Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - JULHO 2023
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
8 de julho | 15h30 TEMPO DE AUTOR Apresentação do livro "A um Deus do Céu e outros Contos", de MARIA DE FÁTIMA CARDOSO (pseud. Maria Fraterna)
Edições 100 Título (2022) Apresentação a cargo de Manuela Barreto Nunes. Entrada livre.
SINOPSE A obra é composta por dez contos. A sua autora, Maria Fraterna, ostenta uma narrativa que oscila entre o que pode ser a prosa e a poesia, bem como a chave para a descrição de relações de amor efémero, memórias, isolamento e contradições, no seio consistente de um universo físico, onde ressalta a exuberância de um mundo natural pouco visto. De conto em conto o espaço rodopia ao sabor dos trilhos e os desafios da natureza que em concreto se desmistifica: num rio feliz, num mar de ondas gigantes, nas montanhas desmedidas, na incerteza das árvores e das flores silvestres, sem faltar a “explicação dos pássaros”, nem os idílicos miradouros, nem os materiais geológicos e as sentimentais capelas.
15 de julho | 15h30 Apresentação do livro “Coletânea de Autores e escritores do Alto Minho”
LÚCIA RIBEIRO: editora, autora do projeto, organizadora e coautora. Coorganizadora: Maria da Conceição Meira. Entrada livre. SINOPSE A “Coletânea de Autores e Escritores do Alto Minho”, com o subtítulo “Viana por Inteiro” reúne 95 autores e escritores de todos os concelhos, obrigatoriamente com um vínculo ao Alto Minho. “Viana por Inteiro” reúne escritores e autores de Ontem e de Hoje – numa trança de textos poéticos, prosa, drama e/ou telas. Autores com provas dadas, consagrados e/ou contemporâneos, mas também novos talentos que veem assim publicados os seus trabalhos ou excertos dos mesmos, numa obra que espelha o posicionamento do Grupo de Literatura do Centro Cultural do Alto Minho em exercício de funções durante o triénio de 03/2020 a 03/2023, seriamente apostado em viabilizar a publicação de autores emergentes de língua portuguesa, não esquecendo de celebrar os autores de tempos idos, democratizando o acesso ao livro e à cultura. “Pintores” de emoções a rodos, de ficção, de visões do mundo, pensamentos e memórias… num encontro em que uma voz única emerge da multidão: a voz da prosa, da poesia, do drama e da pintura, como atos de divulgação e partilha. Uma obra democrática, eclética, inclusiva e eivada de generosidade… a força motriz do tempo presente, num aceno ao futuro.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
Julho a setembro Bolsa Solidária de Manuais Escolares Usados – BSMEU
12ª edição Uma iniciativa da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva em parceria com a Associação de Funcionários da Universidade do Minho. Apoio: Município de Braga. Público-alvo: alunos que frequentem o ensino escolar do 1º ao 12º ano. Consulte os manuais disponíveis através do site: http://bsmeu.blcs.pt
Inscrições gratuitas até ao dia 10 de julho Projeto Programar o Futuro
O projeto "Programar o futuro", desenvolvido pela SIC Esperança e financiado pela Google.org, consiste num programa de capacitação que pretende formar jovens desempregados e/ou com baixa escolaridade, entre os 18 e os 30 anos, nas áreas da programação, código e robótica. Formulário de inscrição: https://forms.gle/nrF3eFgwJeJeu65d6 Parceiro: Município de Braga Apoio: BLCS
8 de julho | 10h30 11º Aniversário Associação Talentitanto
Com momento musical Entrada livre
11 de julho | 10h00 “Workshop Jogos Populares”
Dinamizado por António Fernandes, Conceição Cruzinha, Idalina Tavares e Glória Ribeiro da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: os jogos tradicionais são parte de um legado intergeracional para preservação da memória e da identidade popular. Objetivo: a atividade consiste no mapeamento e divulgação de dois jogos: o jogo do galo e o jogo das pedrinhas. Tem como finalidade a aceleração do metabolismo cerebral e a interação social. Inscrição gratuita e obrigatória através do email bai@blcs.pt Público-alvo: Público em geral. Duração: 60 minutos. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS. OBS: Esta atividade poderá ser realizada em escola ou instituição, se houver interesse.
11 de junho | 21h30 Celebramos 300 Sessões Ciclo de Cinema Lucky Star | Ciclo Frank Borzage A Hora Suprema de Frank Borzage 1927, EUA (110’)
Chico (Charles Farrell) trabalha nos esgotos de Paris e sonha em ascender a varredor de rua. Um dia, salva Diane (Janet Gaynor), que é obrigada a ganhar a vida como prostituta e é agredida fisicamente pela irmã. A polícia quer prender Diane, portanto Chico finge ser seu marido e mantêm esse casamento de fachada e ela muda-se para o sótão dele, num sétimo andar. No que ambos chamam de “paraíso” antes de estalar a primeira guerra mundial.
