Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - Janeiro 2024
Rosa Maria Conde Proença nasceu a 6 de janeiro de 1965 na freguesia de Vila Marim, Concelho de Mesão-Frio. É licenciada em Filosofia com especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor pela Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Braga, respetivamente. A sua primeira obra editada em 2017 intitula-se "Filosofia para pequenos grandes Filósofos", um livro infantil dirigido a crianças a partir dos 3 anos de idade, cuja pretensão é o encontro com a curiosidade, vivências, métodos e problemas da criança, ensinando-a a pensar com maior clareza e profundidade.
- Mas tu és livre, Bernardo! Decidiste não fazer os trabalhos de casa. Falta saber se a tua escolha foi feita com responsabilidade. Se estás ou não preparado para assumir as consequências do teu ato. Somos livres de tomar as decisões que quisermos, mas porque se trata de uma decisão livre, tornamo-nos responsáveis por ela e, logo, pelas suas consequências. - Isso não é liberdade! Liberdade era eu poder fazer tudo o que me apetece!
Rosa Maria Conde Proença, em “Afinal, o que é a Liberdade?”. APEFP – Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, 2023
Até 6 de janeiro | Sala de Exposições V Encontro de Arte Exposição Coletiva de Pintura, fotografia e Escultura
Até 20 de janeiro | Corredor Central do Auditório Exposição “ O Roteiro Filatélico do Minho”
No âmbito do Ciclo de conferências "Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património"
4 a 11 de janeiro | Corredor central r/c Comemoração do Dia Mundial do Braille, com Exposição de equipamentos específicos para audição e leitura destinados a pessoas cegas e com baixa visão; mostra de bibliografia em Braille e audiolivros.
Sinopse: O Sistema Braille, criado por Louis Braille em 1825, é o método universal e natural de leitura e escrita para as pessoas cegas. É um modelo de lógica, de simplicidade e de polivalência, que se tem adaptado a todas as línguas e a toda a espécie de grafias. Com a sua invenção, Luís Braille abriu aos cegos, de par em par, as portas da cultura, arrancando-os à cegueira mental em que viviam. Destinatários: Público em geral Entrada livre. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
9 a 31 de janeiro 2024 Bienal de pintura do Eixo Atlântico
Este programa, com já mais de 20 anos, estimula a criação artística, possibilitando simultaneamente o intercâmbio cultural e o conhecimento de artistas, que no noroeste peninsular constituem uma contribuição extraordinariamente viva e dinâmica no panorama cultural europeu. Para além disso, o prémio de Novos Talentos Luso – Galaicos pretende estimular o esforço e a criatividade dos mais jovens, e que suscita um futuro culturalmente rico e diversificado. Este ano, Braga está representada pelas obras e artistas: "Fragmentos da Felicidade" • 80 cm x 66 cm • Técnica mista sobre tela (pintura e croché) - Adriana Henriques • Braga • 1978 "Memórias que habitam em Nós" • 73 cm x 83 cm • Mista Jorge Araújo • Braga • 1978 + Informações em: https://www.eixoatlantico.com/images/1_nuevo_eixo/bienal-2024/catalogo-bienal-23_24.pdf
APRESENTAÇÕES DE LIVROS E ENCONTROS COM AUTORES
6 de janeiro | 11h00 NUNCA É CEDO PARA UM LIVRO Apresentação do livro “Uma viagem pelo mundo das cores”
SINOPSE Vamos viajar pelo mundo das cores, da imaginação e da fantasia? Vem aprender como se formam as cores, através de uma história contada de forma simples, criativa e poética, que te convida a ser parte de um sonho colorido e encantado, orientado pela nossa protagonista, a pequena Lia, que além de te ensinar a origem das cores básicas, também te vai revelar que, individualmente, todos somos especiais e importantes. Se nos unirmos aos outros, podemos ser mais fortes e mais capazes. Vamos iniciar esta experiência mágica? Vem comigo. Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
6 de janeiro | 15h00 Apresentação do livro "As Variações Patrimoniais em sede de IRC" - área de especialização do Direito Fiscal.
