Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
19 de outubro | 15h30 Apresentação do livro "Este chão que eu piso"
De Rosa Rodrigues. Apresentação a cargo de Luís Barbosa SINOPSE Rosita é uma criança quando a sua vida dá uma reviravolta. Tudo começou uns meses antes do falecimento do seu pai em 1969. A partir daí tudo muda. Tem 6 anos quando parte para Lisboa, para casa dos seus padrinhos. Já jovem adulta parte para a Bélgica com familiares, onde trabalha e estuda. Tem também oportunidade de conhecer, com os seus primos, vários países da Europa ganhando assim o gosto de viajar. Regressa a Portugal em 1991 e decide ir viver para o norte do país. Na Casa Azul dos seus avós, em Romariz, recorda os momentos vividos em menina e outros vividos em adulta. E assim vive as aventuras e desventuras relatadas com simplicidade e muita emoção. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
Ouro da Casa – Podcasts | online O ciclo Ouro da Casa dá destaque aos autores de Braga.
Esta rubrica conduzida por António Ferreira pretende acarinhar e valorizar os nossos autores, mais perto fisicamente e, muitas vezes, mais envolvidos com as dinâmicas da Biblioteca e a nossa missão de casa de leitura e para os leitores. Autor do mês: JOSÉ MOREIRA DA SILVA Conversa disponível a partir de 23 de outubro José Moreira da Silva, professor universitário aposentado, linguista, autor e editor, tem dedicado toda a sua vida ao estudo e ao ensino da Linguística e da Língua portuguesa. Publicou obra extensa em revistas da especialidade, é cronista em jornais e revistas variadas, e trouxe a público "Dizem", "Língua e Literatura - Diversos", "Ósculo na areia", "A língua move-se", "Linguística, Literatura e Outra Flora", "Poemas de Sol e Sombra - Anagogia", "Sete traços na parede nua" e, mais recentemente, " Gramática das Coisas". Nestas obras, o autor põe em relevo as suas facetas de linguista, poeta, romancista e cronista literário. Tem uma editora, a Morfema. Disponível em: https://open.spotify.com/show/1iBXk0PU5utKoJnbR8tpPJ
26 de outubro | 11h00 Apresentação do livro "Com a girafa Safira a minha cama é mais gira"
De Cláudia Castro Dias. Sinopse Vem conhecer a história da Marta e do seu gatinho travesso, o Preguiça. Enquanto durante o dia a Marta e o Preguiça são inseparáveis, à noite o Preguiça prefere aconchegar-se na cama dos pais, deixando a Marta sozinha no seu quarto. Determinada a não ficar sozinha no seu quarto, a Marta decide juntar-se a eles. Mas, rapidamente, a Marta percebe que dormir na sua cama pode ser muito mais divertido, contando, para isso, com a ajuda da Girafa Safira. Prepara-te para uma aventura cheia de surpresas e descobertas em “Com a Girafa Safira, a minha cama é mais gira”. A autora Cláudia Castro Dias é Psicóloga, Professora Universitária e especialista em sono pediátrico. Com um profundo compromisso em ajudar bebés, crianças e as suas famílias a terem um sono mais feliz, Cláudia acompanha diversas famílias na sua prática clínica e é autora de diversos artigos científicos internacionais nesta área. Foi durante o seu trabalho com bebés e crianças que apresentavam dificuldades de sono, que se sentiu inspirada a escrever “Com a Girafa Safira, a minha cama é mais gira”, um livro que é direcionado especificamente para elas. Este livro aborda uma questão fundamental relacionada com o sono e visa promover a segurança das crianças para dormirem nas suas próprias camas, fornecendo estratégias que possam auxiliá-las nesse processo. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
26 de outubro | 17h00 Apresentação do livro de poesia "Nas mãos a sede dos pássaros"
De Lília Tavares, edição Poética. Apresentação: Carlos Campos. Com a Participação de Conceição Lima Entrada livres, sujeita à lotação do espaço.
