Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
17 de abril | 18h00 | BLCS #Os livros fazem a força
Conversa em torno do livro “Atlas histórico da Escrita", de MARCO NEVES.
Conversa conduzida por José Moreira da Silva (Linguista e escritor) SINOPSE: Das primeiras inscrições na argila da Suméria às letras digitadas no ecrã de um telemóvel, este atlas acompanha a evolução da escrita em todo o mundo: - Viajamos à origem, tentando perceber o mecanismo que permite distinguir a escrita de outros tipos de sinais; - Ficamos a conhecer como funcionam os sistemas de escrita da Mesopotâmia, do Antigo Egipto, da China, do Japão e da Mesoamérica; - Acompanhamos o surgimento e expansão dos sistemas consonantais e alfabéticos, incluindo o alfabeto latino; - Partimos à descoberta das escritas por decifrar que se escondem à volta do globo, desde o Disco de Festo às pequenas letras dançarinas do rongorongo; - Descobrimos a origem e evolução de cada uma das letras que usamos para escrever a nossa língua. As três grandes revoluções da escrita estão em destaque: a sua invenção e evolução ao longo dos últimos milénios; a expansão da imprensa, da literatura e da leitura nos últimos séculos; e a explosão, nos últimos 70 anos, da alfabetização, com mais de metade da população humana a saber ler e escrever. A escrita tornou-se basilar para compreendermos o mundo. Ed. editora Guerra & Paz.
18 de abril | 14h30 | Para escolas #Os livros fazem a força
Apresentação do livro “O Perigoso pacifista”, de Paulo Vaz de Carvalho e João Mascarenhas. Conta com a presença de João Mascarenhas
Ed. A Seita Com a colaboração do Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira.
SINOPSE: A música de Adriano Correia de Oliveira marcou profundamente a vida de Portugal antes e depois do 25 de Abril, e foi uma das peças fundamentais com que se construiu o país democrático em que hoje vivemos. Durante muito tempo injustamente esquecida, a obra de Adriano é homenageada neste livro, que inclui um CD de alguns dos seus maiores êxitos, um livro que nos relembra que naqueles tempos, Revolução rimou muitas vezes com canção.
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
13 de abril | 9h30 - 19h45 Conferência Internacional “A Extrema Direita e o Assalto à Democracia”
Programa completo e outras informações em: https://www.facebook.com/events/395132906783310/?ref=newsfeed Sessão de acesso livre, com inscrição em: https://t.co/W3lQY5PLHU
Org. CIVITAS Braga, em parceria com a Comissão dos Democratas de Braga, com o apoio da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.
O objetivo é promover a reflexão e o debate, em torno do crescimento de movimentos de extrema-direita, que paulatinamente se vão posicionando no sistema político, ameaçando os regimes e os processos democráticos. Estes movimentos de extrema-direita colocam em causa conquistas civilizacionais visando comprometer todas as conquistas políticas, sociais, económicas, educacionais e culturais tornadas possíveis, sobretudo na segunda metade do século XX, ou, no caso português, a partir do dia 25 de Abril de 1974, dia da Revolução dos Cravos.
16 a 18 de abril #Os livros fazem a força
Seja bibliotecário voluntário por 1 dia
Se quiser conhecer o mundo das bibliotecas e as tarefas que aí se realizam, inscreva-se na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Durante um dia, poderá realizar algumas tarefas de carimbagem, arrumação física dos documentos e atendimento. Público-alvo: jovens, a partir dos 16 anos e adultos. Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt até 10 de abril
16 de abril | 10h00 | Inscrições Completas Workshop Jogos Populares
Dinamização a cargo de António Fernandes e Conceição Cruzinha e Glória Ribeiro da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: os jogos tradicionais são parte de um legado intergeracional para preservação da memória e da identidade popular. Objetivo: a atividade consiste no mapeamento e divulgação de dois jogos: o jogo do galo e o jogo das pedrinhas. Tem como finalidade a aceleração do metabolismo cerebral e a interação social. Público alvo: Público em geral Duração: 60 min. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS. OBS. Poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse.
