Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
Ouro da Casa – Podcasts | online O ciclo Ouro da Casa dá destaque aos autores de Braga.
https://open.spotify.com/show/1iBXk0PU5utKoJnbR8tpPJ Esta rubrica conduzida por António Ferreira pretende acarinhar e valorizar os nossos autores, mais perto fisicamente e, muitas vezes, mais envolvidos com as dinâmicas da Biblioteca e a nossa missão de casa de leitura e para os leitores. Autor do mês: JOANA PÁRIS RITO Conversa disponível a partir de Dezembro
30 de novembro | 16h00 Apresentação do romance “No céu também há flores”
De Layde Válério (pseudónimo de Maria Adelaide Machado) SINOPSE "Trata-se de uma narrativa cativante, que combina sabiamente ingredientes importantes para atrair a atenção do leitor: mistério em dose q.b., analepses que empurram o pensamento do leitor para a descoberta do tempo e da sucessão narrativa, combinação de avanços da ação e de paragens para permitir descrições de ambientes, de enquadramentos psicológicos, de construção de caracteres das personagens, de reflexões do narrador omnisciente ou das personagens, que parecem conversar consigo próprias."
A AUTORA Layde Valério nasceu a norte de Portugal (Braga), em 1956. Para a autora, escrever é a vida. A vida que se move dentro de si própria. Nas suas palavras, “o silêncio que consigo detetar numa montanha ou no imenso barulho do mar é o mesmo que encontro dentro de mim”. Por isso o contacto com a natureza é a sua maior inspiração. Além de escrever – uma necessidade que sente diariamente –, gosta de ler, passear, conversar, de ouvir música e, acima de tudo, de observar. Também gosta de pessoas e do seu amor. Discreta na vida pessoal, é amante das estrelas, e acredita que nelas se encerra até ao último pormenor o segredo do destino e da vida de cada pessoa. Desde muito cedo o seu mundo gira ao redor dos livros, tendo já publicado várias obras: “Rosas Amarelas” (2014), “A Moça do Violino” (2015), “A Mansão do Lago” (2016), “O Reencontro” (2017), “O Uivo da Loba” (2019), “O Medo de Ser Assim” (ebook, 2020) e “Vislumbres de Nara” (2022). Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
16 de novembro | 16h00 | Capela Espaço Vita Apresentação do Livro "Lúcio Craveiro da Silva: Pensamento, Obra, Personalidade, Ação"
Coordenação: Aida Alves, Fernando Machado, José Marques, Manuel Gama Apresentação P. Bruno Nobre, sj. Parceria: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Editora UMinho Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
16 de novembro | 19h00 | Espaço Vita Mesa de debate "Entre a Biografia e a História, a Memória"
Com: Ana Cristina Silva e Maria Antonieta Costa Moderação: Joana Páris Rito Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
17 de outubro | 10h00 | BLCS - Auditório Masterclass "Autor, Narrador, Protagonista", com João Tordo
João Tordo, vencedor do Prémio José Saramago 2009, propõe uma masterclass única sobre as fronteiras entre autor, narrador e protagonista, na qual abordará a problemática do “eu” na ficção contemporânea. Vagas limitadas. Valor da inscrição 20 €.
19 de novembro | 10h00 | Para escolas | BLCS - Auditório Apresentação do livro "O Mistério da Gruta"
19 de novembro | 18h00 | BLCS - Auditório Apresentação do livro "A Vanglória do Abade de Soutelo"
De Francisco Silva. Ed. Morfema Apresentação a cargo de José Moreira da Silva
SINOPSE A VANGLÓRIA DO ABADE SOUTELO (Do concelho de Larim) | Romance histórico onde é descrita a vivência da nobreza e das sociedades civil e religiosa (bracarense e não só) do século XVIII, com realce para a epopeia do Abade de Soutelo, FRANCISCO XAVIER LEITE FRÁGOAS, e o seu gesto magnânimo em ofertar à freguesia dinheiro, a igreja paroquial (não esquecendo as estátuas que ainda hoje, de forma ímpar, embelezam o adro e que levam o nome de Soutelo a todos os cantos do país), a capela dedicada à Senhora do Alívio, entre outras dádivas.
