Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - JUNHO 2023
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
28 de junho | 18h30-19h30 Última quarta feira de cada mês Clube AGUSTINA -Centenário de Agustina Bessa-Luís Obra do mês: Prazer e Glória.
Dinamização: António Ferreira Público-alvo: jovens a partir dos 16 anos e adultos Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência).
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
27 de junho | 14h30 HORA DO CONTO PERMANENTE PARA SENIORES Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura) Destinatários: idosos de todas as idades Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt Obs.:Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
27 de junho | 21h30 Ciclo de Cinema Lucky Star Peregrinação Exemplar de Robert Bresson 1966, França/Suécia (95’)
Uma fábula construída em torno de um burro que vagueia de dono em dono. O cinema de Bresson estava, por esta altura, no máximo do seu despojamento, num misto de simplicidade e gravidade formais. As deambulações do burro, Balthazar, exprimem uma figura capital no universo do cineasta, o acaso. Através dos seus sucessivos donos, é a Humanidade que Bresson encena. (Cinemateca Portuguesa) Organização: Cineclube LuckyStar, em parceria com o Goethe-Institut Preço: associados Lucky Star gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
28 de junho | 17h30 – 19h30 Ciclo Conferência - Diálogos com a Democracia #6 Do Lápis azul à auto-censura- Os caminhos do jornalismo"
Oradores. jornalistas César Príncipe, Jorge Cruz e Manuel Pinto. Org. Comissão promotora de homenagem aos Democratas do Distrito de Braga. Entrada livre.
2ª a 6ª feira, em datas a agendar | 14h30 às 15h30 Visitas Guiadas à Biblioteca
Para grupos De Insula Romana a Biblioteca: Dois Milénios de História. O espaço ocupado pelo edifício da BLCS é um dos pontos mais estudados da cidade de Braga, pelo que é possível reconstituir a sua história desde a Fundação de Bracara Augusta (1ª década a.C.), até aos dias de hoje. Venha conhecer um pouco mais desta história, que temos para lhe contar. Duração: 50 min. As visitas destinam-se a grupos, entre os 5 e os 20 elementos, em todas as faixas etárias. Visitas mediante marcação pelo telefone 253 205 970.
2.ª a .6ª feira | 09h00-14h00 Consultório de leituras: livros que vão ao seu encontro
A BLCS disponibiliza um serviço para que possa receber orientações para leituras que vão ao encontro dos seus gostos ou necessidades. Para o efeito, poderá ligar para o número 253 205 978 ou escrever para o endereço sandra.rodrigues@blcs.pt, a fim de agendar um atendimento presencial ou telefónico. Será atendido pela psicóloga Sandra Rodrigues (BLCS), que procurará conhecer os seus gostos literários e o objetivo que pretende alcançar com as suas leituras, de modo a dar-lhe sugestões de leitura, que possam ser trabalhadas.
Assessoria e sessões de biblioterapia BLCS para a inclusão de trabalhadores com deficiência ou necessidades especiais em empresas
O que um especialista em deficiência, acessibilidade e biblioterapia pode fazer pela minha empresa? O especialista, o assessor e o biblioterapeuta pode ajudá-lo na contratação e na inclusão de trabalhadores com deficiência ou necessidades especiais, através do desenvolvimento de vários aspetos. Esta atividade desenvolver-se-á em continuidade e de acordo com a solicitação de cada empresa. Dinamização: Sandra Estêvão Rodrigues. Mais informações e inscrições: sandra.rodrigues@blcs.pt.
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Terças-feiras, às 14h30 Sessões de cinema infantil
Para grupos a partir de 10 elementos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamizada por Ivone da Paz Soares. Público-alvo: Crianças dos 3 aos 13 anos. Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs. A atividade poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse
Atividade para escolas – Datas a definir Vitamina L – A Biblioterapia levada às escolas
Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora (Sandra Estêvão Rodrigues) Local / Formato: presencial nas escolas (nos casos em que a escola assegure o transporte da dinamizadora) ou virtual, através da plataforma Zoom Dinamização: Sandra Estêvão Rodrigues (BLCS) Duração: três sessões de 50 min. Cada Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt
Até 29 de junho | Sala de Exposições Comunicação Inquietante - Exposição de Irina Marques
SINOPSE A exposição "Comunicação Inquietante" abarca todos os discursos e narrativas que contamos a nós próprios na construção do nosso ser. Uma jornada pela profundidade do conhecimento humano, onde sentimentos e racionalidade tentam interagir. As obras abordam temas ligados à psicologia, filosofia, sociologia e comportamentos sociais. O seu foco é a comunicação interior e exterior do ser humano e como ambas se relacionam. A estas narrativas, o espectador é convidado a complementar com as suas. Entrada livre.
Até 30 de junho | Corredor Central R/c Exposição bibliográfica, fotográfica e documental de e sobre Altino do Tojal (1939 - 2018)
No âmbito do Ciclo de conferências "Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património" Parceria: Biblioteca Pública de Braga Entrada livre
Até 30 de junho | Corredor Central R/c Exposição São João de Braga na Filatelia
A filatelia em Braga era muito tímida e limitava-se a alguns "ajuntadores de selos" que, sob a égide de João Machado, se iam reunindo no Clube de Pesca Desportiva, na rua dos Chãos, que havia pouco tempo criara a sua Secção Filatélica, onde promovia pequenas exposições.
|