16, 23 e 30 de abril | 14h30 #Os livros fazem a força
Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras) Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura). Destinatários: idosos de todas as idades. Duração: 45 min. Inscrições gratuitas, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt. Obs.: Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
16 de abril | 21h30 Ciclo de cinema Lucky Star Torre bela, de Thomas Harlan, 1975, França/Portugal/Itália/Suiça (105’)
A herdade de Torre Bela, no Ribatejo, a maior de Portugal com dois mil hectares mas sem qualquer tipo de cultivo, é ocupada por trabalhadores agrícolas sem trabalho nem terras que formam uma cooperativa durante o PREC para aí produzirem bens de primeira necessidade. O realizador alemão Thomas Harlan, que já se tinha envolvido com o movimento de resistência contra Augusto Pinochet no Chile, em 1974, acompanha todo o processo. Organização: Cineclube LuckyStar Preço: associados Lucky Star – entrada gratuita; não associados - 3€; leitores da biblioteca - 1€.
17 e 24 de abril | 15h00 TRICOTAR A LIBERDADE - Edição Especial da Oficina PÉ DE MEIA – Artes e Ofícios, no âmbito do 25 de abril
Dinamização: Rosa Carvalho, da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A oficina consiste na criação de símbolos do 25 de abril, proporcionando aos participantes tricotar a liberdade com arte. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: agulhas de malha; novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. As cores serão de acordo com os símbolos que pretendam criar. Público-alvo: Público em geral. Duração: 90 min. Inscrição através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.
17 de abril | 10h30 Telemóveis e sua utilização – formação teórico-prática
Objetivos: - Garantir a alfabetização digital e inclusão para o exercício da cidadania.; - Incentivar a participação de pessoas com 50+ nos processos de interação com a família, amigos e sociedade;- Habilitar os cidadãos na utilização autónoma de dispositivos móveis em ambiente online, especificamente o telemóvel do tipo smartphone, ampliando suas possibilidades de comunicação e de relacionamento com a família, amigos, com a comunidade e participação cívica. Metodologia: Sessão de formação teórico-prática, resultando em 7 etapas: 1. Uso e configuração do telemóvel; 2. Play Store – Instalação das aplicações (app) 3. Whatsapp – Aplicação de comunicação; 4. Fotografias e uso da câmara; 5. Gmail – E-mail de acesso ao telemóvel; 6. Youtube – Aplicação de Vídeo; 7. SNS24 – Funcionalidades. Dinamização: Anabela Leonor (BLCS). Público-alvo: adultos 50+. N.º de participantes: 2-4 Duração: 90 min. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs. Requisitos: Possuir uma conta no Gmail (com a respetiva password) e um smartphone.
18 de abril | 10h00 Oficina de Bordado “Linhas que entoam a liberdade”
Dinamizada por Marcelina Carvalho e o seu grupo de utentes da Instituição IRIS – Instituto de Reabilitação e Integração Social em Braga, da área de bordados, Fátima Pereira, Margarida Vieira, Vânia Peixoto e Tiago Lima. Sinopse: tal como no dia 25 de abril de 1974, também esta oficina pretende soltar, derrubar tensões, expor a nossa criatividade, a nossa serenidade, a partilha conjunta, num espírito de liberdade, escolha de cores, de linhas que se encontram e jamais voltam atrás, onde no seu todo se escreve Liberdade, união, independência/autonomia com responsabilidade, entreajuda, respeito, libertando o nosso EU e passando a ser NÓS. Requisitos para participar: as pessoas interessadas em participar devem trazer linhas de bordar de preferência de meada, sendo o vermelho e verde as cores predominantes. Uma tesoura pequena; na eventualidade de terem “bastidor de bordar” podem trazer. Será colocado à disposição algum material, nomeadamente, tecido com um desenho alusivo ao 25 de abril para bordar, agulhas e bastidores de bordado.
