Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.

imagem
imagem
imagem

APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES

PRESENCIAL

imagem

17 de abril | 18h00 | BLCS
#Os livros fazem a força

Conversa em torno do livro “Atlas histórico da Escrita", de MARCO NEVES.

Conversa conduzida por José Moreira da Silva (Linguista e escritor)
SINOPSE: Das primeiras inscrições na argila da Suméria às letras digitadas no ecrã de um telemóvel, este atlas acompanha a evolução da escrita em todo o mundo: - Viajamos à origem, tentando perceber o mecanismo que permite distinguir a escrita de outros tipos de sinais; - Ficamos a conhecer como funcionam os sistemas de escrita da Mesopotâmia, do Antigo Egipto, da China, do Japão e da Mesoamérica; - Acompanhamos o surgimento e expansão dos sistemas consonantais e alfabéticos, incluindo o alfabeto latino; - Partimos à descoberta das escritas por decifrar que se escondem à volta do globo, desde o Disco de Festo às pequenas letras dançarinas do rongorongo; - Descobrimos a origem e evolução de cada uma das letras que usamos para escrever a nossa língua.
As três grandes revoluções da escrita estão em destaque: a sua invenção e evolução ao longo dos últimos milénios; a expansão da imprensa, da literatura e da leitura nos últimos séculos; e a explosão, nos últimos 70 anos, da alfabetização, com mais de metade da população humana a saber ler e escrever. A escrita tornou-se basilar para compreendermos o mundo.
Ed. editora Guerra & Paz.

imagem

18 de abril | 14h30 | Para escolas
#Os livros fazem a força

Apresentação do livro “O Perigoso pacifista”, de Paulo Vaz de Carvalho e João Mascarenhas. Conta com a presença de João Mascarenhas

Ed. A Seita
Com a colaboração do Centro Artístico, Cultural e Desportivo Adriano Correia de Oliveira.

SINOPSE: A música de Adriano Correia de Oliveira marcou profundamente a vida de Portugal antes e depois do 25 de Abril, e foi uma das peças fundamentais com que se construiu o país democrático em que hoje vivemos.
Durante muito tempo injustamente esquecida, a obra de Adriano é homenageada neste livro, que inclui um CD de alguns dos seus maiores êxitos, um livro que nos relembra que naqueles tempos, Revolução rimou muitas vezes com canção.

Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.

CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES

PRESENCIAL

imagem

13 de abril | 9h30 - 19h45
Conferência Internacional “A Extrema Direita e o Assalto à Democracia”

Programa completo e outras informações em: https://www.facebook.com/events/395132906783310/?ref=newsfeed
Sessão de acesso livre, com inscrição em: https://t.co/W3lQY5PLHU

Org. CIVITAS Braga, em parceria com a Comissão dos Democratas de Braga, com o apoio da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

O objetivo é promover a reflexão e o debate, em torno do crescimento de movimentos de extrema-direita, que paulatinamente se vão posicionando no sistema político, ameaçando os regimes e os processos democráticos. Estes movimentos de extrema-direita colocam em causa conquistas civilizacionais visando comprometer todas as conquistas políticas, sociais, económicas, educacionais e culturais tornadas possíveis, sobretudo na segunda metade do século XX, ou, no caso português, a partir do dia 25 de Abril de 1974, dia da Revolução dos Cravos.