O AUTOR FRANCISCO VIEIRA DA SILVA | Braga, a cidade onde nasci, cresci, casei e resido, inserida no verdejante Minho. Terra geradora de estórias que fazem parte da história de Portugal e cuja narrativa milenar sempre me cativou e que aprendi a respeitar e divulgar. Tudo o que escrevo é em homenagem a todos os que com os seus actos a engrandeceram, aos modestos cidadãos que com o seu trabalho (a única herança recebida e legada) a ergueram, e aos restantes que fazem parte da biografia da região minhota. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
19 de novembro | 21h00 | BLCS - Sala de Fundos Especiais Apresentação do livro "A Experiência Estética da Música", de Tiago Morais Ribeiro de Sousa
De Tiago Morais Ribeiro de Sousa. Apresentação a cargo de Vítor Moura (ELACH | UMinho) Ed. Húmus. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
20 de novembro | 18h00 | Museu Nogueira da Silva Mesa de debate "Sob o sabor das palavras: poesia no feminino"
Com Fabíola Lopes, Sílvia Mota Lopes e Maria da Graça Vilela Moderação: Sérgio Guimarães Sousa (ELACH | UMinho). Parceria: Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva e Museu Nogueira da Silva
SINOPSE Sessão celebrativa da poesia com a presença de três autoras – Olívia Marques (Lídia Borges), Fabíola Lopes, Sílvia Mota Lopes – e na qual se refletirá sobre o tópico da escrita no feminino, mas também sobre as relações da poesia com outros regimes estéticos e, mais latamente, com o mundo e as suas múltiplas virtualidades. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
20 de novembro | 21h30 | BLCS - Auditório Mesa de debate "Criação literária e musical"
Com Catarina Carvalho Gomes, Cavalheiro (Tiago Ferreira), Nuno Rodrigues (Glockenwise) Moderação: Nuno Passos Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
21 de novembro | 21h00 | BLCS - Auditório Apresentação do livro de poesia "Orgânico"
De Sílvia Mota Lopes. Apresentação a cargo de Cândido de Oliveira Martins (Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia de Braga).
SINOPSE Neste livro "Orgânico" a dois tons, diluem-se matizes várias, vidas e obras que inspiram o parto de cada poema. A vivo vermelho pintam-se livres, ousados e autênticos alguns dos mais fulgurantes e ástricos rostos da poesia feminina. Numa linguagem plural, Sílvia Mota Lopes fala da mudez das coisas, da inquietude da alma, dos labirintos do coração e orienta, através de finos atalhos, o caminho para a autognose. Nosce teipsum! - parece ecoar de Delfos. Para que o poeta se conheça, diz-nos Sílvia em cicio, deve ser capaz de observar-se no silêncio, sentar-se na varanda de pedra, desenredar a máquina de escrever, estar num quarto a sós com a literatura, mas também partilhar com o outro a sua respiração, perfurar, afoito, as muralhas da cidade, ler as entranhas de outras poesias e uni-las em fios comuns. É, enfim, entregando-se ao caudal livre do rio e dos seus afluentes e deixando-se somente ser que o poeta se encontra e que a poesia se faz eco do mundo. São quinquaginta constelações de palavras a erguerem numa outras vozes e que afluem num só propósito: escrever a verdade. Afinal, é um rio que corre nos versos destes poemas. Luciana Braga. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
22 de novembro | 10h30 e 14h00 Encontro: o Plano Nacional de Leitura no Ensino Superior
Depois do lançamento da Rede de Clubes de Leitura no Ensino Superior, que aconteceu no I Encontro, reunimos membros dos clubes de leitura em funcionamento e outros que estão a organizar novos clubes para uma partilha de experiências e de práticas. A estes grupos juntamos alunos do ensino secundário, para que possam trocar ideias e inspirar-se como leitores em comunidade.
No dia 22, de manha, reúnem os jovens numa sessão de trabalho. No período da tarde, será aberto o encontro a autores para um painel e uma conversa.
Para participar no evento e na festa de leitura, inscreva-se na ligação do Eventbrite.
