Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - Fevereiro 2024
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
24 de fevereiro | 11h00 Apresentação do romance “O Pio do Mocho”
De ANTÓNIO ASSUNÇÃO. Apresentação a cargo de Fernanda Soares (Licenciada em Línguas e Literaturas Modernas) SINOPSE Já vou, mãe! - Mais parecia o grito da liberdade já encontrada e impossível de desprezar. Não houve lugar a despedidas provocadoras de solitárias lágrimas, apesar dos seus aproximados doze anos. Sem demora, foi feito o ajuste para ir de abalada com o desconhecido, deixando para trás a sua aldeia de coisas pequenas e de esperanças curtas. Anos depois, já com auréola de ourives conceituado, Belmiro decide voltar a Sobradelo, longe de imaginar que seria alvo de obsessiva paixão amorosa; que se veria envolvido em transações de ouro e prata, com destino a uma das fações da guerra civil espanhola; e, quando supunha ter alcançado a felicidade, apenas lhe restam lágrimas banhadas a ouro, cadenciadamente acompanhadas pelo pio dos mochos, a indiciarem que algo está para acontecer. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
28 de Fevereiro (última quarta-feira de cada mês) | 18h00 Clube de Leitura Selic Criminal Livro e autor do mês: "Águas Passadas", de JOÃO TORDO
(Ed. Companhia das Letras. 2021) Sinopse: Durante treze dias de Janeiro de 2019, a chuva cai sem misericórdia sobre Lisboa. É quando aparece a primeira vítima, na praia de Assentiz: uma jovem de quinze anos trazida pela maré. O seu corpo apresenta marcas de sofisticada malvadez. A primeira agente no local é Pilar Benamor, uma subcomissária da PSP cuja coragem e empenho em descobrir a verdade ocultam segredos dolorosos. A jovem vítima é Charlie, filha de um empresário inglês, mas logo a vítima de um segundo crime brutal um rapaz de dezassete anos aparece na floresta de Monsanto, em condições inenarráveis. Estas duas mortes prematuras e violentas abrem caminho a uma investigação que irá descarnar a alta sociedade portuguesa e o submundo do crime. Ao longo desse inclemente mês de Inverno, Pilar desbrava caminho na investigação, contra tudo e todos e com a ajuda de Cícero, um misterioso eremita. Desobedecendo a ordens superiores e colocando a própria vida em risco, vai penetrar no mundo escuro e tenebroso de um psicopata, enquanto luta com os fantasmas que há muito carrega: um pai polícia que morreu em serviço, um vício que a consome e a vulnerabilidade num mundo dominado por homens. Depois da estreia no género com A Noite em Que o Verão Acabou, João Tordo regressa com um policial de ritmo imparável e delicada sensibilidade, que vai ao âmago dos nossos piores medos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt.
29 de fevereiro | 18h00 Apresentação do livro Amor e Ruína no Amazonas
De ALFREDO BEHRENS Editorial Novembro SINOPSE Em meados do século XIX, Edward, aluno de Cambridge, foi para a Amazônia para derrotar o cerne da teoria da evolução de Darwin. Infelizmente, um delegado corrupto acusou Edward de espionar para os britânicos. Edward foi preso na masmorra de numa aldeia longínqua, e o delegado apreendeu sua escuna e os equipamentos científicos abordo, efetivamente pondo fim ao objetivo da presença de Edward na Amazônia. Essa é a história que se desprende das missivas. Mas, suspeito que após apenas algumas semanas na Amazônia, Edward se envolveu num caso de amor arrebatador com Bonita, uma nativa Yanomami. Após a tardia intervenção do cônsul da Sua Majestade, Edward foi liberado sob sursis e escapou a Londres, desde onde, por décadas, reclamou dos governos britânico e brasileiro. Quando em Londres, fracassada a sua pesquisa, Edward não teria mais lugar em Cambridge e entrou para uma empresa portuguesa que contrabandeava ouro e diamantes do Brasil. Já casado com Mary Anne, continuou com uma vida de financista em Londres, até que soube do Jean, cientista francês com quem tinha passado agruras na cela na Amazónia. O reencontro com Jean pôs o Edward numa enorme disjuntiva. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
… até 10 de março Concurso de Poesia BLCS “Encontro de Poesia 2024” – 15.ª edição
Tema a concurso: 25 de abril de 1974 Com base neste momento histórico de Portugal, os concorrentes poderão criar textos poéticos alusivos a vários símbolos ou sentidos da liberdade.
Até 29 de fevereiro Encontro às cegas com um livro! Uma iniciativa da Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado (RIBCA).
Em Amares, Barcelos, Braga, Esposende e Vila Verde a proposta envolve encontros às cegas com livros, embrulhados como presentes e preparados pelas bibliotecas de acordo com os diferentes perfis de leitores, que poderão levar consigo para casa, durante a próxima semana e até ao final do mês, uma variedade de livros surpresa, os “Livros de S. Valentim”. As bibliotecas desafiam assim as suas leitoras e leitores a um encontro às cegas diferente, que poderá despertar grandes paixões ou lançar as raízes de um amor para toda a vida. Destinada a adultos e jovens maiores de 14 anos, a iniciativa propõe aos leitores que, no final do encontro, contem como correu, e se a proposta amorosa agradou ou foi uma desilusão. “Blind date avec un livre” é uma ideia original da Biblioteca de Wezembbek-Oppem, município da região da Flandres, na Bélgica.
|