Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - MAIO 2023
JOSÉ ANTÓNIO PINTO DE MATOS - AUTOR EM DESTAQUE
José António Pinto de Matos nasceu em Lamaçães, Braga. É licenciado em ensino, pós-graduado em administração escolar e mestre em ciências da educação. Obra publicada: Poesia - Restelada (1978) | Arestas na Chama (1980) | Canto no Silêncio (1980) | (coletâneas poéticas) | Crónica | Escreviver a Escola (2014) . Ficção - A Conversão dum Diabo (2012), novela | Estórias dum diabrete (2013), novela | Doce Parvónia (2015), romance | Paixões Desvairadas (2017), contos | Quem sai aos seus é dos meus (2023)
"Quando acabou a noite, fixei longamente uma flor esquecida num solitário. A água era um pequeno aquário e a flor pendia com a sua corola absorta. Algumas pétalas espalhavam-se sobre a mesa das fotografias. Sentei-me a ver pensamentos quando olhava os mortos. As flores caídas em volta. A imagem não respirava o presságio nem eu sentia emoção ou vislumbrava fulgurações. Era uma paz em casa, apenas aquele instante."
In "O Primeiro Poema", da obra "Bons Desejos". Húmus, 2022
Até 3 de maio | Sala de Exposições Exposição sobre o fundo editorial da Livraria Cruz.
Iniciativa da “Braga + e Angels Formula (alfarrabista)” No âmbito do ciclo "Abril: os livros fazem a força". Entrada livre.
6 a 27 de maio | Sala de Exposições Exposição 35 Anos de Arte e Cultura, de Rosa Vaz
Inauguração 6 de maio às 16h30 Nesta Exposição na BLCS, comemorativa da sua vida literária e cultural, ROSA VAZ trará até nós uma retrospetiva da sua obra, com núcleos de obras de um percurso de 35 anos. Apoio: Município de Braga Org. BLCS Entrada livre.
13 a 20 de maio | Corredor Central R/c DIA DAS LETRAS GALEGAS 2023 Exposição “Camiñando con Ramón Sanfiz coñecemos a Francisco Fernández del Riego”
Inauguração a 13 de maio, pelas 11h00 Exposição elaborada pelo IES Castela de Vigo e a Secretaría Xeral de Política Lingüística da Xunta da Galiza. Inauguração da exposição “Camiñando con Ramón Sanfiz coñecemos a Francisco Fernández del Riego” elaborada pelo IES Castela de Vigo e a Secretaría Xeral de Política Lingüística da Xunta da Galiza. O ato contará com uma apresentação da vida e obra do autor homenageado, Francisco Fernández del Riego, a cargo do Centro de Estudos Galegos da UMinho e a apresentação do documentário "Inês, aquilo que nos une" realizado pela cantante MJ Pérez sobre o mito de Inês de Castro. Encerraremos a sessão com momentos musicais a cargo da MJ Pérez e de membros do Grupo Canto D’Aqui. Entrada livre.
17 a 20 de maio | Hall Braga Romana 2023
Exposição documental Literatura Latina e filósofos da Roma Antiga. Entrada livre.
23 a 31 de maio | Corredor Central R/c Exposição bibliográfica sobre “Santuário de Nossa Senhora do Sameiro”
No âmbito do Ciclo de Conferências: "Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património" Org. BLCS Entrada livre.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
6 de maio | 15h30 TEMPO DE AUTOR Apresentação do livro "Quem sai aos seus é dos meus"
De PINTO DE MATOS. A sessão contará com a presença do Presidente da Câmara Municipal de Braga, Ricardo Rio. Apresentação a cargo de José Moreira da Silva (Linguista, Escritor e Editor). Edição Morfema Edições. SINOPSE Uma narradora, mulher, mãe, avó, expõe situações da sua vida, relações com e entre personagens, relevando emoções e sentimentos que cimentam vínculos interpessoais. Um livro para ler nos calmos dias primaveris. O AUTOR José António Pinto de Matos nasceu em Lamaçães, Braga. É licenciado em ensino, pós-graduado em administração escolar e mestre em ciências da educação. Obra publicada: Poesia Restelada (1978) | Arestas na Chama (1980) | Canto no Silêncio (1980) | (coletâneas poéticas) | Crónica Escreviver a Escola (2014) | Ficção A Conversão dum Diabo (2012), novela | Estórias dum diabrete (2013), novela | Doce Parvónia (2015), romance | Paixões Desvairadas (2017), contos | Quem sai aos seus é dos meus (2023)
11 de maio | 18h00 TEMPO DE AUTOR Apresentação do livro "A Purga da Virulência"
De SUSANA TRAILA. Apresentação a cargo de Américo Afonso (Universidade do Porto). Edições Primeiro Capítulo (2022).
