Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
Amanhecer
No raiar de um novo dia, novos sonhos com ele surgem, despertar como que um aceno, com semblante pleno e sereno.
Surgem novos desafios, fluem ideias como rios, nasce a esperança intemporal.
Desponta a luz da penumbra, arrastando consigo a leve sombra, afastando de si qualquer temporal.
Sussurro de uma nova vida, clarão de uma nova partida, alegria de vida tão surreal.
Nuno Sousa, em “Sentido Consiso ”. Ed. Chiado, 2019
Nuno Sousa é professor licenciado em Informática/Matemáticas Aplicadas, Informática - Ramo Educacional e pós-graduado em Informática. Nasceu em Barcelos em 24 de abril de 1973. Com três títulos em poesia publicados e desde sempre apaixonado pela arte, vê na cultura poética uma forma agradável de brincar com as palavras, sentindo-as. Mais do que o rigor literário que imprime nos seus poemas, pretende transmitir sentimentos, daquilo que lhe surge no íntimo.
2 a 4 de setembro Noite Branca 2022 Indisciplin’ARTE 2.2 - Exposição de trabalhos de escolas
Indisciplin’ARTE 2.2 - Exposição de trabalhos de escolas Integrada no desenvolvimento do Plano Nacional das Artes (PNA), que tem como objetivo tornar as artes mais acessíveis aos cidadãos, em particular às crianças e aos jovens, através da comunidade educativa, promovendo a participação, fruição e criação cultural, numa lógica de inclusão e aprendizagem ao longo da vida. O PNA incorpora três princípios estratégicos recaindo no “Eixo C. Educação e Acesso”, no programa “Indisciplinar a Escola”, o desenvolvimento do projeto cultural de escola de cada Agrupamento. A exposição Indisciplin’arte retrata o trabalho desenvolvido pelos diferentes agrupamentos de escolas da cidade de Braga no âmbito dos seus projetos culturais de escola. Participantes: AE Alberto Sampaio; AE André Soares; AE D. Maria II; AE Maximinos; AE Sá de Miranda.
2 a 30 de setembro | Sala Infanto Juvenil De que cor é o cancro? Exposição de pintura do Serviço de Pediatria do IPO Porto.
Atividade integrada no mês Setembro Dourado - mês dedicado ao cancro pediátrico.
16 de setembro a 12 de outubro | Sala de Exposições Encontros de Imagem 2022 Exposição "Strength and Spirit: The Resilient Women of Afghanistan", Farzana Wahidy
Após as minhas primeiras viagens fora do Afeganistão – no Canadá, nos EUA e na Europa, entre 2007 e 2008 – percebi que a imagem das mulheres afegãs fora dominada pela perspetiva estrangeira. Embora eu respeite e valorize o trabalho dos jornalistas e fotógrafos estrangeiros, acho importante que as pessoas por esse mundo fora possam ver a perspetiva feminina de alguém que viveu e sentiu essa realidade, de modo a obter uma compreensão mais profunda do Afeganistão. Tendo como objetivo apresentar um ponto de vista feminino afegão, documento as mulheres afegãs nas suas vidas quotidianas, onde enfrentam restrições religiosas e costumes tradicionais que as pressionam enormemente. Casamentos infantis forçados, abuso físico e sexual, risco de assassinato e execução pública, e ainda proibição do trabalho e educação, são apenas algumas das lutas que enfrentam diariamente. Nos últimos anos, também concentrei o meu foco nas mulheres afegãs que vivem fora do Afeganistão, e na nova geração de mulheres afegãs, dentro e fora do Afeganistão, que se esforçam por trazer mudança às suas vidas e lutam por um futuro melhor para si e para as suas filhas.