30 de outubro | 18h30 Apresentação do livro "O ninho da Cotovia"
De Raquel Ramos. Apresentação a cargo de Aida Alves
SINOPSE No dia 17 de junho de 2017, o velho José, alucinado, foge do Lar para ir matar um cuco que, por essa altura, se prepara para atirar os ovos da cotovia para fora do ninho. Teresa, uma jornalista desiludida com a profissão, regressa de Berlim ao ponto final do mapa que é a sua aldeia, situada no centro de Portugal, para passar o fim de semana com os filhos. João, o político que defende com veemência a exploração de eucaliptos, sai de Lisboa em direção a Pedrógão, para desfrutar do éden que representa para ele aquela vila. Cidália, que também é bombeira, parte do Centro Social e Paroquial para distribuir os almoços pelos velhos que vivem sozinhos. Sãozinha, encostada ao Clio velho, paga, com sacrifício, a sua liberdade na berma da estrada nacional. No dia 17 de junho de 2017, estas e outras personagens são surpreendidas por um incêndio dantesco, que Manuel Tolo, rodopiando sobre si próprio e atirando gargalhadas ao vento, ajudou a formar. Como é que um acontecimento inesperado, e pelo qual ninguém é responsabilizado, interfere na vida destas personagens e a muda para sempre? Tendo como inspiração o incêndio de Pedrógão Grande, O Ninho da Cotovia é uma narrativa ficcional que decorre no interior do nosso país e confronta o leitor com a imprevisibilidade da vida e a injustiça, mas também com a força individual, a solidariedade, o humor e os segredos de cada uma das personagens. Por falar em segredos, será que o velho José conseguiu dar com o ninho da cotovia e matar o cuco? A AUTORA Nasceu em Paris, em 1969, mas passou a infância e a juventude na cidade de Chaves. Vive no Minho há mais de três décadas, onde também trabalha. É licenciada em Línguas e Literatura Modernas e mestre em Gestão da Informação e Bibliotecas Escolares. Além de ensinar Inglês e Alemão, colabora, desde 2007, com a RBE na instalação e dinamização de bibliotecas escolares. Dos sete livros publicados para um público infantojuvenil, quatro deles integram as listas do Plano Nacional de Leitura. O Ninho da Cotovia é o segundo livro de ficção narrativa, depois de Crepes num país de pés tristes. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
Candidaturas abertas até 15 de novembro - Projeto "Programar o futuro" - SIC Esperança
O projeto "Programar o futuro", desenvolvido pela SIC Esperança e financiado pela Google.org, consiste num programa de capacitação que pretende formar jovens desempregados e/ou com baixa escolaridade, entre os 18 e os 30 anos, nas áreas da programação, código e robótica. Consulte o regulamento e faça a inscrição em https://sicesperanca.org/programar-o-futuro-formacao-abril-2024/ Parceiro: Município de Braga Apoio: BLCS
19 de outubro | 11h00 Itinerarium bracarense – visitas guiadas ao património latino
Sinopse: Esta visita pretende dar a conhecer a história e o património arqueológicos da antiga Bracara Augusta existentes no edifício da biblioteca; fazer um enquadramento dos vestígios encontrados no local aquando da construção da biblioteca, depositados atualmente no Museu D. Diogo de Sousa e ver a cloaca romana localizada no piso menos um do edifício, em acesso restrito ao público, assim como alguns vestígios resultantes da construção de casas romanas (domus). A partir deste património, a visita percorrerá outros sítios de interesse do Centro Histórico de Braga. Dinamização: André Antunes "Communitas Bracarensis" Público-alvo: Adultos e crianças a partir dos 10 anos. Número Mínimo de inscritos: 5. Duração: 60 minutos Custo de inscrição: 5€/participante adulto (em inscrições familiares, a participação da criança é gratuita). Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
22 e 29 de outubro | 14h30 Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras) Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura). Destinatários: idosos de todas as idades. Duração: 45 min. Inscrições gratuitas, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt. Obs.: Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