SINOPSE Este livro relata as inquietações comuns a pessoas incomuns. Relata os desassossegos – reflexões do quotidiano, partilhadas online, nas redes sociais, durante a pandemia de COVID-19. Reflexões inspiradas e alicerçadas pela consulta de bibliografia e webgrafia, versando tópicos como a saúde, a espiritualidade, o amor, as relações, a guerra, o sofrimento, o sentido da vida e a morte. Com o intuito de purgar, eliminar o prejudicial, aliviar a saúde mental da violência dos dias produzida pelo vírus SARS-CoV-2, mas também da virulência em que o agente patogénico é o próprio Homem, pelos seus traços de carácter. Em cada tema, uma ilustração antecede o texto e juntos buscam uma completitude só alcançada pela reflexão do próprio leitor na busca do conhecimento. Trata-se assim de um livro aberto, que surgiu por geração espontânea; por isso, o epílogo, o seu desfecho, será escrito pela individualidade de cada leitor na realidade dos dias comuns. A AUTORA Susana Traila nasceu em Vila Nova de Famalicão em 1976. Tem como alma mater a Universidade do Porto, onde concluiu, em 2000, pela Faculdade de Medicina Dentária, o curso de licenciatura pré-Bolonha em medicina dentária; e em 2008, o curso de pós-graduação em acupuntura pelo Instituto de Ciências Biomédicas Abel Salazar e Sociedade Portuguesa Médica de Acupuntura. Acredita que o nosso bem-estar integra a harmonia entre as várias dimensões existenciais: física, mental, emocional, social e espiritual, que se enlaçam. Por isso, e enquanto amante da aprendizagem, busca a dinâmica de complementaridade de conhecimentos e a sua praticidade. Estuda-se a si própria, em consciência, desde que se reconhece enquanto ser pensante, e há mais de 20 anos aprende sobre Terapias Não Convencionais; possui formação profissional em Oncologia, Introdução à Investigação em Oncologia, Especialização em Qualidade e Certificação, Formação Pedagógica de Formadores, Curso de Tanatologia e Morte com o Professor Doutor Pinto da Costa, Curso Intensivo de Coaching Psicológico; e formações contínuas tais como: Meditation Teacher, Writing in the Sciences, Health Concepts in Chinese Medicine, Integrative Therapies and Healing Practices, Positive Psychology, Spiritual Life Coaching, Improving Global Health, Existential Well-Being Counselling, The Science of Happiness, Health Coaching for PatientCare, Inclusive Leadership, Leaders ofLearning, Melhoria de Processos de Negócio: Lean Health care Operations – Kaizen, Redacção Científica para Investigadores Séniores, Suporte Básico de Vida, Bioethics, Psicologia, Mindfulness; e sente que é nas minudências do quotidiano que mais aprende. Entrada livre.
