Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
20ª ANIVERSÁRIO BLCS 20 ANOS DE HISTÓRIA FEITA DE MUITAS HISTÓRIAS
21 de dezembro | 11h00 Aniversário BLCS Sessão de Pais & Bebés "Um beijo para o Pai Natal" (adaptado do conto de Elisabeth Coudol e ilustrações de Nancy Pierret)
Sinopse: Um conto natalício com muita magia, luz e cor. Uau! Que bom! Finalmente, o Pai Natal está a chegar! Esta noite, o Pipo decidiu encontrar-se com o rei dos brinquedos e dar-lhe um grande abraço. Já é tarde, o menino ainda está acordado e não para de bocejar. À meia-noite, vai até à sala, sem fazer barulho. Lá entre as decorações de Natal e os presentes, encontra uma surpresa: um homem, muito, muito velhinho que dorme, deitado no seu sofá. Exploração de instrumentos com músicas alusivas ao tema e atelier de plástica. Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, concentração, interação pais/bebés, vivenciar a magia do Natal, a importância dos livros e dos sonhos. Dinamização: Ana Sofia Maia (Conversas entre Famílias) Duração: 50/60 min. Público-alvo: bebés e crianças dos 12 aos 48 meses. Número máximo de participantes: 15. Crianças. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
21 de dezembro | 16h00 Aniversário BLCS Performance Teatral Duendes trapalhões
Sinopse: Na noite anterior ao Natal, os dois duendes trapalhões, estavam um pouco confusos e atrapalhados, mas mal sabiam eles que seria um Natal cheio de diversão e magia! Dinamização: Margarida Silva (Mari Popó) e Dalila Lourenço (atriz). Público-alvo: a partir dos 3 anos e famílias Duração: 25 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
21 de dezembro | 17h00 Aniversário BLCS Momento de “Parabéns à Biblioteca”
Anúncio público dos Vencedores do Concurso de Natal, Entrega de prémios Leitores TOP + Serão cantados os parabéns à BLCS, servida uma fatia de bolo e sumos. Performance Musical “Natal Dourado”, pela Associação Talentitanto Entrada livre.
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
14 de dezembro | 15h30 Apresentação do livro "O Rei das Sete Esposas. Contos e Lendas de Timor-Leste"
De Anabela Leal de Barros e Manuel Gomes de Araújo. Apresentação a cargo de Micaela Ramón Edição Grão-Falar Organização: Centro de Estudos Lusíadas da UMinho, em parceria com a BLCS. SINOPSE: Pertencem os contos e lendas recolhidos neste livro maioritariamente ao município de Ainaro, a sudoeste de Timor-Leste, confrontando com o mar de Timor a sul, com Manufahi a leste, com Aileu a nordeste, com Ermera a noroeste, com Bobonaro a oeste e com Covalima a sudoeste, mas nele convivem também uma fábula de Ermera, um par de histórias de Covalima e uma quadra de narrativas de Manufahi. Sendo Ainaro um dos dois únicos municípios que confrontam com outros cinco, dos treze que compõem Timor-Leste (e apenas um com seis, Aileu), as histórias que aí circulam revelam naturalmente fronteiras fluidas, que tornarão ocioso o exercício de as radicar num espaço tão pequeno e tão amplamente articulado com os demais. As várias línguas neste livro evocadas evidenciam-no desde logo (o mambai, o quémaque, o tétum, o búnaque, além do português em que são narradas e do indonésio). [...] As histórias que Manuel Gomes de Araújo e muitos outros informantes timorenses contaram e escutaram por esses esconderijos não se limitaram a cumprir, nesses árduos tempos, essas funções de unidade, consolo, motivação e orientação, ou também a mais básica de afugentar o sono nas noites de vigília: ao albergá-las ciosamente na memória, tornaram possível a sua recolha e fixação de texto para as dar a conhecer neste livro, de modo que as gerações futuras possam contar, não apenas com a paz e a independência, mas também com este riquíssimo património cultural, literário e linguístico, preservando igualmente a arte timorense da tecelagem de tais, em coloridas fotografias. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
28 de dezembro | 15h00 Apresentação do livro "Do Iluminismo ao Liberalismo: Braga 1864, O Banco do Minho"