Nota biográfica da fotógrafa Farzana Wahidy é uma premiada fotógrafa documental afegã, mais conhecida pelo seu trabalho com mulheres e raparigas no Afeganistão. Foi a primeira fotógrafa, mulher afegã a trabalhar com agências de comunicação social internacionais. Wahidy tem documentado a vida das mulheres afegãs por mais de uma década, criando recentemente a Afghanistan Photographers Association. Wahidy nasceu em Kandahar em 1984 e mudou-se com 6 anos para Cabul com a sua família. Frequentou a escola durante a guerra civil afegã, e posteriormente uma escola ‘ilegal’, aquando da tomada do poder pelos Talibãs em 1996. Após a sua derrota em dezembro de 2001, Wahidy concluiu o ensino secundário, integrando posteriormente um programa de dois anos no AINA Photojournalism Institute. Em 2004 começou a trabalhar como fotógrafa para a Agence-France Presse e mais tarde juntou-se à Associated Press. Licenciada em Fotojornalismo pelo Loyalist College no Canadá, trabalha atualmente num mestrado em Belas Artes de Ação Pública nos Estados Unidos. O trabalho de Wahidy tem sido largamente publicado em revistas e jornais internacionais, tendo também realizado trabalhos para várias ONGs. Em 2014 criou um projeto para formar fotógrafos afegãos, rever a lei dos direitos de autor, e para pesquisar a história de fotografia no Afeganistão. As fotografias de Wahidy têm sido apresentadas em exposições individuais e coletivas no Afeganistão, Canadá, Estados Unidos, Índia, Paquistão, Alemanha, Itália, Noruega, Suíça, China, Finlândia e França.
Entrada livre.
18 a 26 de setembro | Corredor Central do R/C Exposição documental em homenagem ao jornalista e poeta Monsenhor Domingos da Silva Araújo (1936 -... )
Entrada livre.
Domingos da Silva Araújo nasceu em 1936. Estudou nos Seminários de Braga e no então Instituto de Periodismo da Universidade de Navarra. Ordenado sacerdote em 1959, é capelão da residência de Santa Teresa, em Braga e Mesário da Santa Casa da Misericórdia de Braga. Tem-se dedicado à atividade pastoral e ao jornalismo. Dirigiu o jornal «Diário do Minho» durante 27 anos. Dirige a revista «Ação Católica», órgão oficial da Arquidiocese de Braga. Lecionou nos seminários da arquidiocese e no ensino oficial. É autor de vários trabalhos, em prosa e em verso.
Esta exposição enquadra-se no Ciclo de Conferências "Conhecer Braga: suas instituições, seus ilustres bracarenses e seu património".
28 de setembro a 15 de outubro | Corredor Central do R/C TEMPORADA PORTUGAL-FRANÇA Exposição cronológica e bibliográfica de autores franceses de renome
Exposição cronológica e bibliográfica de alguns autores franceses de maior renome internacional.
Entrada livre.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
8 de setembro | 21h00 Apresentação do livro "A integração escolar das crianças na transição de ciclo", da autoria de Armanda Azenha.
Com a presença de Maria Fernanda Santos Martins (CIED | IE | UMinho). A PsicoSoma, em parceria com a FAP Braga, organiza no próximo dia 8 de setembro, a experiência “Talk: Crianças, Escolas e Família”, visando um momento de conversa e reflexão, que terá lugar na Biblioteca Lúcia Craveiro da Silva, com início às 21h. Nesta iniciativa marcarão presença a Professora Armanda Zenhas, autora da obra “A integração Escolar das Crianças na Transição de Ciclo”, a Professora Maria Fernanda Santos Martins, especialista na temática Escola-Família, numa conversa moderada pela Presidente da FAP Braga, Carla Silva e pelo Vice-Presidente FAP Braga, Paulo Gonçalves. “Visamos com estas iniciativas aproximar autores e comunidade, permitindo reflexões reais em torno dos temas e partilhas de experiências”, refere Julien Diogo, da PsicoSoma. A experiência contará com três momentos distintos, a apresentação da obra “A integração Escolar das Crianças na Transição de Ciclo” a cargo da autora Armanda Zenhas, onde serão exploradas as conclusões chave do estudo, seguida da exposição da Professora Maria Fernanda Santos Martins, em torno do tema Escola-Família, e da importância da identificação de etapas e relações chave para um processo saudável. Por fim, será aberto um espaço para questões, dúvidas e partilhas por parte dos presentes, permitindo uma riqueza de debate. "A FAP Braga procura sempre oferecer à sua comunidade o acesso a conteúdos de valor, com profissionais de referência, permitindo um maior conhecimento dos temas, e capacidade de integração e tomada de decisão por parte dos pais e encarregados", afirma Carla Silva, Presidente da FAP Braga. A experiência será encerrada com uma sessão de autógrafos por parte da autora, juntamente com uma banca de livros da editora PsicoSoma. A presença na experiência é gratuita, e não precisa de inscrição, encontra-se apenas reservada a capacidade do espaço da Biblioteca Biblioteca Lúcia Craveiro da Silva.