12 de maio | 21h00 TEMPO DE AUTOR Apresentação do romance "Três mães: um destino"
De ANA ANTUNES. Editorial Novembro, 2023. Entrada livre. SINOPSE Diana, Fátima e Margarida, três mulheres ligadas por um destino marcado pela dor, pelo sofrimento e por inúmeros dramas sociais, mas também e, essencialmente, pela ternura, pelo Amor e por um imenso espírito de união familiar que faz acreditar que a família faz tudo valer a pena e que ser mãe é descobrir que o coração é um espaço infinito. Três histórias que convergem para um final inesperado e surpreendente. Aurora Araújo A AUTORA Ana Antunes é licenciada e exerce a profissão de professora em Braga. Publicou cinco livros. Três de poesia: “Sentimentos em Poesia” (2012); “Elogio à Vida” (2013) e “Corações em Silêncio” (2014) e dois romances: “Crisálida” (2016) e “Rosas, Sonhos e Ilusões” (2021). Participou numa Colectânea de poesia: “Palavras de Cristal II” (2014), numa Antologia de Poesia e texto Poético “Enigmas” (2015), numa Antologia de poesia e texto “Premium III” (no Brasil como convidada) (2015) e no livro “Ser Mulher”(2015). Em 2017 ganhou o 1º prémio na vertente Crónica e o 3º prémio na vertente Poesia, no concurso Literário/2017 “Professor Mário Clímaco”, organizado pela Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova – “ALEPON”. Em 2018 ganhou o 3º prémio na vertente Poesia e uma menção honrosa na vertente Crónica, no concurso Literário/2018 “Professor Mário Clímaco”, organizado pela Academia de Letras, Ciências e Artes de Ponte Nova – “ALEPON”. Em 2019 ficou em 5º lugar no 2ºConcurso Internacional Doces Poemas, promovido pela Revista Inversos (Revista Digital de Literatura Brasileira). Em 2020 foi selecionada com um poema, para o 4º concurso da Revista Ser Esta (revista Brasileira) – Concurso internacional. Em 2021 teve um texto selecionado no 7º Concurso Internacional da Revista SERESTA (Revista brasileira), sobre a vida e obra de Cecília Meireles.
13 de maio | 15h30 Apresentação do livro "Poemas de Calções"
De Lídia Borges. Apresentação a cargo de Fabíola Lopes. Edição Morfema Edições. Entrada livre.
15 de maio | 18h00 Apresentação do livro “O Desbravar de Caminhos”
De VASCO PAIVA. Editora Lápis de Memórias, 2023. Apresentação a cargo de Manuel Carlos Silva (professor catedrático aposentado, Instituto de Ciências Sociais da Universidade do Minho, e de Fernando Oliveira Baptista, professor catedrático aposentado do Instituto Superior de Agronomia da Universidade de Lisboa. Entrada livre. SINOPSE Após o 25 de Abril de 1974, os ventos da liberdade e da democracia também chegaram aos campos e às montanhas. Saudados com alegria em muitos locais, defrontaram, porém, forças e resistências reacionárias que queriam perpetuar o seu poder. O AUTOR Vasco Paiva, natural da Senhora da Hora, Matosinhos, Engenheiro Florestal, participou ativamente na luta antifascista. Foi dirigente associativo no Movimento Juvenil de Ajuda Fraterna (MOJAF), na Faculdade de Ciências da Universidade do Porto e no Movimento da Juventude Trabalhadora (MJT). Membro do PCP desde 1969, passou à clandestinidade como funcionário em 1972, mantendo-se nessas funções até 1994.Quer antes quer depois da revolução, participou em diversos organismos dirigentes do PCP, tendo sido membro do Comité Central (CC) de 1976 a 2000, de diversas Direções Regionais, do Conselho Nacional e da Comissão Executiva. Acompanhou as lutas dos povos dos baldios e dos agricultores a partir 1973, tendo sido membro da Comissão Junto do CC do PCP para os Pequenos e Médios Agricultores até 1988. Enquanto Engenheiro Florestal, trabalhou como técnico de análise de projetos e, a partir de 2000, especialista na produção de plantas em viveiro em Portugal e em Moçambique. Foi Assistente convidado, por diversas vezes, na Escola Superior Agrária/Instituto Politécnico de Coimbra. Publicou "Na outra margem do tempo" (edição Campo das Letras, 2006), "Crónicas de um Tempo Novo" (edição Lápis de Memórias, 2014). Tem colaboração dispersa por várias publicações científicas, técnicas e literárias. Fonte da sinopse e biografia: www.almedina.net
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
2, 9, 16, 23 e 30 de maio I 14h30 HORA DO CONTO PERMANENTE PARA SENIORES Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura) Destinatários: idosos de todas as idades Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt Obs.:Esta atividade poderá ser realizada em Instituições, se houver interesse.
