Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - ABRIL 2023
JOSÉ MIGUEL BRAGA - AUTOR EM DESTAQUE
Doutorado em Ciências da Comunicação, na especialidade de Teoria da Cultura, pela Universidade do Minho, em 2013, foi Professor Auxiliar Convidado nessa instituição, onde lecionou a unidade curricular "Corpo e Performance" e "Corpo e Escrita". José Miguel Braga é ator e encenador no projeto PIF’H (Produções Ilimitadas Fora d’Horas). Foi diretor artístico do Curso profissional de Artes do Espetáculo – Interpretação da ESAS (Escola Secundária Alberto Sampaio), em Braga. Depois do romance "Adelita" (2021), "Bons Desejos" (2022) é a sua segunda obra publicada, ambas com chancela da editora Húmus.
"Quando acabou a noite, fixei longamente uma flor esquecida num solitário. A água era um pequeno aquário e a flor pendia com a sua corola absorta. Algumas pétalas espalhavam-se sobre a mesa das fotografias. Sentei-me a ver pensamentos quando olhava os mortos. As flores caídas em volta. A imagem não respirava o presságio nem eu sentia emoção ou vislumbrava fulgurações. Era uma paz em casa, apenas aquele instante."
In "O Primeiro Poema", da obra "Bons Desejos". Húmus, 2022
Até 12 de abril | Sala de Exposições e corredor central do R/C Exposição coletiva da “EXPOÉTICA” – 7ª edição.
Tema: “As Cores do Silêncio” Curadoria de Fernanda Santos Com a participação de 52 autores/artistas/poetas, Portugal, Espanha, Inglaterra, Brasil, Irão, Moçambique e Angola. Apoio: Município de Braga e BLCS Entrada livre.
15 a 29 de abril | Sala de Exposições Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA Exposição sobre o fundo editorial da Livraria Cruz.
Iniciativa da “Braga + e Angels Formula (alfarrabista)” Entrada livre.
18 a 21 de abril | Corredor central Exposição de ilustrações do livro "Ao postigo do Suave Mar", de Fernanda Santos.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipscing elit praesent augue sapien egestas nibh id condimentum accumsan diam eleva corp avera folmo.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
1 de abril | 11h00 Apresentação do livro Alice no país das memórias (do coração), de JOANA PIRES.
Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA Joana Pires e´ natural de Ponte de Lima e reside atualmente em Braga. Tirou o curso na Universidade do Minho e´ professora de Matema´tica, a exercer em Vila Nova de Famalica~o. Apesar de os nu´meros ocuparem, desde cedo, um lugar de destaque na sua vida, ler e escrever sempre foram duas das suas paixo~es. Desde que foi ma~e, a personagem principal dos seus textos passou a ser a sua filha, a Alice. Escrever sobre ela e´ reviver momentos felizes, e´ relembrar histo´rias e revisitar locais que a fizeram (e fazem) sorrir.
15 de abril | 11h00 Apresentação do livro "Soés" de Juliana Gomes
Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA
SINOPSE: Há caminhos que descobrimos pela vida, que, se pensarmos bem, sempre nos foram iluminados por alguém muito próximo. Focos de luz que transformavam uma rua mais escura no mais belo mundo encantado. Seguro. Há doçura nas palavras que jorram do coração e que nos fazem pintar belos cenários num mundo que pode ter uma vasta gama de cores… e luzes. As luzes e as cores quentes são aquelas que são alimentadas, toda a vida, por gestos e abraços, qual pai unicórnio a ajudar Sóes a construir o seu mundo. As outras? As outras são para alimentar também. No caminho, mais do que palavras, Sóes aprendeu uma linguagem que parece universal e que toca o véu que protege os unicórnios e unicórniozinhos que acolhem o desenho que contempla o Sol e as Estrelas como guia para uma história que dura para sempre. Sóes é fruto da descoberta, da luz e do calor, do amor, da dedicação e de muita cumplicidade. Cresce na certeza de um caminho que não se faz sozinho e que o segredo da alegria e da felicidade está mesmo na partilha da luz e das cores que se transformam em gomas e doces que nos dão superpoderes, cada vez que precisamos deles. Na partilha de festas que, para o coração, não acabam nunca. Sóes é alguém que aprendeu tudo isto e quer ensinar esta linguagem que parece invisível, não traz manual, mas que consegue ver para onde quer que olhe. Pode parecer complicado, mas não é. É uma linguagem que se aprende com o coração. Quem sabe, também tu já começaste a aprender…
AUTOR Nasceu a 11 de maio de 1989, em Braga, e, embora desde logo tenha manifestado um amor desmedido pelas artes, acabou por se licenciar em Ciências da Educação, pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade de Coimbra. É pós-graduada em Neuroeducação pelo Instituto Português de Psicologia de Lisboa e viria a concluir os estudos pela Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação da Universidade do Porto, obtendo o mestrado em Psicologia da Família. Participou no Got Talent, em 2016 e, nesse mesmo ano, inscreveu-se no Conservatório de Voz, Comunicação e Artes Performativas do Porto, onde obteve o sexto, sétimo e oitavo grau com “distinction” no curso Rock and Pop, da escola Trinity College London. Na música é onde faz casa e, em setembro de 2020, foi admitida no curso de Teatro Musical da Academia de Música Vilar do Paraíso. Apresentou-se se como escritora da revista “Minha” através de uma compilação de textos – “Miúda de Um Planeta Diferente”. É autora dos livros “O Silêncio da Escrita” (2013), “Arquitetar Pensamentos” (2014), “Vomitar o Humano” (2014), “Asas da Expressão” (2016), “Que Entusiasmação” (2019), “Feitiço das Mil Cores” (2021), “Avó Borboleta” (2021), “No Profundo do Mar” (2022), “Aurora Que Não Chora” (2022) e “De Que Cor É O Céu No Teu Mundo?” (2022). Cantar e escrever fazem parte da sua identidade e de tudo aquilo que ela desenha no ar.