https://www.eventbrite.pt/e/ii-encontro-o-plano-nacional-de-leitura-no-ensino-superior-tickets-1081108206749?aff=oddtdtcreator
Programa 14:00 Sessão de abertura Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva | Comissária do PNL2027 | Presidente da Câmara de Braga
14:30 Somos jovens e gostamos de ler Painel com Álvaro Curia, André Paiva, Mário Rufino e Sara Reis da Silva
15:30 O streaming põe-nos a ler: Patrícia Muller à conversa
16:30 Sessão de encerramento
22 de novembro | 17h00 | BLCS - Sala do Arco Judaico Mesa de debate "Leitores e Comunidades de Leitura: Percursos"
Com a intervenção de representantes de Comunidades de Leitura. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
23 de novembro | 11h00 | BLCS - Sala do Arco Judaico Mesa de debate "Artes e Literatura: Utopias realizáveis"
Com: José Miguel Braga e Amadeu Santos. Moderação: Ana Gabriela Macedo Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
23 de novembro | 15h00 | BLCS - Auditório Apresentação do livro "Cabreiros: a alma de uma freguesia"
De Joaquim da Silva Gomes. Apresentação a cargo de José Silva - Presidente da União de freguesias de Cabreiros e Passos S. Julião Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
23 de novembro | 17h30 | BLCS - Auditório Apresentação do livro "O Caminho de Royat"
De José Miguel Braga Apresentação a cargo de Eduardo Jorge Madureira Ed. Húmus. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
CONCURSO DO CONTO DE NATAL 2024
TEMA Camões viaja até ao Natal do Século XXI Considerando as diferentes facetas do nosso grande escritor Camões, o participante poderá dar asas à sua imaginação, criando peripécias ligadas a uma ou várias das grande facetas deste autor da época quinhentista e de todos os tempos: Amor, Crítica Social, Identidade nacional, Pátria, Língua portuguesa, Aventura, a Justiça, entre outras. Normas de Participação: http://www.blcs.pt
19 de novembro | 10h00 Workshop A CIDADE E AS MEMÓRIAS
Dinamização: António Fernandes, Conceição Cruzinha e Glória Ribeiro da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A cidade de Braga é demasiado rica em memórias e projetos arrojados diversos que atraem gerações interativas desde o mundo rural à era tecnológica. Onde a transição do seculo IX para o seculo XX sobressai em importância histórica temporal. É uma cidade bimilenária com história viva em todas as suas valências: humanas e arquitetónicas, mas também na envolvente paisagista, com enfoque para uma dinâmica cultural em movimento multicultural desde a época Romana até à atual envolvência étnica; religiosa; raça, e outros. A cidade dispõe de um espaço que é referência única na receção aos visitantes/turistas e de convívio dos seus habitantes: - A Arcada (espaço de centralidade no coração da cidade). Nesse contexto, olhar a cidade sem a Arcada como polo epicêntrico é olhar a arte em local desajustado. Daí que o trabalho apresentado se centre na Arcada como mote da memória coletiva independentemente da idade. É em torno dessa memória que a literatura em forma de poesia ou prosa, a fotografia, as estórias de vida e outros motivos ajustados a circunstâncias de oportunidade, lembram a cidade passada e presente, com fundamento unilateral: esperança e confiança no futuro. Público-alvo: Seniores. Duração: 60 min. Inscrição gratuita através do e-mail bai@blcs.pt . Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS. Obs. Poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse.
19 e 26 de novembro | 14h30 Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras) Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras) Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura). Destinatários: idosos de todas as idades. Duração: 45 min. Inscrições gratuitas, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt. Obs.: Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
19 de novembro | 21h30 Ciclo de cinema Lucky Star Black Midnight de Budd Boetticher 1949, EUA (66’)
O jovem Scott Jordan (interpretado por Roddy McDowall) vive com o “Uncle Bill” no rancho da família, ajudando com o trabalho de todos os dias na quinta. Bill tem um filho, Daniel Jordan, que tinha fugido repentinamente de casa e regressa com um cavalo negro que não se dá nem se deixa ser domado por ninguém. Scott interessa-se pelo cavalo e assume como missão cuidar dele e cavalgálo, oferecendo todas as suas poupanças para o comprar a Daniel, que se quer livrar dele. Organização: Cineclube LuckyStar Entrada gratuita.
20 de novembro | 15h00 Oficina ENTRE AGULHAS E LINHAS – Artes e Ofícios
Dinamizada por Rosa Carvalho, da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga. Sinopse: A atividade consiste na criação e confeção de peúgas com quatro agulhas; trico e crochê, proporcionando aos participantes a aprendizagem de várias artes e tricotar na vida a esperança em cada dia e a fé no ser humano. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha; 1 novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. Público-alvo: Público em geral. Duração: 90 min. Inscrição gratuita através do e-mail bai@blcs.pt. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.
21 de novembro| 10h00 Ciclo de literacia para a saúde e o bem-estar #11 Vamos falar de luto?