2, 9, 16, 23 e 30 de maio | 21h30 Ciclo de Cinema Lucky Star Ciclo Werner Herzog
2 de maio | Aguirre, a cólera de Deus de Werner Herzog 1972, RDA/México (95’) 9 de maio | Fitzcarraldo de Werner Herzog 1982, RDA/Peru (158’) 16 de maio | A Canção de Bruno S. de Werner Herzog 1977, RDA (115’) 23 de maio | Fuga de Laos, Werner Herzog 1997, Alemanha/Reino Unido/França (80’ 30 de maio | Lições da Escuridão + O Grande Êxtase do Entalhador Steiner, Werner Herzog 1992, Alemanha/França/Espanha/Reino Unido (54’)
Organização: Cineclube LuckyStar, em parceria com o Goethe-Institut Preço: associados Lucky Star gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
10, 17 e 24 de maio | 15h00 “Oficina ENTRE AGULHAS E LINHAS – Artes e Ofícios”
Dinamizada por Idalina Tavares da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A atividade consiste na criação e confeção de peúgas com quatro agulhas; trico e crochê, proporcionando aos participantes a aprendizagem de várias artes e tricotar na vida a esperança em cada dia e a fé no ser humano. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha (podem adquirir junto da dinamizadora); 1 novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. Público-alvo: Público em geral. Duração: 90 minutos. Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
11 de maio | 10h30-12h30 Telemóveis e sua utilização – formação teórico-prática
Objetivos: - Garantir a alfabetização digital e inclusão para o exercício da cidadania. - Incentivar a participação de pessoas com 50+ nos processos de interação com a família, amigos e sociedade. - Habilitar os cidadãos na utilização autónoma de dispositivos móveis em ambiente online, especificamente o telemóvel do tipo smartphone, ampliando suas possibilidades de comunicação e de relacionamento com a família, amigos, com a comunidade e participação cívica. Metodologia: Sessões de formação teórico-práticas resultando em oito etapas: Duas sessões: 1. Uso e configuração do telemóvel 2. Play Store – Instalação das aplicações (app) 3. Whatsapp – Aplicação de comunicação 4. Gmail – E-mail de acesso ao telemóvel 5. Youtube – Aplicação de Vídeo 6. SNS24 – Funcionalidades Público-alvo: adultos 50+ Requisitos: Possuir uma conta no Gmail (com a respetiva password) N.º mínimo de participantes – 2 ; máximo - 4 Dinamização: Anabela Leonor (BLCS) Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência).
16 de maio | 10h00 “Workshop Jogos Populares”
Dinamização a cargo de António Fernandes e Conceição Cruzinha da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga. Sinopse: os jogos tradicionais são parte de um legado intergeracional para preservação da memória e da identidade popular. Objetivo: a atividade consiste no mapeamento e divulgação de dois jogos: o jogo do galo e o jogo das pedrinhas. Tem como finalidade a aceleração do metabolismo cerebral e a interação social. Público alvo: Público em geral. Duração: 60 minutos. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
17 de maio | 10h30 | âmbito do Dia Mundial da Diversidade Cultural e para o Diálogo e o Desenvolvimento (21) Ciclo de Contos “Todos somos diferentes”
Com Débora Jardim Jardim Muitas coisas acontecem àquele que se abre ao que de único o outro tem. Neste ciclo de contos, as crianças são convidadas a conhecer cinco histórias que trazem um olhar para o outro em todas as suas possibilidades. Encontros, descobertas e amizade que nos levam muito além das nossas diferenças, possibilitando uma maneira de trilharmos juntos o caminho. Em cinco encontros, as histórias serão contadas pela própria autora que mostrará que ao nos colocarmos no lugar do outro, tornamos o mundo um lugar de todos. “Feita de nós” Sinopse: Um encontro precioso. Histórias, amizade e muito carinho. Um presente especial. Embora tantos presentes já tenham sido trocados entre Clara e Carlinhos, aquele era diferente. Mas por quê? Público-alvo: crianças dos 6 aos 8 anos. Duração: 60 minutos. Inscrições obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS. Obs.: Esta atividade poderá ser realizada nas escolas ou nas instituições parceiras, se houver interesse.