15 de abril | 15h30 Apresentação do romance “O acossado” de ANTÓNIO FERNANDES COIMBRA
Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA Apresentação por José Gomes Mendes (EENG |UMinho) Edições Morfema. SINOPSE O ACOSSADO é um romance escrito muito ao jeito de António Coimbra. Nele, o autor analisa duas vertentes que julga fundamentais para qualquer sociedade: o amor e a amizade. Fazendo destes dois valores expoentes máximos da vivência social das pessoas, o autor pretende consciencializar os leitores para nunca esquecerem que o amor é possível em qualquer situação. Para além de ser um romance trágico-policial, o autor realiza neste livro uma profunda análise social que releva a devassidão que grassa no mundo, facto que o vai deixando cada vez mais desiludido. O AUTOR Nasceu em 1951 em Molelos – Tondela. Bebeu durante a sua juventude a inolvidável experiência africana na cidade do Lobito –Angola. Em 1976, assentou arraiais em Braga e iniciou a sua actividade literária em 2011 com o lançamento do livro “Angola – O Horizonte Perdido”, a que se seguiram as obras: “Braga – O Outro Lado do Horizonte”, em 2014; “O Monge de Tibães”, em 2016, “O Jardim dos Diamantes”, em 2017, e “Quem Matou Beatriz Qz?”, em 2019. Entrada livre
20 de abril | 15h00 | Museu Nogueira da Silva Apresentação do livro “Bons Desejos”, de JOSÉ MIGUEL BRAGA. Ed. Húmus, 2022.
Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA Sessão animada com leitura de textos em voz alta. Público-alvo: turmas de escolas secundárias SINOPSE: Quando acabou a noite, fixei longamente uma flor esquecida num solitário. A água era um pequeno aquário e a flor pendia com a sua corola absorta. Algumas pétalas espalhavam-se sobre a mesa das fotografias. Sentei-me a ver pensamentos quando olhava os mortos. As flores caídas em volta. A imagem não respirava o presságio nem eu sentia emoção ou vislumbrava fulgurações. Era uma paz em casa, apenas aquele instante. In O Primeiro Poema
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
1 de abril| 11h00-11h40 Dia Internacional do Livro Infantil Leituras no Mercado Municipal
Apoio: Junta de Freguesia de S. Vicente Dinamização: Academia de Teatro Tin.bra. Organização: Rede de Bibliotecas de Braga
1 de abril | 15h30 Conferência sobre os "Cafés Emblemáticos de Braga", proferida por Joaquim Gomes (professor, autor e investigador).
Momento musical com os violinistas Pedro M. Oliveira Catarina Monteiro Iniciativa em coautoria com a Associação dos Antigos Alunos do Externato Infante D. Henrique (Ruílhe - Braga). Tendo por base a investigação da obra da sua autoria com o mesmo título, esta conferência destaca os principais espaços de encontro, convívio e, até, de construção da identidade da cidade e da sua memória coletiva. São eles os cafés Vianna, A Brasileira, Bristol, Astória, A Nova Brasileira, Avenida, Cinelândia, O Nosso Café e Sporting, entre outros. Parte deles já não existe. Após a sessão será efetuado um percurso pelos Cafés Emblemáticos de Braga. Entrada livre.
4, 11 e 18 de abril | 14h30 Hora do conto “Lendas e histórias da tradição”
Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA Atividade de animação do livro e da leitura Dinamização: Prof. José Hermínio Machado (voluntário da leitura) Público-alvo: seniores Duração: 45 minutos Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência). Obs. Esta atividade poderá ser realizada nas instituições, se houver interesse.