14 de setembro | 18h00 Apresentação do livro "Odisseia do espírito A ideia de quinto império e a crítica do totalitarismo em Joaquim de flora e em António Vieira – estudo preliminar”, da autoria de Luís Miguel Almeida.
A sessão de apresentação do livro será integrada na "Conferência sobre a Escravatura no passado e no presente", contanto com os conferencistas: Dr. Lino Abreu (professor de Filosofia aposentado); Dr. Miguel Almeida - “Odisseia do espírito: a ideia de quinto império e a crítica do totalitarismo: em Joaquim de Flora e em António vieira – estudo preliminar” . Entrada livre.
21 de setembro | 18h30 Apresentação dos livros de poesia “Sentido consiso” e “Olhar sereno” , da autoria de Joel Amado ( pseudónimo de Nuno Sousa).
Oradores convidados: Dr. Victor Pinho e José Ilídio Torres. Momento musical: Bárbara Carvalho (violino) SINOPSE DE “OLHAR SERENO” O autor pretende nesta obra criar textos em rima, minimalistas, como critica e sátira ao modelo de vida contemporâneo bem como as pequenas nuances do contexto geográfico onde se insere. É uma forma de abordar temas sensíveis, num contexto delirante e com algum sentido persecutório associado. Na sua escrita cria, não só, paralelismos com o seu mundo exterior, quer a nível cultural, social ou político, como também aborda a sua dinâmica pessoal. Do devaneio surgem os anseios do autor, as suas dúvidas e as suas certezas sobre o que acha ser o caminho para um mundo melhor, mais livre, mais honesto e mais justo. SINOPSE DE “SENTIDO CONSISO” Tendo em conta as mudanças de mentalidades quotidianas, fruto de novas visões culturais, sociais ou políticas, num mundo cada vez mais agressivo em termos de informação, urge despertar estados de consciência sobre princípios e valores ancestrais da nossa cultura. Este livro pretende relembrar alguns princípios fundamentais da gênese humana e focar sobre ideais como civismo, tolerância, compaixão e equidade, muitas vezes esquecidos ou ignorados. Através de breves textos em rima pretende-se tocar o coração do leitor e envolvê-lo nesta temática. BIOGRAFIA Nuno Sousa é professor licenciado em Informática/Matemáticas Aplicadas, Informática - Ramo Educacional e pós-graduado em Informática. Nasceu em Barcelos em 24 de abril de 1973. Com três títulos em poesia publicados e desde sempre apaixonado pela arte, vê na cultura poética uma forma agradável de brincar com as palavras, sentindo-as. Mais do que o rigor literário que imprime nos seus poemas, pretende transmitir sentimentos, daquilo que lhe surge no íntimo. Entrada livre.
24 de setembro | 15h30 Apresentação do livro "Lenocínio vs Prostituição= Visão dos Magistrados e Polícias”, da autoria de João Ribeiro.
Com a presença de Marília Reis Leal Fontes (Juíza de Direito) e Maria Conceição Maldonado Marrão (Advogada). Moderação: Aida Alves (BLCS). Entrada livre.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
2 de setembro (6ª feira) -18h30 |21h30 3 de setembro (sábado) – 11h00 | 16h00
NOITE BRANCA 2022 - Uma cidade em compromisso
Lightpainting, pela PAVAC – Passos Audiovisuais Associação Cultural
Com esta atividade pretende-se trabalhar o elemento fundamental para todos os processos fotográficos: a luz. Trata-se de um registo em longa exposição de uma fonte de luz em movimento. A fonte de luz pode estar em movimento para iluminar um objeto ou cenário, para desenhar o movimento da fonte de luz ou registar o movimento da câmara em relação a essa mesma fonte de luz. Um dos artistas mais destacados a utilizar esta técnica foi Pablo Picasso.
Duração: 90’ | Público-alvo: famílias
Participação pela ordem de chegada à biblioteca.
Ciclo de Cinema Lucky Star | Todas as terças feiras | 21h30 O Bacilo do Fascismo Ontem Como Hoje
6 de setembro TEMPESTADE MORTAL de Frank Borzage; 13 de setembro ESTA TERRA É MINHA de Jean Renoir; 20 de setembro A GRANDE BATALHA de Sam Penckinpah
Preço: associados gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
|