De Elisa Celeste Soares. Introdução por Maria Ester Carvalho Saraiva. Apresentação a cargo de Francisco Silva No âmbito do Ciclo Braga Memória #9 SINOPSE: Em que circunstâncias nasce a Banca Nacional e como reagiu às sucessivas convulsões políticas, económicas e sociais do século XIX, século da sua iniciação, que prosseguem e se repercutem no início do século XX, foi o problema que na longa investigação se procurou compreender e, nesse contexto, formar uma opinião. A invasão francesa conduzida por Napoleão, em 1808, que levou à fuga da Corte para o Rio de Janeiro, e a Revolução Liberal de 1820, na cidade do Porto, para a qual a iniciativa de adesão da cidade de Braga foi indispensável, poderão ser vistas como as causas de mudanças ocorridas no contexto político português, com particular evidência a aprovação da Carta Constitucional (1.ª a 23 setembro de 1822), através da qual se inicia o fim do Absolutismo do Poder Régio. O Monarca passa a depender do parlamento. O fim das instituições que caracterizavam o Antigo Regime, em Portugal, foi um processo lento, vigorando durante quase toda a primeira metade do século XIX, originando dificuldades no desenvolvimento da economia portuguesa. O golpe da Regeneração de 1851 implicou medidas importantes de saneamento do Estado, fundamental no processo de mudança, pois permitiu a adoção do regime monetário do padrão-ouro, em 1854. O Banco do Minho, criado na cidade de Braga em 1864, é um ativo financeiro resultante da ambição de empreendedorismo suscitado pelo Liberalismo. […] A AUTORA: Elisa Celeste Soares nasceu em Rossas, Vieira do Minho, em 1948. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em História Moderna pela mesma Faculdade. É autora das obras: Meixedo: Percursos com Cem Anos, uma construção historiográfica centrada na realidade político-social da localidade – 2016; A Publicidade na Gazeta de Lisboa (1715-1760) – 2018; Rossas: Pelos Trilhos da Identidade – 2021. Colaborou nas obras: Três Quartos de Um Amor, Vol. I, Chiado books – 2018; Fragmentos de Saudade, Tomo I, Chiado books – 2023; Três Quartos de Um Amor, Vol. IV, Chiado books – 2024; Minha Mãe, Vol. I, Chiado books – 2024; Liberdade, Antologia de Literatura Livre, Tomo I, Chiado Books – 2024. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
14 de dezembro | 09h30-12h30 Ação formativa “Motivar na primeira pessoa” - 3 horas Quem canta seus males espanta
Enquadramento: A motivação pode advir, quer de fatores internos, quer de fatores externos, orientando o nosso comportamento. O que nos motiva? Desenvolvimento pessoal?! Relacionamentos?! Qualidade de vida?! Família?! Espiritualidade?! Motivação como competência valiosa para sabermos estar no leme das nossas esferas de vida. Objetivo Geral: Criar condições para que os participantes possam adquirir ferramentas para gerir a motivação de forma mais eficiente e eficaz. Objetivos Específicos: - Elucidar o que é a motivação; - Abordar a gestão da motivação; - Caracterizar as teorias da motivação; - Distinguir motivação intrínseca de motivação extrínseca; - Expor equidade interna e externa; - Perceber a relação entre motivação e o sistema de recompensa. Público Alvo: Todas as pessoas, com interesse pessoal ou profissional, que pretendam gerir eficientemente e eficazmente a motivação, isto é, público em geral (profissionais ativos, empregados e desempregados que queiram aperfeiçoar e/ou atualizar os conhecimentos na respetiva área de formação). Metodologia: Recurso ao método expositivo e interrogativo, com análise e partilha de exemplos do quotidiano face à realidade pessoal e/ou profissional dos participantes através do diálogo. Certificação: No final do curso em Gestão da Motivação será atribuído um Certificado de Participação na Formação. Número mínimo e máximo: 10 a 15 de participantes. Custo: 10€ por participante. Inscrições através do e-mail: seec@blcs.pt CV da Formadora: Fernanda Ferreira: Mestre em Educação – Especialização em Formação, Trabalho e Recursos Humanos, Licenciada em Educação - Especialização em Recursos Humanos e Gestão da Formação e Pós-graduada em Gestão de Recursos Humanos, pela Universidade do Minho. Possui Certificado de Aptidão Pedagógica de Formadores pelo Centro de Formação Profissional de Braga, uma Certificação Internacional em Coaching pela International Coaching Communnity (ICC) e é acreditada pelo Conselho Científico-Pedagógico da Formação Contínua (CCPFC). É Assistente Pessoal (pessoas com deficiências) e formadora nos domínios dos Recursos Humanos e Desenvolvimento Pessoal, tem experiência como Diretora de Recursos Humanos, Coach, Coordenadora de Formação, Técnica de Educação e Professora convidada – Curso de Pós-graduação em Gestão de Pessoas, UniBalsas.
