Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
20ª ANIVERSÁRIO BLCS 20 ANOS DE HISTÓRIA FEITA DE MUITAS HISTÓRIAS
21 de dezembro | 11h00 Aniversário BLCS Sessão de Pais & Bebés "Um beijo para o Pai Natal" (adaptado do conto de Elisabeth Coudol e ilustrações de Nancy Pierret)
Sinopse: Um conto natalício com muita magia, luz e cor. Uau! Que bom! Finalmente, o Pai Natal está a chegar! Esta noite, o Pipo decidiu encontrar-se com o rei dos brinquedos e dar-lhe um grande abraço. Já é tarde, o menino ainda está acordado e não para de bocejar. À meia-noite, vai até à sala, sem fazer barulho. Lá entre as decorações de Natal e os presentes, encontra uma surpresa: um homem, muito, muito velhinho que dorme, deitado no seu sofá. Exploração de instrumentos com músicas alusivas ao tema e atelier de plástica. Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, concentração, interação pais/bebés, vivenciar a magia do Natal, a importância dos livros e dos sonhos. Dinamização: Ana Sofia Maia (Conversas entre Famílias) Duração: 50/60 min. Público-alvo: bebés e crianças dos 12 aos 48 meses. Número máximo de participantes: 15. Crianças. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
21 de dezembro | 16h00 Aniversário BLCS Performance Teatral Duendes trapalhões
Sinopse: Na noite anterior ao Natal, os dois duendes trapalhões, estavam um pouco confusos e atrapalhados, mas mal sabiam eles que seria um Natal cheio de diversão e magia! Dinamização: Margarida Silva (Mari Popó) e Dalila Lourenço (atriz). Público-alvo: a partir dos 3 anos e famílias Duração: 25 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
21 de dezembro | 17h00 Aniversário BLCS Momento de “Parabéns à Biblioteca”
Anúncio público dos Vencedores do Concurso de Natal, Entrega de prémios Leitores TOP + Serão cantados os parabéns à BLCS, servida uma fatia de bolo e sumos. Performance Musical “Natal Dourado”, pela Associação Talentitanto Entrada livre.
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
14 de dezembro | 15h30 Apresentação do livro "O Rei das Sete Esposas. Contos e Lendas de Timor-Leste"
De Anabela Leal de Barros e Manuel Gomes de Araújo. Apresentação a cargo de Micaela Ramón Edição Grão-Falar Organização: Centro de Estudos Lusíadas da UMinho, em parceria com a BLCS. SINOPSE: Pertencem os contos e lendas recolhidos neste livro maioritariamente ao município de Ainaro, a sudoeste de Timor-Leste, confrontando com o mar de Timor a sul, com Manufahi a leste, com Aileu a nordeste, com Ermera a noroeste, com Bobonaro a oeste e com Covalima a sudoeste, mas nele convivem também uma fábula de Ermera, um par de histórias de Covalima e uma quadra de narrativas de Manufahi. Sendo Ainaro um dos dois únicos municípios que confrontam com outros cinco, dos treze que compõem Timor-Leste (e apenas um com seis, Aileu), as histórias que aí circulam revelam naturalmente fronteiras fluidas, que tornarão ocioso o exercício de as radicar num espaço tão pequeno e tão amplamente articulado com os demais. As várias línguas neste livro evocadas evidenciam-no desde logo (o mambai, o quémaque, o tétum, o búnaque, além do português em que são narradas e do indonésio). [...] As histórias que Manuel Gomes de Araújo e muitos outros informantes timorenses contaram e escutaram por esses esconderijos não se limitaram a cumprir, nesses árduos tempos, essas funções de unidade, consolo, motivação e orientação, ou também a mais básica de afugentar o sono nas noites de vigília: ao albergá-las ciosamente na memória, tornaram possível a sua recolha e fixação de texto para as dar a conhecer neste livro, de modo que as gerações futuras possam contar, não apenas com a paz e a independência, mas também com este riquíssimo património cultural, literário e linguístico, preservando igualmente a arte timorense da tecelagem de tais, em coloridas fotografias. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
28 de dezembro | 15h00 Apresentação do livro "Do Iluminismo ao Liberalismo: Braga 1864, O Banco do Minho"
De Elisa Celeste Soares. Introdução por Maria Ester Carvalho Saraiva. Apresentação a cargo de Francisco Silva No âmbito do Ciclo Braga Memória #9 SINOPSE: Em que circunstâncias nasce a Banca Nacional e como reagiu às sucessivas convulsões políticas, económicas e sociais do século XIX, século da sua iniciação, que prosseguem e se repercutem no início do século XX, foi o problema que na longa investigação se procurou compreender e, nesse contexto, formar uma opinião. A invasão francesa conduzida por Napoleão, em 1808, que levou à fuga da Corte para o Rio de Janeiro, e a Revolução Liberal de 1820, na cidade do Porto, para a qual a iniciativa de adesão da cidade de Braga foi indispensável, poderão ser vistas como as causas de mudanças ocorridas no contexto político português, com particular evidência a aprovação da Carta Constitucional (1.ª a 23 setembro de 1822), através da qual se inicia o fim do Absolutismo do Poder Régio. O Monarca passa a depender do parlamento. O fim das instituições que caracterizavam o Antigo Regime, em Portugal, foi um processo lento, vigorando durante quase toda a primeira metade do século XIX, originando dificuldades no desenvolvimento da economia portuguesa. O golpe da Regeneração de 1851 implicou medidas importantes de saneamento do Estado, fundamental no processo de mudança, pois permitiu a adoção do regime monetário do padrão-ouro, em 1854. O Banco do Minho, criado na cidade de Braga em 1864, é um ativo financeiro resultante da ambição de empreendedorismo suscitado pelo Liberalismo. […] A AUTORA: Elisa Celeste Soares nasceu em Rossas, Vieira do Minho, em 1948. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em História Moderna pela mesma Faculdade. É autora das obras: Meixedo: Percursos com Cem Anos, uma construção historiográfica centrada na realidade político-social da localidade – 2016; A Publicidade na Gazeta de Lisboa (1715-1760) – 2018; Rossas: Pelos Trilhos da Identidade – 2021. Colaborou nas obras: Três Quartos de Um Amor, Vol. I, Chiado books – 2018; Fragmentos de Saudade, Tomo I, Chiado books – 2023; Três Quartos de Um Amor, Vol. IV, Chiado books – 2024; Minha Mãe, Vol. I, Chiado books – 2024; Liberdade, Antologia de Literatura Livre, Tomo I, Chiado Books – 2024. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
|