Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - MARÇO 2023
A UM JOVEM POETA
Procura a rosa. Onde ela estiver estás tu fora de ti. Procura-a em prosa, pode ser
que em prosa ela floresça ainda, sob tanta metáfora; pode ser, e que quando nela te vires te reconheças
como diante de uma infância inicial não embaciada de nenhuma palavra e nenhuma lembrança.
Talvez possas então escrever sem porquê, evidência de novo da Razão e passagem para o que não se vê.
Manuel António Pina, em “Nenhuma palavra e nenhuma lembrança” (1999)
MANUEL ANTÓNIO PINA- AUTOR EM DESTAQUE
Jornalista e escritor, Manuel António Pina nasceu no ano de 1943, no Sabugal, na Beira Alta, e faleceu a 19 de outubro de 2012, no Porto. [...] Autor de livros para a infância e juventude e de textos poéticos, a sua obra apresenta uma grande coesão estrutural e reflete uma grande criatividade, exige do leitor um profundo sentido crítico e descodificador."Brincando" com as palavras e os conceitos, num verdadeiro trocadilho, Manuel António Pina faz da sua obra um permanente "jogo de imaginação" [...] Afirmou-se como uma das mais originais vozes poéticas na expressão pós-pessoana da fragmentação do eu, manifestando, sobretudo a partir de Nenhum Sítio, sob a influência de T. S. Elliot, Milton ou Jorge Luis Borges, uma tendência para a exploração das possibilidades filosóficas do poema, transportando a palavra poética "quer para a investigação do processo de conhecimento quer para a investigação do processo de existência literária" (cf. MARTINS, Manuel Frias - Sombras e Transparências da Literatura, Lisboa, INCM, 1983, p. 72). Transmissora de valores, muita da sua obra infantil e juvenil é selecionada para fazer parte dos manuais escolares, sendo também integrada em antologias portuguesas e espanholas. Os seus textos dramáticos são frequentemente representados por grupos e companhias de teatro de todo o país e a sua ficção tem constituído o suporte de alguns programas de entretenimento televisivo [...]. In Infopédia [Em linha]. Porto: Porto Editora, 2003-2011. Biografia completa em https://www.portoeditora.pt/autor/manuel-antonio-pina/800
Até 10 de março | Sala de Exposições Exposição de pintura “Sublime Inspiração”, de Silvana Violante
Silvana Violante, professora italiana de ensino primário vive hoje em Brito-Guimarães. A sua inspiração artística deve-se à influência do avô e do pai Violante Gaspare, Maestro de Arte da Academia Internacional de Roma.. O seu estilo figurativo-impressionista foca-se no corpo feminino utilizando uma paleta de cores terrosas. Expôs no estrangeiro em Itália, Bélgica, Japão e Espanha. Está representada em coleções públicas e privadas. http://silvanaviolante.blogspot.pt/ Sinopse Nas minhas obras, a protagonista é a mulher. Ela é a minha fonte de inspiração, na sua eterna beleza, cheia de energia interior e de uma força misteriosa que a ajuda a viver serenamente. São mulheres sensuais, ternas, delicadas e silenciosas comunicantes com um olhar profundo que é o meu abraço doado ao mundo. No seu olhar secreto, malicioso ou ternurento, revelo o bem mais precioso que habita no seu coração: o Amor e é deste Amor que alimento a minha Arte. Entrada livre.
Até 11 de março Exposição “Danças e cantares Tradicionais”
Exposição bibliográfica e documental No âmbito do Ciclo de Conferências mensais "Conhecer Braga: suas instituições, seus ilustres bracarenses e seu património" e do Mês da Poesia.
14 de março a 12 de abril | Sala de Exposições e corredor central do R/C Exposição coletiva da “EXPOÉTICA” – 7ª edição.
Inauguração a 14 de março, pelas 17h00. Tema: “As Cores do Silêncio” Curadoria de Fernanda Santos Com a participação de 52 autores/artistas/poetas, Portugal, Espanha, Inglaterra, Brasil, Irão, Moçambique e Angola. Apoio: Município de Braga e BLCS Entrada livre.
|