Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - MAIO 2023
Até 27 de maio | Sala de Exposições Exposição 35 Anos de Arte e Cultura, de Rosa Vaz
Nesta Exposição na BLCS, comemorativa da sua vida literária e cultural, ROSA VAZ trará até nós uma retrospetiva da sua obra, com núcleos de obras de um percurso de 35 anos. Apoio: Município de Braga Org. BLCS Entrada livre.
13 a 20 de maio | Corredor Central R/c DIA DAS LETRAS GALEGAS 2023 Exposição “Camiñando con Ramón Sanfiz coñecemos a Francisco Fernández del Riego”
Inauguração a 13 de maio, pelas 11h00 Exposição elaborada pelo IES Castela de Vigo e a Secretaría Xeral de Política Lingüística da Xunta da Galiza. Inauguração da exposição “Camiñando con Ramón Sanfiz coñecemos a Francisco Fernández del Riego” elaborada pelo IES Castela de Vigo e a Secretaría Xeral de Política Lingüística da Xunta da Galiza. O ato contará com uma apresentação da vida e obra do autor homenageado, Francisco Fernández del Riego, a cargo do Centro de Estudos Galegos da UMinho e a apresentação do documentário "Inês, aquilo que nos une" realizado pela cantante MJ Pérez sobre o mito de Inês de Castro. Encerraremos a sessão com momentos musicais a cargo da MJ Pérez e de membros do Grupo Canto D’Aqui. Entrada livre.
17 a 20 de maio | Hall Braga Romana 2023
Exposição documental Literatura Latina e filósofos da Roma Antiga. Entrada livre.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
12 de maio | 21h00 TEMPO DE AUTOR Apresentação do romance "Três mães: um destino"
De ANA ANTUNES. Editorial Novembro, 2023. Entrada livre. SINOPSE Diana, Fátima e Margarida, três mulheres ligadas por um destino marcado pela dor, pelo sofrimento e por inúmeros dramas sociais, mas também e, essencialmente, pela ternura, pelo Amor e por um imenso espírito de união familiar que faz acreditar que a família faz tudo valer a pena e que ser mãe é descobrir que o coração é um espaço infinito. Três histórias que convergem para um final inesperado e surpreendente. Aurora Araújo A AUTORA Ana Antunes é licenciada e exerce a profissão de professora em Braga. Publicou cinco livros. Três de poesia: “Sentimentos em Poesia” (2012); “Elogio à Vida” (2013) e “Corações em Silêncio” (2014) e dois romances: “Crisálida” (2016) e “Rosas, Sonhos e Ilusões” (2021). Participou numa Colectânea de poesia: “Palavras de Cristal II” (2014), numa Antologia de Poesia e texto Poético “Enigmas” (2015), numa Antologia de poesia e texto “Premium III” (no Brasil como convidada) (2015) e no livro “Ser Mulher”(2015). Em 2017 ganhou o 1º prémio na vertente Crónica e o 3º prémio na vertente Poesia, no concurso Literário/2017 “Professor Mário Clímaco”, organizado pela Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova – “ALEPON”. Em 2018 ganhou o 3º prémio na vertente Poesia e uma menção honrosa na vertente Crónica, no concurso Literário/2018 “Professor Mário Clímaco”, organizado pela Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova – “ALEPON”. Em 2019 ficou em 5º lugar no 2ºConcurso Internacional Doces Poemas, promovido pela Revista Inversos (Revista Digital de Literatura Brasileira). Em 2020 foi selecionada com um poema, para o 4º concurso da Revista Ser Esta (revista Brasileira) – Concurso internacional. Em 2021 teve um texto selecionado no 7º Concurso Internacional da Revista SERESTA (Revista brasileira), sobre a vida e obra de Cecília Meireles.
13 de maio | 15h30 Apresentação do livro "Poemas de Calções"
De Lídia Borges. Apresentação a cargo de Fabíola Lopes. Edição Morfema Edições. Entrada livre.
15 de maio | 18h00 Apresentação do livro “O Desbravar de Caminhos”
De VASCO PAIVA. Editora Lápis de Memórias, 2023. Apresentação a cargo de Manuel Carlos Silva (professor catedrático aposentado, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e de Fernando Oliveira Baptista, professor catedrático aposentado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Entrada livre. SINOPSE Após o 25 de Abril de 1974, os ventos da liberdade e da democracia também chegaram aos campos e às montanhas. Saudados com alegria em muitos locais, defrontaram, porém, forças e resistências reacionárias que queriam perpetuar o seu poder. O AUTOR Vasco Paiva, natural da Senhora da Hora, Matosinhos, Engenheiro Florestal, participou ativamente na luta antifascista. Foi dirigente associativo no Movimento Juvenil de Ajuda Fraterna (MOJAF), na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e no Movimento da Juventude Trabalhadora (MJT). Membro do PCP desde 1969, passou à clandestinidade como funcionário em 1972, mantendo-se nessas funções até 1994.Quer antes quer depois da revolução, participou em diversos organismos dirigentes do PCP, tendo sido membro do Comité Central (CC) de 1976 a 2000, de diversas Direções Regionais, do Conselho Nacional e da Comissão Executiva. Acompanhou as lutas dos povos dos baldios e dos agricultores a partir 1973, tendo sido membro da Comissão Junto do CC do PCP para os Pequenos e Médios Agricultores até 1988. Enquanto Engenheiro Florestal, trabalhou como técnico de análise de projetos e, a partir de 2000, especialista na produção de plantas em viveiro em Portugal e em Moçambique. Foi Assistente convidado, por diversas vezes, na Escola Superior Agrária/Instituto Politécnico de Coimbra. Publicou "Na outra margem do tempo" (edição Campo das Letras, 2006), "Crónicas de um Tempo Novo" (edição Lápis de Memórias, 2014). Tem colaboração dispersa por várias publicações científicas, técnicas e literárias. Fonte da sinopse e biografia: www.almedina.net
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
16 de maio | 10h00 | Inscrições completas “Workshop Jogos Populares”
Dinamização a cargo de António Fernandes e Conceição Cruzinha da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga. Sinopse: os jogos tradicionais são parte de um legado intergeracional para preservação da memória e da identidade popular. Objetivo: a atividade consiste no mapeamento e divulgação de dois jogos: o jogo do galo e o jogo das pedrinhas. Tem como finalidade a aceleração do metabolismo cerebral e a interação social. Público alvo: Público em geral. Duração: 60 minutos. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
16, 23 e 30 de maio I 14h30 HORA DO CONTO PERMANENTE PARA SENIORES Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura) Destinatários: idosos de todas as idades Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt Obs.:Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
|