17 de dezembro| 10h00 | Inscrições completas Workshop A CIDADE E AS MEMÓRIAS
Dinamização: António Fernandes, Conceição Cruzinha e Glória Ribeiro da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A cidade de Braga é demasiado rica em memórias e projetos arrojados diversos que atraem gerações interativas desde o mundo rural à era tecnológica. Onde a transição do seculo IX para o seculo XX sobressai em importância histórica temporal. É uma cidade bimilenária com história viva em todas as suas valências: humanas e arquitetónicas, mas também na envolvente paisagista, com enfoque para uma dinâmica cultural em movimento multicultural desde a época Romana até à atual envolvência étnica; religiosa; raça, e outros. A cidade dispõe de um espaço que é referência única na receção aos visitantes/turistas e de convívio dos seus habitantes: - A Arcada (espaço de centralidade no coração da cidade). Nesse contexto, olhar a cidade sem a Arcada como polo epicêntrico é olhar a arte em local desajustado. Daí que o trabalho apresentado se centre na Arcada como mote da memória coletiva independentemente da idade. É em torno dessa memória que a literatura em forma de poesia ou prosa, a fotografia, as estórias de vida e outros motivos ajustados a circunstâncias de oportunidade, lembram a cidade passada e presente, com fundamento unilateral: esperança e confiança no futuro. Público-alvo: Seniores. Duração: 60 min. Inscrição gratuita através do e-mail bai@blcs.pt . Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS. Obs. Poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse.
17 e 31 de dezembro | 14h30 Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras) Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras) Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura). Destinatários: idosos de todas as idades. Duração: 45 min. Inscrições gratuitas, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt. Obs.: Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
18 dezembro | 14h30 | BLCS | Inscrições completas Oficina de plástica (lenda+plástica): "A lenda da árvore de Natal"
Dinamizada por Ana Sofia Maia (Conversas entre Famílias) Sinopse: Na região transmontada conta-se uma lenda sobre a origem do Pinheiro de Natal. Diz-se que quando Jesus nasceu as árvores de todo o mundo floresceram e embelezaram nesse dia. Perto do estábulo tinha 3 árvores e cada uma delas teve algo para oferecer ao menino Jesus. Todas, exceto o pinheiro, que se entristeceu e envergonhou. Ouvindo o seu lamento, os anjos apiedaram-se da sua condição e decidiram ajudá-lo. A lenda será contada com objetos sensoriais, sons e imagem. Posteriormente, os participantes, elaboram uma decoração de Natal com pasta de modelar com de calcamento de folhas ou pinheiro. Pintar com tinta dourada. Público-alvo: jovens/adultos com deficiência ou incapacidade. Número máximo de participantes: 15 participantes. Duração: 1h30 min. Inscrição através do e-mail bai@blcs.pt . Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS. Obs. poderá ser realizada nas Instituições requerentes, se houver interesse.
18 de dezembro | 15h00 Oficina ENTRE AGULHAS E LINHAS – Artes e Ofícios
Dinamizada por Rosa Carvalho, da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga. Sinopse: A atividade consiste na criação e confeção de peúgas com quatro agulhas; trico e crochê, proporcionando aos participantes a aprendizagem de várias artes e tricotar na vida a esperança em cada dia e a fé no ser humano. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha; 1 novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. Público-alvo: Público em geral. Duração: 90 min. Inscrição gratuita através do e-mail bai@blcs.pt. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.
19 de dezembro | 11h00 | Online Bibliotecas Comunicantes
Estratégias de comunicação para ligar comunidades e culturas. Com Filipe Carneiro (Carneiro Comunicação) https://us06web.zoom.us/j/84261635271
2ª a 6ª feira, em datas a agendar | 14h30 às 15h30 Visitas Guiadas à Biblioteca
Para grupos De Insula Romana a Biblioteca: Dois Milénios de História. O espaço ocupado pelo edifício da BLCS é um dos pontos mais estudados da cidade de Braga, pelo que é possível reconstituir a sua história desde a Fundação de Bracara Augusta (1ª década a.C.), até aos dias de hoje. Venha conhecer um pouco mais desta história, que temos para lhe contar. Duração: 50 min. As visitas destinam-se a grupos, entre os 5 e os 20 elementos, em todas as faixas etárias. Visitas mediante marcação pelo telefone 253 205 970.