18 de maio | 14h30 Clube de Leitura com o Núcleo de Braga da APRE – Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados
Sinopse: Na próxima sessão deste clube de leitura, para o qual todos estão convidados, estarão em destaque um ou ambos estes dois livros de Ana Cristina Silva: “À procura da manhã clara” e “As longas noites de Caxias”. É um agradável espaço de partilha de ideias, debate e aprendizagens, em que o protagonista central é sempre um livro, escolhido pelos participantes do clube. Dinamização: Sandra Estêvão Rodrigues. Inscrições gratuitas para o e-mail: sandra.rodrigues@blcs.pt
19 de maio – 10h00 | 20 de maio – 10h00 BRAGA ROMANA 2023
Visita guiada comentada aos vestígios arqueológicos romanos da BLCS = "Lustratio per vestigia Romanorum in Bibliotheca". Venha viajar numa breve história com mais de 2.000 anos = "Venias indagare Historiam plus quam duo milia annos gestam!" Duração 50 min. Dinamização: André Antunes. Público alvo: grupos com mínimo de 5 participantes, crianças dos 8 anos em diante, jovens e adultos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
23 e 24 de maio | 10h30 - 12h30 Eu sou Digital – Sessões de capacitação digital de Adultos I e II (sessões sequenciais e indissociáveis )
Numa época em que tanto se fala de transformação digital, é fundamental que todos os portugueses sejam capazes de acompanhar esta mudança e tirar partido das suas vantagens. É neste âmbito que a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva se associou ao Programa EUSOUDIGITAL – um programa de capacitação digital de adultos. O USOUDIGITAL é um Programa que visa ensinar adultos que nunca tiveram contacto com a internet de uma forma simples, gratuita e ao ritmo de cada um. Com a ajuda de milhares de Voluntários, apoiados em Centros em todo o País, o Programa está a ajudar milhares de portugueses a dar os primeiros passos na internet e a criar uma geração de novos digitais. O EUSOUDIGITAL tem como grande objetivo tornar mais fácil e acessível a vida dos cidadãos ajudando-os no acesso a ferramentas digitais essenciais como o email, pesquisas e registos na internet, o contacto através de uma rede social e noções elementares de segurança e privacidade. Público-alvo: adultos 50+ N.º mínimo de participantes – 2 ; máximo - 4. Dinamização: Anabela Leonor (BLCS). Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência).
23 maio | 15h00 “Oficina de pintura - A bailarina de Miró”
Dinamizada por Ana Sofia Maia (Conversas entre Famílias) Sinopse: entraremos no mundo imaginário do pintor Joan Miró (1893-1983), um dos mais conhecidos pintores da corrente artística Surrealismo. Adorava pintar em tudo o que encontrava, areia, paredes, trabalhou em pinturas-mural e posteriormente concebeu a sua mais conhecida obra: Números e Constelações em amor com uma mulher. Algumas das suas obras revelam grande espontaneidade, enquanto em outras se percebe a técnica feita com muito cuidado... Os participantes entrarão no mundo do pintor através de um vídeo e PowerPoint, posteriormente irão elaborar uma das obras mais conhecidas do artista com diferentes tipos de materiais. Público-alvo: jovens/adultos com deficiência ou incapacidade. Número máximo de participantes: 15 participantes. Duração: 75 minutos. Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt . Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
24 de maio | 14h30 | Centro Escolar da Naia AE Maximinos Ação de sensibilização - Orientação e mobilidade – O que é e para que serve?