22 de outubro | 10h00 | Inscrições completas Workshop A CIDADE E AS MEMÓRIAS
Dinamização: António Fernandes, Conceição Cruzinha e Glória Ribeiro da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A cidade de Braga é demasiado rica em memórias e projetos arrojados diversos que atraem gerações interativas desde o mundo rural à era tecnológica. Onde a transição do seculo IX para o seculo XX sobressai em importância histórica temporal. É uma cidade bimilenária com história viva em todas as suas valências: humanas e arquitetónicas, mas também na envolvente paisagista, com enfoque para uma dinâmica cultural em movimento multicultural desde a época Romana até à atual envolvência étnica; religiosa; raça, e outros. A cidade dispõe de um espaço que é referência única na receção aos visitantes/turistas e de convívio dos seus habitantes: - A Arcada (espaço de centralidade no coração da cidade). Nesse contexto, olhar a cidade sem a Arcada como polo epicêntrico é olhar a arte em local desajustado. Daí que o trabalho apresentado se centre na Arcada como mote da memória coletiva independentemente da idade. É em torno dessa memória que a literatura em forma de poesia ou prosa, a fotografia, as estórias de vida e outros motivos ajustados a circunstâncias de oportunidade, lembram a cidade passada e presente, com fundamento unilateral: esperança e confiança no futuro. Público-alvo: Seniores. Duração: 60 min. Inscrição gratuita através do e-mail bai@blcs.pt . Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS. Obs. Poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse.
22 de outubro | 21h30 Ciclo de cinema Lucky Star Moi, un noir, de Jean Rouch, 1958, Costa do Marfim/França (76’) + Les Maîtres Fous, de Jean Rouch, 1955, Nigéria/França (29’)
Moi, un noir de Jean Rouch 1958, Costa do Marfim/França (76’) Dois jovens nigerianos, inábeis nos modos de vida moderna regidos pelos primados do liberalismo económico, deambulam pela cidade de Treichville, na Costa do Marfim, ainda sob domínio francês, à procura de trabalho. Nesta etnoficção, Jean Rouch aplica o que denominou por “antropologia partilhada”, incentivando os envolvidos a autorrepresentarem-se. Os protagonistas autonomeiam-se com nomes fictícios, recorrendo a referências de filmes estadunidenses que povoam o imaginário coletivo para construir a narrativa dos seus quotidianos, contada em voz-off, mesclando realidade e ficção. + Les Maîtres Fous de Jean Rouch 1955, Nigéria/França (29’) A curta-metragem Les Maîtres Fous (1955), de Jean Rouch, mostra-nos os rituais praticados no Gana pelos Haouka, um grupo de imigrantes originários da Nigéria. Durante as cerimónias, realizadas anualmente, incorporam e mimetizam as figuras do poder colonial em estado de transe, como que possuídos por demónios antigos. Entre coreografias e expurgações, o trauma colonial é desvelado, pondo a nu a violência arqui-secular cravada nos corpos e nas mente 29 de outubro - Fordlandia Malaise, de Susana Sousa Dias 2019, Brasil/Portugal (41’) + Abrir Monte, de Maria Rojas Arías, 2021, Colômbia (26’) Sessão com a presença do produtor Ansgar Schaefer
Organização: Cineclube LuckyStar Preço: associados Lucky Star – entrada gratuita; não associados - 3€; leitores da biblioteca - 2€; estudantes - 1€
23 de outubro | 15h00 Oficina ENTRE AGULHAS E LINHAS – Artes e Ofícios
Dinamizada por Rosa Carvalho, da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga. Sinopse: A atividade consiste na criação e confeção de peúgas com quatro agulhas; trico e crochê, proporcionando aos participantes a aprendizagem de várias artes e tricotar na vida a esperança em cada dia e a fé no ser humano. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha; 1 novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. Público-alvo: Público em geral. Duração: 90 min. Inscrição gratuita através do e-mail bai@blcs.pt. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.