Inscrições Programa

imagem

16 a 18 de abril
#Os livros fazem a força

Seja bibliotecário voluntário por 1 dia

Se quiser conhecer o mundo das bibliotecas e as tarefas que aí se realizam, inscreva-se na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Durante um dia, poderá realizar algumas tarefas de carimbagem, arrumação física dos documentos e atendimento.
Público-alvo: jovens, a partir dos 16 anos e adultos.
Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt até 10 de abril

imagem

16 de abril | 10h00 | Inscrições Completas
Workshop Jogos Populares

Dinamização a cargo de António Fernandes e Conceição Cruzinha e Glória Ribeiro da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga
Sinopse: os jogos tradicionais são parte de um legado intergeracional para preservação da memória e da identidade popular.
Objetivo: a atividade consiste no mapeamento e divulgação de dois jogos: o jogo do galo e o jogo das pedrinhas. Tem como finalidade a aceleração do metabolismo cerebral e a interação social.
Público alvo: Público em geral
Duração: 60 min.
Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS. OBS. Poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse.

imagem

16, 23 e 30 de abril | 14h30
#Os livros fazem a força

Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”

Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras)
Atividade de animação do livro e da leitura.
Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura). Destinatários: idosos de todas as idades. Duração: 45 min. Inscrições gratuitas, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt.
Obs.: Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.

Inscrições

imagem

16 de abril | 21h30
Ciclo de cinema Lucky Star
Torre bela, de Thomas Harlan, 1975, França/Portugal/Itália/Suiça (105’)

A herdade de Torre Bela, no Ribatejo, a maior de Portugal com dois mil hectares mas sem qualquer tipo de cultivo, é ocupada por trabalhadores agrícolas sem trabalho nem terras que formam uma cooperativa durante o PREC para aí produzirem bens de primeira necessidade. O realizador alemão Thomas Harlan, que já se tinha envolvido com o movimento de resistência contra Augusto Pinochet
no Chile, em 1974, acompanha todo o processo.
Organização: Cineclube LuckyStar
Preço: associados Lucky Star – entrada gratuita; não associados - 3€; leitores da biblioteca - 1€.

imagem

17 e 24 de abril | 15h00
TRICOTAR A LIBERDADE - Edição Especial da Oficina PÉ DE MEIA – Artes e Ofícios, no âmbito do 25 de abril

Dinamização: Rosa Carvalho, da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga
Sinopse: A oficina consiste na criação de símbolos do 25 de abril, proporcionando aos participantes tricotar a liberdade com arte.
Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: agulhas de malha; novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. As cores serão de acordo com os símbolos que pretendam criar.
Público-alvo: Público em geral. Duração: 90 min.
Inscrição através do e-mail bai@blcs.pt
Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.

Inscrições

imagem

17 de abril | 10h30
Telemóveis e sua utilização – formação teórico-prática

Objetivos: - Garantir a alfabetização digital e inclusão para o exercício da cidadania.; - Incentivar a participação de pessoas com 50+ nos processos de interação com a família, amigos e sociedade;- Habilitar os cidadãos na utilização autónoma de dispositivos móveis em ambiente online, especificamente o telemóvel do tipo smartphone, ampliando suas possibilidades de comunicação e de relacionamento com a família, amigos, com a comunidade e participação cívica.
Metodologia: Sessão de formação teórico-prática, resultando em 7 etapas: 1. Uso e configuração do telemóvel; 2. Play Store – Instalação das aplicações (app)
3. Whatsapp – Aplicação de comunicação; 4. Fotografias e uso da câmara; 5. Gmail – E-mail de acesso ao telemóvel; 6. Youtube – Aplicação de Vídeo; 7. SNS24 – Funcionalidades.
Dinamização: Anabela Leonor (BLCS).
Público-alvo: adultos 50+. N.º de participantes: 2-4
Duração: 90 min. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs. Requisitos: Possuir uma conta no Gmail (com a respetiva password) e um smartphone.

