Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
6 de abril | 15h30 #Os livros fazem a força
Ciclo BRAGA MEMÓRIA #2 Conferência alusiva a Ademar Ferreira dos Santos e ao seu livro de poesia "Descansando do futuro".
Oradora convidada: Conceição Lima (especialista de Literatura e coordenadora do programa de rádio de Vizela "Hora da poesia".
Quem foi Ademar Ferreira dos Santos? Professor, escritor, poeta e cidadão empenhado na defesa do património da sua cidade Braga. Nasceu em 9 de dezembro de 1952 em Braga, onde viveu a juventude, tendo-se, mais tarde, licenciado em Direito pela Universidade de Coimbra. Foi professor do ensino secundário, no entanto, ganhou notoriedade como jornalista, tendo colaborado com o Jornal Expresso. Foi, na sua atividade como professor, entre 2001 e 2006, presidente da Direção da Escola da Ponte, em Vila das Aves. Como escritor, é referido pelo seu amigo, o escritor brasileiro Rubem Alves, como um "feiticeiro da palavra". Era o autor do blogue "Abnóxio", onde conjugava as suas vertentes de jornalista e homem de letras sem esquecer nunca os seus alunos e colegas professores. Era, também, nesse blogue, que, segundo as suas próprias palavras, editava, diariamente, os seus poemas originais a que insistia em denominar "Improvisos", e que são reconhecidos, pelo seu público, como poemas de valor. Faleceu a 22 de Maio de 2010, no entanto, a sua memória perdura em toda a sua escrita e em todas as suas palavras, que tal como o próprio escreveu "as palavras habitam-nos, quem se escreve não se procura".
SOBRE O LIVRO: Direi apenas o que os poemas do Ademar fazem comigo, quando os leio. Eu não disse o que fizeram comigo , no passado. Eu disse o que «fazem comigo», no presente. Porque os poemas são eternamente jovens. Eles são sempre acabados de nascer. Cada nova leitura é como se fosse a primeira. Nisso são iguais aos abraços dos apaixonados: eles nunca se repetem. Cada novo abraço é uma experiência nova de amor. Assim os poemas.» (Rubem Alves)
Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
9 de abril | 10H30 | para escolas | Online (ZOOM) #Os livros fazem a força
Apresentação e leitura do livro "O meu Amigo João" de Ana Pereira, Ana Sofia Mina e Helena Santos. A sessão do dia 9 contará com a presença de Helena Santos. Inscrições para escolas, através do email do Setor Educativo - seec@blcs.pt
Ilustração: Francisco Zamith, edição Sana Editora, dezembro de 2023.
Sinopse: Vem conhecer o nosso amigo João, o seu mundo e os seus interesses e, assim, preencher este mundo com novos amigos! Ao longo da história, o João encontra vários desafios na sua rotina e, a sua amiga irá descrever com profunda admiração, como conseguiram melhorar algumas das situações à luz das necessidades e competências do João. Educar na inclusão e na tolerância implica compreensão. Foi precisamente esta a motivação das autoras para a concretização desta história já que ao longo da sua prática profissional continuam a sentir que as crianças com autismo, as suas famílias e as suas necessidades, ainda são, muitas vezes, incompreendidas. O objetivo deste livro é que o autismo seja compreendido nas salas de aula, pelas crianças e pela comunidade escolar no geral. Vem conhecer, compreender e tornar-te amigo do João!
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
6 de abril | 15h00 Palestra: Wellness, Saúde e Bem-Estar: A relação com a sua saúde física, psicológica e emocional é saudável?