Uma vez por Mês, em uma terça-feira | marcações entre as 9h30 e as 14h00 Leitura e animação “Aqui há histórias!”
Sinopse: A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no âmbito da sua missão cultural e pedagógica, coloca à disposição dos lares e centros de dia da cidade de Braga, uma atividade que pretende promover o bem-estar e a estimulação cognitiva dos idosos. O objetivo é o de contar e animar uma história que possibilite um momento de descontração e partilha. Periodicidade, data e hora: mensal, terças-feiras, entre as 9h30 e as 14h00. Duração: 1h30. Dinamização e organização: Sandra Estêvão Rodrigues (SEFLV - Setor Educativo e Formação ao Longo da Vida). Inscrição gratuita através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
Consultório de leituras: livros que vão ao seu encontro 2ª a 6ª feira, 10h00-12h00; 14h-15h00
Sinopse: A BLCS disponibiliza um serviço para que possa receber orientações para leituras que vão ao encontro dos seus gostos ou necessidades. Assim, o objetivo destas pode ser dirigido ao lazer ou dar resposta a preocupações específicas. Procurar-se-á conhecer os gostos literários e o objetivo que se pretende alcançar com as leituras, de modo a proporcionar sugestões que possam ser trabalhadas em conjunto e de forma orientada. Público alvo: toda a comunidade. Atendimento individualizado: Sandra Estêvão Rodrigues (BLCS/Psicóloga). Marcação através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
Projeto LEME – leituras nas empresas motivam e empenham visitas a acordar com as empresas
Público alvo: tecido empresarial Sinopse: A principal missão da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) é a promoção da leitura, dos livros e dos autores. Nesta perspetiva, tem como plano de ação dinamizar clubes de leitura dentro de portas e também apoiar a sua criação “fora de portas”, designadamente em contexto laboral de organizações de vários quadrantes, de modo a colaborar na responsabilidade social de que se reveste cada empresa. Os clubes de leitura (ou comunidades de leitores) são encontros entre pessoas que têm em comum o gosto pelos livros. A leitura, primeiro solitária e depois partilhada, é terapêutica em várias áreas: combate a ansiedade e o stresse, previne o burnout, é propulsora da motivação, do empenho, no envolvimento de objetivos a alcançar e, consequentemente, de um maior rendimento nas tarefas. A BLCS disponibiliza-se a dar apoio com instituições interessadas, ajudando na implementação de uma comunidade de leitura na equipa de trabalhadores, oferecendo a orientação e a assessoria necessárias, bem como aconselhamento de livros. Dinamização: Sandra Estêvão Rodrigues (BLCS/Psicóloga). Agendamento através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt.
ATIVIDADES INFANTIS E JUVENIS
14 de dezembro | 11h00 Yoga na Biblioteca!
Sinopse: Prática com yoga, com posturas adequadas às crianças, de forma lúdica e divertida através do conto de um livro. Pretende-se explorar as várias possibilidades do yoga, em que estão incluídas as posturas de yoga, o mindfulness, sempre acompanhadas com a leitura de um conto. Dinamização: Ana Silva (Professora de Yoga) Público-alvo: Crianças dos 3 aos 6 anos Duração: 45 min. Valor: 3€ . Inscrição através do e-mail terapeutaanasilva@gmail.com. Obs. Requisitos: Roupa desportiva confortável. Não é necessário tapete.
17 de dezembro | 10h00 “Recorta as tuas histórias…De Natal” – oficina de expressão plástica
Sinopse: Se adoras histórias e dar vida às suas personagens, vem daí recortar heróis e vilões, monstros e dragões. Vem criar peças de fantasia sem igual com os mais variados materiais e dar ao Natal a sua magia habitual!. Dinamização: Fátima Alves (voluntária da leitura) Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos de idade N.º máximo de inscritos: 1 turma (25 crianças). Duração: 90 minutos. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
19 de dezembro | 10h30 A magia do Era uma vez...