4, 11, 18 e 25 de abril | 21h30 Ciclo de Cinema Lucky Star Glauber Rocha O Eterno Revolucionário
4 de abril - Deus e o Diabo na Terra do Sol de Glauber Rocha 1964, Brasil , (120’) 11 de abril - António das Mortes de Glauber Rocha 1969, Brasil (100’) 18 de abril - Terra em Transe de Glauber Rocha 1967, Brasil (109’) 25 de abril - A Idade da Terra de Glauber Rocha 1980, Brasil (140’) Organização: Cineclube LuckyStar Preço: associados Lucky Star gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
5 abril | 10h00 | Inscrições Completas Workshop 1, 2, 3 … é Páscoa outra vez
Dinamização: Ana Margarida Fontes (Mestranda em Educação, área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária pela Universidade do Minho). Sinopse: será jogado um jogo de tabuleiro alusivo à festividade da Páscoa onde cada casa corresponde a um desafio: montagem de um pequeno puzzle, caça ao ovo, jogo da memória de galinha, entre outros. O jogo de tabuleiro, criado pela dinamizadora, tem como objetivo a estimulação cognitiva e o trabalho entre pares. Público-alvo: jovens/adultos com deficiência ou incapacidade. Número máximo de participantes: 12 participantes. Duração: 60 minutos Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
11 abril | 10h00 | Inscrições completas Workshop Jogos Populares
Dinamização a cargo de António Fernandes e Conceição Cruzinha da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: os jogos tradicionais são parte de um legado intergeracional para preservação da memória e da identidade popular. Objetivo: a atividade consiste no mapeamento e divulgação de dois jogos: o jogo do galo e o jogo das pedrinhas. Tem como finalidade a aceleração do metabolismo cerebral e a interação social. Público alvo: Público em geral. Duração: 60 minutos Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
12, 19, 26 de abril | 15h00 TRICOTAR A LIBERDADE Oficina PÉ DE MEIA – Artes e Ofícios
Edição Especial da Oficina PÉ DE MEIA – Artes e Ofícios, no âmbito do 25 de abril Dinamização a cargo de Idalina Tavares da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A oficina consiste na criação de símbolos do 25 de abril, proporcionando aos participantes tricotar a liberdade com arte. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: agulhas de malha; novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. As cores serão de acordo com os símbolos que pretendam criar. Público-alvo: Público em geral. Duração: 90 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS .
13, 18, 20 e 27 de abril | 18h00 – 19h30 Curso breve#1 – 8 horas Que olhar levar para dentro do museu?: Como apreciar obras de arte
Custo de inscrição: 40€ Inscrição através do e-mail do formador e pagamento na 1ª sessão: amadeu.rp.santos@gmail.com Conteúdos Quando visitamos um museu ou galeria de arte antiga, moderna ou contemporânea deparamo-nos sempre com obras que desafiam o nosso olhar, que apelam à nossa sensibilidade, emoção, inteligência e cultura. Uma obra de arte tem e terá sempre o seu quê de estranheza, de enigmático. Contudo, também se presta a diferentes leituras e interpretações. Interpretar é um exercício que requer atenção e sensibilidade, mas pede também conhecimentos específicos e algum domínio da linguagem da arte. Possuí-los ajudará a aumentar consideravelmente o prazer de ver e apreciar arte. Transmitir conhecimentos desses é o propósito deste curso.
I A obra de arte e a sua recepção pública. A visita ao museu, à galeria e ao festival de arte. O “museu imaginário”. II A obra de arte e a sua morfologia. O original e as reproduções. Modalidades e géneros; técnicas e materiais; temáticas recorrentes. Épocas e geografias da arte, correntes e estilos. III A apreciação da obra de arte. Contemplar, “ler” e sentir. Historicidade e subjectividade dos olhares sobre a obra. Significados, contextos e intertextualidade. Os dados plásticos e “gramaticais” da obra. IV Instrumentos para a interpretação. Exercícios interpretativos de obras de art
12 de abril | 18h00 EXPOÉTICA Tertúlia sobre Arte e Poesia
Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA No âmbito do encerramento da Expoética (7ª ed.), exposição coletiva de arte e literatura, com curadoria de Fernanda santos. Com Alberto Serra, Aurora Gaia, Carmen Munoz, José Sepúlveda, Fernanda Santos, Aida Araújo Duarte, Jorge Nuno, Artur Coimbra, Teresa Teixeira. Moderação Conceição Lima (responsável pelo programa Hora da Poesia da Rádio Vizela) Apoio: Município de Braga e BLCS Entrada livre.