Objetivos: abordar a importância da bengala no processo de independência e autonomia das pessoas cegas. Técnicas de utilização da bengala e técnicas de guia. Dinamização: Docentes de Educação Especial do grupo 930 do Agrupamento de Escolas de Maximinos. Público-alvo: Grupo, turma e/ou Comunidade Org.:Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
24 de maio | 18h30 Oficina Vivencial em Dançaterapia
Está à procura de uma maneira de conectar-se consigo mesmo e liberar a tensão do dia a dia? Junte-se à nossa oficina de dançaterapia! Nessa Oficina única, irá experimentar de forma prática, dinâmica e criativa mover-se de forma mais livre, alcançando um novo nível de autoconhecimento e de bem-estar. Um corpo que dança é poderoso, portanto não perca essa oportunidade de explorar as potencialidades que essa oficina pode proporcionar-te. Não é necessário ter experiência em dança, apenas um desejo de explorar a sua conexão entre o corpo e a mente. Não perca mais tempo, inscreva-se e venha começar a dançar a vida! Benefícios: Aumento do vocabulário do movimento; Estímulo ao bem-estar e ao autoconhecimento; Estímulo à criatividade ; Estímulo ao aumento da autoestima e da valorização pessoal. Público-alvo: qualquer pessoa com mais de 18 anos, interessada em expressar-se de forma mais livre com o corpo Facilitadora: Laís Duarte de Moraes Psicóloga Jr. (OPP - 130351) e Dançaterapeuta em formação (Método Maria Fux - Centro Internacional em dançaterapia). Número mínimo de inscritos: 4. Número máximo: 12. Inscrições gratuitas e obrigatórias: https://forms.gle/brpMkXiTSAEuW6NX6 ou por e-mail: laisduartedemoraes.psi@gmail.com Mais informações: https://www.instagram.com/dancasterapeuticasbraga/
25 de maio | 10h00 Ciclo de Oficinas PINTURA EXPERIMENTA por Adriana Henriques
“Oficina 4: A NOSSA FAMÍLIA” Sinopse: Vamos desenhar e colorir a “Nossa Família”, cada imagem é representada individualmente com os respetivos pormenores que foram utilizados para o exercício plástico “A NOSSA FAMÍLIA”. No suporte, em papel de cenário vamos criar uma composição coletiva, tendo como objetivo identificar o lugar da família nas respetivas pinturas ou desenhos. Duração: 60 minutos. Público-alvo: qualquer pessoa jovem/adulto com gosto e interesse pelo tema. Nº Máx. de participantes: 12 pessoas (os grupos podem variar de sessão para sessão). Inscrição gratuita e obrigatória através do email bai@blcs.pt . Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS.
25 de maio | 17h30 Ciclo Conferência - Diálogos com a Democracia #5 "A Constituição que temos. A Constituição que não lemos.”
Oradores: Jorge Miranda (Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa) e Pedro Bacelar Vasconcelos (Escola de Direito da Universidade do Minho) Org. Comissão promotora de homenagem aos Democratas do Distrito de Braga Entrada livre.
25 de maio | 21h30 Conversas do PSI para SI O stress e as doenças causadas pelo trabalho
José Luís Gomes (psicólogo e psicoterapeuta) e Raquel Varela (Historiadora, Investigadora e Professora Universitária, participação online). Entrada livre.
26 de maio | 18h00 Iniciativa em torno do livro "Eles têm o direito de saber- páginas da luta clandestina", de Jaime Serra
Edições Avante!, 1997 Org.: Juventude Comunista Portuguesa Entrada livre
31 de maio | 18h00 Ciclo de conferências "Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património" Conferência sobre o “Santuário de Nossa Senhora do Sameiro”.