24 de outubro | 21h30 Ciclo de cinema Lucky Star Mandabi, de Ousmane Sembène, 1968, Senegal/França (92’)
Em Mandabi, Ousmane Sembène expõe a vida moderna do Senegal, abordando temas como o neocolonialismo e o capitalismo, as desigualdades sociais e a corrupção. Ibrahima Dieng, vive em Dakar juntamente com as suas duas esposas e os seus 7 filhos. Desempregado e endividado, recebe uma ordem de pagamento emitida pelo sobrinho emigrado em Paris. Contudo, devido ao sistema burocrático, Ibrahima tem de apresentar documentos para comprovar a sua identidade para levantar o dinheiro, obrigando-o a uma série diligências absurdas, cuja missão é dificultada, ainda, pela corrupção sistémica. Organização: Cineclube LuckyStar Preço: associados Lucky Star – entrada gratuita; não associados - 3€; leitores da biblioteca - 2€; estudantes - 1€
29 de outubro | 21h30 Ciclo de cinema Lucky Star Fordlandia Malaise, de Susana Sousa Dias 2019, Brasil/Portugal (41’) + Abrir Monte, de Maria Rojas Arías, 2021, Colômbia (26’)
Fordlandia Malaise de Susana Sousa Dias 2019, Brasil/Portugal (41’) Fordlandia Malaise explora a decadência do empreendimento megalómano que a Empresa Ford implementou no Brasil em 1928, no seio da floresta amazónia, junto ao rio Tapajós. O plantio massivo de seringueiras e a construção de uma cidade para acomodar patrões e contratados, obrigou à devastação, sem escrúpulos, da floresta, implantando-se um modo de vida e cultura hostil. Susana Sousa Dias explora a memória deste passado, recorrendo à imagem de arquivo e aos testemunhos dos habitantes actuais da cidade. + Abrir Monte de Maria Rojas Arías 2021, Colômbia (26’) Em 1929, um grupo de trabalhadores autonomeados de Los Bolcheviques del Líbano Tolima, organizam uma revolução para lutar contra um governo conservador. A história é contada por mulheres e pela anciã da vila, cujas memórias relata num tempo passado-presente. Os testemunhos em voz-off e a reconstituição de eventos passados através da justaposição de imagens de arquivo e de filmagens em 16mm, a preto e branco, a par com o design sonoro, produzem um efeito espectral. O tempo passado confunde-se com o presente, denotando-se, assim, que a luta não terminou. - Sessão com a presença do produtor Ansgar Schaefer Organização: Cineclube LuckyStar Preço: associados Lucky Star – entrada gratuita; não associados - 3€; leitores da biblioteca - 2€; estudantes - 1€
25 de outubro | 14h30 “Violeta” e o seu outro modo de fazer as coisas - Performance teatral
Sinopse: Violeta tem 40 anos, mas um ar de 20, é trapalhona, divertida, desdentada, despenteada, tipo Maria-rapaz que diz piadas ou algo que faça rir. A Violeta faz coisas de forma diferente das outras pessoas e precisa de ajuda neste seu projeto de pintar o mundo de uma forma…original! Venha conhecer esta personagem caricata e sair com a leveza de umas belas gargalhadas! Dinamização: Rita Campos (Animadora sociocultural) Público-alvo: adultos com mais de 65 anos Duração: 60 min. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt, até 2 dias úteis de antecedência Obs.: A atividade poderá realizar-se em Instituições se houver interesse!
2ª a 6ª feira, em datas a agendar | 14h30 às 15h30 Visitas Guiadas à Biblioteca
Para grupos De Insula Romana a Biblioteca: Dois Milénios de História. O espaço ocupado pelo edifício da BLCS é um dos pontos mais estudados da cidade de Braga, pelo que é possível reconstituir a sua história desde a Fundação de Bracara Augusta (1ª década a.C.), até aos dias de hoje. Venha conhecer um pouco mais desta história, que temos para lhe contar. Duração: 50 min. As visitas destinam-se a grupos, entre os 5 e os 20 elementos, em todas as faixas etárias. Visitas mediante marcação pelo telefone 253 205 970.