14 abril | 10h00 Ciclo de Oficinas PINTURA EXPERIMENTAL, por Adriana Henriques Oficina 3: “25 de Abril”
A pintura livre é uma das formas de expressão plástica, que os jovens e adultos desenvolvem nesta atividade. Torna-se por vezes aos olhares menos atentos, como um ato aparentemente simples, mas que fazem parte da evolução criativa e cognitiva do jovem e adulto como forma de registo das suas vivências, medos, dúvidas e desejos. Duração: 60min. Público-alvo: qualquer pessoa jovem/adulto com gosto e interesse pelo tema. Nº Máx. de participantes: 12 pessoas (os grupos podem variar de sessão para sessão) Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS Sinopse: A pintura por vezes torna-se um mito, isto é, as pessoas acham que para pintar é preciso ter o chamado “jeito”. Isto é errado afirmar. Perante tal paradigma estas oficinas, como forma de desmistificar a pintura. Nestas sessões o objetivo central é dotar os jovens/adultos de técnicas e conceitos de pintura experimental, de forma a saber olhar e pintar aquilo que a realidade apresenta. Ou, em outros casos de tentar exteriorizar aquilo que foi concebido mentalmente, mas não existe na realidade. PINTURA EXPERIMENTAL é a materialização, possível, de uma investigação individual da artista plástica, Adriana Henriques em diferentes linguagens artísticas (desenho, pintura, escultura, fotografia e arte performativa). Após investigação sobre crianças, jovens e adultos visando a sua perceção, imaginação e a dimensão lúdica, as oficinas propõe-se encontrar novas perspetivas sobre o que é a criatividade. “Pintura Experimental” é um projeto educativo para toda a comunidade.
14 de abril | 15h30-17h30 Telemóveis e sua utilização – formação teórico-prática
Objetivos: - Garantir a alfabetização digital e inclusão para o exercício da cidadania. - Incentivar a participação de pessoas com 50+ nos processos de interação com a família, amigos e sociedade. - Habilitar os cidadãos na utilização autónoma de dispositivos móveis em ambiente online, especificamente o telemóvel do tipo smartphone, ampliando suas possibilidades de comunicação e de relacionamento com a família, amigos, com a comunidade e participação cívica. Metodologia: Sessões de formação teórico-práticas resultando em oito etapas: Duas sessões: 1. Uso e configuração do telemóvel 2. Play Store – Instalação das aplicações (app) 3. Whatsapp – Aplicação de comunicação 4. Gmail – E-mail de acesso ao telemóvel 5. Youtube – Aplicação de Vídeo 6. SNS24 – Funcionalidades Público-alvo: adultos 50+ Requisitos: Possuir uma conta no Gmail (com a respetiva password) N.º mínimo de participantes – 2 ; máximo - 4 Dinamização: Anabela Leonor (BLCS) Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência).
15 de abril | 09h30-12h30 Voz e Comunicação: Técnicas de rentabilização e aperfeiçoamento vocal
Enquadramento: O corpo humano trabalha como um todo. A origem de muitos distúrbios da voz e da fala encontra-se, precisamente, na desarmonia do complexo biopsicossocial que envolve o ser humano. A realização de uma ação de formação no âmbito da voz e da dicção visa, assim, proporcionar aos participantes o conhecimento e a utilização de técnicas que, ao nível do oral, os ajudem a aperfeiçoar o desempenho do aparelho vocal. É o que se fará nesta formação, ao nível da musculação vocal, numa efetiva interação com toda a dinâmica do corpo, desde a postura dos pés até ao posicionamento do pescoço. Trata-se, em suma, não só de tornar a comunicação mais eficaz, como também de contribuir para evitar muitos dos problemas ligados à voz, que afetam os professores, educadores, comunicadores, público em geral. Objetivo Geral: Criar condições para que os participantes possam adquirir ferramentas para gerir o tempo de forma mais eficiente e eficaz. Objetivos Específicos: Experimentar diferentes sonoridades a partir da ressonância corporal. – Conhecer as variáveis da prestação física do corpo humano. – Apreender os ritmos e as articulações vocais. – Localizar a projeção da voz no espaço e as suas velocidades. – Desenvolver a capacidade de rentabilização da voz. Público Alvo: professores, educadores, comunicadores, estudantes, público em geral e todos aqueles que usam a voz na sua atividade profissional e que queiram aperfeiçoar e/ou atualizar os conhecimentos na respetiva área de formação. Metodologia: Sessão prática, na qual se desenvolverão exercícios individuais e coletivos, a partir dos enunciados propostos. Certificação: no final do curso em Voz e Comunicação será atribuído um Certificado de Participação na Formação. Número mínimo e máximo: 8 a 16 participantes. Custo: 10€ por participante Inscrições através do e-mail: rita.campos6@gmail.com (obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência) CV da Formadora: Rita Campos: Licenciada em Teatro e Artes Performativas, pela Universidade