De Luís Pedro Peixoto de Oliveira. Editora Petrony, 2023 Apresentação do autor: Dra. Jacinta Marta Oliveira Apresentação do livro: Dra. Anabela Dias e Dra. Fátima Amorim SINOPSE: Em cada momento, o património das empresas sofre variações de valor em resultado de eventos, operações ou o simples decurso do tempo. Esta obra analisa em profundidade as variações patrimoniais, uma das componentes mais complexas que integram a formação do lucro tributável em sede de IRC. O foco deste estudo incide sobre as variações patrimoniais positivas e negativas não refletidas no resultado líquido do período, presentes nos artigos 21.º e 24.º do CIRC. Tratam-se de variações patrimoniais modificativas que alteram o capital próprio da sociedade, mas não se encontram refletidas no resultado líquido do período e, apesar de contribuírem para acréscimos ou diminuições quantitativas do património da sociedade, não concorrem, na sua maioria, para a formação do lucro tributável em sede de IRC. A presente obra pretende dar um contributo para a desconstrução da complexidade que norteia o estudo das variações patrimoniais, agregando num único trabalho de investigação a análise aprofundada das variações patrimoniais positivas e negativas que se encontram presentes nos artigos 21.º e 24.º do CIRC, permitindo aos utilizadores deste livro o enquadramento das mesmas, a par dos rendimentos e ganhos e dos gastos e perdas, como uma componente integrante da formação do lucro tributável em sede de IRC. O AUTOR: Luís Pedro Peixoto de Oliveira é licenciado em Gestão e em Economia e mestre em Direito Tributário pela Universidade do Minho. Com mais de uma década de experiência profissional exerce atualmente a sua atividade profissional como auditor financeiro e consultor fiscal na Sociedade de Revisores Oficiais de Contas G. Castro, R. Silva, A. Dias & F. Amorim, S.R.O.C., Lda Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
12 de janeiro | 18h00 TEMA SOBRE TEMA Apresentação do livro “7 mentiras contadas aos jovens”
De Fábio Santos. SINOPSE: Os nossos pensamentos por mais que fiquem calados na nossa mente, devido o nosso medo de exprimi-los, serão sempre as nossas melhores verdades, sê tu mesmo hoje e sempre. O AUTOR: Fábio Dionísio Pires dos Santos é natural de Angola, cidade de Benguela. É Técnico desenhador projetista, Palestrante, Educador Social, Empreendedor, Filantropo, Ator e Escritor. Dono de uma simplicidade admirável e, ao mesmo tempo, consumidor do saber e de um querer fazer notável, se destacou no seio do seu grupo de estudo, qualidades estas, que cedo o levaram a questões sociais, educacionais e motivacionais. Fábio dos Santos surge em 2022 com o seu primeiro livro, “7 Mentiras Contadas Aos Jovens”. A juventude é o seu ponto culminante, já que ela vive, nos dias de hoje com dificuldades de comunicar e também com interrogações que muitas vezes não encontra respostas satisfatórias. Foi convidado para inúmeras palestras um pouco por todas as províncias de Angola, onde, entre vários temas abordados, o mais comentado pelo público, por ser um tema polémico, foi “Como a escola nos torna menos inteligentes”. Fábio dos Santos para além desta primeira obra, “7 Mentiras Contadas aos Jovens” tem dois projetos literários ainda não publicados: “Mistura de Sentimentos” e “Motivos para Vencer”. Atualmente em Portugal, o jovem escritor angolano pretende mostrar ao público português as suas obras e capacitar os jovens para uma vida confiante. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
13 de janeiro | 11h00 TEMPO DE AUTOR Apresentação do livro “Saudades do Ventre da minha Mãe”
De Márcio Batalha. Apresentação a cargo de Rosa Vaz. O escritor angolano Márcio Batalha lança a sua nova obra literária em Portugal. Com o título “Saudades do Ventre da minha Mãe”, esta é uma obra poética dedicada às mulheres e onde Márcio faz desfilar o seu talento como escritor. Idealista, sentimentalista e sonhador, escreve sobre diversas temáticas, nunca fugindo à opinião pessoal e à liberdade literária. Um activista cultural, que sonha um futuro melhor para Angola. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