Sinopse: O que a pessoa enlutada sente não está errado. Errados estão aqueles que não validam a sua dor. E aqui todos podemos fazer diferente. Todos podemos fazer a diferença. No nosso workshop vamos falar da experiência mais dolorosa do ser humano sem tabus e sem mitos. Até porque, falar de morte é falar de vida, falar de luto é falar de amor. Dinamizadora: Patrícia Sousa, interlocutora do luto. Público alvo: toda a comunidade. Duração: 90 min. Inscrição gratuita através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Organização: Sandra Estêvão Rodrigues (SEFLV - Setor Educativo e Formação ao Longo da Vida).
26 de novembro | 21h30 Ciclo de cinema Lucky Star My Kingdom For… de Budd Boetticher 1985, EUA (85’)
Visitados pelos amigos Robert Stack e a esposa, Rosemarie, no seu rancho, Budd e Marie Boetticher mostram-lhes os seus cavalos lusitanos e andaluzes, aproveitando o realizador a oportunidade para narrar a história destes belos cavalos e o seu papel no desenvolvimento da arte da cavalaria tauromáquica. Bem como o treino e a perícia necessários para os cavalos e os cavaleiros alcançarem a perfeição no seu desempenho. Organização: Cineclube LuckyStar Entrada gratuita.
28 de novembro | 10h00 Seminário “O Banco de Portugal impacta nas nossas vidas?”
Compreender o papel do Banco de Portugal e seus reflexos no nosso quotidiano. Conhecer a Rede de apoio ao cliente bancário (RACE) e a sua relação com o Banco de Portugal. Palestrantes: Banco de Portugal RACE – Rede de Apoio ao Consumidor Endividado Público: Comunidade em geral/Alunos da Academia Sénior. Organização: Academia Sénior e BLCS Entrada livre
29 de novembro | 21h00 Tributo a Manuela Gouveia Ferreira (m. 2019)
Com o Grupo PRESENÇA DE COIMBRA: Manuel Borralho; José Ferraz; Tiago Ferraz; Jorge Cravo (este ligeira/destacado) e Jorge Pires; Jorge Sá Machado; José Manuel Mendes. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
2ª a 6ª feira, em datas a agendar | 14h30 às 15h30 Visitas Guiadas à Biblioteca
Para grupos De Insula Romana a Biblioteca: Dois Milénios de História. O espaço ocupado pelo edifício da BLCS é um dos pontos mais estudados da cidade de Braga, pelo que é possível reconstituir a sua história desde a Fundação de Bracara Augusta (1ª década a.C.), até aos dias de hoje. Venha conhecer um pouco mais desta história, que temos para lhe contar. Duração: 50 min. As visitas destinam-se a grupos, entre os 5 e os 20 elementos, em todas as faixas etárias. Visitas mediante marcação pelo telefone 253 205 970.
Consultório de leituras: livros que vão ao seu encontro 2ª a 6ª feira, 10h00-12h00; 14h-15h00
Sinopse: A BLCS disponibiliza um serviço para que possa receber orientações para leituras que vão ao encontro dos seus gostos ou necessidades. Assim, o objetivo destas pode ser dirigido ao lazer ou dar resposta a preocupações específicas. Procurar-se-á conhecer os gostos literários e o objetivo que se pretende alcançar com as leituras, de modo a proporcionar sugestões que possam ser trabalhadas em conjunto e de forma orientada. Público alvo: toda a comunidade. Atendimento individualizado: Sandra Estêvão Rodrigues (BLCS/Psicóloga). Marcação através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
Projeto LEME – leituras nas empresas motivam e empenham visitas a acordar com as empresas
Público alvo: tecido empresarial Sinopse: A principal missão da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) é a promoção da leitura, dos livros e dos autores. Nesta perspetiva, tem como plano de ação dinamizar clubes de leitura dentro de portas e também apoiar a sua criação “fora de portas”, designadamente em contexto laboral de organizações de vários quadrantes, de modo a colaborar na responsabilidade social de que se reveste cada empresa. Os clubes de leitura (ou comunidades de leitores) são encontros entre pessoas que têm em comum o gosto pelos livros. A leitura, primeiro solitária e depois partilhada, é terapêutica em várias áreas: combate a ansiedade e o stresse, previne o burnout, é propulsora da motivação, do empenho, no envolvimento de objetivos a alcançar e, consequentemente, de um maior rendimento nas tarefas. A BLCS disponibiliza-se a dar apoio com instituições interessadas, ajudando na implementação de uma comunidade de leitura na equipa de trabalhadores, oferecendo a orientação e a assessoria necessárias, bem como aconselhamento de livros. Dinamização: Sandra Estêvão Rodrigues (BLCS/Psicóloga). Agendamento através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt.
