Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
Vergílio foi um poeta latino nascido em Andes, perto de Mântua, em 70 a. C. As suas obras mais conhecidas são: Bucólicas, Geórgicas e sobretudo a Eneida, poema épico que o imortalizou. Morreu em Brindes em 19 a. C.
"As Bucólicas", primeiro trabalho da maturidade poética de Vergílio, são uma das obras mais influentes do chamado Século de Augusto. Tornado livro de escola desde cedo, marcaram o seu tempo e os séculos seguintes, e foram inspiração para vultos da literatura do Renascimento como Petrarca, Sannazaro e Camões. Em cenários idílicos e de cores variadas, Vergílio faz desfilar pastores e a simplicidade da vida, apela ao regresso da Idade de Ouro e presta homenagem a figuras suas contemporâneas.
Da contracapa de “As Bucólicas”, de Vergílio. Introdução, tradução e notas por Gabriel A. F. Silva
BUCÓLICA VI […] Pois cantava como pelo enorme vazio se juntaram os elementos da terra e do ar e do mar, e ao mesmo tempo, do rebrilhante fogo. Como destes princípios tudo se formou, e como o jovem globo do mundo se agregou. Depois, como o solo começou a endurecer e a encerrar Nereu no mar, e paulatinamente a tomar as formas das coisas, como as terras se pasmam com o reluzir de um novo sol, e como, afastadas as nuvens, as chuvas caem de mais alto, quando começam as florestas primeiro a surgir e quando uns poucos animais erram pelos montes que desconhecem.
[…]
Vergílio, em “As Bucólicas”. Introdução, tradução e notas por Gabriel A. F. Silva. Livros Cotovia 2019
|