Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - JULHO 2023
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
8 de julho | 15h30 TEMPO DE AUTOR Apresentação do livro "A um Deus do Céu e outros Contos", de MARIA DE FÁTIMA CARDOSO (pseud. Maria Fraterna)
Edições 100 Título (2022) Apresentação a cargo de Manuela Barreto Nunes. Entrada livre.
SINOPSE A obra é composta por dez contos. A sua autora, Maria Fraterna, ostenta uma narrativa que oscila entre o que pode ser a prosa e a poesia, bem como a chave para a descrição de relações de amor efémero, memórias, isolamento e contradições, no seio consistente de um universo físico, onde ressalta a exuberância de um mundo natural pouco visto. De conto em conto o espaço rodopia ao sabor dos trilhos e os desafios da natureza que em concreto se desmistifica: num rio feliz, num mar de ondas gigantes, nas montanhas desmedidas, na incerteza das árvores e das flores silvestres, sem faltar a “explicação dos pássaros”, nem os idílicos miradouros, nem os materiais geológicos e as sentimentais capelas.
15 de julho | 15h30 Apresentação do livro “Coletânea de Autores e escritores do Alto Minho”
LÚCIA RIBEIRO: editora, autora do projeto, organizadora e coautora. Coorganizadora: Maria da Conceição Meira. Entrada livre. SINOPSE A “Coletânea de Autores e Escritores do Alto Minho”, com o subtítulo “Viana por Inteiro” reúne 95 autores e escritores de todos os concelhos, obrigatoriamente com um vínculo ao Alto Minho. “Viana por Inteiro” reúne escritores e autores de Ontem e de Hoje – numa trança de textos poéticos, prosa, drama e/ou telas. Autores com provas dadas, consagrados e/ou contemporâneos, mas também novos talentos que veem assim publicados os seus trabalhos ou excertos dos mesmos, numa obra que espelha o posicionamento do Grupo de Literatura do Centro Cultural do Alto Minho em exercício de funções durante o triénio de 03/2020 a 03/2023, seriamente apostado em viabilizar a publicação de autores emergentes de língua portuguesa, não esquecendo de celebrar os autores de tempos idos, democratizando o acesso ao livro e à cultura. “Pintores” de emoções a rodos, de ficção, de visões do mundo, pensamentos e memórias… num encontro em que uma voz única emerge da multidão: a voz da prosa, da poesia, do drama e da pintura, como atos de divulgação e partilha. Uma obra democrática, eclética, inclusiva e eivada de generosidade… a força motriz do tempo presente, num aceno ao futuro.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
Julho a setembro Bolsa Solidária de Manuais Escolares Usados – BSMEU
12ª edição Uma iniciativa da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva em parceria com a Associação de Funcionários da Universidade do Minho. Apoio: Município de Braga. Público-alvo: alunos que frequentem o ensino escolar do 1º ao 12º ano. Consulte os manuais disponíveis através do site: http://bsmeu.blcs.pt
Inscrições gratuitas até ao dia 10 de julho Projeto Programar o Futuro
O projeto "Programar o futuro", desenvolvido pela SIC Esperança e financiado pela Google.org, consiste num programa de capacitação que pretende formar jovens desempregados e/ou com baixa escolaridade, entre os 18 e os 30 anos, nas áreas da programação, código e robótica. Formulário de inscrição: https://forms.gle/nrF3eFgwJeJeu65d6 Parceiro: Município de Braga Apoio: BLCS
8 de julho | 10h30 11º Aniversário Associação Talentitanto
Com momento musical Entrada livre
11 de julho | 10h00 “Workshop Jogos Populares”
Dinamizado por António Fernandes, Conceição Cruzinha, Idalina Tavares e Glória Ribeiro da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: os jogos tradicionais são parte de um legado intergeracional para preservação da memória e da identidade popular. Objetivo: a atividade consiste no mapeamento e divulgação de dois jogos: o jogo do galo e o jogo das pedrinhas. Tem como finalidade a aceleração do metabolismo cerebral e a interação social. Inscrição gratuita e obrigatória através do email bai@blcs.pt Público-alvo: Público em geral. Duração: 60 minutos. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS. OBS: Esta atividade poderá ser realizada em escola ou instituição, se houver interesse.
11 de junho | 21h30 Celebramos 300 Sessões Ciclo de Cinema Lucky Star | Ciclo Frank Borzage A Hora Suprema de Frank Borzage 1927, EUA (110’)
Chico (Charles Farrell) trabalha nos esgotos de Paris e sonha em ascender a varredor de rua. Um dia, salva Diane (Janet Gaynor), que é obrigada a ganhar a vida como prostituta e é agredida fisicamente pela irmã. A polícia quer prender Diane, portanto Chico finge ser seu marido e mantêm esse casamento de fachada e ela muda-se para o sótão dele, num sétimo andar. No que ambos chamam de “paraíso” antes de estalar a primeira guerra mundial.
Organização: Cineclube LuckyStar, em parceria com o Goethe-Institut Preço: associados Lucky Star gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
12 e 19 de julho | 14h30 às 15h30 Visitas Guiadas à Biblioteca De Insula Romana a Biblioteca: Dois Milénios de História
Para grupos O espaço ocupado pelo edifício da BLCS é um dos pontos mais estudados da cidade de Braga, pelo que é possível reconstituir a sua história desde a Fundação de Bracara Augusta (1ª década a.C.), até aos dias de hoje. Venha conhecer um pouco mais desta história, que temos para lhe contar. Duração: 50 min. As visitas destinam-se a grupos, entre os 5 e os 20 elementos, em todas as faixas etárias. Visitas mediante marcação prévia até 2 dias de antecedência, pelo telefone 253 205 970, ou email do Setor Educativo seec@blcs.pt
|