Inscrições

imagem

18 de abril | 10h00
Oficina de Bordado “Linhas que entoam a liberdade”

Dinamizada por Marcelina Carvalho e o seu grupo de utentes da Instituição IRIS – Instituto de Reabilitação e Integração Social em Braga, da área de bordados, Fátima Pereira, Margarida Vieira, Vânia Peixoto e Tiago Lima.
Sinopse: tal como no dia 25 de abril de 1974, também esta oficina pretende soltar, derrubar tensões, expor a nossa criatividade, a nossa serenidade, a partilha conjunta, num espírito de liberdade, escolha de cores, de linhas que se encontram e jamais voltam atrás, onde no seu todo se escreve Liberdade, união, independência/autonomia com responsabilidade, entreajuda, respeito, libertando o nosso EU e passando a ser NÓS.
Requisitos para participar: as pessoas interessadas em participar devem trazer linhas de bordar de preferência de meada, sendo o vermelho e verde as cores predominantes. Uma tesoura pequena; na eventualidade de terem “bastidor de bordar” podem trazer. Será colocado à disposição algum material, nomeadamente, tecido com um desenho alusivo ao 25 de abril para bordar, agulhas e bastidores de bordado.

Público-Alvo: População em Geral .
Nº de Participantes: 8 participantes.
Duração: 120 min.
Inscrição gratuita através do e-mail bai@blcs.pt . Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.

Inscrições

imagem

18 de abril | 10h00
Ciclo Literacia para a Saúde e o Bem-estar
Tema de abril: #6 " Este cérebro que eu habito"”

Dinamizadora: Aida Ferreira, psicóloga
Sinopse: Partindo de uma análise de crenças sobre o cérebro e envelhecimento, o espaço de tertúlia irá facilitar a reflexão sobre conceitos e práticas que promovem o equilíbrio da saúde deste construtor da subjetividade humana, que vai muito além de ser o centro da inteligência.
Duração: 90 min. Inscrições gratuitas e obrigatórias para o e-mail: sandra.rodrigues@blcs.pt.

Inscrições

imagem

19 de abril | 18h00
Ciclo Braga Memória
#3 José Delgado- Retratista de Emoções de Abril
Conversa sobre o fotojornalista José Delgado (1954 - 2017)

Convidados: Jorge Cruz; José Barbosa; Manuela Barreto Nunes; Paulo Sousa; Rui Serapicos; Rui Feio
Uma homenagem pública que poderá ainda ser participada por quem se quiser juntar.

Entrada livre.

imagem

20 de abril | 09h30-12h30
#Os livros fazem a força

Ação de curta duração acreditada

“Crianças Leitoras, Famílias Felizes ou como resgatar a beleza pela Literatura Infantil”.

Sinopse: Que a leitura traz benefícios ao nível do enriquecimento lexical e da correção ortográfica, que, por sua vez, se traduzem num melhor desempenho escolar, é uma ideia globalmente aceite. E se, afinal, esses forem só os efeitos secundários da leitura? E se a leitura puder também contribuir para o bem-estar e felicidade das crianças, das suas famílias e até das nossas escolas? Num tempo dominado pela tecnologia, pela velocidade, pela fragmentação de informação; num momento em que é repensada a educação e o lugar da escola, a leitura pode apresentar-se como um convite a abrandar, a refletir e a humanizar. Tendo por base estas questões, a autora de Crianças leitoras, Famílias Felizes, propõe, nesta ação de caráter teórico-prático, uma reflexão sobre as potencialidades do livro e da literatura para a infância, tendo por base a sua experiência de mediadora, sobretudo em contexto familiar. A ação integra a partilha de sugestões diversificadas de obras e a experimentação de estratégias de abordagem ao livro, visando um renovado olhar sobre a literatura infantojuvenil e a sua versatilidade, assim como a integração da leitura nas rotinas da família e no dia-a-dia de uma escola, transformando-a num verdadeiro valor.

Dinamização: Professora Doutora Lúcia Barros (Escola Superior de Educação de Viana / Agrupamento de Escolas António Feijó - Ponte de Lima).

Duração: Ação de Curta Duração - 3 Horas.

N.º mínimo de participantes: 20 participantes.

Custo de participação: 10€/participante (inclui a oferta de um exemplar da obra da autora Crianças Leitoras, Famílias Felizes).

Inscrições, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt.

Apoio na acreditação da ACD: Casa do Professor
Promotores da ação: BLCS, em parceria com a editora Opera Omnia.