Público-Alvo: População em Geral . Nº de Participantes: 8 participantes. Duração: 120 min. Inscrição gratuita através do e-mail bai@blcs.pt . Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.
18 de abril | 10h00 Ciclo Literacia para a Saúde e o Bem-estar Tema de abril: #6 " Este cérebro que eu habito"”
Dinamizadora: Aida Ferreira, psicóloga Sinopse: Partindo de uma análise de crenças sobre o cérebro e envelhecimento, o espaço de tertúlia irá facilitar a reflexão sobre conceitos e práticas que promovem o equilíbrio da saúde deste construtor da subjetividade humana, que vai muito além de ser o centro da inteligência. Duração: 90 min. Inscrições gratuitas e obrigatórias para o e-mail: sandra.rodrigues@blcs.pt.
19 de abril | 18h00 Ciclo Braga Memória #3 José Delgado- Retratista de Emoções de Abril Conversa sobre o fotojornalista José Delgado (1954 - 2017)
Convidados: Jorge Cruz; José Barbosa; Manuela Barreto Nunes; Paulo Sousa; Rui Serapicos; Rui Feio Uma homenagem pública que poderá ainda ser participada por quem se quiser juntar.
Entrada livre.
20 de abril | 09h30-12h30 #Os livros fazem a força
Ação de curta duração acreditada
“Crianças Leitoras, Famílias Felizes ou como resgatar a beleza pela Literatura Infantil”.
Sinopse: Que a leitura traz benefícios ao nível do enriquecimento lexical e da correção ortográfica, que, por sua vez, se traduzem num melhor desempenho escolar, é uma ideia globalmente aceite. E se, afinal, esses forem só os efeitos secundários da leitura? E se a leitura puder também contribuir para o bem-estar e felicidade das crianças, das suas famílias e até das nossas escolas? Num tempo dominado pela tecnologia, pela velocidade, pela fragmentação de informação; num momento em que é repensada a educação e o lugar da escola, a leitura pode apresentar-se como um convite a abrandar, a refletir e a humanizar. Tendo por base estas questões, a autora de Crianças leitoras, Famílias Felizes, propõe, nesta ação de caráter teórico-prático, uma reflexão sobre as potencialidades do livro e da literatura para a infância, tendo por base a sua experiência de mediadora, sobretudo em contexto familiar. A ação integra a partilha de sugestões diversificadas de obras e a experimentação de estratégias de abordagem ao livro, visando um renovado olhar sobre a literatura infantojuvenil e a sua versatilidade, assim como a integração da leitura nas rotinas da família e no dia-a-dia de uma escola, transformando-a num verdadeiro valor.
Dinamização: Professora Doutora Lúcia Barros (Escola Superior de Educação de Viana / Agrupamento de Escolas António Feijó - Ponte de Lima).
Duração: Ação de Curta Duração - 3 Horas.
N.º mínimo de participantes: 20 participantes.
Custo de participação: 10€/participante (inclui a oferta de um exemplar da obra da autora Crianças Leitoras, Famílias Felizes).
Inscrições, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt.
Apoio na acreditação da ACD: Casa do Professor Promotores da ação: BLCS, em parceria com a editora Opera Omnia.
2ª a 6ª feira, em datas a agendar | 14h30 às 15h30 Visitas Guiadas à Biblioteca
Para grupos De Insula Romana a Biblioteca: Dois Milénios de História. O espaço ocupado pelo edifício da BLCS é um dos pontos mais estudados da cidade de Braga, pelo que é possível reconstituir a sua história desde a Fundação de Bracara Augusta (1ª década a.C.), até aos dias de hoje. Venha conhecer um pouco mais desta história, que temos para lhe contar. Duração: 50 min. As visitas destinam-se a grupos, entre os 5 e os 20 elementos, em todas as faixas etárias. Visitas mediante marcação pelo telefone 253 205 970.
|