de Trás Os montes e Alto Douro. Possui Certificado de Aptidão Pedagógica de Formadores pela Associação Empresarial de Paços de Ferreira. Possui um percurso artístico, como atriz e intérprete/soprano, desde o ano 2001. Trabalhou com encenadores nacionais e internacionais, como Breno Moroni, Cláudia Borioni, Castro Guedes, Eduardo Silva, Filipe Crowford, Filipe La Féria, Fernando Soares, Hugo Sousa, Marcantónio Del’Carlo, entre outros. Reconhecida pelo seu trabalho como Contadora de "Estórias" quer a título individual quer como colaboradora da LEYA Editora, em diversas escolas, feiras do livro e como performer em várias exposições e lançamentos de livros. No âmbito da encenação tem trabalhado, de 2004-2023, nos projetos: PT com Teatro, promovido pelo Município de Paredes, onde encena dois grupos, infantil e juvenil; colaborou como assistente de encenação na Oficina de Teatro do Estabelecimento Prisional de Paços de Ferreira e como dinamizadora da Oficina de Teatro do Projeto de Reclusão Masculino de Custóias. Paralelamente ao seu percurso artístico colaborou como formadora com o Instituto BabeliUM da Universidade do Minho – ILCH, no âmbito da área temática Voz e Comunicação e da Universidade de Trás os Montes e Alto Douro, bem como no ensino profissional e ensino regular -Teatro e Expressão Dramática, Contadores de "Estórias", Interpretação e Técnicas de Caraterização para Teatro e Cinema, Expressão Plástica e Expressão Musical- atividades, voz e Comunicação. Dinamizadora durante o ano de 2020/21 da Rubrica APRENDER A BRINCAR do programa Porto Beats do Porto Canal.
18 de abril | 10h00 - 13h00 Conjunto de palestras sobre "Marketing e Empreendedorismo"
1ª Palestra | 10h-11h Tema: Uso da intuição no desenho Duração: Total 60 min. Workshop realizado por: Guilherme Oliveira (@Godrawingnow)
2ª Palestra | 11h-12h Tema: Somos o que vemos (e fazemos) Duração: Total 60 min. Workshop realizado por: Igor Ramos
3ª Palestra | 12h-13h Tema: De estudantes a trabalhadores- debate informal Duração: Total 60 min. Workshop realizado por: Daniela Fernandes Org. Ana Catarina Pinheiro Fernandes (aluna da Escola Profissional de Braga, do curso Design e Comunicação Gráfica) Entrada livre.
18 abril | 15h00 Oficina de pintura - A Paixão de Frida
Dinamizada por Ana Sofia Maia (Conversas entre Famílias) Sinopse: nesta oficina de pintura iremos abordar o mundo de Frida Khalo (1907-1954), artista Mexicana. Uma famosa pintora conhecida pelos seus autorretratos de inspiração Surrealista, mas como a própria declarou: " Pensavam que eu era uma surrealista, mas eu não era. Nunca pintei sonhos. Pintava a minha própria realidade." Sua obra recebia influência da arte indígena mexicana. Pintava paisagens mortas e cenas imaginárias. Usava cores fortes e vivas, explorando principalmente os autorretratos. Os participantes, através de um vídeo e PowerPoint, conhecerão parte da vida e obra da pintora. No final irão completar um dos seus autorretratos, usando materiais de desperdício e farão o dos próprios. Público-alvo: jovens/adultos com deficiência ou incapacidade. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
18, 19 e 20 de abril Seja bibliotecário voluntário por 1 dia
Se quiser conhecer o mundo das bibliotecas e as tarefas que aí se realizam, inscreva-se na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Durante um dia, poderá realizar algumas tarefas de carimbagem, arrumação física dos documentos e atendimento. Público-alvo: jovens, a partir dos 16 anos e adultos. Inscrições em seec@blcs.pt ou telefone 253 205 977.
19 de abril | 10h30 | Escola Secundária Alberto Sampaio Ciclo de Contos “Todos somos diferentes”
Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA Com Débora Jardim Jardim Muitas coisas acontecem àquele que se abre ao que de único o outro tem. Neste ciclo de contos, as crianças são convidadas a conhecer cinco histórias que trazem um olhar para o outro em todas as suas possibilidades. Encontros, descobertas e amizade que nos levam muito além das nossas diferenças, possibilitando uma maneira de trilharmos juntos o caminho. Em cinco encontros, as histórias serão contadas pela própria autora que mostrará que ao nos colocarmos no lugar do outro, tornamos o mundo um lugar de todos. A menina na janela. Dinamização por Débora Jardim (Escritora e bibliotecária) Sinopse: Cacau era uma menina à espera. E nessa espera, fez descobertas que a levaram para muito além da janela, por onde observava o tempo passar. Descubra com a Cacau o tamanho que o mundo pode ter quando abrimos a janela da imaginação. Duração: 60 minutos Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
19 de abril | 21h30 | Auditório Recital “Ofício de paciência”
Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA Recital comentado de homenagem a Eugénio de Andrade, por Alberto Serra e Nuno Areia. Entrada livre.