Com o Cónego José Paulo Abreu. Entrada livre
31 de maio | 18h00 Última quarta feira de cada mês Clube de Leitura Agustina Bessa-Luís – Centenário Obra do mês: O Susto
Dinamização: António Ferreira Público-alvo: jovens a partir dos 16 anos e adultos Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência).
2ª a 6ª feira, em datas a agendar | 14h30 às 15h30 Visitas Guiadas à Biblioteca
Para grupos De Insula Romana a Biblioteca: Dois Milénios de História. O espaço ocupado pelo edifício da BLCS é um dos pontos mais estudados da cidade de Braga, pelo que é possível reconstituir a sua história desde a Fundação de Bracara Augusta (1ª década a.C.), até aos dias de hoje. Venha conhecer um pouco mais desta história, que temos para lhe contar. Duração: 50 min. As visitas destinam-se a grupos, entre os 5 e os 20 elementos, em todas as faixas etárias. Visitas mediante marcação pelo telefone 253 205 970.
2.ª a .6ª feira | 09h00-14h00 Consultório de leituras: livros que vão ao seu encontro
A BLCS disponibiliza um serviço para que possa receber orientações para leituras que vão ao encontro dos seus gostos ou necessidades. Para o efeito, poderá ligar para o número 253 205 978 ou escrever para o endereço sandra.rodrigues@blcs.pt, a fim de agendar um atendimento presencial ou telefónico. Será atendido pela psicóloga Sandra Rodrigues (BLCS), que procurará conhecer os seus gostos literários e o objetivo que pretende alcançar com as suas leituras, de modo a dar-lhe sugestões de leitura, que possam ser trabalhadas.
Assessoria e sessões de biblioterapia BLCS para a inclusão de trabalhadores com deficiência ou necessidades especiais em empresas
O que um especialista em deficiência, acessibilidade e biblioterapia pode fazer pela minha empresa? O especialista, o assessor e o biblioterapeuta pode ajudá-lo na contratação e na inclusão de trabalhadores com deficiência ou necessidades especiais, através do desenvolvimento de vários aspetos. Esta atividade desenvolver-se-á em continuidade e de acordo com a solicitação de cada empresa. Dinamização: Sandra Estêvão Rodrigues. Mais informações e inscrições: sandra.rodrigues@blcs.pt.
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Terças-feiras, às 14h30 Sessões de cinema infantil
Para grupos a partir de 10 elementos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt
4, 11, 18 e 25 de maio I 10h30 A magia do… Era uma vez...
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamizada por Ivone da Paz Soares. Público-alvo: Crianças dos 3 aos 13 anos. Duração: 45 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs. A atividade poderá ser realizada nas Instituições requerentes se houver interesse
6 de maio | 16h00 Mari Popó e suas peripécias conta… “Eu e a minha mamã” de Alison Ritchie, ilustrações de Alison Edgson
Sinopse: “Amor de mãe é muito especial, assim como esta história! Uma história especial para celebrar uma data tão especial como o dia das mães, vem ouvir e sentir todo o carinho e amor” Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e Artes Performativas). Público-alvo: Famílias com crianças a partir dos 3 anos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
9 de maio | 10h00 | Mercado Municipal Histórias na Praça – Mari Popó e suas peripécias conta… A história “A revolta dos vegetais”, de David Aceituno
Ilustração: Daniel Montero Galán. Sinopse: “Oh não, os vegetais estão à solta e revoltados o que será que pode acontecer?? Uma história cheia de energia e muita confusão, mas será que os vegetais vão conseguir o que querem? “ Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e Artes Performativas). Público-alvo: Grupos escolares ou de ATL . Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs.: Esta atividade realiza-se no Mercado Municipal
9 de maio | 10h30 Educação Financeira - A ler e a contar aprendo a poupar – Hora do conto + jogos pedagógicos
Sinopse: A partir de uma história divertida, os mais pequenos poderão familiarizar-se com a importância das finanças saudáveis ao longo da vida e através de jogos pedagógicos divertidos compreenderão os principais conceitos da literacia financeira infantil. Dinamização: Cristina Silva (Pontos de Exclamação) Público-alvo : 1 turma de 3º ou 4º ano de 1º ciclo Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência). Obs. Esta atividade poderá ser realizada em escola, se houver interesse.