Organização: Cineclube LuckyStar, em parceria com o Goethe-Institut Preço: associados Lucky Star gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
12 e 19 de julho | 14h30 às 15h30 Visitas Guiadas à Biblioteca De Insula Romana a Biblioteca: Dois Milénios de História
Para grupos O espaço ocupado pelo edifício da BLCS é um dos pontos mais estudados da cidade de Braga, pelo que é possível reconstituir a sua história desde a Fundação de Bracara Augusta (1ª década a.C.), até aos dias de hoje. Venha conhecer um pouco mais desta história, que temos para lhe contar. Duração: 50 min. As visitas destinam-se a grupos, entre os 5 e os 20 elementos, em todas as faixas etárias. Visitas mediante marcação prévia até 2 dias de antecedência, pelo telefone 253 205 970, ou email do Setor Educativo seec@blcs.pt
12 e 19 de julho | 15h00 “Oficina ENTRE AGULHAS E LINHAS – Artes e Ofícios”
Dinamizada por Idalina Tavares da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A atividade consiste na criação e confeção de peúgas com quatro agulhas; trico e crochê, proporcionando aos participantes a aprendizagem de várias artes e tricotar na vida a esperança em cada dia e a fé no ser humano. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha (podem adquirir junto da dinamizadora); 1 novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. Público-alvo: Público em geral. Duração: 90 minutos. Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
12 de julho | 10h30 | Inscrições completas Ciclo de Contos “Todos somos diferentes”
Com Débora Jardim Jardim Meu amigo é diferente! Dinamizada por Débora Jardim Jardim Muitas coisas acontecem àquele que se abre ao que de único o outro tem. Neste ciclo de contos, as crianças são convidadas a conhecer cinco histórias que trazem um olhar para o outro em todas as suas possibilidades. Encontros, descobertas e amizade que nos levam muito além das nossas diferenças, possibilitando uma maneira de trilharmos juntos o caminho. Em cinco encontros, as histórias serão contadas pela própria autora que mostrará que ao nos colocarmos no lugar do outro, tornamos o mundo um lugar de todos. Sinopse: Esta é a história da amizade de Clara e Carlinhos e o que eles descobrem juntos. “Quem não tem amigos? Há amigos engraçados, tímidos, espertos, esportistas. Amigos de uma época, amigos para sempre... E se você conhecesse um amigo diferente de todos os que já havia encontrado e que lhe mostrasse um mundo que você nem imaginava existir? E, melhor, que você começasse a fazer parte desse mundo? Então conheça Carlinhos e o mundo que ele apresentou para Clara.” Público-alvo: crianças dos 6 aos 8 anos; jovens/adultos com deficiência ou incapacidade. Duração: 60 minutos. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS. OBS.: Esta atividade poderá ser realizada em escola ou instituição, se houver interesse.
12 de julho | 21h30 Performance TRON-CO
Por Joana Teixeira, Lucas Pereira, Zé Pedro Martins Público-alvo: Público em geral. Duração: 25/30min. aprox. Entrada livre.
13 de julho | 10h30-12h30 Telemóveis e sua utilização – formação teórico-prática
Objetivos: - Garantir a alfabetização digital e inclusão para o exercício da cidadania. - Incentivar a participação de pessoas com 50+ nos processos de interação com a família, amigos e sociedade. - Habilitar os cidadãos na utilização autónoma de dispositivos móveis em ambiente online, especificamente o telemóvel do tipo smartphone, ampliando suas possibilidades de comunicação e de relacionamento com a família, amigos, com a comunidade e participação cívica. Metodologia: Sessões de formação teórico-práticas resultando em oito etapas: Duas sessões: 1. Uso e configuração do telemóvel 2. Play Store – Instalação das aplicações (app) 3. Whatsapp – Aplicação de comunicação 4. Gmail – E-mail de acesso ao telemóvel 5. Youtube – Aplicação de Vídeo 6. SNS24 – Funcionalidades Público-alvo: adultos 50+ Requisitos: Possuir uma conta no Gmail (com a respetiva password) e um smartphone N.º mínimo de participantes – 2 ; máximo - 4 Dinamização: Anabela Leonor (BLCS) Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt
13 de julho | 18h00 #16 Ciclo de conferências "Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património" Conferência sobre as “História das Rádios Piratas em Braga”
Com Lima Duarte, Manuela Barros e Casimiro Pereira Moderação a cargo de Rui Ferreira Entrada livre Iniciativa Associação Braga + Organização: BLCS
13 de julho | 18h30-20h30 Oficina Vivencial em Dançaterapia, com Laís Duarte de Moraes
Público-alvo: qualquer pessoa com mais de 18 anos, interessada em expressar-se de forma mais livre com o corpo. Inscrições gratuitas e obrigatórias: https://forms.gle/brpMkXiTSAEuW6NX6 ou por e-mail: laisduartedemoraes.psi@gmail.com Mais informações: https://www.instagram.com/dancasterapeuticasbraga/
13 de julho | 21h30 Celebramos 300 Sessões | Brindamos ao Cineclubismo Ciclo de Cinema Lucky Star Morada de Eva Ângelo 2022, Portugal (86’)
Documentário de Eva Ângelo que, como nos diz a sinopse, é sobre “espectadoras de cinema, de si próprias e de uma cidade cujo retrato se faz da memória e do presente. Porto de uma “história do cinema”, de um lugar, de um país mas também de um mundo em mudança”.