Uma vez por Mês (terça-feira) Marcações entre as 9h30 e as 14h00 Aqui há histórias!
Sinopse: A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, no âmbito da sua missão cultural e pedagógica, coloca à disposição dos lares e centros de dia da cidade de Braga, uma atividade que pretende promover o bem-estar e a estimulação cognitiva dos idosos. O objetivo é o de contar e animar uma história que possibilite um momento de descontração e partilha. Periodicidade, data e hora: mensal, terças-feiras, entre as 9h30 e as 14h00. Duração: 1h30. Organização: Sandra Estêvão Rodrigues (BLCS/Psicóloga) Marcações gratuitas para o endereço: sandra.rodrigues@blcs.pt.
Consultório de leituras: livros que vão ao seu encontro 2ª a 6ª feira, 10h00-12h00; 14h-15h00
Sinopse: A BLCS disponibiliza um serviço para que possa receber orientações para leituras que vão ao encontro dos seus gostos ou necessidades. Assim, o objetivo destas pode ser dirigido ao lazer ou dar resposta a preocupações específicas. Procurar-se-á conhecer os gostos literários e o objetivo que se pretende alcançar com as leituras, de modo a proporcionar sugestões que possam ser trabalhadas em conjunto e de forma orientada. Público alvo: toda a comunidade. Atendimento individualizado: Sandra Estêvão Rodrigues (BLCS/Psicóloga). Marcação através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
Projeto LEME – leituras nas empresas motivam e empenham visitas a acordar com as empresas
Público alvo: tecido empresarial Sinopse: A principal missão da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) é a promoção da leitura, dos livros e dos autores. Nesta perspetiva, tem como plano de ação dinamizar clubes de leitura dentro de portas e também apoiar a sua criação “fora de portas”, designadamente em contexto laboral de organizações de vários quadrantes, de modo a colaborar na responsabilidade social de que se reveste cada empresa. Os clubes de leitura (ou comunidades de leitores) são encontros entre pessoas que têm em comum o gosto pelos livros. A leitura, primeiro solitária e depois partilhada, é terapêutica em várias áreas: combate a ansiedade e o stresse, previne o burnout, é propulsora da motivação, do empenho, no envolvimento de objetivos a alcançar e, consequentemente, de um maior rendimento nas tarefas. A BLCS disponibiliza-se a dar apoio com instituições interessadas, ajudando na implementação de uma comunidade de leitura na equipa de trabalhadores, oferecendo a orientação e a assessoria necessárias, bem como aconselhamento de livros. Dinamização: Sandra Estêvão Rodrigues (BLCS/Psicóloga). Agendamento através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt.
Datas a definir Assessoria para a inclusão de trabalhadores com deficiência em empresas
Público alvo: tecido empresarial Sinopse: O que um especialista em deficiência, acessibilidade e biblioterapia pode fazer pela sua empresa? O especialista, o assessor e o biblioterapeuta pode ajudá-lo na contratação e na inclusão de trabalhadores com deficiência ou necessidades especiais, através do desenvolvimento de um vasto leque de tarefas, entre as quais destacamos: - Dar a conhecer a legislação que promova a contratação de trabalhadores nas condições mencionadas; - Fazer o diagnóstico das potencialidades e limitações do trabalhador; - Aferir a adaptação deste trabalhador ao local e funções pretendidas; - Indicar produtos de apoio necessários para rentabilizar a produtividade do trabalhador; - Proporcionar formação à equipa para melhor comunicar e auxiliar a pessoa com deficiência e/ou incapacidades, a par de uma vertente de consultório de leituras, que melhor permitam conhecer estas realidades. Esta atividade desenvolver-se-á em continuidade e de acordo com a solicitação de cada empresa. Assessoria: Sandra Estêvão Rodrigues (BLCS/Psicóloga) Agendamento de reunião através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
ATIVIDADES INFANTIS E JUVENIS
19 de outubro | 11h00 YOGA NA BIBLIOTECA!