13 de janeiro | 15h30 Apresentação do livro “Homenagem” [Poesia]
De João Tavares. Ed. Grupo Editorial Atlântico. Apresentação a cargo de Fabíola Lopes
SINOPSE: Oh! Perdi a Poesia! Quis escrever, não fui capaz! Anoiteceu-me a Alma Na dor que a Dor me traz Fiquei de olhar vidrado Contemplando o meu Sentir Para lá do céu estrelado Que constela o meu Fingir Oh, Poesia! Onde estás? Não me deixes assim… Deixa-me imortalizar-te Não Te escrevas só em mim… João Tavares O AUTOR: Com ascendência sueca, escocesa e transmontana, nasceu em Chaves em 1977. Foi estudar para Braga, cidade na qual fixou residência, e ali se formou em Línguas, Literaturas e Pedagogia. Dedica-se profissionalmente à docência. Encontra na Literatura importante refúgio, sendo desde muito jovem um ávido leitor e também um prolífico autor de textos, na sua quase totalidade, ainda preservados na esfera privada. É um inveterado melómano e toca um pouco de bateria. É marido e é pai. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
20 de janeiro | 11h00 NUNCA É CEDO PARA UM LIVRO Apresentação do livro “Afinal, o que é a liberdade”
De Rosa Maria Conde Proença. Il. Ana Maria Duarte Faria Ed. APEFP – Associação Portuguesa de Ética e Filosofia Prática, 2023 SINOPSE: Este é mais um Livro editado pela APEFP. Um livro que nos faz pensar e entrar num diálogo filosófico com as crianças. Um livro para Educadores, Professores e Pais e a partir dele entrar num questionamento que nos leva à reflexão sobre o que é sermos livres. A AUTORA: Rosa Maria Conde Proença, nasceu a 6 de janeiro de 1965 na freguesia de Vila Marim, Concelho de Mesão-Frio. É licenciada em Filosofia com especialização em Educação Especial – Domínio Cognitivo-Motor pela Universidade Católica Portuguesa - Faculdade de Filosofia e Faculdade de Ciências Sociais e Humanas de Braga, respectivamente. Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
20 de janeiro | 15h30 TEMPO DE AUTOR Apresentação do livro "Terras de Urucu"
De Dilson Sartei. Apresentação a cargo de Anabela Delgado. Ed. Mosaico de Palavras, 2023 SINOPSE: A morte do coronel Aparício, de noite e com um tiro certeiro no coração, deixa Terra de Urucu em sobressalto, especialmente os outros coronéis amigos do falecido, que temem que lhes aconteça o mesmo e, por isso e pela amizade ao morto, juram vingança. Mas, para isso, é preciso descobrir o cabra e, principalmente, o mandante do crime. Ninguém liga ao facto de Arturzinho, o filho mais velho do coronel Vespasiano, ver contrariados pelo falecido os seus amores pela filha deste, nem que o negro Daniel, educado e bom de pontaria, vive há alguns meses na fazenda do senhor Mário. Será o tenente Nicanor quem irá perseguir Daniel, mal sabendo que essa perseguição levará o negro a transformar-se num cidadão exemplar da comunidade onde irá refugiar-se, na qual encontra o respeito dos seus concidadãos, assim como o amor e um lar no sorriso da jovem viúva Cármen. O AUTOR: Dilson Sartei, pseudónimo de Dilson Sarmento Teixeira, nasceu em Itambé, Bahia, Brasil, onde cursou a Escola Primária e metade do Curso Secundário. Acompanhou seu pai quando este se transferiu para Carlos Chagas, Minas Gerais, e mais tarde para Vitória – ES, onde concluiu o curso secundário. Veio, em 1968, para Portugal fazer o curso de Medicina na Universidade do Porto. Trabalhou em hospitais da zona Norte e, finalmente, no hospital de Viana do Castelo, onde se aposentou. É casado e tem dois filhos. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
26 de janeiro | 14h30 Apresentação do livro “A História do ciganinho Chico”
