Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - Janeiro 2024
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
12 de janeiro | 18h00 TEMA SOBRE TEMA Apresentação do livro “7 mentiras contadas aos jovens”
De Fábio Santos. SINOPSE: Os nossos pensamentos por mais que fiquem calados na nossa mente, devido o nosso medo de exprimi-los, serão sempre as nossas melhores verdades, sê tu mesmo hoje e sempre. O AUTOR: Fábio Dionísio Pires dos Santos é natural de Angola, cidade de Benguela. É Técnico desenhador projetista, Palestrante, Educador Social, Empreendedor, Filantropo, Ator e Escritor. Dono de uma simplicidade admirável e, ao mesmo tempo, consumidor do saber e de um querer fazer notável, se destacou no seio do seu grupo de estudo, qualidades estas, que cedo o levaram a questões sociais, educacionais e motivacionais. Fábio dos Santos surge em 2022 com o seu primeiro livro, “7 Mentiras Contadas Aos Jovens”. A juventude é o seu ponto culminante, já que ela vive, nos dias de hoje com dificuldades de comunicar e também com interrogações que muitas vezes não encontra respostas satisfatórias. Foi convidado para inúmeras palestras um pouco por todas as províncias de Angola, onde, entre vários temas abordados, o mais comentado pelo público, por ser um tema polémico, foi “Como a escola nos torna menos inteligentes”. Fábio dos Santos para além desta primeira obra, “7 Mentiras Contadas aos Jovens” tem dois projetos literários ainda não publicados: “Mistura de Sentimentos” e “Motivos para Vencer”. Atualmente em Portugal, o jovem escritor angolano pretende mostrar ao público português as suas obras e capacitar os jovens para uma vida confiante. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
13 de janeiro | 11h00 TEMPO DE AUTOR Apresentação do livro “Saudades do Ventre da minha Mãe”
De Márcio Batalha. Apresentação a cargo de Rosa Vaz. O escritor angolano Márcio Batalha lança a sua nova obra literária em Portugal. Com o título “Saudades do Ventre da minha Mãe”, esta é uma obra poética dedicada às mulheres e onde Márcio faz desfilar o seu talento como escritor. Idealista, sentimentalista e sonhador, escreve sobre diversas temáticas, nunca fugindo à opinião pessoal e à liberdade literária. Um activista cultural, que sonha um futuro melhor para Angola. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
13 de janeiro | 15h30 Apresentação do livro “Homenagem” [Poesia]
De João Tavares. Ed. Grupo Editorial Atlântico. Apresentação a cargo de Fabíola Lopes
SINOPSE: Oh! Perdi a Poesia! Quis escrever, não fui capaz! Anoiteceu-me a Alma Na dor que a Dor me traz Fiquei de olhar vidrado Contemplando o meu Sentir Para lá do céu estrelado Que constela o meu Fingir Oh, Poesia! Onde estás? Não me deixes assim… Deixa-me imortalizar-te Não Te escrevas só em mim… João Tavares O AUTOR: Com ascendência sueca, escocesa e transmontana, nasceu em Chaves em 1977. Foi estudar para Braga, cidade na qual fixou residência, e ali se formou em Línguas, Literaturas e Pedagogia. Dedica-se profissionalmente à docência. Encontra na Literatura importante refúgio, sendo desde muito jovem um ávido leitor e também um prolífico autor de textos, na sua quase totalidade, ainda preservados na esfera privada. É um inveterado melómano e toca um pouco de bateria. É marido e é pai. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
20 de janeiro | 11h00 NUNCA É CEDO PARA UM LIVRO Apresentação do livro “Afinal, o que é a liberdade”
De Rosa Maria Conde Proença. Il. Ana Maria Duarte Faria Ed. APEFP – Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, 2023 SINOPSE: Este é mais um Livro editado pela APEFP. Um livro que nos faz pensar e entrar num diálogo filosófico com as crianças. Um livro para Educadores, Professores e Pais e a partir dele entrar num questionamento que nos leva à reflexão sobre o que é sermos livres. A AUTORA: Rosa Maria Conde Proença, nasceu a 6 de janeiro de 1965 na freguesia de Vila Marim, Concelho de Mesão-Frio. É licenciada em Filosofia com especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor pela Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Braga, respectivamente. Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
20 de janeiro | 15h30 TEMPO DE AUTOR Apresentação do livro "Terras de Urucu"
De Dilson Sartei. Apresentação a cargo de Anabela Delgado. Ed. Mosaico de Palavras, 2023 SINOPSE: A morte do coronel Aparício, de noite e com um tiro certeiro no coração, deixa Terra de Urucu em sobressalto, especialmente os outros coronéis amigos do falecido, que temem que lhes aconteça o mesmo e, por isso e pela amizade ao morto, juram vingança. Mas, para isso, é preciso descobrir o cabra e, principalmente, o mandante do crime. Ninguém liga ao facto de Arturzinho, o filho mais velho do coronel Vespasiano, ver contrariados pelo falecido os seus amores pela filha deste, nem que o negro Daniel, educado e bom de pontaria, vive há alguns meses na fazenda do senhor Mário. Será o tenente Nicanor quem irá perseguir Daniel, mal sabendo que essa perseguição levará o negro a transformar-se num cidadão exemplar da comunidade onde irá refugiar-se, na qual encontra o respeito dos seus concidadãos, assim como o amor e um lar no sorriso da jovem viúva Cármen. O AUTOR: Dilson Sartei, pseudónimo de Dilson Sarmento Teixeira, nasceu em Itambé, Bahia, Brasil, onde cursou a Escola Primária e metade do Curso Secundário. Acompanhou seu pai quando este se transferiu para Carlos Chagas, Minas Gerais, e mais tarde para Vitória – ES, onde concluiu o curso secundário. Veio, em 1968, para Portugal fazer o curso de Medicina na Universidade do Porto. Trabalhou em hospitais da zona Norte e, finalmente, no hospital de Viana do Castelo, onde se aposentou. É casado e tem dois filhos. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
16, 23 e 30 de janeiro | 14h30 Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras) Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura). Destinatários: idosos de todas as idades. Duração: 45 min. Inscrições gratuitas, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt. Obs.: Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
|