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamizada por Ivone da Paz Soares. Público-alvo: Crianças dos 3 aos 13 anos. Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs. A atividade poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse
19 de dezembro | 10h30 Performance literária “Vamos celebrar o Natal!”
Sinopse: O Natal pertence ao Menino Jesus ou ao Pai Natal? E os animais do presépio, fazem parte dos festejos? Será igual celebrar o Natal em Portugal ou no Brasil? Vem descobrir as respostas e celebrar com alegria o Natal connosco entre rimas e canções. Dinamização: Cristina Silva (Pontos de Exclamação), Gabriela Portilho (atriz) e Emanuel Brandão (ator). Público-alvo: Grupos de ATL e famílias com crianças a partir de 6 anos. Duração: 45 minutos. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt, até 2 dias úteis de antecedência.
20 de dezembro | 14h30 Ciência com histórias: descobre a ciência na história – hora do conto + atividade experimental Tema: AR
Sinopse: O ar acaricia o teu rosto, mas não o vês… empurra-te, faz-te dançar e põe folhas a voar; o ar circula dentro de ti e é vital à sobrevivência…há ar por todo o lado! Vem conhecer este elemento dançarino e viver experiências divertidas. Com esta atividade, pretende-se desenvolver nas crianças as competências literárias e científicas. Dinamização: Sandra Costa (Professora de Ciências Físico-Químicas). Público-alvo: Crianças dos 5 aos 9 anos. Duração: 90 minutos. N.º máximo de participantes: 10. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt, até 2 dias úteis de antecedência.
20 de dezembro | 14h30 Oficina e encenação “Experiências malucas com a Cientista Maluca”
Sinopse: Os participantes transformam-se em mini cientistas e realizam experiências científicas com o nosso Cientista Maluco, compreendendo, com a ajuda da ciência, alguns fenómenos do mundo que nos rodeia. Esta atividade proporcionará momentos de aprendizagem e recreação, numa perspetiva multidisciplinar, que junta teatro e ciência. Dinamização: Projeto Expressar. Público-alvo: crianças dos 5 aos 12 anos. Duração: 60 minutos N.º máximo de participantes: 20. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
27 de dezembro | 10h30 Kátia Santos conta… Aurora – hora do conto + oficina
Sinopse: Nas entranhas das vastas planícies da África, vive Aurora, o elemento mais novo de uma manada de elefantes. É a única entre a sua espécie, pois as orelhas são extraordinariamente grandes e coloridas, parecem um verdadeiro espetáculo de luzes dançantes no céu noturno. Mas, determinado dia, tudo muda. A savana é devastada por um grande incêndio e com ele vêm caçadores cruéis, separando Aurora da família. No seu último suspiro, Aurora deseja voltar para casa. Será que consegue? Aurora é uma emocionante narrativa sobre a perda, a exploração, a busca implacável por um lar verdadeiro e as cores da liberdade. Com esta atividade pretende-se explorar e reconhecer elementos constitutivos das artes visuais (ponto, linha, forma, cor e respiração). As crianças praticam a empatia, criando uma conexão emocional com o Elefante, como também incentiva a compreensão dos sentimentos e as necessidades dos outros e trabalhar a letra E e a respiração. Dinamização: Kátia Santos (criadora do Projeto “Maria Mulata, a boneca de pano”). Público-alvo: Crianças desde os 3 aos 10 anos, acompanhados por um adulto. Duração: 90 minutos. N.º máximo de participantes: 10. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
27 de dezembro | 14h30 Claquetes natalícias - Cinema Infantil de Natal
Público-alvo – crianças dos 6 aos 10 anos. N.º mínimo e máximo de participantes: 10 ; 80. Inscrição através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
Oficina de sensibilização “Bullying: Lemos e contrariamos”
