Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
20 de março | 21h30 OS LIVROS FAZEM A FORÇA Apresentação do livro “Elas estiveram nas prisões do fascismo”
De URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses Ed. URAP Intervenções: António Santos – URAP - União de Resistentes Antifascistas Portugueses Mané Marques – Apresentação do livro Catarina Marques – Leitura de textos Uma homenagem a todas as mulheres portuguesas que, em tempos de medo, silêncio e opressão, combateram a ditadura fascista. O livro, que pretende ser um contributo para “resgatar de um relativo esquecimento o relevante papel das mulheres no combate à Ditadura fascista”, inclui em anexo uma listagem com o nome de 1.755 mulheres presas nas cadeias do fascismo, que constam, segundo Eduardo Brissos, no Registo de Presos (PVDE/PIDE), com cerca de 30 mil registos e nos arquivos da PIDE consultados na Torre do Tombo. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
21 de março | 18h00 Apresentação do livro “A poesia vende pouco”
De LUÍS SOARES BARBOSA Livro com indrodução de Ondjaki e capa de Catarina Soares barbosa. Ed. Officium Lectionis (2023). Apresentação a cargo de José Rui Teixeira (poeta e editor da Officium Lectionis) Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
23 de março | 11h00 POESIA AO CENTRO Apresentação do livro "Passear por dentro de quem somos"
De Mariana Santos Ed. Oficina da Escrita (2023) SINOPSE Através deste conjunto de poemas, a autora leva-nos a mergulhar por entre a coragem que o ser humano tem de encontrar para vaguear por quem somos: quais as nossas dores, entender as frustrações, o porquê, ir à minúcia do que mais magoa, para dar lugar ao que de mais bonito temos quando encontramos finalmente o amor de alguém ou a paz de o libertar. Passamos a vida a tentar aprofundar o que somos para descobrir que, além da poeira, somos muito mais do que um buraco para abrir. Este é um livro de poesia que vai ao encontro do caminhar dentro de um ser humano: o coração e a razão. A coragem de sentir. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
Durante o mês de março POESIA AO CENTRO
A poesia é o melhor remédio – distribuição de receitas médicas pelas farmácias, centros de saúde, hospitais de Braga. (Mais de 20 farmácias aderentes). Parceiros: ACES Braga, Farmácias e Hospitais
19 e 26 de março |14h30 Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras) Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura). Destinatários: idosos de todas as idades. Duração: 45 min. Inscrições gratuitas, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt. Obs.: Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
19 de março | 19h00 Recital de poesia Poemas de Liberdade - a Ler+ Qualifica
Os formandos dos Centros Qualifica de Braga são convidados à leitura em voz alta de textos poéticos alusivos à liberdade, num ato evocativo do 25 de Abril de 1974. Duração: 90 min. Organização: BLCS e Centro Qualifica do Município de Braga.
19 de março | 21h30 Ciclo de cinema Lucky Star Cruel Vitória, de Nicholas Raym 1957, França/Estados Unidos (117’)
O major sul-africano David Brand e o capitão irlandês Jim Leith, das forças Aliadas, são entrevistados para liderar uma missão perigosa atrás das linhas alemãs durante a Segunda Guerra Mundial, na Campanha do Deserto Ocidental. Com interpretações superlativas de Richard Burton e Curt Jürgens, a décima quinta longa-metragem de Nicholas Ray causou grande impressão num jovem Jean-Luc Godard, que a descreveu como “mais do que cinema”. Organização: Cineclube LuckyStar Preço: associados Lucky Star – entrada gratuita; não associados - 3€; leitores da biblioteca - 1€.
20 e 27 de março | 15h00 Oficina ENTRE AGULHAS E LINHAS – Artes e Ofícios
Dinamizada por Idalina Tavares da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A atividade consiste na criação e confeção de peúgas com quatro agulhas; trico e crochê, proporcionando aos participantes a aprendizagem de várias artes e tricotar na vida a esperança em cada dia e a fé no ser humano. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha; 1 novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. Público-alvo: Público em geral. Duração: 90 min. Inscrição através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.
21 de março | 14h30 “Violeta” e o seu outro modo de fazer as coisas
Performance teatral Sinopse: Violeta tem 40 anos, mas um ar de 20, é trapalhona, divertida, desdentada, despenteada, tipo Maria-rapaz que diz piadas ou algo que faça rir. A Violeta faz coisas de forma diferente das outras pessoas e precisa de ajuda neste seu projeto de pintar o mundo de uma forma…original! Venha conhecer esta personagem caricata e sair com a leveza de umas belas gargalhadas! Dinamização: Rita Campos (Atriz) Público-alvo: adultos com mais de 65 anos Duração: 60 min. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt, até 2 dias úteis de antecedência Obs.: A atividade poderá realizar-se em Instituições se houver interesse!
|