Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
8 de junho | 17h00 Quatro Palavras Soltas: Conversa entre SÉRGIO GODINHO e JOSÉ MANUEL MENDES
Uma conversa solta, entre a música, literatura, valores da Liberdade.
Entrada gratuita, sujeita à lotação do espaço.
13 de junho | 19h00 TEMPO DE AUTOR Conversa entre o autor ABÍLIO MACHADO e ANTÓNIO FERREIRA
Livro em destaque: “Margem Esquerda” (Ed. autor, 2020) SINOPSE Uma obra sobre a vida e experiências na vila operária de Riba D’Ave, situada na margem esquerda do rio Ave e onde as lutas operárias foram um importante contributo para o desenvolvimento da consciência de classe em todo o Vale do Ave. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
15 de junho | 11h00 Apresentação do livro “O Rei e o Pescador”
De Sandra Santos e Manuela Rocha (il.). Com a colaboração do biólogo marinho Nuno vasco Rodrigues SOBRE O LIVRO Numa era em que assistimos, na fila da frente, à rápida deterioração de grande parte dos habitats do planeta e à perda da biodiversidade a estes associada, é urgente encontrar soluções que permitam inverter esta tendência, sob pena de comprometermos o nosso futuro irremediavelmente. A esperança reside em pessoas que enfrentam destemidamente os desafios, ultrapassando obstáculos e contrariedades, imunes à depressão que se abate sobre a maior parte de nós nestas alturas, e que insistem, tenazmente, em remar contra esta maré sombria, inspirando os demais. É o caso deste livro, que nos traz uma mensagem de extrema importância sob a forma de uma história carregada de simbolismo. Uma história que nos transmite esperança e que inspira os mais novos (e não só!) a não se resignar perante situações adversas, mas também a adotar boas práticas ambientais e a assimilar valores ecológicos e humanos que irão moldar uma geração futura, mais capaz de coexistir com a natureza envolvente do que foram as anteriores. Nuno Vasco Rodrigues AS AUTORAS Sandra Maria Cabral dos Santos nasceu em 1974 e reside em Coja, no concelho de Arganil. É licenciada em Professores do Ensino Básico, mestre em Estudos Portugueses Multidisciplinares e doutoranda em Estudos Portugueses, na área da literatura. * Manuela Rocha (il.) nasceu a 2 de maio de 1990 e é natural da cidade de Braga. Na universidade, a sua primeira aposta foi o design gráfico. No entanto, ao longo dos 3 anos do curso, apercebeu-se de que aquilo que realmente a apaixonava era a ilustração. Por esse motivo, concluiu, também, um mestrado em Ilustração e Animação no IPCA. Em abril de 2012, publicou o seu primeiro livro ilustrado. Manuela Rocha tem uma enorme paixão pela ilustração infantil e o seu trabalho nessa área tem vindo a crescer, fruto de um esforço contínuo e de uma enorme vontade de se tornar melhor.
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
7 de junho | 18h00 Aula aberta sobre a extinção do Homo Sapiens. UC Tecnologia, Ciência e Inovação
Organização: UC "Tecnologia, Ciência e Inovação" da licenciatura em Sociologia da Universidade do Minho. Apoios: Mestrado em Sociologia da Universidade do Minho; Departamento de Sociologia da Universidade do Minho; Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva; Observatório sobre Alimentação, Tecnologia e Ecologia (OBSERVALICIA); Instituto Padre Himalaya (sujeito a confirmação). Extinction Rebellion Portugal. CECS - Centro de Estudos de Comunicação e Sociedade da Universidade do Minho (sujeito a confirmação). Inscrição em: https://to.lynck.it/dd0f60
8 de junho | 10h00 | Oficina "Leitura em Família", por Ana Caridade
15 de junho | 10h00 | Partilha de leituras entre famílias
Integrado no Programa LEITURA EM FAMÍLIA, promovido pelo Plano Nacional de Leitura.
O Plano Nacional de Leitura lança o Programa Leitura em Família. Este programa tem como objetivo dotar as famílias de competências e motivação para lerem com as crianças e jovens e alicerça-se em quatro eixos: investigação; formação de mediadores; ações de capacitação das famílias para a leitura; festival Leitura em Família. Prevê a articulação entre famílias, escola, biblioteca municipal e rede social municipal. Em 2025, pretende-se que este programa tenha abrangência nacional, pela disponibilização de desafios de leitura em formato digital, que permitam a participação de todos. A leitura em família é um forte preditor do sucesso escolar dos alunos e da sua relação com os livros, o que levou o Plano Nacional de Leitura a reformular o projeto existente destinado a famílias, centrado no acesso ao livro, via empréstimo. Este alargamento de uma ação a um programa estrutural permite a intervenção que capacita famílias e cria uma ligação com o livro e a leitura por parte de adultos e crianças, nos seus núcleos e nas comunidades em que vivem. A família é o núcleo basilar do desenvolvimento emocional, social e cognitivo das crianças. Ler em família promove competências essenciais de literacia, alicerça relações afetivas e cria hábitos de leitura. Ter acesso ao livro é fundamental, mas não basta. É preciso saber escolhê-lo e lê-lo em conjunto. Constatando que a necessidade de aceder ao livro é complementar à capacitação para a leitura e sua mediação, o Leitura em Família assume agora uma dimensão mais ampla, que integra investigação, formação de formadores, capacitação de famílias, acesso ao livro e participação. Público-alvo: Pais de crianças dos 3 aos 8 anos. Duração: 2h30 Destinatários: 1ª sessão do dia 8 de junho para adultos pais ou familiares de crianças com idades entre os 3 e os 8 anos; 2ª sessão do dia 15 de junho, famílias (crianças e familiares) para partilha de leituras e dinâmicas.
Inscrição gratuita através https://forms.gle/t82JKY2BPuFFu85P6
Org. Agrupamento de Escolas Francisco Sanches, em parceria com a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
11, 18 e 25 de junho | 14h30 Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras) Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura). Destinatários: idosos de todas as idades. Duração: 45 min. Inscrições gratuitas, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt. Obs.: Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
|