Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
AGENDA CULTURAL - JANEIRO 2023
Corto viaggio sentimentale, capriccio italiano
6
quero dizer-te: não morras.
Nem me digas quem és, quem foste, como sabes a língua que se fala sobre a terra. Ao lume lanço toda a vontade de viver, ser vivo, a cautela do ar, ardendo em torno. Passarei, terás passado em mim, só quero dizer-te: não morras nunca, agora, nunca mais.
António Franco Alexandre, em Quatro caprichos. Assírio & Alvim, 1999
JOSÉ MILHAZES - autor em destaque
José Milhazes nasceu e cresceu na Póvoa de Varzim. Em 1977, foi estudar para a União Soviética. Licenciou-se em História da Rússia na Universidade Estatal de Moscovo (Lomonossov) e estabeleceu-se naquele país enquanto tradutor de obras literárias e políticas. Em 1989 começou a fazer trabalho jornalístico na TSF e depois noutros media portugueses. Em 2008, doutorou-se. Regressou a Portugal em 2015 com um conhecimento incomparável no panorama português sobre a sociedade, a política e a história russas. É autor de vasta obra publicada, da qual destacamos "As Minhas Aventuras no País dos Sovietes"(2017) e "Os Blumthal" (2019). O livro "A mais breve história da Rússia" é a sua obra mais recente (2022). Em 2013 foi distinguido com a Ordem do Mérito da República Portuguesa. (Biografia disponível em www.wook.pt)
4 a 11 de janeiro Comemoração do Dia Mundial do Braille
O Sistema Braille, criado por Louis Braille em 1825, é o método universal e natural de leitura e escrita para as pessoas cegas. É um modelo de lógica, de simplicidade e de polivalência, que se tem adaptado a todas as línguas e a toda a espécie de grafias. Com a sua invenção, Luís Braille abriu aos cegos, de par em par, as portas da cultura, arrancando-os à cegueira mental em que viviam. com Exposição de equipamentos específicos para audição e leitura destinados a pessoas cegas e com baixa visão; mostra de bibliografia em Braille e audiolivros. Destinatários: Público em geral Entrada livre Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
10 a 31 de janeiro Exposição biobibliográfica de Maria Ondina Braga. No âmbito do seu centenário.
Tributo a Maria Ondina Braga No âmbito do Ciclo Rota dos Cem.
16 a 30 de janeiro Eugénio de Andrade Exposição bibliográfica no âmbito do seu centenário (1923-2023).
No âmbito do Ciclo Rota dos Cem.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
28 de janeiro (sábado) | 17h30 Conversas do Cávado... com José Milhazes.
Org. BLCS / RIBCA - CIM Cávado Entrada livre.
2 de fevereiro | 21h30 JOÃO TORDO à conversa com António Ferreira
Sobre o seu mais recente livro "Cem anos de Perdão"(Companhia das Letras, 2022) e sobre a sua obra em geral. À conversa com António Ferreira. Atividade integrada na rubrica Tempo de Autor. Entrada livre.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
|