Inscrições

imagem

2ª a 6ª feira, em datas a agendar | 14h30 às 15h30
Visitas Guiadas à Biblioteca

Para grupos
De Insula Romana a Biblioteca: Dois Milénios de História. O espaço ocupado pelo edifício da BLCS é um dos pontos mais estudados da cidade de Braga, pelo que é possível reconstituir a sua história desde a Fundação de Bracara Augusta (1ª década a.C.), até aos dias de hoje. Venha conhecer um pouco mais desta história, que temos para lhe contar. Duração: 50 min. As visitas destinam-se a grupos, entre os 5 e os 20 elementos, em todas as faixas etárias. Visitas mediante marcação pelo telefone 253 205 970.

ATIVIDADES INFANTIS E JUVENIS

PRESENCIAL

imagem

15, 22 e 29 de abril | 17h00
Germinário - oficina de música para crianças e famílias

Germinário - oficina de música para crianças e famílias
Sinopse: GERMINÁRIO é um lugar. Um lugar mágico, onde nos dedicamos a fazer germinar o potencial criativo de cada criança, cimentado nos alicerces das suas vivências familiares. Este projeto consiste numa oficina dedicada à primeira infância, com participação ativa e regular das famílias, onde partimos da Música para explorar todo o espectro sensorial das crianças, uma viagem com paragem em diferentes disciplinas artísticas. Inspirados no "Emocionário" (Cristina Núñez Pereira e Rafael R. Valcárcel), aqui iremos explorar o potencial criativo das nossas emoções, desenvolvendo de forma integrada competências artístico-musicais e ao nível da inteligência emocional. Porque é de "pequenino que se torce o pepino" e é de pequenino que se germinam pessoas mais empáticas, criativas e felizes.
Dinamização: Marta Moreira e Luciana Sousa (Professoras do Ensino Artístico Especializado da Música).
Público-alvo: Famílias com crianças de 4 a 5 anos (1 criança e 1 adulto).
N.º máximo de inscritos: 12 a 15 famílias.
Duração: 50 min. Custo de participação: 20€/família (4 sessões).
Inscrições através do link https://forms.gle/2DCAJjzD1KPeLJrd7.

Inscrições

imagem

16 de abril | 10h00 | Mercado Municipal de Braga
Mari Popó e suas peripécias conta… “A horta do Simão”, de Rocío Alejandro

Sinopse: O Simão teve a ideia de construir na sua horta algo muito especial, mas parece que aconteceu alguma coisa! Venham ajudar a Mari a descobrir o que aconteceu e, assim, ficaremos a conhecer a horta do Simão que deve ser muito especial!
Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas). Público-alvo: Crianças dos 3 aos 10 anos. N.º máximo de participantes: 1 turma. Inscrição gratuita para escolas através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência. Obs. A atividade realiza-se no Mercado Municipal de Braga.

Inscrições

imagem

16 de abril | 10h30
Educação Financeira - A ler e a contar aprendo a poupar – Hora do conto + jogos pedagógicos

Sinopse: A partir de uma história divertida, os mais pequenos poderão familiarizar-se com a importância das finanças saudáveis ao longo da vida e através de jogos pedagógicos divertidos compreenderão os principais conceitos da literacia financeira infantil.
Dinamização: Cristina Silva (Pontos de Exclamação)
Público-alvo: Crianças dos 8 aos 10 anos (3.º e 4.º anos). N.º de participantes: 1 turma. Inscrição gratuita para escolas através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.

imagem

17 de abril | 10h00
O menino romano e outras histórias em latim – hora do conto

Sinopse: Com esta hora do conto, pretende-se contar uma estória em Latim simples, recorrendo-se à mímica, a imagens e à leitura encenada. Os alunos poderão ter um primeiro contacto com a língua latina, aprendendo algumas palavras e expressões num ambiente imersivo.
Dinamização: André Antunes - “Communitas bracarensis”
Público-alvo: Turmas de 3.º e 4.º anos. Número Máximo de inscritos: 1 turma. Duração: 60 min. Inscrição gratuita para escolas através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência

Inscrições

imagem

18 de abril I 10h30
A magia do Era uma vez... nas asas da liberdade!