De Bruno Gonçalves. Il. Tiago Moleano Gomes Ed. Centro de Estudos Ciganos O AUTOR: Licenciado em Animação Socioeducativa pela Escola Superior de Educação de Coimbra, cidade de nascimento, também tem formação na área dos Direitos Humanos, pelo European Roma Right Centre (Centro Europeu dos Direitos dos Roma). Além de intervir como formador do Conselho da Europa na Área da Mediação Intercultural, é mentor do projecto Opré Chavalé (“Erguei-vos, jovens ciganos”, na língua romani), promovido pela Plataforma Portuguesa para os Direitos das Mulheres, em parceria com a Associação Letras Nómadas, para incentivar o acesso das comunidades ciganas ao Ensino Superior. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
26 de janeiro | 17h30 Apresentação do livro “Conhece-me antes de me odiares: Notas sobre a História e Cultura Cigana”
De Bruno Gonçalves. SINOPSE: Neste livro explora a trajetória fascinante do povo cigano, desde as suas origens até aos dias atuais, oferecendo uma visão abrangente e única sobre estas comunidades. Desconstruindo mitos e lendas, o autor mergulha na intrincada história da origem do povo cigano e analisa a experiência dos Calons em Portugal. Expõe as medidas repressivas enfrentadas pelos ciganos ao longo dos séculos e questiona se o seu nomadismo é uma escolha ou resultado de circunstâncias forçadas. Entrada livre, sujeita à lotação do espaço.
CONFERÊNCIAS, PALESTRAS, OFICINAS E OUTRAS AÇÕES
4 de janeiro | 15h30 Telemóveis e sua utilização – formação teórico-prática
Objetivos: - Garantir a alfabetização digital e inclusão para o exercício da cidadania. - Incentivar a participação de pessoas com 50+ nos processos de interação com a família, amigos e sociedade. - Habilitar os cidadãos na utilização autónoma de dispositivos móveis em ambiente online, especificamente o telemóvel do tipo smartphone, ampliando suas possibilidades de comunicação e de relacionamento com a família, amigos, com a comunidade e participação cívica. Metodologia: Sessões de formação teórico-práticas resultando em oito etapas: Duas sessões: 1. Uso e configuração do telemóvel 2. Play Store – Instalação das aplicações (app) 3. Whatsapp – Aplicação de comunicação 4. Fotografias e uso da câmara 5. Gmail – E-mail de acesso ao telemóvel 6. Youtube – Aplicação de Vídeo 7. SNS24 – Funcionalidades Dinamização: Anabela Leonor (BLCS) Público-alvo: adultos 50+ N.º de participantes: 2-4 Duração: 90 min. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência Obs. Requisitos: Possuir uma conta no Gmail (com a respetiva password) e um smartphone.
9, 16, 23 e 30 de janeiro | 14h30 Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Hora do conto permanente para seniores (terças-feiras) Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura). Destinatários: idosos de todas as idades. Duração: 45 min. Inscrições gratuitas, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt. Obs.: Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
9, 16, 23 de janeiro | 21h30 Ciclo de cinema Lucky Star Poder e opressão As Mulheres de Fassbinder Um evento do Goethe-Institut
9 de janeiro – "Martha",de Rainer Werner Fassbinder, 1974 (116’) 16 de janeiro - "Lili Marleen" de Rainer Werner Fassbinder, 1981 (120’) 23 de janeiro – "Lola", de Rainer Werner Fassbinder, 1981 (113’) 30 de janeiro – "A saudade de Veronika Voss", de Rainer Werner Fassbinder, 1982 (104’)
Organização: Cineclube LuckyStar
Preço: associados Lucky Star – entrada gratuita; não associados - 3€; leitores da biblioteca - 1€.
11 e 25 de janeiro | 14h30 Performance teatral “Violeta” e o seu outro modo de fazer as coisas -
Sinopse: Violeta tem 40 anos, mas um ar de 20, é trapalhona, divertida, desdentada, despenteada, tipo Maria-rapaz que diz piadas ou algo que faça rir. A Violeta faz coisas de forma diferente das outras pessoas e precisa de ajuda neste seu projeto de pintar o mundo de uma forma…original! Venha conhecer esta personagem caricata e sair com a leveza de umas belas gargalhadas! Dinamização: Rita Campos (Animadora sociocultural) Público-alvo: adultos com mais de 65 anos Duração: 60 min. Inscrição gratuita e obrigatória através do e-mail seec@blcs.pt, até 2 dias úteis de antecedência Obs.: A atividade poderá realizar-se em Instituições se houver interesse!