Organização: Cineclube LuckyStar, em parceria com o Goethe-Institut Preço: associados Lucky Star gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
14 de julho | 11h00 | Auditório Conferência "Pesquisas sobre o ensino da leitura e da escrita no Brasil"
Oradora: Francisca Izabel Pereira Maciel (Universidade Federal de Minas Gerais – Brasil) Moderação Lourdes Dionísio (IE |UMinho). Org. programa doutroral em Estudos da Criança do Instituto da Educação da UMinho. Caso pretenda aceder remotamente à sessão, poderá fazê-lo por Zoom: https://us06web.zoom.us/j/86503518809
14 de julho | 21h30 Celebramos 300 Sessões | Brindamos ao Cineclubismo Ciclo de Cinema Lucky Star O Olvido de Heddy Honigmann 2008, Holanda/Alemanha (93’)
A realizadora holandesa Heddy Honigmann regressa a Lima, cidade onde nasceu e viveu até se mudar para a Europa em 1978, para celebrar de forma poética esta esquecida cidade e os seus habitantes. Este filme que lá realizou, mostra-nos o enorme contraste entre a pobreza e riqueza, e a forma como o povo sobreviveu a décadas de crise económica, negação dos direitos dos trabalhadores, terrorismo e corrupção política.
Organização: Cineclube LuckyStar, em parceria com o Goethe-Institut Preço: associados Lucky Star gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
ATIVIDADES INFANTIS E JUVENIS
Terças-feiras, às 14h30 Sessões de cinema infantil
Para grupos a partir de 10 elementos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt
10 de julho | 10h00 Poesia de parede - Oficina de escrita
Existe poesia nas paredes dos edifícios da cidade. Muitas vezes deparamo-nos com achados, inscrições, inesperados, cheios de poesia, escritos ou desenhados em paredes brancas, cheias de luz, em lugares próximos de nós, mas quase esquecidos. Saibamos parar para observar por um minuto. Basta olhar, contemplar e dar vida a uma linguagem visual em potência. Metodologia: Durante os primeiros 45 min. será feito um percurso nas ruas próximas da Biblioteca, para observação e recolha de palavras inscritas em paredes de edifícios; nos 45 min. seguintes, já na Biblioteca, será feito um exercício de construção de um textos poéticos individuais ou coletivos. Dinamização: Aida Alves (BLCS) Público-alvo: crianças dos 8 aos 12 anos. Número mínimo 10 crianças; máximo 25. Participação gratuita sujeita a marcação prévia pelo telefone 253 205 977 ou email seec@blcs.pt.
10 de julho | 14h30 Quem conta um conto… Oficina criativa
Neste workshop, seguindo uma abordagem simultaneamente pedagógica e divertida, confrontamos e exploramos o potencial criativo de cada criança. Jogos de palavras, trechos, frases, construção de banda desenhada, de imagens e cenários a partir de um conto, de uma notícia ou de uma peça de teatro. Oficina grupal para todas as idades. Dinamização: Raquel Marinho. Destinatários: crianças dos 6 aos 12 anos. N.º mínimo de participantes: 8 ; máximo: 20. Duração: 90 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
11, 18 e 25 de julho | 15h00 Crochê não é só p’ra cotas! – Oficina de crochê
Dinamização: Inês Natividade (Facilitadora) Público-alvo: jovens a partir dos 12 anos Duração: 90 minutos. N.º máximo de participantes: 10. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs. : Cada participante deve trazer agulhas e linhas de crochê.