Datas a definir Assessoria para a inclusão de trabalhadores com deficiência em empresas
Público alvo: tecido empresarial Sinopse: O que um especialista em deficiência, acessibilidade e biblioterapia pode fazer pela sua empresa? O especialista, o assessor e o biblioterapeuta pode ajudá-lo na contratação e na inclusão de trabalhadores com deficiência ou necessidades especiais, através do desenvolvimento de um vasto leque de tarefas, entre as quais destacamos: - Dar a conhecer a legislação que promova a contratação de trabalhadores nas condições mencionadas; - Fazer o diagnóstico das potencialidades e limitações do trabalhador; - Aferir a adaptação deste trabalhador ao local e funções pretendidas; - Indicar produtos de apoio necessários para rentabilizar a produtividade do trabalhador; - Proporcionar formação à equipa para melhor comunicar e auxiliar a pessoa com deficiência e/ou incapacidades, a par de uma vertente de consultório de leituras, que melhor permitam conhecer estas realidades. Esta atividade desenvolver-se-á em continuidade e de acordo com a solicitação de cada empresa. Assessoria: Sandra Estêvão Rodrigues (BLCS/Psicóloga) Agendamento de reunião através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
ATIVIDADES INFANTIS E JUVENIS
19 de novembro | 10h30 Educação Financeira - A ler e a contar aprendo a poupar – Hora do conto + jogos pedagógicos
Sinopse: A partir de uma história divertida, os mais pequenos poderão familiarizar-se com a importância das finanças saudáveis ao longo da vida e através de jogos pedagógicos divertidos compreenderão os principais conceitos da literacia financeira infantil. Dinamização: Cristina Silva (Pontos de Exclamação) Público-alvo: Crianças dos 8 aos 10 anos (3.º e 4.º anos) N.º de participantes: 1 turma. Inscrição gratuita para escolas através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
20 de novembro | 15h00 Dia Nacional do Pijama Encontro com o escritor ANTÓNIO MOTA
Participação especial de Mariana Milheiro (licenciada em Ciência da Informação e Dinamizadora de atividades educativas) com a leitura da obra do autor Sinopse: Já sabes onde vais passar o Dia Nacional do Pijama? Vem celebrar connosco na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), onde o aconchego e a magia das histórias te esperam. Traz o teu pijama vestido e junta-te a nós para um dia especial, repleto de colo e amparo, onde os livros e as histórias ganham vida. Na BLCS, encontrarás o silêncio reconfortante e os sussurros suaves, intercalados por sorrisos e gargalhadas, porque todos temos o direito a ter uma casa, um teto que nos abriga, a BLCS é a nossa casa, uma casa feita de amor, onde todos somos família. Venham construir com as vossas mãos uma casa para pássaros, usando materiais simples e muita imaginação. Esta atividade não só promove a criatividade, como também sensibiliza para a importância de proteger e cuidar dos nossos amigos alados. Público-alvo: crianças dos 6 aos 12 anos. Duração: 90 minutos. Inscrição gratuita para escolas através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
21 e 28 de novembro | 10h30 A magia do Era uma vez...