22 de abril | 10h00 – 12h30 Workshop Alinhamento de Vida
Este Workshop destina-se a todos os que procurem novas perspetivas em qualquer área de vida, seja melhores relacionamentos, carreira , emocional, bem-estar físico, mental e financeiro. Procura desenvolver novos recursos internos para alcançar a performance desejada. Durante os vários workshops serão usadas técnicas da Programação Neurolinguística e ferramentas do Coaching, assim como Inteligência emocional. Nesta abordagem teremos a perceção dos recursos que já existem e os que necessitam desabrochar para alcançar o objetivo. Será uma Experiência completamente inovadora e uma lufada de ar fresco mental e do Ser. Paula Rodrigues Paula Rodrigues é coach de carreira e nutriemocional; fundadora do highconsciouscoaching. É Formadora certificada. Formação em Life Coach - CCF; Time line therapy; PNL (ABLNP); Inteligência Emocional; Coaching (Darte Coaching Madrid); Life Coach CCF Inscrições para seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência)
24 de abril | 17h30 Ciclo Conferência – Diálogos com a Democracia
Com Manuel Sarmento (IE | UMinho) Org. Comissão promotora de homenagem aos Democratas do Distrito de Braga. Entrada livre
26 abril | 10h00 Workshop O cravo como símbolo da liberdade
Dinamização: Ana Margarida Fontes (Mestranda em Educação, área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária pela Universidade do Minho). Sinopse: no dia 25 de abril assinala-se o aniversário da Revolução dos Cravos, um evento da história de Portugal resultante do movimento político e social, ocorrido a 25 de abril de 1974, que depôs o regime ditatorial do Estado Novo. Em jeito de assinalar a data, pretende-se que cada participante elabore um cravo vermelho, reaproveitando cápsulas de café e outros materiais. Público-alvo: jovens/adultos com deficiência ou incapacidade. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
26 de abril | 18h00 Última quarta feira de cada mês Clube de Leitura Agustina Bessa-Luís – Centenário Obra do mês: Doidos e amantes
Dinamização: António Ferreira Público-alvo: jovens a partir dos 16 anos e adultos Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência).
27 e 28 de abril | 15h30 - 17h30 Eu sou Digital – Sessões de capacitação digital de Adultos I e II (sessões sequenciais e indissociáveis )
Numa época em que tanto se fala de transformação digital, é fundamental que todos os portugueses sejam capazes de acompanhar esta mudança e tirar partido das suas vantagens. É neste âmbito que a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva se associou ao Programa EUSOUDIGITAL – um programa de capacitação digital de adultos. O USOUDIGITAL é um Programa que visa ensinar adultos que nunca tiveram contacto com a internet de uma forma simples, gratuita e ao ritmo de cada um. Com a ajuda de milhares de Voluntários, apoiados em Centros em todo o País, o Programa está a ajudar milhares de portugueses a dar os primeiros passos na internet e a criar uma geração de novos digitais. O EUSOUDIGITAL tem como grande objetivo tornar mais fácil e acessível a vida dos cidadãos ajudando-os no acesso a ferramentas digitais essenciais como o email, pesquisas e registos na internet, o contacto através de uma rede social e noções elementares de segurança e privacidade. Público-alvo: adultos 50+ N.º mínimo de participantes – 2 ; máximo - 4. Dinamização: Anabela Leonor (BLCS). Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência).
27 de abril | 18h00 Ciclo de Conferências: "Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património" Conferência sobre a “Livraria Cruz
Conferência sobre a “Livraria Cruz, 1888 - Descendentes do fundador, Fernando Mendes). Entrada livre.
27 de abril | 21h30 Conversas do PSI para SI Tema: Bullying : dores emocionais e interrogações humanas
Oradores: José Luis Gomes (psicólogo e psicoterapeuta) e Diogo Martins, autor do livro "A História da Minha Vida" - Aster Magnatus Trecefe. Entrada livre.
2.ª a .6ª feira | 09h00-14h00 Consultório de leituras: livros que vão ao seu encontro
A BLCS disponibiliza um serviço para que possa receber orientações para leituras que vão ao encontro dos seus gostos ou necessidades. Para o efeito, poderá ligar para o número 253 205 978 ou escrever para o endereço sandra.rodrigues@blcs.pt, a fim de agendar um atendimento presencial ou telefónico. Será atendido pela psicóloga Sandra Rodrigues (BLCS), que procurará conhecer os seus gostos literários e o objetivo que pretende alcançar com as suas leituras, de modo a dar-lhe sugestões de leitura, que possam ser trabalhadas.