Atividade de animação do livro e da leitura.
Dinamizada por Ivone da Paz Soares.
Público-alvo: Crianças dos 3 aos 13 anos. Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
Obs. A atividade poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse

Inscrições

imagem

19 de abril | 10h00
Performance “A Magia dos sentidos e das palavras cantadas"

Dinamização: Maestro Félix Alonso e Ricardo Fernandes
Sinopse: Desenvolvimento da linguagem, da perceção, da coordenação motora através de ritmos diversos, danças, histórias cantadas e jogos musicais. Público-alvo: Crianças dos 4 aos 10 anos. Duração: 50 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.

Inscrições

imagem

19 de abril | 10h30 | Escola Artística do Conservatório de Música de Braga
"Os estranhos amigos de estimação de Malú"

Dinamização por Débora Jardim (Escritora e bibliotecária)
Sinopse: Malú é uma menina diferente de outras da sua idade, principalmente por seu estranho gosto para animais de estimação. Enquanto a maioria das crianças prefere cães, gatos ou, no máximo, uma tartaruga e um peixinho... Malú tem um gosto um tanto, digamos, exótico para escolher seus amiguinhos. Ficou curioso? Então venha conhecer os estranhos amigos de estimação de Malú!
Público-alvo: crianças dos 6 aos 8 anos. Duração: 60 min. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.

imagem

20 de abril | 11h00
YOGA NA BIBLIOTECA!

Sinopse: Prática com yoga, com posturas adequadas às crianças, de forma lúdica e divertida através do conto de um livro.
Pretende-se explorar as várias possibilidades do yoga, em que estão incluídas as posturas de yoga, o mindfulness, sempre acompanhadas com a leitura de um conto.
Dinamização: Ana Silva (Professora de Yoga)
Público-alvo: Crianças dos 3 aos 6 anos. Duração: 45 min.
valor: 3€ . Inscrição através do e-mail terapeutaanasilva@gmail.com. Obs. Requisitos: Roupa desportiva confortável. Não é necessário tapete.

Inscrições

imagem

Atividades para escolas
Workshop sobre bullying
O ciclo a-e-i-o-u do bullying –Agredir, Estar, Intervir, Ocultar e Unir

Sinopse: O bullying tem ganho terreno, quer no número crescente de casos, quer na cada vez maior preocupação de pais, educadores, professores e muitos outros.
A Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva, enquanto entidade ativa na educação e formação da comunidade em geral, oferece às escolas um Workshop sobre este tema, com o intuito de sensibilizar, alertar e proporcionar algumas ferramentas para lidar com o mesmo.
Sugerem-se abaixo os títulos dos livros que servirão de base em cada ciclo de ensino: 1.º ciclo: O Teu Corpo é teu! - Aprende a impor limites e a respeitar os limites dos outros, de Rachel Brian. 2.º ciclo: Bicicleta à chuva, de Margarida Fonseca Santos. 3.º ciclo: Dezanove minutos, de Jodi Picoult. Ensino secundário: 9 de novembro, de Colleen Hoover
Dinamizadora: Sandra Estêvão Rodrigues, psicóloga
Duração: entre 60 a 90 minutos, a combinar com cada professor(a). A atividade poderá realizar-se nos seguintes dias: terça-feira, quinta-feira e sexta-feira de manhã
Inscrição gratuita através do e-mail: sandra.rodrigues@blcs.pt.

