Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
A possibilidade
Malgrado não tenha ocorrido ainda celebra a possibilidade. Coloca algum tempo de lado para te centrares na promessa de que venha a ser possível (de que possa acontecer). Festeja a possibilidade (a hipótese o cenário) celebra a expectativa de que venha a ser real. Antecipa a felicidade sobre a miséria dos dias pensar a possibilidade é ver um umbigo em Adão.
João Luís Barreto Guimarães, in Movimento, Quetzal, 2020
João Luís Barreto Guimarães
Além de poeta e tradutor, João Luís Barreto Guimarães, que nasceu no Porto a 3 de junho de 1967, é médico, e publicou o primeiro livro de poemas em 1989. Movimento (2020) é o seu sexto título na Quetzal. Está representado em antologias e revistas literárias de Portugal, Espanha, França, Bélgica, Holanda, Reino Unido, Alemanha, Áustria, Itália, Hungria, Bulgária, Roménia, Eslovénia, Croácia, Montenegro, Macedónia, México, Uruguai, República Dominicana, Estados Unidos e Brasil. Em 1992 recebeu o Prémio Criatividade Nações Unidas. Foi distinguido com o Prémio Nacional de Poesia António Ramos Rosa e duas vezes finalista do Premio Internazionale Camaiori, tendo obtido o Prémio Livro de Poesia do Ano Bertrand. Além da Medicina, divide o seu tempo entre Leça da Palmeira e Venade (no coração da serra, perto de Caminha, Alto Minho).
Disponível em: https://www.quetzaleditores.pt
16 de março Exposição Virtual "Amor e outros desencontros - Cartas de amor" Poesia/Ilustração
Poesia Olívia Clara Pena e Ilustração Walter Almeida Da colaboração dos dois autores surge o projeto de Poesia/Ilustração “Cartas de amor”, tendo como referência o universo poético de “Amor e outros desencontros”. Os poemas incluídos em “Amor e outros desencontros” foram escritos ao longo dos últimos três anos. O seu lirismo e musicalidade mantêm um registo intimista caraterístico. Escolhemos seis poemas deste espaço poético para o projeto “Cartas de amor”. As ilustrações, em sintonia com o sentido poético do texto, propõem abrir mais janelas para outros ambientes estéticos. Para o efeito, recorreu-se a papéis, cola e tesoura como recursos privilegiados a serviço do desenho. O projeto de Poesia/Ilustração propõe a sua chegada ao público pelo correio, à moda antiga e correspondendo a: 6 poemas/ilustrações numerados e assinados pelos autores - Edição limitada (x20). Impressão digital sobre papel vegetal, 100g e papel munken linx, 240g, respetivamente, formato A3.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E AUTORES
3 de março | 17h00 | ZOOM LIVROS COM RUM
António Ferreira entrevista Luís Fernandes, autor do livro “As Lentas Lições do Corpo” (ed.Contraponto,2021)
15 de março |18h00 | ZOOM Apresentação de livro de poesia “Escarpas”
De José Pedro Leite. Apresentação a cargo de Luís Filipe Sarmento. Publicado pela Poética Edições. Depois do amor a esquadria de uma metrópole em declínio o volume e o tempo da ausência: um cavalo imóvel sob a chuva e o coração: (milho moído) uma nave de nuvens naturezas mortas / só à margem do caminho (Interlúdio I, p. 15)
16 de março I 11h00 | Para Escolas | ZOOM Apresentação do livro "Poemas Tangerinos " e Conversa com os Autores
De João Pedro Mésseder e Helena Mancelos (il.), Poética Edições.
Que exprimem os versos e as imagens deste livro tão especial? Que a tangerina é mais do que um simples fruto. É um pedacinho de beleza solar num quadro de folhas verdes, que se abre depois nas nossas mãos e se reparte em gomos. Delicados como pequeninas almofadas, a sumarenta frescura deles liga-nos à terra, à água e ao ar. Mas este fruto é também a bonita canção das suas sílabas: tan-ge-ri-na. Aceita, pois, o convite do livro para entrares na casa da poesia. Pela mão da tangerina, claro.