Assessoria e sessões de biblioterapia BLCS para a inclusão de trabalhadores com deficiência ou necessidades especiais em empresas
O que um especialista em deficiência, acessibilidade e biblioterapia pode fazer pela minha empresa? O especialista, o assessor e o biblioterapeuta pode ajudá-lo na contratação e na inclusão de trabalhadores com deficiência ou necessidades especiais, através do desenvolvimento de vários aspetos. Esta atividade desenvolver-se-á em continuidade e de acordo com a solicitação de cada empresa. Dinamização: Sandra Estêvão Rodrigues. Mais informações e inscrições: sandra.rodrigues@blcs.pt.
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Terças-feiras | 14h30 Sessões de cinema infantil
Para grupos a partir de 10 elementos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt
1 de abril | 10h00 | Auditório Adelina Caravana - Conservatório de Música Calouste Gulbenkian Recital de poesia
Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA
Recital de poesia - Ondas e Ondinhas de Poesia Leitura em voz alta de poemas selecionados pelas escolas, por alunos do pré-escolar e do 1º ciclo. Semana da Poesia e Semana da Leitura de Braga. Org. RBB
5 de abril | 10h30 Brincar na Filosofia – oficina de filosofia para crianças
Sinopse: Vamos fazer uma viagem até ao mundo da Filosofia, ao mundo da Imaginação e da Criatividade! Vamos descobrir a importância das Perguntas através de histórias, música e jogos! Público-alvo: crianças entre os 5 e os 12 anos de idade. N.º máximo de inscritos: 1 turma Duração: 60 minutos. Dinamização : Sónia Peixoto (Professora de Filosofia). Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
6 de abril | 11h00 Oficina de monotipia em gelatina
A monotipia é uma técnica de impressão muito simples, assim chamada porque resulta numa única reprodução. Esta oficina pretende estimular a criatividade e a descoberta nos participantes, a partir da imprevisibilidade da técnica, bem como dará a conhecer todo o processo de impressão. A partir de um suporte de gelatina, imprimir-se-ão monotipias com o auxílio de máscaras prontas, plantas, rendas e objetos. Público-alvo: crianças a partir dos 6 anos N.º mínimo de inscritos: 5 ; máximo: 20. Duração: 60 minutos. Dinamização : Ana Carvalho (artista plástica) Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência).
11 de abril I 10h00 | Mercado Municipal Histórias na Praça – Mari Popó e suas peripécias conta… “A revolta dos vegetais”, de David Aceituno
Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA "Oh não! Os vegetais revoltaram-se, e agora... Decidiram fazer uma manifestação, mas como será que os vegetais irão conseguir organizar tudo, e porque será que os vegetais estão tão revoltados? Viajem nesta aventura até ao mundo dos vegetais com a Mari Popó, uma palhaça animada, alegre e divertida que vem de outro planeta contar histórias. Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas). Público-alvo : turmas ou grupos de ATL, com crianças dos 3 aos 10 anos. Número Máximo de inscrições : 30 crianças (1 turma). Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt
13 de abril | 14h30 Pequenos artistas colorindo abril - oficina de expressão plástica
Abril: OS LIVROS FAZEM A FORÇA Sinopse: Em abril, livros mil e criatividade primaveril! Esta oficina tem como objetivo trabalhar a literacia artística, estimulando a criatividade dos mais pequenos através da criação plástica em que as crianças poderão explorar várias técnicas e materiais. Dinamização: Isolina Silva (voluntária da leitura). Público-alvo: Crianças dos 6 aos 10 anos. Duração: 60 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt
15 de abril | 11h00 YOGA na Biblioteca
Sinopse: Prática com yoga, com posturas adequadas às crianças, de forma lúdica e divertida através do conto de um livro. Pretende-se explorar as várias possibilidades do yoga, em que estão incluídas as posturas de yoga, o mindfulness e o toque, sempre acompanhadas com a leitura de um conto. Destinatários: Crianças dos 3 aos 6 anos. Duração: 45 minutos. Dinamização: Ana Silva (Professora de yoga). Requisitos: Roupa desportiva confortável. Não é necessário tapete. Custo de Inscrição: 3€. Inscrições obrigatórias através do email: terapeutaanasilva@gmail.com.