11 de janeiro | 15h30 Serviços Públicos Digitais - formação teórico-prática
Dinamização: Anabela Leonor (BLCS) Nesta ação, serão apresentados alguns serviços públicos digitais (Eportugal.gov.pt) – Portal de Serviços Públicos, Chave Móvel Digital, SNS 24, Portal das Finanças, Instituto Mobilidade e Transportes, Instituto dos Registos e Notariado, IEFP, Segurança Social, entre outros. Esta Ação tem como objetivo informar/orientar o cidadão no acesso e registo online nos portais, dando a conhecer algumas das suas principais funcionalidades. Esta ação não pretende resolver as diferentes complexidades de gestão de dados pessoais do cidadão. Público – Alvo: Adultos 50+ com conhecimentos digitais de nível básico. N.º participantes: 2-4. Duração: 60 min. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
16 de janeiro | 10h00 Workshop Jogos Populares
Dinamização a cargo de António Fernandes e Conceição Cruzinha e Glória Ribeiro da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: os jogos tradicionais são parte de um legado intergeracional para preservação da memória e da identidade popular. Objetivo: a atividade consiste no mapeamento e divulgação de dois jogos: o jogo do galo e o jogo das pedrinhas. Tem como finalidade a aceleração do metabolismo cerebral e a interação social. Público alvo: Público em geral Duração: 60 min. Inscrição gratuita através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS. OBS. Poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse.
18 de janeiro | 18h00 Conferência "O selo no concelho de Braga", do Núcleo Filatélico e Coleccionismo de Braga
Entrada livre, sujeito à lotação do espaço.
23 de janeiro | 10h00 Workshop A CIDADE E AS MEMÓRIAS
Dinamizado por António Fernandes, Conceição Cruzinha, Idalina Tavares e Glória Ribeiro da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A cidade de Braga é demasiado rica em memórias e projetos arrojados diversos que atraem gerações interativas desde o mundo rural à era tecnológica. Onde a transição do seculo IX para o seculo XX sobressai em importância histórica temporal. É uma cidade bimilenária com história viva em todas as suas valências: humanas e arquitetónicas, mas também na envolvente paisagista, com enfoque para uma dinâmica cultural em movimento multicultural desde a época Romana até à atual envolvência étnica; religiosa; raça, e outros. A cidade dispõe de um espaço que é referência única na receção aos visitantes/turistas e de convívio dos seus habitantes: - A Arcada (espaço de centralidade no coração da cidade). Nesse contexto, olhar a cidade sem a Arcada como polo epicêntrico é olhar a arte em local desajustado. Daí que o trabalho apresentado se centre na Arcada como mote da memória coletiva independentemente da idade. É em torno dessa memória que a literatura em forma de poesia ou prosa, a fotografia, as estórias de vida e outros motivos ajustados a circunstâncias de oportunidade, lembram a cidade passada e presente, com fundamento unilateral: - esperança e, a confiança no futuro. Público-alvo: Seniores Duração: 60 min. Inscrição gratuita através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS Obs. poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse.
25 de janeiro | 21h30 Conversas do PSI para SI “Consequências psicoemocionais da dependência dos ecrãs”
Oradores: José Luís Gomes (psicólogo e psicoterapeuta) e convidado. Entrada livre, sujeito à lotação do espaço.