Inscrições gratuitas mas obrigatórias até dois dias de antecedência
17 de março | 18h00 | ZOOM Apresentação do livro “Movimento”
De João Luís Barreto Guimarães. Edição Quetzal. Apresentação a cargo de Cândido Oliveira Martins, do Centro de Estudos Filosóficos e Humanísticos, da Universidade Católica Portuguesa (CEFH - UCP).
21 de março | 17h30 | ZOOM Apresentação do livro "Que Farei com este Azul que me Beija"
De Lídia Borges, Poética Edições. Apresentação a cargo de Ana Paula Mateus. «No percurso literário de Lídia Borges, Que farei com este azul que me beija é a obra que atesta de forma inegável o crescimento e a maturidade literária da poeta. Na verdade, a interrogação retórica que nomeia o livro oferece, ela própria, a óbvia resposta – Que mais pode provocar a Poesia a não ser o espanto, a interrogação, a reflexão? É neste livro, nascido cristalino e duro, cortante e puríssimo diamante lapidado, que a autora se revela afinal aquilo que já o leitor adivinhava, e que se manifestava nas obras anteriores, ainda de forma tímida e velada: Lídia Borges não nasceu apenas com os “tristes dois olhos / com que se vem ao mundo”, pois existe no seu rio poético o olhar dos filósofos, a inquietação de quem não se conforma com as “coisas pequenas” – “Aos versos quero-os claros como auroras. / Amplos. Humildes como nos silvados as amoras”.» Ana Paula Mateus, excerto do prefácio
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
1 de fevereiro a 09 de março Concurso literário “Encontro de Poesia” – 12ª edição
O tema da edição de 2021 é FELICIDADE. Podemos procurá-la, encontrá-la ou senti-la ausente e tudo isso poderá servir de mote para a escrita poética. Regulamento disponível em: http://www.blcs.pt
1 a 31 de Março O quarto livro é de poesia – ler é o melhor remédio
No âmbito da comemoração do mês da poesia, a biblioteca incentiva todos os seus leitores a fazer o empréstimo domiciliário extra de um quarto livro, de um poeta ao seu gosto, para leitura domiciliária durante três semanas.
1 e 2 de março de 2021 Concurso Nacional de Leitura 2021 - Fase Municipal
1 de março - prestação das provas escritas Prova online de conhecimento das obras selecionadas pelos alunos a concurso. 2 de março - prestação das provas orais Leitura expressiva; poder de argumentação e comunicação oral dos alunos finalistas.
16 a 30 de março | Facebook “Cada Poema é um Encontro”
“Cada Poema é um Encontro” - vídeos de poetas dizedores de poesia. Celebramos a arte das palavras com poesia dita para espalhar a beleza que ela pode conter na sua harmonia, encanto, sensibilidade, amor e vida! Com Álvaro Maio, Isilda Nunes, Carlos Marinho, Rita Campos, Anderson Antonangelo, Vítor Varella, Teresa Finisterra, Taynnã, Estefânia Surreira, Duarte Luz e Aurelino Costa
4 de março | 18h00 | ZOOM A Felicidade e a Literatura
No mês em que se comemora o Dia Internacional da Felicidade e em que está a decorrer o Concurso de Poesia da BLCS com este tema, propomos uma conversa à volta do assunto. Com João Tordo (escritor), Manuela Grazina (Faculdade de Medicina & Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra – FMUC & CNBC UC) e comentário de Manuel Curado (Departamento de Filosofia da Universidade do Minho – DFil – ILCH UMinho). Moderação de Aida Alves (BLCS).
