Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - MAIO 2023
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
23 e 24 de maio | 10h30 - 12h30 Eu sou Digital – Sessões de capacitação digital de Adultos I e II (sessões sequenciais e indissociáveis )
Numa época em que tanto se fala de transformação digital, é fundamental que todos os portugueses sejam capazes de acompanhar esta mudança e tirar partido das suas vantagens. É neste âmbito que a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva se associou ao Programa EUSOUDIGITAL – um programa de capacitação digital de adultos. O USOUDIGITAL é um Programa que visa ensinar adultos que nunca tiveram contacto com a internet de uma forma simples, gratuita e ao ritmo de cada um. Com a ajuda de milhares de Voluntários, apoiados em Centros em todo o País, o Programa está a ajudar milhares de portugueses a dar os primeiros passos na internet e a criar uma geração de novos digitais. O EUSOUDIGITAL tem como grande objetivo tornar mais fácil e acessível a vida dos cidadãos ajudando-os no acesso a ferramentas digitais essenciais como o email, pesquisas e registos na internet, o contacto através de uma rede social e noções elementares de segurança e privacidade. Público-alvo: adultos 50+ N.º mínimo de participantes – 2 ; máximo - 4. Dinamização: Anabela Leonor (BLCS). Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência).
23 e 30 de maio I 14h30 HORA DO CONTO PERMANENTE PARA SENIORES Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura) Destinatários: idosos de todas as idades Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt Obs.:Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
23 maio | 15h00 “Oficina de pintura - A bailarina de Miró”
Dinamizada por Ana Sofia Maia (Conversas entre Famílias) Sinopse: entraremos no mundo imaginário do pintor Joan Miró (1893-1983), um dos mais conhecidos pintores da corrente artística Surrealismo. Adorava pintar em tudo o que encontrava, areia, paredes, trabalhou em pinturas-mural e posteriormente concebeu a sua mais conhecida obra: Números e Constelações em amor com uma mulher. Algumas das suas obras revelam grande espontaneidade, enquanto em outras se percebe a técnica feita com muito cuidado... Os participantes entrarão no mundo do pintor através de um vídeo e PowerPoint, posteriormente irão elaborar uma das obras mais conhecidas do artista com diferentes tipos de materiais. Público-alvo: jovens/adultos com deficiência ou incapacidade. Número máximo de participantes: 15 participantes. Duração: 75 minutos. Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt . Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
23 de maio | 21h30 Ciclo de Cinema Lucky Star Fuga de Laos, Werner Herzog 1997, Alemanha/Reino Unido/França (80’)
Dieter Dengler serviu como piloto na guerra do Vietname, até ser capturado durante uma missão e feito prisioneiro de guerra pelo Pathet Lao em Laos e entregue ao exército do Vietname do Norte. Depois de ser torturado e esfomeado no campo, conseguiu fugir e foi encontrado pela força aérea americana. Em 1997, Werner Herzog encontrou-se com Dengler e foi com ele até Laos e à Tailândia onde recriaram as suas experiências trinta anos passados.
Organização: Cineclube LuckyStar, em parceria com o Goethe-Institut Preço: associados Lucky Star gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
24 de maio | 15h00 “Oficina ENTRE AGULHAS E LINHAS – Artes e Ofícios”
Dinamizada por Idalina Tavares da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A atividade consiste na criação e confeção de peúgas com quatro agulhas; trico e crochê, proporcionando aos participantes a aprendizagem de várias artes e tricotar na vida a esperança em cada dia e a fé no ser humano. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha (podem adquirir junto da dinamizadora); 1 novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. Público-alvo: Público em geral. Duração: 90 minutos. Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
24 de maio | 14h30 | Centro Escolar da Naia AE Maximinos Ação de sensibilização - Orientação e mobilidade – O que é e para que serve?
