Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - MAIO 2023
6 a 27 de maio | Sala de Exposições Exposição 35 Anos de Arte e Cultura, de Rosa Vaz
Inauguração 6 de maio às 16h30 Nesta Exposição na BLCS, comemorativa da sua vida literária e cultural, ROSA VAZ trará até nós uma retrospetiva da sua obra, com núcleos de obras de um percurso de 35 anos. Apoio: Município de Braga Org. BLCS Entrada livre.
13 a 20 de maio | Corredor Central R/c DIA DAS LETRAS GALEGAS 2023 Exposição “Camiñando con Ramón Sanfiz coñecemos a Francisco Fernández del Riego”
Inauguração a 13 de maio, pelas 11h00 Exposição elaborada pelo IES Castela de Vigo e a Secretaría Xeral de Política Lingüística da Xunta da Galiza. Inauguração da exposição “Camiñando con Ramón Sanfiz coñecemos a Francisco Fernández del Riego” elaborada pelo IES Castela de Vigo e a Secretaría Xeral de Política Lingüística da Xunta da Galiza. O ato contará com uma apresentação da vida e obra do autor homenageado, Francisco Fernández del Riego, a cargo do Centro de Estudos Galegos da UMinho e a apresentação do documentário "Inês, aquilo que nos une" realizado pela cantante MJ Pérez sobre o mito de Inês de Castro. Encerraremos a sessão com momentos musicais a cargo da MJ Pérez e de membros do Grupo Canto D’Aqui. Entrada livre.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
6 de maio | 15h30 TEMPO DE AUTOR Apresentação do livro "Quem sai aos seus é dos meus"
De PINTO DE MATOS. A sessão contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. Apresentação a cargo de José Moreira da Silva (Linguista, Escritor e Editor). Edição Morfema Edições. SINOPSE Uma narradora, mulher, mãe, avó, expõe situações da sua vida, relações com e entre personagens, relevando emoções e sentimentos que cimentam vínculos interpessoais. Um livro para ler nos calmos dias primaveris. O AUTOR José António Pinto de Matos nasceu em Lamaçães, Braga. É licenciado em ensino, pós-graduado em administração escolar e mestre em ciências da educação. Obra publicada: Poesia Restelada (1978) | Arestas na Chama (1980) | Canto no Silêncio (1980) | (coletâneas poéticas) | Crónica Escreviver a Escola (2014) | Ficção A Conversão dum Diabo (2012), novela | Estórias dum diabrete (2013), novela | Doce Parvónia (2015), romance | Paixões Desvairadas (2017), contos | Quem sai aos seus é dos meus (2023)
11 de maio | 18h00 TEMPO DE AUTOR Apresentação do livro "A Purga da Virulência"
De SUSANA TRAILA. Apresentação a cargo de Américo Afonso (Universidade do Porto). Edições Primeiro Capítulo (2022).
SINOPSE Este livro relata as inquietações comuns a pessoas incomuns. Relata os desassossegos – reflexões do quotidiano, partilhadas online, nas redes sociais, durante a pandemia de COVID-19. Reflexões inspiradas e alicerçadas pela consulta de bibliografia e webgrafia, versando tópicos como a saúde, a espiritualidade, o amor, as relações, a guerra, o sofrimento, o sentido da vida e a morte. Com o intuito de purgar, eliminar o prejudicial, aliviar a saúde mental da violência dos dias produzida pelo vírus SARS-CoV-2, mas também da virulência em que o agente patogénico é o próprio Homem, pelos seus traços de carácter. Em cada tema, uma ilustração antecede o texto e juntos buscam uma completitude só alcançada pela reflexão do próprio leitor na busca do conhecimento. Trata-se assim de um livro aberto, que surgiu por geração espontânea; por isso, o epílogo, o seu desfecho, será escrito pela individualidade de cada leitor na realidade dos dias comuns. A AUTORA Susana Traila nasceu em Vila Nova de Famalicão em 1976. Tem como alma mater a Universidade do Porto, onde concluiu, em 2000, pela Faculdade de Medicina Dentária, o curso de licenciatura pré-Bolonha em medicina dentária; e em 2008, o curso de pós-graduação em acupuntura pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Sociedade Portuguesa Médica de Acupuntura. Acredita que o nosso bem-estar integra a harmonia entre as várias dimensões existenciais: física, mental, emocional, social e espiritual, que se enlaçam. Por isso, e enquanto amante da aprendizagem, busca a dinâmica de complementaridade de conhecimentos e a sua praticidade. Estuda-se a si própria, em consciência, desde que se reconhece enquanto ser pensante, e há mais de 20 anos aprende sobre Terapias Não Convencionais; possui formação profissional em Oncologia, Introdução à Investigação em Oncologia, Especialização em Qualidade e Certificação, Formação Pedagógica de Formadores, Curso de Tanatologia e Morte com o Professor Doutor Pinto da Costa, Curso Intensivo de Coaching Psicológico; e formações contínuas tais como: Meditation Teacher, Writing in the Sciences, Health Concepts in Chinese Medicine, Integrative Therapies and Healing Practices, Positive Psychology, Spiritual Life Coaching, Improving Global Health, Existential Well-Being Counselling, The Science of Happiness, Health Coaching for PatientCare, Inclusive Leadership, Leaders ofLearning, Melhoria de Processos de Negócio: Lean Health care Operations – Kaizen, Redacção Científica para Investigadores Séniores, Suporte Básico de Vida, Bioethics, Psicologia, Mindfulness; e sente que é nas minudências do quotidiano que mais aprende. Entrada livre.