8 março | 18h00- 20h00 | ZOOM MESA REDONDA - Reflexão em torno da defesa dos direitos das mulheres
À conversa… com Marta Mendes (Gestora do Gabinete de Apoio à Vítima de Braga da APAV Braga); Carla Cerqueira (Ativista da UMAR Braga e investigadora na área dos estudos de género e media) e Alícia Wiedemann (Ativista da UMAR Braga e técnica do projeto ART'THEMIS+ (Programa de prevenção primária de violência de género e promoção de Direitos Humanos e igualdade de género) da UMAR Braga e Rosa Oliveira da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género, numa reflexão em torno da defesa dos direitos das mulheres. As múltiplas formas de violência contra as mulheres por Marta Mendes APAV Braga. A ação feminista da UMAR Braga por Carla Cerqueira e Alícia Wiedeman da UMAR Braga. A Estratégia Nacional Para a Igualdade e a Não Discriminação Portugal + Igual (ENIND) por Rosa Oliveira da CIG – Comissão para a Cidadania e a Igualdade de Género. Moderação de Ana Gabriela Macedo (Professora da Universidade do Minho/ Investigadora do CEHUM)
Apresentação de Aida Alves (BLCS) (Apresentação do evento e dos convidados, gestão das questões / comentários do público, encerramento da sessão) No âmbito do Dia Internacional da Mulher. Organização: BLCS/BAI
O Dia Internacional da Mulher mais do que uma comemoração, é um dia de luta das mulheres com coragem, que lutam pela liberdade e pela democracia, pelos direitos e pela igualdade. Uma luta do nosso tempo, em que ninguém pode deixar de estar presente. Sobre o papel de cada um de nós na luta para que todos possamos viver com liberdade, dignidade e respeito, uma efetiva consciencialização para os Direitos Humanos e a Democracia.
A declaração universal dos direitos humanos da ONU não é uma declaração universal dos direitos humanos do homem, a que mais tarde se juntou uma adenda com os direitos humanos das mulheres. Os direitos humanos são de todos os seres humanos.
10 de Março I 18h00 | ZOOM Dar voz às palavras
Sessões de partilha e leitura de textos poéticos em voz alta Público-alvo: crianças, jovens e adultos Duração: 60min. Moderação: Ivone Paz Soares (Voluntária de Leitura) Inscrições gratuitas até 2 dias de antecedência.
10 de março | 18h00 | ZOOM Masterclass - Da leitura à escrita de poesia ou como o poema se/nos faz
Objetivos: Compreender a especificidade do texto poético; Descobrir o valor intrínseco e instrumental da poesia; estimular o exercício da escrita poética; identificar e exercitar um conjunto de ferramentas poéticas criativas; desenvolver a relação criadora com a língua e a escrita. Público-alvo: educadores, professores, pré-escritores, animadores Nº mínimo e máximo de participantes no ZOOM: 100 participantes (limite máximo da sala virtual no ZOOM) Dinamização : João Manuel Ribeiro (poeta, escritor, editor, tradutor e investigador)
11 de março | 11h00 | ZOOM e Live Facebook No âmbito do 1º dia da criação da Rede Nacional de Bibliotecas Públicas Biblioteca Públicas: Desafios, missão e serviços em contexto de pandemia
Ana Paula Gordo - Antiga diretora da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian Luísa Leite - Coordenadora da RIBCA Ivone Paz Soares - Utilizadora e Voluntária da Leitura Moderação / comentário de Aida Alves (BLCS)
12 de Março | 11h00 | ZOOM Ciclo de formação – Formar para Autonomizar PressReader
PressReader - a melhor maneira de ler revistas e jornais a partir do seu telemóvel, tablet ou computador, em qualquer local Conheça os títulos de mais de 7.600 revistas e jornais de todo o mundo. Aprenda a pesquisar e a criar a sua área de leitura personalizada. Descarregue as edições completas e alterne entre a visualização de impressão original e uma visualização de texto otimizada para aparelhos móveis. Duração: 90min. Público alvo: jovens e adultos curiosos Dinamização: Aida Alves (BLCS) Inscrições gratuitas até 2 dias de antecedência.
