Hoje a sua imaginação irá “voar” até às páginas do livro “Trincas, o monstro dos livros” de Emma Yarlett numa aventura que jamais vais esquecer. Dinamização: Ana Gabriela - Curso Profissional de Técnico de Artes e do Espetáculo – Interpretação da Escola Secundária Alberto Sampaio.
8 de Abril | 11H00 | Escolas (1º E 2ºciclo) | ZOOM Cores, sons, palavras - oficina de ilustração
Oficina de Ilustração a partir de sensações. Vem conhecer o maravilhoso e encantado mundo das ilustrações a partir de sensações, sons, cores, palavras. Vamos aprender um pouco sobre o que é ilustrar um livro a partir de estímulos sensoriais e de uma relação íntima e divertida com a palavra. Estrutura da oficina: Diálogo sobre ilustrações e sobre o ato de ilustrar. Diferentes tipos de ilustrações e apresentação de imagens e de ilustrações às crianças. Jogo de palavras. A partir do jogo de palavras associar sensações, sons, cores. Criação das ilustrações a partir da atividade proposta. Dinamização: Helena Mancelos (Ilustradora). Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt.
9 DE ABRIL I 11H00 | ESCOLAS (1º CICLO) | ZOOM Mari Popó e suas peripécias… conta “ Onde esta o meu abraço” de António Vilhena
Conversa com o escritor António Vilhena e a ilustradora Márcia Santos. Mari Popó é uma palhaça animada, alegre e divertida que vem de outro planeta contar histórias. Num momento em família divertida e descontraído, vem viajar e descobrir o mundo com a Mari Popó e aceitar o desafio que ela te propõe. Desta vez, ela irá falar-te da Maria, uma menina que encontra e que lhe confessa sentir a falta de um abraço. Será que a pode ajudar … Será que o vai encontrar? Vem descobrir… O autor também poderá ajudar. Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e Artes Performativas). Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt.
9 de Abril | 18h00 | FACEBOOK Histórias aqui e ali e acolá - “Ursinho Mágico” de Neil Reed
Gabriela é uma menina fascinada pelo mundo dos livros, pelas suas aventuras e fantasias. Anda sempre de uma lado para outro com um saco cheio de livros e histórias para contar, queres ouvir? Hoje a sua imaginação irá “voar” até às páginas do livro do “Ursinho Mágico” de Neil Reed, numa aventura que jamais vais esquecer. Dinamização: Ana Gabriela (Curso Profissional de Técnico de Artes e do espetáculo – Interpretação da Escola Alberto Sampaio).
10 de Abril | 16H00 | ZOOM Mari Popó e suas peripécias…com “A fada palavrinha e o gigante das bibliotecas” de Luísa Ducla Soares.
Mari Popó é uma palhaça animada, alegre e divertida que vem de outro planeta contar histórias, ou melhor, falar de poemas . Num momento em família divertida e descontraído, vem descobrir os poemas da mentira e da verdade com a Mari Popó e aceitar o desafio ela te propõe… e vais descobrir um mundo maravilhoso das bibliotecas e das histórias que lá moram. Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e Artes Performativas e Mestrado em Artes Cénicas). Público-alvo: Crianças dos 3 aos 10 anos e pais. Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt
17 de abril | 10h30 | ZOOM Se eu fosse… um artista
As palavras puxam movimento e imagens, imaginação e criatividade. A partir da leitura de um texto literário, serão realizados exercícios de exploração da expressão facial e verbal (oral e escrita). Público-alvo: dos 8 aos 12 anos. Duração:75 min. Dinamização: Cristina Silva (Pontos de Exclamação) Inscrições gratuitas a partir do email seec@blcs.pt até 2 dias antes da atividade. Número mínimo para a realização da atividade: 5 crianças; número máximo: 8. Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
17 de abril |16h00 | ZOOM Leituras em família – Co(n) vida livros
A Biblioteca convida seus pequenos leitores e pais para juntos saborearem um delicioso momento com os livros. Um espaço onde as histórias sairão do papel e ganharão vida pelos contadores de histórias do Tin.Bra. Um momento para a família. DESTINÁRIOS: crianças (3 aos 10 anos) e pais/família. Dinamização: Academia de Teatro TIN.BRA Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
19 e 20 de Abril | 11h00 | ESC ZOOM – para escolas Dinamização a partir do material didático "Sacola Pedagógica", sobre o livro Escritas do Maio, de Miguel Gouveia Atividade no âmbito do 25 de Abril
19 de Abril: Turmas do 3º ano 20 de abril: Turmas do 4º ano
Duração: cerca de 50 minutos Público-alvo: turmas do 3º e 4º anos Dinamização: Helena Fonseca (professora bibliotecária). Organização: BLCS e Associação José Afonso (AJA). Inscrições gratuitas mas obrigatórias até dois dias de antecedência através do e-mail seec@blcs.pt
24 de Abril | 15h00 | ZOOM Se eu fosse… um bibliotecário
As palavras puxam movimento e imagens, imaginação e criatividade. A partir da leitura de um texto literário, serão realizados exercícios de exploração da expressão facial e verbal (oral e escrita). Público-alvo: dos 8 aos 12 anos. Duração: 90 min. Dinamização: Cristina Silva (Pontos de Exclamação) Inscrições gratuitas a partir do email seec@blcs.pt até 2 dias antes da atividade. Número mínimo para a realização da atividade: 5 crianças; número máximo: 8.
24 de abril (sábado) | 11h00 | ZOOM Apresentação do livro infantojuvenil Escritas do Maio
De Miguel Gouveia (Profedições e Associação José Afonso) . Conversa com o autor. Organização: BLCS e Associação José Afonso (AJA)
24 de abril | 17h00 | ZOOM Sessão Pais & Bebés: O lobo e os 7 cabritinhos
Sinopse: Um conto sensorial e tradicional com uma grande lição. A mãe cabra não sai de casa antes de recomendar aos filhos que tomem muito cuidado com o lobo que circula pelas redondezas. Mas assim que ela se distancia de casa, o lobo bate à porta e tenta enganar os cabritinhos que, advertidos pela mãe, tomam algumas precauções e tentam tirar informações antes de abrirem a porta ao visitante. Mas o lobo matreiro, acaba por conseguir enganar os 7 irmãozinhos. Momento musical, explorado com instrumentos musicais e um atelier plástico alusivos ao tema. Material para atelier, pasta de farinha: Farinha, água e sal. Corante alimentar (facultativo). Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, concentração, interação pais/bebés e os valores. Material necessário para o atelier: Público-alvo: pais e crianças do 1 aos 3 anos. Dinamização: Conversas entre Famílias (Ana Sofia Maia). Duração: 30/40 min Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
30 Abril I 21h30 | Facebook “As tartarugas também voam “ na voz de Estefânia
Dinamização: Estefânia Surreira (contadora de histórias)
Siga-nos nas redes sociais
De 2ª a 6ª I 10h00 BLCS Bom Dia - BLCS Bom Dia – A Biblioteca dá os bons dias com pensamentos e, ocasionalmente, com textos ou poemas de personalidades aniversariantes do dia. #BLCSbomdia
Rubrica ocasional BLCS sugere - sugestões de programas on-line de outras entidades: formações, outras ações e programas culturais gratuitos ou de baixo custo. #BLCSsugere
Rubrica ocasional BLCS Hoje Celebramos… - Rubrica que pretende assinalar efemérides nacionais e internacionais, assim como aniversários de colaboradores e voluntários. #BLCShojeCelebramos
|