15 de abril | 16h00 Mari Popó e suas peripécias… conta "As cozinheiras de livros", de Margarida Botelho
Sinopse : Nesta fabulosa história, os livros e a cidade estava em alvoroço. Seria a crise? Ninguém sabia a resposta, mas a verdade é que não havia livros novos… As pessoas já não sabiam o que mais podiam fazer na esperança de novas aventuras, até já tinham lido todos os nossos livros de trás para a frente, de baixo para cima e até de pernas para o ar… Mas nada resultava. O que teria acontecido à fábrica dos livros? Uma aventura fantástica que nos leva a uma viagem de sonho em que os livros têm um papel fundamental na vida das pessoas. Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e Artes Performativas).Público-alvo: Crianças dos 3 aos 10 anos e pais. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt
18 de abril | 10h30 Educação Financeira - A ler e a contar aprendo a poupar – Hora do conto + jogos pedagógicos
Sinopse: A partir de uma história divertida, os mais pequenos poderão familiarizar-se com a importância das finanças saudáveis ao longo da vida e através de jogos pedagógicos divertidos compreenderão os principais conceitos da literacia financeira infantil. Dinamização: Cristina Silva (Pontos de Exclamação) Público-alvo : 1 turma de 3º ou 4º ano de 1º ciclo Inscrições através do e-mail seec@blcs.pt (gratuitas, obrigatórias e com até dois dias úteis de antecedência). Obs. Esta atividade poderá ser realizada em escola, se houver interesse.
20 e 27 de abril | 10h30 A magia do… Era uma vez... nas asas da liberdade Vem conhecer a “História de uma flor”, de Matilde Rosa Araújo, e viajar nas asas da liberdade!
20 e 27 de abril
Atividade de animação do livro e da leitura Dinamizada por Ivone da Paz Soares. Destinatários: Crianças dos 3 aos 13 anos Duração: 45 minutos Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Obs. Esta atividade poderá ser realizada em escola, se houver interesse
21 de abril | 10h00-11h00 Livro Instantâneo: Oficina de escrita e construção de um livro
Dinamização Fernanda Santos (professora e autora) Público-alvo: 1 turma dos 4º anos ou 2º ciclo. Duração: 60 min. a 90min. Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt.
21 de abril | 10h00 “A Magia dos sentidos e das palavras cantadas"
Conteúdos da atividade: desenvolvimento da linguagem, da perceção, da coordenação motora através de ritmos diversos, danças, histórias cantadas e jogos musicais. Dinamização: Maestro Felix Alonso e Ricardo Fernandes. Público-alvo: Crianças dos 4 aos 10 anos. Duração: 50 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
29 de abril | 10h30 Projeto “Era uma vez...com ciência”: Hora do conto «Os Ovos Misteriosos» + Atividade prática experimental «Como se fazem ovos extraterrestres?»
Sinopse: Hora do conto a partir da obra Os Ovos Misteriosos, de Luísa Ducla Soares e Manuela Bacelar, seguida da realização da atividade prática experimental Como se fazem ovos extraterrestres?, em que as crianças desenvolverão competências literárias e científicas, descobrindo o caráter químico de diferentes substâncias do dia a dia. Dinamização: Sofia Damiana Jesus. (Professora de Ciências Naturais). Destinatários: Crianças a partir dos 6 anos. N.º máximo de participantes: 20 Duração: 90 minutos. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
29 de abril | 16h00 Sessão de Pais & Bebés - "Mimi e Pipo, o que é o amor?" (adaptação do livro O que é o amor? de Davide Cali)
Sessão de Pais & Bebés - "Mimi e Pipo, o que é o amor?" (adaptação do livro O que é o amor? de Davide Cali) Sinopse: Um Conto sensorial, cheio de mistério e amor. “O que é o amor?”, questiona-se Mimi. Pergunta à mamã romântica, ao papá adepto de futebol, à avó doceira e ao avô apreciador de automóveis. Todos lhe dão respostas diferentes. Como é que o vai encontrar? Mimi sente a cabeça a andar à roda… Exploração de instrumentos musicais com música alusiva ao tema. Atelier Plástico. Pretende-se desenvolver a socialização, linguagem, motricidade, atenção, concentração, interação Pais/Bébés, sentir de várias formas o amor, valorização da família e amigos (união, respeito e compreensão - Dia Internacional da Família, 15 de Maio). Duração: 50/60 min. Público-alvo: bebés e crianças dos 12 aos 48 meses. Dinamização: Ana Sofia Maia (Conversas Entre Famílias). Inscrições gratuitas e obrigatórias, até 2 dias úteis de antecedência, através do e-mail seec@blcs.pt.
Atividade para escolas – Datas a definir Vitamina L – A Biblioterapia levada às escolas
Duração: três sessões de 50 minutos cada Destinatários: alunos do 2.º e 3.º ciclo, e secundário Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar. Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora (Sandra Estêvão Rodrigues). Formato: presencial (nos casos em que a escola assegure o transporte da dinamizadora) ou virtual, através da plataforma Zoom. Objetivos: promover a leitura crítica de uma obra, conto ou texto, que permita trabalhar questões pertinentes para estas faixas etárias, quer no âmbito pessoal, quer no familiar e escolar, proporcionando momentos de crescimento e de aprendizagem. Informações e inscrições através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt.
|