Objetivos: abordar a importância da bengala no processo de independência e autonomia das pessoas cegas. Técnicas de utilização da bengala e técnicas de guia. Dinamização: Docentes de Educação Especial do grupo 930 do Agrupamento de Escolas de Maximinos. Público-alvo: Grupo, turma e/ou Comunidade Org.:Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
24 de maio | 18h30 Oficina Vivencial em Dançaterapia
Está à procura de uma maneira de conectar-se consigo mesmo e liberar a tensão do dia a dia? Junte-se à nossa oficina de dançaterapia! Nessa Oficina única, irá experimentar de forma prática, dinâmica e criativa mover-se de forma mais livre, alcançando um novo nível de autoconhecimento e de bem-estar. Um corpo que dança é poderoso, portanto não perca essa oportunidade de explorar as potencialidades que essa oficina pode proporcionar-te. Não é necessário ter experiência em dança, apenas um desejo de explorar a sua conexão entre o corpo e a mente. Não perca mais tempo, inscreva-se e venha começar a dançar a vida! Benefícios: Aumento do vocabulário do movimento; Estímulo ao bem-estar e ao autoconhecimento; Estímulo à criatividade ; Estímulo ao aumento da autoestima e da valorização pessoal. Público-alvo: qualquer pessoa com mais de 18 anos, interessada em expressar-se de forma mais livre com o corpo Facilitadora: Laís Duarte de Moraes Psicóloga Jr. (OPP - 130351) e Dançaterapeuta em formação (Método Maria Fux - Centro Internacional em dançaterapia). Número mínimo de inscritos: 4. Número máximo: 12. Inscrições gratuitas e obrigatórias: https://forms.gle/brpMkXiTSAEuW6NX6 ou por e-mail: laisduartedemoraes.psi@gmail.com Mais informações: https://www.instagram.com/dancasterapeuticasbraga/
25 de maio | 10h00 Ciclo de Oficinas PINTURA EXPERIMENTA por Adriana Henriques
“Oficina 4: A NOSSA FAMÍLIA” Sinopse: Vamos desenhar e colorir a “Nossa Família”, cada imagem é representada individualmente com os respetivos pormenores que foram utilizados para o exercício plástico “A NOSSA FAMÍLIA”. No suporte, em papel de cenário vamos criar uma composição coletiva, tendo como objetivo identificar o lugar da família nas respetivas pinturas ou desenhos. Duração: 60 minutos. Público-alvo: qualquer pessoa jovem/adulto com gosto e interesse pelo tema. Nº Máx. de participantes: 12 pessoas (os grupos podem variar de sessão para sessão). Inscrição gratuita e obrigatória através do email bai@blcs.pt . Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.
25 de maio | 17h30 Ciclo Conferência - Diálogos com a Democracia #5 "A Constituição que temos. A Constituição que não lemos.”
Oradores: Jorge Miranda (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e Pedro Bacelar Vasconcelos (Escola de Direito da Universidade do Minho) e Wladimir Brito (Escola de Direito da Universidade do Minho). Org. Comissão promotora de homenagem aos Democratas do Distrito de Braga Entrada livre.
25 de maio | 21h30 Conversas do PSI para SI O stress e as doenças causadas pelo trabalho
José Luís Gomes (psicólogo e psicoterapeuta) e Raquel Varela (Historiadora, Investigadora e Professora Universitária, participação online). Entrada livre.
26 de maio | 18h00 Iniciativa em torno do livro "Eles têm o direito de saber- páginas da luta clandestina", de Jaime Serra
Edições Avante!, 1997 Org.: Juventude Comunista Portuguesa Entrada livre
2ª a 6ª feira, em datas a agendar | 14h30 às 15h30 Visitas Guiadas à Biblioteca
Para grupos De Insula Romana a Biblioteca: Dois Milénios de História. O espaço ocupado pelo edifício da BLCS é um dos pontos mais estudados da cidade de Braga, pelo que é possível reconstituir a sua história desde a Fundação de Bracara Augusta (1ª década a.C.), até aos dias de hoje. Venha conhecer um pouco mais desta história, que temos para lhe contar. Duração: 50 min. As visitas destinam-se a grupos, entre os 5 e os 20 elementos, em todas as faixas etárias. Visitas mediante marcação pelo telefone 253 205 970.
2.ª a .6ª feira | 09h00-14h00 Consultório de leituras: livros que vão ao seu encontro
A BLCS disponibiliza um serviço para que possa receber orientações para leituras que vão ao encontro dos seus gostos ou necessidades. Para o efeito, poderá ligar para o número 253 205 978 ou escrever para o endereço sandra.rodrigues@blcs.pt, a fim de agendar um atendimento presencial ou telefónico. Será atendido pela psicóloga Sandra Rodrigues (BLCS), que procurará conhecer os seus gostos literários e o objetivo que pretende alcançar com as suas leituras, de modo a dar-lhe sugestões de leitura, que possam ser trabalhadas.
|