10 de maio | 10h30 Pequenos artistas colorindo maio - oficina de expressão plástica
Esta oficina tem como objetivo trabalhar a literacia artística, estimulando a criatividade dos mais pequenos através da criação plástica em que as crianças poderão explorar várias técnicas e materiais. Dinamização: Isolina Silva (voluntária da leitura). Público-alvo: Crianças dos 6 aos 10 anos. Duração: 60 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
13 de maio | 15h30 Brincar na Filosofia – oficina de filosofia para crianças
Sinopse: Vamos fazer uma viagem até ao mundo da Filosofia, ao mundo da Imaginação e da Criatividade! Vamos descobrir a importância das Perguntas através de histórias, música e jogos! Público-alvo: crianças entre os 5 e os 12 anos de idade. N.º máximo de inscritos: 25 crianças. Duração: 60 minutos. Dinamização: Sónia Peixoto (Professora de Filosofia). Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
18 de maio | 10h00 20 de maio | 15h30 BRAGA ROMANA 2023 Hora do Conto "O soldado romano" de Agustina Bessa-Luís
Dinamização: Cristina Silva (Pontos de Exclamação). Público-alvo: Crianças dos 8 aos 12 anos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
19 de maio | 10h00 “A Magia dos sentidos e das palavras cantadas na Poesia"
Conteúdos da atividade: desenvolvimento da linguagem, da perceção, da coordenação motora através de ritmos diversos, danças, histórias cantadas e jogos musicais. Dinamização: Maestro Félix Alonso e Ricardo Fernandes. Público-alvo: Crianças dos 4 aos 10 anos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
20 de maio | 11h00 YOGA NA BIBLIOTECA!
Sinopse: Prática com yoga, com posturas adequadas às crianças, de forma lúdica e divertida através do conto de um livro. Pretende-se explorar as várias possibilidades do yoga, em que estão incluídas as posturas de yoga, o mindfulness, sempre acompanhadas com a leitura de um conto. Público-alvo: Crianças dos 3 aos 6 anos. Duração: 45 minutos. Dinamização: Ana Silva (Professora de Yoga). Requisitos: Roupa desportiva confortável. Não é necessário tapete. Custo de Inscrição: 3€. Inscrições obrigatórias através do e-mail: terapeutaanasilva@gmail.com
27 de maio | 16h00 Sessão de Pais & Bebés - Pipo e o monstro das cores
Sinopse: Um conto sensorial cheio de cor. O nosso amigo Pipo encontra a Mimi que estava triste pois o seu amigo Monstro estava com as emoções baralhadas, com as cores todas misturadas. Pipo curioso quis conhecer esse ser tão colorido e baralhado. Com a ajuda dos dois meninos o monstro vai colocar as emoções e senti-las no devido lugar. Vamos também ajudá-los? Exploração de instrumentos musicais com música alusiva ao tema. Atelier Plástico. Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, concentração, interação pais/bebés, exploração das emoções. Duração: 30/40 min. Público-alvo: bebés e crianças dos 12 aos 48 meses. Dinamização: Ana Sofia Maia (Conversas Entre Famílias). Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
Atividade para escolas – Datas a definir Vitamina L – A Biblioterapia levada às escolas
Duração: três sessões de 50 minutos cada Destinatários: alunos do 2.º e 3.º ciclo, e secundário Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar. Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora (Sandra Estêvão Rodrigues). Formato: presencial (nos casos em que a escola assegure o transporte da dinamizadora) ou virtual, através da plataforma Zoom. Objetivos: promover a leitura crítica de uma obra, conto ou texto, que permita trabalhar questões pertinentes para estas faixas etárias, quer no âmbito pessoal, quer no familiar e escolar, proporcionando momentos de crescimento e de aprendizagem. Informações e inscrições através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt.
|