15, 17, 22, 24, 29, 31 de março – 18h00/20h00 | ZOOM Curso (6 sessões) Da leitura à escrita de poesia ou como o poema se/nos faz
Curso (6 sessões) Títulos das sessões: Sessão 1 - Como definir o inefável? Sessão 2 - Como escrever e fazer escrever poesia? Sessão 3. O que são ferramentas poéticas? Sessão 4. O caso (de amor) da poesia para e com crianças... Sessão 5. Emoção-pensamento-palavra ou quando a poesia acontece... Sessão 6. A corda das palavras ou acorda (d)as palavras! Objetivos Compreender a especificidade do texto poético;Descobrir o valor intrínseco e instrumental da poesia; estimular o exercício da escrita poética; identificar e exercitar um conjunto de ferramentas poéticas criativas; desenvolver a relação criadora com a língua e a escrita. Metodologia(s): Curso teórico-prático [explicação e de-mo(n)stração] Dinamização : João Manuel Ribeiro (poeta, escritor, editor, tradutor e investigador) Público-alvo: educadores, professores, pré-escritores, animadores Nº mínimo e máximo de participantes no ZOOM: 100 (limite máximo da sala virtual no ZOOM)
Custo de inscrição 50 € Inscrições obrigatórias.
Semana da Leitura 15-19 março 2021
Atividades com posterior publicação nas páginas de Facebook da BLCS/RBB 15-março Atelier de Conto e Linha “Um rapaz fabuloso” por Pedro Seromenho - BLCS/RBB 15-março Oficina de Ilustração com Sebastião Peixoto - BLCS/RBB 15-mar-2021 Masterclass “O Livro Infantil - da ideia até à estante” Pedro Seromenho - BLCS/RBB
16 de Março |18h00 |ZOOM Conversa sobre prosa poética
Com António Vilhena e Fernando Pinto do Amaral.
18 de março | 18h00 | ZOOM A poesia vende?
Pretende-se uma reflexão sobre as especificidades da poesia e dos seus públicos e também sobre as campanhas e atividades de divulgação deste género literário, livros e editoras, enfim, sobre o futuro da poesia e dos poetas. Com Virgínia do Carmo (poeta e representante da Poética Edições), Sofia Afonso (Livraria Centésima Página) e comentário de Isaque Ferreira (Bibliófilo e leitor de poesia). Moderação de Aida Alves (BLCS).
18 de Março I 21h30 | ZOOM Encontros de cidadania – As mulheres na política
Encontros de cidadania – As mulheres na política Organização Civitas. apoio BLCS
21 março | 17h00 | Facebook Diversidade em Verso
A poesia veste muitos rostos e revê-se em muitas pulsões divergentes. A poesia revela este mundo e cria outro. No âmbito da comemoração do DIA MUNDIAL DA POESIA, integrado na iniciativa POESIA É O MELHOR REMÉDIO, apresentamos um vídeo, com a partilha de experiências criativas poéticas de entidades e pessoas parceiras da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no âmbito da inclusão. Com leituras em voz alta de poesia, poesia cantada, tocada ou pintada, representando o texto poético em diferentes linguagens artísticas. Organização: BLCS/BAI Parceiros: ACAPO Braga (Filipe Azevedo); Núcleo de Braga de Pais em Rede; Associação YAY; Márcia Araújo e Sara Araújo (Atletas Paralímpicas do Sporting Clube de Braga); AE D. Maria II, Escola de Referência para alunos Surdos; APD – Delegação Distrital de Braga; Leonor Pacheco (aluno 4º ano Da Gandra) AE Maximinos, Escola de Referência para alunos e cegos e com baixa visão; APD – Delegação Distrital de Braga; Hélder Teixeira (mentor d’O boletim da Pauta, edição de poesia destinada a pessoas cegas e com baixa visão).
23 de março | 21h30 | ZOOM Coletivo de Vozes
Sarau Poético - Num encontro de vozes e poesias, deixe-se levar e encantar pelo som e pelo ritmo da Poesia, neste sarau online que reunirá vários poetas e diseurs convidados. Álvaro Maio, Isilda Nunes, Carlos Marinho, Anderson Antonangelo, Vítor Varella, Teresa Finisterra, Taynnã, Aurelino Costa e Duarte Luz.