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamizada por Ivone da Paz Soares. Público-alvo: Crianças dos 3 aos 13 anos. Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs. A atividade poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse
22 de novembro | 10h00 Performance “A Magia dos sentidos e das palavras cantadas"
Dinamização: Maestro Félix Alonso e Ricardo Fernandes Sinopse: Desenvolvimento da linguagem, da perceção, da coordenação motora através de ritmos diversos, danças, histórias cantadas e jogos musicais. Público-alvo: Crianças dos 4 aos 10 anos. Duração: 50 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
27 de novembro | 10h00 O menino romano e outras histórias em latim – hora do conto
Sinopse: Com esta hora do conto, pretende-se contar uma estória em Latim simples, recorrendo-se à mímica, a imagens e à leitura encenada. Os alunos poderão ter um primeiro contacto com a língua latina, aprendendo algumas palavras e expressões num ambiente imersivo. Dinamização: André Antunes - “Communitas bracarensis” Público-alvo: Turmas de 3.º e 4.º anos. Número Máximo de inscritos: 1 turma. Duração: 60 min. Inscrição gratuita para escolas através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
30 de novembro | 16h00 Sessão Pais & Bebés: A Capuchinho Vermelho, o Pipo e a árvore de Natal da avozinha
Sinopse: Um conto sensorial cheio de magia e brilho tão caraterística desta tão próxima época Natalícia. O Dezembro estava quase a chegar, Pipo e a capuchinho vermelho combinaram ir visitar a avozinha. Quando lá chegaram, bateram à porta e como avó estava muito atarefada a fazer bolachinhas na cozinha, mandou-os entrar..... Muito animados os dois amigos entram e deparam-se com imensas caixas. Os dois amigos curiosos, resolvem abrir uma a uma, explorando e espalhando tudo o que encontram pela sala, divertindo-se imenso com os sons, brilhos, cheiros, cores, e sabor do Natal. A avozinha ouve imenso barulho, corre para a sala e encontra uma grande confusão..... Música alusiva ao tema com instrumentos e luzes. Atelier de plástica. Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, concentração, interação pais/filhos e exploração dos 5 sentidos Duração: 50/60 min. Público-alvo: bebés e crianças dos 12 aos 48 meses. Número máximo de participantes: 15 crianças. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
Oficina de sensibilização “Bullying: Lemos e contrariamos”
Público alvo: crianças e jovens em idade escolar Duração: entre 60 a 90 minutos Sinopse: O bullying tem ganho terreno, quer no número crescente de casos, quer na cada vez maior preocupação de pais, educadores, professores e muitos outros. A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, enquanto entidade ativa na educação e formação da comunidade em geral, oferece às escolas uma oficina sobre este tema, com o intuito de sensibilizar, alertar e proporcionar algumas ferramentas para lidar com o mesmo. Sugerem-se os seguintes livros, de acordo com cada ciclo de ensino: 1.º ciclo: «Bullying - Grandes Ferramentas para Pequenos Guerreiros», de Coni La Grotteria; 2.º ciclo: «Bicicleta à chuva», de Margarida Fonseca Santos; 3.º ciclo: «Cartas da Beatriz», de Maria Teresa Maia Gonzalez; Ensino secundário: Dezanove minutos, de Jodi Picoult. Organização e dinamização: Sandra Estêvão Rodrigues (SEFLV - Setor Educativo e Formação ao Longo da Vida) Inscrição gratuita através do e-mail: sandra.rodrigues@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência
Vitamina L – Para crescer e aprender com os livros
Público alvo: crianças e jovens em idade escolar Duração: duas ou três sessões de 50 minutos cada Destinatários: alunos do 2.º e 3.º ciclo, e secundário Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora Objetivos: promover a leitura crítica de uma obra, conto ou texto, que permita trabalhar questões pertinentes para estas faixas etárias, quer no âmbito pessoal, quer no familiar e escolar, proporcionando momentos de crescimento e de aprendizagem. Dinamização e organização: Sandra Estêvão Rodrigues (SEFLV - Setor Educativo e Formação ao Longo da Vida). Informações e inscrições através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
PRESENCIAL Exposições no âmbito do Braga em Risco 2024
Até 27 de novembro Bárbara R. "Atrás de uma Montanha..." - Originais - Tapeçaria"
PASSA A CORRER, de Bárbara R.* A exposição da Bárbara R. distingue-se pelos formatos, feitios, técnicas e materiais distintos. “Devagar Passa a Correr” é uma exposição de ilustração têxtil que explora a complexidade da experiência temporal, refletindo sobre como o tempo pode ser percebido de maneiras contrastantes: os momentos que se arrastam e os que parecem escapar rapidamente. Entrada livre.
Até 27 de novembro Ricardo Ladeira "Dona Linguaruda" - Originais - Técnica Mista"
DONA LINGUARUDA, de Ricardo Ladeira* Esta exposição do artista Ricardo Ladeira é o culminar de um trabalho de entrega, liberdade e paixão. Com um conjunto de trabalhos que nasceu em diversos lugares, viagens e experiências, o artista criou uma narrativa irónica e divertida, utilizando materiais e técnicas inusitadas como esferográficas ou colagens. DEVAGAR Entrada livre.
Até 27 de Novembro Evandro Renan "Semear" - Originais- Aguarela
SEMEAR, de Evandro Renan* Nesta exposição do artista visual Evandro Renan estão patentes todas as ilustrações em aguarela que compõem o livro “Semear”. Este conjunto de trabalhos representa uma sequência de movimentos e de integração do ser humano na Natureza. A exposição homónima da obra narra a história de uma viajante que se revela e se redescobre ao longo da viagem. Tal como no livro, a exposição questiona o leitor sobre o tempo: antes do amanhã nascer, houve alguém que o semeou. Entrada livre.
|