Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
19 de outubro | 15h30 Apresentação do livro "Este chão que eu piso"
De Rosa Rodrigues. Apresentação a cargo de Luís Barbosa SINOPSE Rosita é uma criança quando a sua vida dá uma reviravolta. Tudo começou uns meses antes do falecimento do seu pai em 1969. A partir daí tudo muda. Tem 6 anos quando parte para Lisboa, para casa dos seus padrinhos. Já jovem adulta parte para a Bélgica com familiares, onde trabalha e estuda. Tem também oportunidade de conhecer, com os seus primos, vários países da Europa ganhando assim o gosto de viajar. Regressa a Portugal em 1991 e decide ir viver para o norte do país. Na Casa Azul dos seus avós, em Romariz, recorda os momentos vividos em menina e outros vividos em adulta. E assim vive as aventuras e desventuras relatadas com simplicidade e muita emoção. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
Ouro da Casa – Podcasts | online O ciclo Ouro da Casa dá destaque aos autores de Braga.
Esta rubrica conduzida por António Ferreira pretende acarinhar e valorizar os nossos autores, mais perto fisicamente e, muitas vezes, mais envolvidos com as dinâmicas da Biblioteca e a nossa missão de casa de leitura e para os leitores. Autor do mês: JOSÉ MOREIRA DA SILVA Conversa disponível a partir de 23 de outubro José Moreira da Silva, professor universitário aposentado, linguista, autor e editor, tem dedicado toda a sua vida ao estudo e ao ensino da Linguística e da Língua portuguesa. Publicou obra extensa em revistas da especialidade, é cronista em jornais e revistas variadas, e trouxe a público "Dizem", "Língua e Literatura - Diversos", "Ósculo na areia", "A língua move-se", "Linguística, Literatura e Outra Flora", "Poemas de Sol e Sombra - Anagogia", "Sete traços na parede nua" e, mais recentemente, " Gramática das Coisas". Nestas obras, o autor põe em relevo as suas facetas de linguista, poeta, romancista e cronista literário. Tem uma editora, a Morfema. Disponível em: https://open.spotify.com/show/1iBXk0PU5utKoJnbR8tpPJ
26 de outubro | 11h00 Apresentação do livro "Com a girafa Safira a minha cama é mais gira"
De Cláudia Castro Dias. Sinopse Vem conhecer a história da Marta e do seu gatinho travesso, o Preguiça. Enquanto durante o dia a Marta e o Preguiça são inseparáveis, à noite o Preguiça prefere aconchegar-se na cama dos pais, deixando a Marta sozinha no seu quarto. Determinada a não ficar sozinha no seu quarto, a Marta decide juntar-se a eles. Mas, rapidamente, a Marta percebe que dormir na sua cama pode ser muito mais divertido, contando, para isso, com a ajuda da Girafa Safira. Prepara-te para uma aventura cheia de surpresas e descobertas em “Com a Girafa Safira, a minha cama é mais gira”. A autora Cláudia Castro Dias é Psicóloga, Professora Universitária e especialista em sono pediátrico. Com um profundo compromisso em ajudar bebés, crianças e as suas famílias a terem um sono mais feliz, Cláudia acompanha diversas famílias na sua prática clínica e é autora de diversos artigos científicos internacionais nesta área. Foi durante o seu trabalho com bebés e crianças que apresentavam dificuldades de sono, que se sentiu inspirada a escrever “Com a Girafa Safira, a minha cama é mais gira”, um livro que é direcionado especificamente para elas. Este livro aborda uma questão fundamental relacionada com o sono e visa promover a segurança das crianças para dormirem nas suas próprias camas, fornecendo estratégias que possam auxiliá-las nesse processo. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
26 de outubro | 17h00 Apresentação do livro de poesia "Nas mãos a sede dos pássaros"
De Lília Tavares, edição Poética. Apresentação: Carlos Campos. Com a Participação de Conceição Lima Entrada livres, sujeita à lotação do espaço.
30 de outubro | 18h30 Apresentação do livro "O ninho da Cotovia"
De Raquel Ramos. Apresentação a cargo de Aida Alves
SINOPSE No dia 17 de junho de 2017, o velho José, alucinado, foge do Lar para ir matar um cuco que, por essa altura, se prepara para atirar os ovos da cotovia para fora do ninho. Teresa, uma jornalista desiludida com a profissão, regressa de Berlim ao ponto final do mapa que é a sua aldeia, situada no centro de Portugal, para passar o fim de semana com os filhos. João, o político que defende com veemência a exploração de eucaliptos, sai de Lisboa em direção a Pedrógão, para desfrutar do éden que representa para ele aquela vila. Cidália, que também é bombeira, parte do Centro Social e Paroquial para distribuir os almoços pelos velhos que vivem sozinhos. Sãozinha, encostada ao Clio velho, paga, com sacrifício, a sua liberdade na berma da estrada nacional. No dia 17 de junho de 2017, estas e outras personagens são surpreendidas por um incêndio dantesco, que Manuel Tolo, rodopiando sobre si próprio e atirando gargalhadas ao vento, ajudou a formar. Como é que um acontecimento inesperado, e pelo qual ninguém é responsabilizado, interfere na vida destas personagens e a muda para sempre? Tendo como inspiração o incêndio de Pedrógão Grande, O Ninho da Cotovia é uma narrativa ficcional que decorre no interior do nosso país e confronta o leitor com a imprevisibilidade da vida e a injustiça, mas também com a força individual, a solidariedade, o humor e os segredos de cada uma das personagens. Por falar em segredos, será que o velho José conseguiu dar com o ninho da cotovia e matar o cuco? A AUTORA Nasceu em Paris, em 1969, mas passou a infância e a juventude na cidade de Chaves. Vive no Minho há mais de três décadas, onde também trabalha. É licenciada em Línguas e Literatura Modernas e mestre em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Além de ensinar Inglês e Alemão, colabora, desde 2007, com a RBE na instalação e dinamização de bibliotecas escolares. Dos sete livros publicados para um público infantojuvenil, quatro deles integram as listas do Plano Nacional de Leitura. O Ninho da Cotovia é o segundo livro de ficção narrativa, depois de Crepes num país de pés tristes. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
Candidaturas abertas até 15 de novembro - Projeto "Programar o futuro" - SIC Esperança
O projeto "Programar o futuro", desenvolvido pela SIC Esperança e financiado pela Google.org, consiste num programa de capacitação que pretende formar jovens desempregados e/ou com baixa escolaridade, entre os 18 e os 30 anos, nas áreas da programação, código e robótica. Consulte o regulamento e faça a inscrição em https://sicesperanca.org/programar-o-futuro-formacao-abril-2024/ Parceiro: Município de Braga Apoio: BLCS
|