24 de Março | 18h00 |ZOOM Literatura e feminismo
Literatura e feminismo - Espaço para se falar do feminismo visível na literatura, em diversos géneros, e da importância dessas escritas e publicações. Com Tânia Ganho, Francisca Camelo, Clara Não, Rosa Azevedo e Comentário de Joana Neves
25 de Março | 21h00 | ZOOM Novas Conversas do Psi para Si
Tema: "Ataques de pânico - Corpo, pensamento e emoção" Orador: José Luís Gomes (psicólogo e psicoterapeuta).
27 de março | 11h00 | ZOOM Ciclo de conferências LLL – Livros, Leitura e Leitores
Oradora: Sara Reis da Silva (Universidade do Minho) Organização RBB.
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Sábados | 21h30 | Facebook
A magia do era uma vez com histórias de embalar Hora das histórias de embalar. Chegou a hora de dormir e uma história vamos ouvir. Podcasts com leituras que vão ajudar a relaxar e a dormir. Áudio de Ivone paz Soares.
13 de março I 16h00 | ZOOM Mari Popó e suas peripécias… conta “Mariana e a missão primavera
Mari Popó e suas peripécias… conta “Mariana e a missão primavera” de Sylvie Auzary-Luton e Myriam Deru Mari Pópó é uma palhaça animada, alegre e divertida que vem de outro planeta contar histórias. Num momento em família divertida e descontraído, vem viajar e descobrir o mundo com a Mari Popó e aceitar o desafio que desta vez ela te propõe Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas) Crianças dos 3 aos 10 anos e pais
Inscrições gratuitas até 2 dias de antecedência.
16 de março I 11h00 | Para Escolas | ZOOM Apresentação do livro "Poemas Tangerinos " e Conversa com os Autores
De João Pedro Mésseder e Helena Mancelos (il.), Poética Edições.
Que exprimem os versos e as imagens deste livro tão especial? Que a tangerina é mais do que um simples fruto. É um pedacinho de beleza solar num quadro de folhas verdes, que se abre depois nas nossas mãos e se reparte em gomos. Delicados como pequeninas almofadas, a sumarenta frescura deles liga-nos à terra, à água e ao ar. Mas este fruto é também a bonita canção das suas sílabas: tan-ge-ri-na. Aceita, pois, o convite do livro para entrares na casa da poesia. Pela mão da tangerina, claro.
Inscrições gratuitas mas obrigatórias até dois dias de antecedência
13 de março I 17h00 | ZOOM Sessão Pais & Bebés: Pipo e o monstro das cores
Um conto sensorial cheio de cor. O nosso amigo Pipo encontra uma menina que estava triste pois o seu amigo Monstro estava com as emoções baralhadas, com as cores todas misturadas. Pipo curioso quis conhecer esse ser tão colorido e baralhado. Com ajuda dos dois meninos o monstro vai colocar as emoções e senti-las no devido lugar. Vamos também ajudá-los? Exploração de instrumentos musicais com música alusiva ao tema. Atelier Plástico. Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, concentração, interação pais/bebés, exploração das emoções. Material Necessário para o atelier: Papéis coloridos (amarelo, verde, azul, preto, vermelho e rosa) ou objetos/jogos dessas cores (Ex: molas, legos, etc). Rolo de papel higiénico Tintas ou aguarelas ou lápis de cera ou marcadores Marcador preto Público-alvo: pais e crianças do 1 aos 3 anos. Dinamização: Conversas entre Famílias (Ana Sofia Maia). Duração: 30/40 min Inscrições gratuitas até 2 dias de antecedência.