27 de janeiro | 11h00 Itinerarium bracarense – visitas guiadas ao património latino
Sinopse: Que personalidades estiveram na antiga Bracara? Como era a cidade no tempo em que viveram? Nestas sessões, dar-se-ão a conhecer alguns autores bracarenses do final do império Romano e do período suevo, em confronto com o património arqueológico da sua época. Dinamização: André Antunes "Communitas bracarensis" Público-alvo: Adultos e crianças a partir dos 10 anos Número Mínimo de inscritos: 5 Duração: 60 minutos. Custo de inscrição : 3€/participante adulto (em inscrições familiares, a participação da criança é gratuita). Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
2ª a 6ª feira, em datas a agendar | 14h30 às 15h30 Visitas Guiadas à Biblioteca
Para grupos De Insula Romana a Biblioteca: Dois Milénios de História. O espaço ocupado pelo edifício da BLCS é um dos pontos mais estudados da cidade de Braga, pelo que é possível reconstituir a sua história desde a Fundação de Bracara Augusta (1ª década a.C.), até aos dias de hoje. Venha conhecer um pouco mais desta história, que temos para lhe contar. Duração: 50 min. As visitas destinam-se a grupos, entre os 5 e os 20 elementos, em todas as faixas etárias. Visitas mediante marcação pelo telefone 253 205 970.
ATIVIDADES INFANTIS E JUVENIS
4 de janeiro | 10h00 “Noite de Natal e os três Reis Magos” - Hora do conto + oficina de expressão plástica
Sinopse: Esta é a história dos três Reis Magos contada pelo avô do Gonçalo e da Beatriz e da carta escrita ao Menino Jesus a pedirem as prendas de Natal. Será que os dois meninos vão ter o desejado? Vem descobrir o fim desta história e a magia dos presentes que os três Reis Magos trouxeram! Com o atelier de expressão plástica pretende-se desenvolver a socialização, a criatividade e dar a conhecer a tradição do Dia de Reis. Dinamização: Carina Gomes, Carolina Gonçalves, Olívia Pinheiro e Zélia Maia (estagiárias do Curso Técnico-profissional de Ciências da Informação e Documentação) Público-alvo: Crianças dos 6 aos 10 anos. Duração: 90 minutos. N.º máximo de participantes: 1 turma. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt, até 2 dias de antecedência
4 e 11 de janeiro | 10h30 A magia do “Era uma vez...”
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamizada por Ivone da Paz Soares. Público-alvo: Crianças dos 3 aos 13 anos. Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs. A atividade poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse
4, 11, 18 e 25 de janeiro | 14h30 CANTO DO CONTO - Hora do conto com debate
Sinopse: Leitura de textos vários, tais como contos, poesia, seguido de conversa/debate. Dinamização: Maria Manuel Marques (voluntária da leitura). Público-alvo: crianças dos 8 aos 12 anos, ou público adulto com mais de 65 anos. Duração: 60 min. Inscrição gratuita até 5 dias úteis de antecedência, através do Setor Educativo da BLCS – seec@blcs.pt.
9 de janeiro | 10h00 | Mercado Municipal de Braga Mari Popó e suas peripécias conta… “A horta do Simão”, de Rocío Alejandro
Sinopse: O Simão teve a ideia de construir na sua horta algo muito especial, mas parece que aconteceu alguma coisa! Venham ajudar a Mari a descobrir o que aconteceu e, assim, ficaremos a conhecer a horta do Simão que deve ser muito especial! Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas) Público-alvo: Crianças dos 3 aos 10 anos. N.º máximo de participantes: 1 turma. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência Obs. A atividade realiza-se no Mercado Municipal de Braga
10 de janeiro | 10h00 Brincar na Filosofia – oficina de filosofia para crianças
Tema do mês: A Amizade Sinopse: Vamos fazer uma viagem até ao mundo da Filosofia, ao mundo da Imaginação e da Criatividade! Vamos descobrir a importância das Perguntas através de histórias, música e jogos! Vamos refletir sobre o que é a paz e a importância que tem nos dias que vivemos! Dinamização: Sónia Peixoto (Professora de Filosofia) Público-alvo: crianças entre os 5 e os 12 anos de idade N.º máximo de inscritos: 1 turma. Duração: 60 min. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
16 de janeiro I 10h30 Educação Financeira - A ler e a contar aprendo a poupar – Hora do conto + jogos pedagógicos
Sinopse: A partir de uma história divertida, os mais pequenos poderão familiarizar-se com a importância das finanças saudáveis ao longo da vida e através de jogos pedagógicos divertidos compreenderão os principais conceitos da literacia financeira infantil. Dinamização: Cristina Silva (Pontos de Exclamação) Público-alvo: Crianças dos 8 aos 10 anos. N.º de participantes: 1 turma. Inscrição gratuita para escolas através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
19 de janeiro | 10h00 “A Magia dos sentidos e das palavras cantadas… "
Dinamização: Maestro Félix Alonso e Ricardo Fernandes Sinopse: Desenvolvimento da linguagem, da perceção, da coordenação motora através de ritmos diversos, danças, histórias cantadas e jogos musicais. Público-alvo: Crianças dos 4 aos 10 anos. Duração: 50 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
20 de janeiro | 11h00 YOGA NA BIBLIOTECA!