Público alvo: crianças e jovens em idade escolar Duração: entre 60 a 90 minutos. Sinopse: O bullying tem ganho terreno, quer no número crescente de casos, quer na cada vez maior preocupação de pais, educadores, professores e muitos outros. A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, enquanto entidade ativa na educação e formação da comunidade em geral, oferece às escolas uma oficina sobre este tema, com o intuito de sensibilizar, alertar e proporcionar algumas ferramentas para lidar com o mesmo. Sugerem-se os seguintes livros, de acordo com cada ciclo de ensino: 1.º ciclo: «Bullying - Grandes Ferramentas para Pequenos Guerreiros», de Coni La Grotteria; 2.º ciclo: «Bicicleta à chuva», de Margarida Fonseca Santos; 3.º ciclo: «Cartas da Beatriz», de Maria Teresa Maia Gonzalez; Ensino secundário: Dezanove minutos, de Jodi Picoult. Organização e dinamização: Sandra Estêvão Rodrigues (SEFLV - Setor Educativo e Formação ao Longo da Vida) Inscrição gratuita através do e-mail: sandra.rodrigues@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência
Vitamina L – Para crescer e aprender com os livros
Público alvo: crianças e jovens em idade escolar Duração: duas ou três sessões de 50 minutos cada Destinatários: alunos do 2.º e 3.º ciclo, e secundário Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora Objetivos: promover a leitura crítica de uma obra, conto ou texto, que permita trabalhar questões pertinentes para estas faixas etárias, quer no âmbito pessoal, quer no familiar e escolar, proporcionando momentos de crescimento e de aprendizagem. Dinamização e organização: Sandra Estêvão Rodrigues (SEFLV - Setor Educativo e Formação ao Longo da Vida). Informações e inscrições através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
14 de dezembro a 4 de janeiro | Sala de Exposições Exposição de Pintura e Escultura “Narrativas de Senso Estético”
De MUTES (César de Barros Amorim), Pintura, e NUNO VELOSO, Escultura Inauguração 14 de dezembro às 15h30
SINOPSE Esta mostra de Arte é composta por escultura de Nuno Veloso e pintura de Mutes. É uma abordagem ao esteticismo na arte, quer pela escultura quer pela pintura. São histórias cuidadosamente compostas onde várias personagens e elementos interagindo entre si nos contam lendas e fábulas imaginárias, quer através da tela, ou da arte de esculpir o ferro. Entrada livre.
Mostra documental “O Banco do Minho” Exposição de Fotografias Ciclo Braga Memória #9
No âmbito da apresentação do livro "Do Iluminismo ao Liberalismo: Braga 1864, O Banco do Minho", de ELISA CELESTE SOARES – Ciclo Braga Memória
Até 30 de Dezembro Exposição documental “20 anos da BLCS”
20 anos de História feita de muitas Histórias No âmbito do Ciclo Braga Memória Entrada livre.
Até 30 de dezembro | Entrada da BLCS, piso 0 Exposição de trabalhos em ráfia “O que o tempo não apagou”
Por Celeste Almeida (participante da Oficina Entre Agulhas e Linhas – Artes e ofícios) SINOPSE: tudo começou em 1970, nas aulas de trabalhos manuais na Escola Professor Gonçalo Sampaio. Foi ali que realizei o meu primeiro cesto de ráfia, uma peça simples, mas que carrego comigo até hoje, com orgulho, como um marco de início de uma paixão. Ao longo dos anos, essa arte ficou adormecida, mas o cesto sobreviveu ao tempo, testemunhando cinco décadas de memórias e transformações. Em 2020, durante o confinamento da COVID-19, o gosto pela arte e pela criação manual renasceu com nova força. Retomei a prática de criar cestos de ráfia, agora como uma forma de preencher o tempo e dar vazão à minha imaginação. O que começou como uma atividade pessoal rapidamente se transformou em uma redescoberta de uma tradição ancestral, inspirando-me a explorar novas formas e estilos. Ao longo deste percurso, tive o privilégio de partilhar esta habilidade com outras pessoas, garantindo que essa arte, rica em história e significado, não se perca no esquecimento. Esta exposição celebra essa jornada, um tributo à permanência das coisas simples e ao poder das mãos e da mente de dar vida e formas, texturas e cores. Público-alvo: Público em geral Entrada livre.
Até 8 de janeiro | Sala de Exposições CRIDEM2024 Exposição de Expressão Plástica
Inauguração pelas 11h30 de 30 de novembro
O CRIDEM é um concurso nacional de obras de expressão plástica de pessoas com deficiência intelectual, de tema livre, aberto exclusivamente a pessoas que estejam a ser apoiadas por organizações com respostas na área da deficiência ou incapacidade intelectual. Tem como entidades promotoras a APPACDM do Porto; Fundação Manuel António da Mota; Fundação Montepio e Município do Porto; conta com o apoio da Humanitas – Federação Portuguesa para a Deficiência Mental - Delta Cafés; e o Alto Patrocínio de S. Exa. O Presidente da República. Entrada livre.
|