19 de março | 11h00 | ZOOM Mari Popó e suas peripécias… com “poemas da Mentira e da verdade” de Luísa Ducla Soares
Mari Pópó é uma palhaça animada, alegre e divertida que vem de outro planeta contar histórias, ou melhor, falar de poemas . Num momento em família divertida e descontraído, vem descobrir os poemas da mentira e da verdade com a Mari Popó e aceitar o desafio ela te propõe… e, conversar com a sua autora a Luisa Ducla Soares. Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas) Crianças dos 3 aos 10 anos e pais
20 de março | 10h30 | ZOOM Se eu fosse… um astronauta
As palavras puxam movimento e imagens, imaginação e criatividade. A partir da leitura de um texto literário, serão realizados exercícios de exploração da expressão facial e verbal (oral e escrita). Público-alvo: dos 8 aos 12 anos. Duração: 90 min. Dinamização: Ana Cristina Silva (Pontos de Exclamação) Inscrições gratuitas até 2 dias antes da atividade. Número mínimo para a realização da atividade: 5 crianças; número máximo: 8.
26 de março | 21h30 | Facebook “As tartarugas também voam “ na voz de Estefânia que conta a história
Dinamização: Estefânia Surreira (contadora de histórias)
27 de março | 15h30 | ZOOM Se eu fosse… um acontecimento da História de Portugal As palavras puxam movimento e imagens, imaginação e criatividade.
A partir da leitura de um texto literário, serão realizados exercícios de exploração da expressão facial e verbal (oral e escrita). Público-alvo: dos 8 aos 12 anos. Duração:75 min. Dinamização: Ana Cristina Silva (Pontos de Exclamação) Inscrições gratuitas a partir do email seec@blcs.pt até 2 dias antes da atividade. Número mínimo para a realização da atividade: 5 crianças; número máximo: 8. Inscrição Inscrições gratuitas até 2 dias de antecedência.
27 de março I 17h00 I Facebook Sessão Pais & Bebés: Capuchinho vermelho e os 5 sentidos da Primavera
Sinopse: Um Conto tradicional e sensorial, cheio de magia, suspense e cor. Era uma vez uma menina, muito querida e bem-comportada. Um dia a mãe pede para ir levar uns bolinhos e uma frutinha à avô, que estava doente. Mas como era Primavera quis explorar e sentir tudo o que esta estação do ano lhe oferecia e resolve ir pelo caminho da floresta para usufruir de todos os seus encantos, desobedecendo aos conselhos da mãe. Exploração de instrumentos musicais com música alusiva ao tema. Atelier plástico. Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, atenção, concentração, interação Pais/Bébés e estação do ano. Material necessário para o atelier: • Caixa de cereais • Lápis • Tesoura • Marcadores ou tintas Público-alvo: pais e crianças do 1 aos 3 anos. Dinamização: Conversas entre Famílias (Ana Sofia Maia). Duração: 30/40 min Inscrições gratuitas até 2 dias de antecedência.
2 de abril I 11h00 | ZOOM Comemoração do dia internacional do livro infantil Contos confinados
A sessão incluirá a apresentação de livros ilustrados e POP-UP, assim como alguns truques de magia que reforçarão a importância da literatura e das histórias em geral. Público alvo: Crianças a partir dos 4 anos e família Duração: cerca de 45 minutos Dinamização: Rui Ramos - mágico contador de histórias do projecto Báu do Contador
Inscrições gratuitas até 2 dias de antecedência.
Siga-nos nas redes sociais
De 2ª a 6ª I 10h00 BLCS Bom Dia - BLCS Bom Dia – A Biblioteca dá os bons dias com pensamentos e, ocasionalmente, com textos ou poemas de personalidades aniversariantes do dia. #BLCSbomdia
Rubrica ocasional BLCS sugere - sugestões de programas on-line de outras entidades: formações, outras ações e programas culturais gratuitos ou de baixo custo. #BLCSsugere
Rubrica ocasional BLCS Hoje Celebramos… - Rubrica que pretende assinalar efemérides nacionais e internacionais, assim como aniversários de colaboradores e voluntários. #BLCShojeCelebramos
|