Dinamizadora: Lígia Catarina, com formação base em Física- investigação científica, instrutora de Wellness, Personal Trainer com a especialidade em treino de força e uma vasta e detalhada experiência sobre a importância da alimentação saudável. Sinopse: O propósito desta palestra é transferir conhecimento sobre as variáveis que podemos aprender e auto responsabilizarmo-nos da importância e do impacto dos nossos hábitos diários no momento presente com resultado no futuro na saúde física, psicológica e emocional. A esperança de vida é cada vez maior, no entanto, temos consciência dos comportamentos diários para que essa vida seja de qualidade? Viver mais é bom, com qualidade de vida é melhor! A alimentação saudável e o exercício físico além de significar prevenção, também significa tratamento. Duas variáveis que devem ser uma constante durante a nossa vida se eu respeito e priorizo a minha saúde. Dois aliados inegociáveis para a saúde num todo. O que consumimos psicológica e emocionalmente interage e influência a saúde. A meditação como ferramenta de autoconhecimento e aliada para aprender a gerir o stress do dia a dia, a deixar no seu lugar o passado, viver o presente e libertar-se do medo do futuro. Estas são as três variáveis: alimentação saudável, exercício físico e meditação apresentadas nesta palestra e como elas se alinham na nossa saúde, bem-estar e qualidade de vida!. Número mínimo de participantes: 18 Duração: 90 minutos Inscrição através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
9, 16, 23 e 30 de abril | 14h30 #Os livros fazem a força Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras) Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura). Destinatários: idosos de todas as idades. Duração: 45 min. Inscrições gratuitas, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt. Obs.: Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
9 de abril |21h30 Ciclo de cinema Lucky Star O couraçado Potemkine, de Sergei Eisenstein, 1925, URSS (75’) O Auto da Floripes da Secção de Cinema Experimental do Cineclube do Porto, 1962, Portugal (60’)
O Couraçado Potemkine de Sergei Eisenstein 1925, URSS (75’) No ano turbulento de 1905, na Rússia, doze anos antes do povo destronar finalmente a monarquia, um grupo de marinheiros amotina-se contra os superiores hierárquicos a bordo do couraçado Potemkine. O acontecimento e o sentimento de revolta alastram-se para as ruas de Odessa, onde os habitantes se reúnem para receber os amotinados. É o filme mais célebre de Sergei Eisenstein. + O Auto da Floripes da Secção de Cinema Experimental do Cineclube do Porto 1962, Portugal (60’) Produzido pelo Cineclube do Porto no final dos anos cinquenta, este filme muito pouco visto regista e situa a encenação popular do Auto da Floripes na freguesia de Nossa Senhora das Neves, a quinze quilómetros de Viana do Castelo. Foi depois de ver este filme que Manoel de Oliveira convidou António Reis para ser seu assistente no “Acto da Primavera”. Organização: Cineclube LuckyStar Preço: associados Lucky Star – entrada gratuita; não associados - 3€; leitores da biblioteca - 1€.
10 de abril | 11h00 | Inscrições completas “Os NÓS e as Emoções” – Espetáculo performativo
Dinamização: CACI de Gualtar da APPACDM de Braga | Rita Campos. Sinopse: um exercício performativo a partir da história “O Pássaro da Alma “– As nossas emoções são “verdadeiros nós” que devemos conhecer e aprender a gerir. Brincamos às emoções. Descobrimos o que elas nos querem dizer. Convidamos o “outro” a ouvi-las, senti-las e a explorá-las. Público-alvo: Comunidade em geral e comunidade escolar Duração: 30 min. Obs.: Esta atividade poderá ser realizada em Escolas e Instituições, se houver interesse. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
10, 17 e 24 de abril | 15h00 TRICOTAR A LIBERDADE - Edição Especial da Oficina PÉ DE MEIA – Artes e Ofícios, no âmbito do 25 de abril
Dinamização: Rosa Carvalho, da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A oficina consiste na criação de símbolos do 25 de abril, proporcionando aos participantes tricotar a liberdade com arte. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: agulhas de malha; novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. As cores serão de acordo com os símbolos que pretendam criar. Público-alvo: Público em geral. Duração: 90 min. Inscrição através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.
10, 17 e 24 de abril | 18h00 - 19h30 Famílias mais Leitoras - Programa Literacia Familiar
Formadora: Daiana Lima Tarachuk (graduada em Pedagogia (Faculdade Doutor Leocádio José Correia) e Letras - Português/Inglês (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) Público-alvo: Famílias, profissionais da educação interessados e comunidade em geral. Carga horária: 9 h, divididas em sessões de 90 minutos Objetivos: - Promover encontros formativos que fundamentam experiências leitoras literárias significativas no contexto familiar por meio da mediação de leitura de obras literárias de potencial recepção infantil; - Contribuir para a formação dos primeiros mediadores de leitura literária, os quais compõem o contexto familiar, a partir de fundamentos teóricos e práticos sobre o processo de mediação de leitura literária; -Fomentar a construção de uma rotina leitora no ambiente familiar com base em estratégias de animação de leitura. Inscrição gratuita em seec@blcs.pt.
11 de abril | 21h30 Conversas do PSI para SI "A mente de um ditador: como nos tornamos ditadores e criamos um ambiente repressivo?”
Convidado: António Costa Pinto (Aposentado do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa - ICS-UL e Professor Convidado no Instituto Universitário de Lisboa, ISCTE) Conversa moderada por José Luís Gomes. Entrar Zoom Reunião https://us06web.zoom.us/j/89126684896
|