Sinopse: Prática com yoga, com posturas adequadas às crianças, de forma lúdica e divertida através do conto de um livro. Pretende-se explorar as várias possibilidades do yoga, em que estão incluídas as posturas de yoga, o mindfulness, sempre acompanhadas com a leitura de um conto. Dinamização: Ana Silva (Professora de Yoga) Público-alvo: Crianças dos 3 aos 6 anos. Duração: 45 min. valor: 3€ . Inscrição através do e-mail terapeutaanasilva@gmail.com. Obs. Requisitos: Roupa desportiva confortável. Não é necessário tapete.
20 de janeiro | 16h00 Mari Popó e suas peripécias conta… “Eu quero a Lua”, de Jonathan Emmett
Sinopse: Será que podemos ter a lua? A Toupeira acha que sim! Vem descobrir com a Mari Popó o que anda a toupeira a preparar e talvez até ajudá-la a chegar à Lua! Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas). Público-alvo: Crianças dos 3 aos 10 anos Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
23 de janeiro | 10h00 Oficina de expressão plástica, por Patrícia Ferreira
Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos N.º máximo de inscritos: 25 (uma turma) Duração: 90 min. Requisito: Cada criança deverá trazer o porta-lápis da escola (com lápis, marcadores ou lápis de cera, cola, fita-cola…) Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência.
27 de janeiro | 16h00 Sessão de Pais & Bebés: "Pipo e nabo gigante"
Sinopse: Nesta divertida história, acompanhamos as atribulações de um simpático casal de velhinhos e o seu netinho, que tentam colher o nabo que plantaram e que entretanto se tornou gigante. Com humor, engenho e persistência, o velhinho e a velhinha (e todos os seus amigos) mostram-nos que a união faz a força. Exploração de instrumentos musicais com música alusiva ao tema. Atelier Plástico. Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, atenção, concentração e interação Pais/Bebés. Duração: 50/60 min. Público-alvo: bebés e crianças dos 12 aos 48 meses. Número máximo de participantes: 15 crianças. Inscrição gratuita através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência
31 de janeiro | 10h00 Ninho de histórias… “Reis de janeiro, magia o ano inteiro” – hora do conto
Sinopse: Janeiro é mês de Reis e estrelas mágicas que dão luz e calor ao frio do inverno! Vem conhecer histórias maravilhosas no nosso quente e mágico “Ninho de histórias”! Dinamização: Isolina Silva (Voluntária da Leitura) Público-alvo: Crianças dos 3 aos 6 anos. Duração: 60 min. N.º máximo de participantes: 1 turma. Inscrição gratuita para Jardins de infância através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias úteis de antecedência Obs. A atividade poderá realizar-se em Instituições se houver interesse.
Atividade para escolas – Datas a definir Vitamina L – A Biblioterapia levada às escolas
Objetivos: promover a leitura crítica de uma obra, conto ou texto, que permita trabalhar questões pertinentes para estas faixas etárias, quer no âmbito pessoal, quer no familiar e escolar, proporcionando momentos de crescimento e de aprendizagem. Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora (Sandra Estêvão Rodrigues) Formato: presencial (nos casos em que a escola assegure o transporte da dinamizadora) ou virtual, através da plataforma Zoom. Duração: três sessões de 50 min./cada. Público-alvo: alunos do 2.º e 3.º ciclo, e secundário. Informações e inscrições através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt.
|