Inscrições

imagem

Atividade para escolas – Datas a definir
Vitamina L – A Biblioterapia levada às escolas

Objetivos: promover a leitura crítica de uma obra, conto ou texto, que permita trabalhar questões pertinentes para estas faixas etárias, quer no âmbito pessoal, quer no familiar e escolar, proporcionando momentos de crescimento e de aprendizagem.
Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar
Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora (Sandra Estêvão Rodrigues)
Formato: presencial (nos casos em que a escola assegure o transporte da dinamizadora) ou virtual, através da plataforma Zoom.
Duração: três sessões de 50 min./cada. Público-alvo: alunos do 2.º e 3.º ciclo, e secundário. Informações e inscrições através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt.

EXPOSIÇÕES

PRESENCIAL

imagem

Até 30 de abril | Sala de exposições
#Os livros fazem a força
Exposição documental e interativa Livros Proibidos durante o Estado Novo

"Durante o Estado Novo (1926-1974), censuravam-se os jornais, as revistas, as peças de teatro, os filmes e a televisão ainda antes de chegarem ao público; era a chamada Censura Prévia. A Literatura também podia ser censurada, mas geralmente só depois de estar publicada. Não havia capacidade de examinar tudo antecipadamente e se um livro fosse proibido depois de impresso o prejuízo da editora seria mais grave. A exata extensão das atividades da Direção dos Serviços de Censura ainda se ignora porque as suas instalações em Lisboa foram invadidas por populares em 26 de abril de 1974 e parte da documentação perdeu-se. Estima-se que os censores tenham examinado entre 7 a 10 mil livros, muitos deles proibidos por «inconvenientes» e os seus autores vigiados ou perseguidos pela Polícia Política do regime.


Nalguns casos, as razões da proibição eram quase ridículas. Escrever a palavra «vermelho» podia levar a um corte porque os leitores empregues pelos Serviços da Censura (de início, militares) podiam ficar na dúvida se o «vermelho» se referia ou não a comunista. E, havendo dúvida, censurava-se! Por vezes, a Censura só não atuava para que uma Proibição não acabasse por fazer publicidade adicional à obra." [fonte: https://www.uc.pt/bguc/atividades/livros-proibidos-durante-o-estado-novo/]

Coordenação da Biblioteca Geral da Universidade de Coimbra em parceria com o PNA e a Rede de Bibliotecas Escolares. Curadoria do Maia do Amaral (BGUC). Coord. Isabel Campante (BGUC).

Esta exposição será complementada por mais títulos de livros censurados, tais como os 25 títulos da Coleção “Biblioteca da Censura”, editados por Bela e o Monstro / Jornal Público e por demais obras selecionadas pela BLCS.

Entrada livre.

imagem

Até 30 de abril |Sala de exposições
Exposição 25 de Abril: Rumo ao Cinquentenário

A coordenação científica desta exposição é assumida pelo Centro de Estudos Interdisciplinares da Universidade de Coimbra (CEIS20 | UC), contando com o apoio de várias entidades nacionais, tais como a FCT e o Plano Nacional das Artes. Integrada no programa nacional das Comemorações do 25 de Abril.

Uma iniciativa acolhida pela CIM Cávado e pelo Grupo de Trabalho das Bibliotecas Públicas Municipais do Cávado.

+ Informações em: https://www.uc.pt/ceis20/25-de-abril-rumo-ao-cinquentenario/

imagem

Até 29 de abril | Corredor Central R/c
Exposição TRICOTAR A LIBERDADE - CRAVO - Símbolo do tesouro que é a liberdade!

No dia 25 de Abril assinala-se o aniversário da Revolução dos Cravos, um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo.
Para assinalar a data, foram criados cravos durante as sessões da comunidade Oficina PÉ DE MEIA – Artes e Ofícios (janeiro a abril), que serão agora mostrados publicamente.

BLCS

Siga-nos

Facebook YouTube Instagram

© Copyright 2020. Todos os direitos reservados.

Esta mensagem é enviada de acordo com a legislação sobre correio eletrónico.

Para remover o seu email basta clicar aqui.