12 de maio | 21h00 TEMPO DE AUTOR Apresentação do romance "Três mães: um destino"
De ANA ANTUNES. Editorial Novembro, 2023. Entrada livre. SINOPSE Diana, Fátima e Margarida, três mulheres ligadas por um destino marcado pela dor, pelo sofrimento e por inúmeros dramas sociais, mas também e, essencialmente, pela ternura, pelo Amor e por um imenso espírito de união familiar que faz acreditar que a família faz tudo valer a pena e que ser mãe é descobrir que o coração é um espaço infinito. Três histórias que convergem para um final inesperado e surpreendente. Aurora Araújo A AUTORA Ana Antunes é licenciada e exerce a profissão de professora em Braga. Publicou cinco livros. Três de poesia: “Sentimentos em Poesia” (2012); “Elogio à Vida” (2013) e “Corações em Silêncio” (2014) e dois romances: “Crisálida” (2016) e “Rosas, Sonhos e Ilusões” (2021). Participou numa Colectânea de poesia: “Palavras de Cristal II” (2014), numa Antologia de Poesia e texto Poético “Enigmas” (2015), numa Antologia de poesia e texto “Premium III” (no Brasil como convidada) (2015) e no livro “Ser Mulher”(2015). Em 2017 ganhou o 1º prémio na vertente Crónica e o 3º prémio na vertente Poesia, no concurso Literário/2017 “Professor Mário Clímaco”, organizado pela Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova – “ALEPON”. Em 2018 ganhou o 3º prémio na vertente Poesia e uma menção honrosa na vertente Crónica, no concurso Literário/2018 “Professor Mário Clímaco”, organizado pela Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova – “ALEPON”. Em 2019 ficou em 5º lugar no 2ºConcurso Internacional Doces Poemas, promovido pela Revista Inversos (Revista Digital de Literatura Brasileira). Em 2020 foi selecionada com um poema, para o 4º concurso da Revista Ser Esta (revista Brasileira) – Concurso internacional. Em 2021 teve um texto selecionado no 7º Concurso Internacional da Revista SERESTA (Revista brasileira), sobre a vida e obra de Cecília Meireles.
13 de maio | 15h30 Apresentação do livro "Poemas de Calções"
De Lídia Borges. Apresentação a cargo de Fabíola Lopes. Edição Morfema Edições. Entrada livre.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
9, 16, 23 e 30 de maio I 14h30 HORA DO CONTO PERMANENTE PARA SENIORES Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura) Destinatários: idosos de todas as idades Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt Obs.:Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
9 de maio | 21h30 Ciclo de Cinema Lucky Star Fitzcarraldo de Werner Herzog 1982, RDA/Peru (158’)
Brian Sweeney Fitzgerald vive em Iquitos, pequena cidade no Peru perdida entre os Andes e o rio Amazonas que começa a crescer com a exploração e extracção de látex das seringueiras e a produção de borracha. Obcecado em construir uma ópera na região, consegue autorização do governo peruano para explorar e comercializar borracha num local inacessível na bacia do Amazonas que considera ideal para erguer o seu monumento. Organização: Cineclube LuckyStar, em parceria com o Goethe-Institut Preço: associados Lucky Star gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
|