Sinopse: Prática com yoga, com posturas adequadas às crianças, de forma lúdica e divertida através do conto de um livro. Pretende-se explorar as várias possibilidades do yoga, em que estão incluídas as posturas de yoga, o mindfulness, sempre acompanhadas com a leitura de um conto. Dinamização: Ana Silva (Professora de Yoga) Público-alvo: Crianças dos 3 aos 6 anos Duração: 45 min. Valor: 3€ . Inscrição através do e-mail terapeutaanasilva@gmail.com. Obs. Requisitos: Roupa desportiva confortável. Não é necessário tapete.
19 de outubro | 16h00 Mari Popó e suas peripécias conta… Atchuuu! O guia completo de boas maneiras!, de Mij Kelly
Sinopse: A vaquinha Suzi Su anda muito constipada e os seus espirros têm tal velocidade que faz atchuuu, sem prevenir, a toda a hora! Só que… se esquece de tapar a boca com a mão e os outros animais que vivem com ela na quinta ficam horrorizados!! Estava na hora de eles tomarem uma atitude: com a ajuda da Mari Popó, uma palhaça divertida que vem de outro planeta contar histórias, ensinaram-lhe boas maneiras! Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas). Público-alvo: Crianças dos 3 aos 10 anos.Inscrição gratuita para escolas através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência
22 de outubro | 10h30 Literacia histórica Histórias de Aqui e de Além-Mar – Hora do conto + jogos de improvisação Tema: O terramoto de 1755
Sinopse: No dia 1 de novembro de 1755, aconteceu um grande terremoto em Lisboa. Numa sessão onde a História de Portugal é contada de forma animada, com expressão dramática e jogos de improvisação, vem apreender quais foram as consequências sociais, políticas e culturais resultantes do fenómeno sísmico. Dinamização: Cristina Silva (Pontos de Exclamação). Público-alvo: Crianças dos 8 aos 10 anos (3.º e 4.º anos). Duração: 90 minutos. N.º de participantes: 1 turma. Inscrição gratuita para escolas através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
25 e 31 de outubro | 10h30 A magia do Era uma vez...
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamizada por Ivone da Paz Soares. Público-alvo: Crianças dos 3 aos 13 anos. Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs. A atividade poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse
25 e 31 de outubro | 14h30 CANTO DO CONTO - Hora do conto com debate
Sinopse: Leitura de textos vários, tais como contos, poesia, seguido de conversa/debate. Dinamização: Maria Manuel Marques (voluntária da leitura). Público-alvo: crianças dos 8 aos 12 anos, ou público adulto com mais de 65 anos. Duração: 60 min. Inscrição gratuita até 5 dias úteis de antecedência, através do Setor Educativo da BLCS – seec@blcs.pt.