12 de junho | 10h30 Pequenos artistas colorindo julho - oficina de expressão plástica
Sinopse: No verão, já venho com as cores na mão! Vem celebrar o calor e as férias com cores vivas e muita criatividade! Esta oficina tem como objetivo trabalhar a literacia artística, estimulando a criatividade dos mais pequenos através da criação plástica em que as crianças poderão explorar várias técnicas e materiais. Dinamização: Isolina Silva (voluntária da leitura). Público-alvo: Crianças dos 6 aos 10 anos. Duração: 60 minutos . Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
12 de julho | 10h00 | Quinta Pedagógica de Braga Aventuras UAU da Biblioteca – BLCS fora de portas… na Quinta
Sinopse: Admiração, Alegria; Aplauso, Conhecimento, Contentamento, Espanto, Satisfação, Surpresa… no interior e ao ar livre, na realidade e/ou na simulação, animador, educador e crianças/Jovens, constroem uma relação… Sim, em prol dos valores, Ambiente, Ser Humano, Saúde, e recorrendo a diferentes metodologias, contextos e diferentes recursos. Canções, desafios, descobertas, histórias, jogos…. Uau!! Dinamização: José Duarte (voluntário da leitura) Público-alvo: Crianças dos 6 aos 12 anos. Duração: 60 minutos. Inscrição gratuita prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email seec@blcs.pt ou por telefone 253 205 977.
12, 19, 26 de julho; 9, 16, 23, 30 de agosto; 6 de setembro | 15h00 -15h50 Iniciação a aulas de guitarra
Duração: 50 min. Requisito (recomendado): trazer uma guitarra (clássica ou elétrica). Público-alvo: jovens dos 12 aos 16 anos. Facilitador: Pedro Melo (Músico). Custo mensal: 20€ (total das 8 sessões 80€). + Informações no Setor Educativo da BLCS. Tel. 253 205 970; email seec@blcs.pt.
13, 20 e 27 de julho | 10h30 A magia do “Era uma vez...”
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamizada por Ivone da Paz Soares. Público-alvo: Crianças dos 3 aos 13 anos. Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs. A atividade poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse
13 de julho | 14h00 Toca as palavras e sente, agita as asas da mente
Sinopse: Oficina de leitura e psicologia das emoções através da obra “A árvore generosa” da autoria de Shel Silver De forma lúdica mas reflexiva, procura-se explorar, numa perspetiva psicológica e emocional, competências de identificação, transmissão e auto identificação das emoções a partir da obra em causa. Os participantes terão também a possibilidade de recontar a história, quer através da escrita ou do desenho, à luz das suas próprias emoções e da mensagem que gostassem de ver transmitida aos outros. Dinamização: Sandra Rodrigues (Psicóloga / BLCS). Destinatários : Crianças dos 8 aos 12 anos. Duração: 60 mim. Inscrição gratuita prévia e obrigatória com dois dias úteis de antecedência através do e-mail seec@blcs.pt ou pelo telefone 253 205 977.
15 de julho | 10h30 Projeto “Era uma vez… com ciência”: as algas vermelhas comem-se? – Teatro de fantoches + Atividade laboratorial
Sinopse: A partir do conto “O livro mágico dos oceanos”, da autoria dos Alunos da Escola Profissional Europeia, seguido de atividade experimental, as crianças terão a experiência de comer o que o mar nos dá, trabalhando as literacias do oceano, da leitura e da ciência, num momento de descoberta incrível! Dinamização: Sofia Damiana Jesus (Professora de Ciências Naturais). Destinatários: crianças dos 4 aos 6 anos. N.º mínimo de participantes: 10 ; máximo: 20. Duração: 90 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
15 de julho | 16h30 | Quinta Pedagógica de Braga BLCS fora de portas…na Quinta Mari Popó e suas peripécias conta… “Lola na Quinta”, de Ilse Loodts
Atividade integrada no Festival de Verão na Quinta Pedagógica de Braga Sinopse: “ Hoje é dia de festa na quinta e para começar o dia com alegria, Lola na Quinta! – Sabem o que acabei de ouvir? –– A Lola vem visitar-nos! E adivinhem com quem é que ela vai ficar? Mas qual deles é que Lola vai escolher? Vem assistir nesta aventura pela quinta e descobrir mais sobre esta linda e especial história…” Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e Artes Performativas) Público-alvo: Famílias com crianças a partir dos 3 anos
Até 8 de julho | Sala de Exposições Exposição de trabalhos "Monstro das Cores", realizados pelos alunos da ASSOCIAÇÃO BOGALHA
7 a 28 de julho | Corredor Central R/c Exposição Documental, bibliográfica e tecnológica “História das Rádios Piratas em Braga”
Iniciativa Associação Braga + Entrada livre.
11 a 31 de julho | Sala de Exposições Exposição coletiva “Impressões”, de ANALU CARVALHO e MARCELLUS MACHADO
Inauguração 11 de julho às 18h00. Entrada livre.
|