25 de outubro | 10h00 Performance “A Magia dos sentidos e das palavras cantadas"
Dinamização: Maestro Félix Alonso e Ricardo Fernandes Sinopse: Desenvolvimento da linguagem, da perceção, da coordenação motora através de ritmos diversos, danças, histórias cantadas e jogos musicais. Público-alvo: Crianças dos 4 aos 10 anos. Duração: 50 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
26 de outubro | 16h00 Sessão Pais & Bebés: "Pipo e o coelhinho branco, uma aventura no Outono"
Sinopse: Um conto tradicional e sensorial cheio de cor, sons e muitos animais, com um final de história inesperado e surpreendente! Nem sempre os mais fortes vencem.....Era uma vez um coelhinho branco. Um dia foi buscar couves à horta para fazer um caldinho. Quando o coelhinho branco voltou para casa, encontrou a porta fechada e bateu: – Quem é? – perguntou um vozeirão lá de dentro…" Em busca de ajuda para reconquistar a sua casa, ocupada pela terrível cabra cabrês, que se lhe saltava em cima e lhe fazia em três, o coelhinho encontra o seu amigo Pipo. Pelo caminho, ambos vivem várias surpresas, explorando, sentindo e descobrindo as caraterísticas da estação do ano, o outono. Música alusiva ao tema com instrumentos. Atelier de plástica. Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, concentração, interação pais/bebés, estação do ano e valores. Duração: 50/60 min. Público-alvo: bebés e crianças dos 12 aos 48 meses Número máximo de participantes: 15 crianças. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
31 de outubro | 21h00-00h00 Halloween para famílias Sete Monstros e um gato / pregam sustos caricatos / com enorme espalhafato! (in "Sete monstros e um gato" de Rafa Ordóñez e Christian Inaraja, edição Kalandraka, 2023)
Performance teatral com contadores de terrores | Experiências | Registos de memória | Pintura | Discoteca assombrada Dinamização Projeto EXPRESSAR e Mila Martins Público-alvo: famílias com crianças a partir dos 6 anos Custo 5€ por pessoa. Inscrição até ao dia 21 de outubro, com envio de comprovativo de pagamento através através do e-mail seec@blcs.pt. IBAN da BLCS: • PT50 0007 0602 0051 7010 0089 0
Workshop sobre bullying O ciclo a-e-i-o-u do bullying –Agredir, Estar, Intervir, Ocultar e Unir
Sinopse: O bullying tem ganho terreno, quer no número crescente de casos, quer na cada vez maior preocupação de pais, educadores, professores e muitos outros. A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, enquanto entidade ativa na educação e formação da comunidade em geral, oferece às escolas um Workshop sobre este tema, com o intuito de sensibilizar, alertar e proporcionar algumas ferramentas para lidar com o mesmo. Sugerem-se abaixo os títulos dos livros que servirão de base em cada ciclo de ensino: 1.º ciclo: O Teu Corpo é teu! - Aprende a impor limites e a respeitar os limites dos outros, de Rachel Brian. 2.º ciclo: Bicicleta à chuva, de Margarida Fonseca Santos. 3.º ciclo: Dezanove minutos, de Jodi Picoult. Ensino secundário: 9 de novembro, de Colleen Hoover Dinamizadora: Sandra Estêvão Rodrigues, psicóloga Duração: entre 60 a 90 minutos, a combinar com cada professor(a). A atividade poderá realizar-se nos seguintes dias: terça-feira, quinta-feira e sexta-feira de manhã Inscrição gratuita através do e-mail: sandra.rodrigues@blcs.pt.
Vitamina L – Para crescer e aprender com os livros
Público alvo: crianças e jovens em idade escolar Duração: duas ou três sessões de 50 minutos cada Destinatários: alunos do 2.º e 3.º ciclo, e secundário Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora Objetivos: promover a leitura crítica de uma obra, conto ou texto, que permita trabalhar questões pertinentes para estas faixas etárias, quer no âmbito pessoal, quer no familiar e escolar, proporcionando momentos de crescimento e de aprendizagem. Dinamização e organização: Sandra Estêvão Rodrigues (SEFLV - Setor Educativo e Formação ao Longo da Vida). Informações e inscrições através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
Até 26 de Outubro | Sala de Exposições Encontros da Imagem
1. “Não estar nem aí”. (Coletiva Emergentes) Artistas: ELISA MARIOTTI, FRANCESCA FAULIN e KATERINA KOUZMITCHEVA Curadoria: Vítor Nieves 2. Exposição Coletiva Photobook Award EI2024 Entrada livre.
Até 26 de outubro | Corredor Central R/c 500/100 Exposição bibliográfica “500 anos do nascimento de Camões. 100 da morte de Teófilo Braga”
No âmbito do COLÓQUIO INTERNACIONAL 500/100 - 500 anos do nascimento de Camões. 100 da morte de Teófilo Braga. Entrada de livre.
Até 21 de outubro Exposição documental “Mobilidade Urbana em Braga – Antes e depois do 25 de Abril”
No âmbito do Ciclo Braga Memória #7 Entrada livre.
|