Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
15 de de junho | Sala do Arco | 10h00 | Escolas do 1º ciclo 15h30 | Adultos seniores Encontro com o autor e leitura de um conto do livro “Contos para serem contados”.
De Rogério Pereira e Sílvia Mota Lopes (il.). Edição Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras. Moderação Lídia Borges (escritora) Duração: 90min. Inscrições prévias de grupos através do email seec@blcs.pt
18 de junho | 11h00 – 12h20 Apresentação do livro Eu Digo Sim (In)felicidade.
De Ana Luísa Vieira Soares. Ed. Oficina da Escrita (Março, 2022). Escrito para mulheres que diariamente escolhem a favor dos outros, deixando a sua vontade e desejo para segundo plano. Mulheres que dizem sim quando querem dizer não, porque têm medo da consequência. Mulheres que anseiam a perfeição em tudo o que fazem, o que lhes causa uma tremenda angústia e frustração. Mulheres «bem comportadas» e «boas meninas», que se sentem mal quando o seu lado sombra se manifesta. Mulheres que dão tudo o que têm e sentem-se mal quando chega a hora de receber. Mulheres que sentem não serem suficientes nem merecedoras da felicidade plena.
Este livro surge como uma resposta ao que podes fazer diariamente para expressares a tua vontade e fazeres ouvir a tua voz, sem magoar nem retirar espaço aos outros. A obra reúne exercícios práticos e ferramentas para a transformação da vida que tens para a vida que desejas ter. É a ponte que atravessa um cenário de medo para um cenário de evolução. Uma vez entrando nesta viagem as possibilidades de escolha abrem-se diante de nós.
Eu Digo Sim IN(felicidade) pretende ensinar a usar a mente como aliada para que possas criar a tua realidade em função dos teus desejos, relembrando-te que cada uma de nós é perfeita e única para a missão que trouxe consigo, e que a comparação é um bloqueio que nos impede de ser absolutamente felizes.
Quem és tu e o que desejas para a tua vida?
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
2.ª a .6ª feira | 09h00-14h00 Consultório de leituras: livros que vão ao seu encontro
A BLCS disponibiliza um serviço para que possa receber orientações para leituras que vão ao encontro dos seus gostos ou necessidades. Para o efeito, poderá ligar para o número 253 205 978 ou escrever para o endereço sandra.rodrigues@blcs.pt, a fim de agendar um atendimento presencial ou telefónico. Será atendido pela psicóloga Sandra Rodrigues, que procurará conhecer os seus gostos literários e o objetivo que pretende alcançar com as suas leituras, de modo a dar-lhe sugestões que vão ao seu encontro.
14 de junho | 21h30 Ciclo de Cinema Lucky Star | O ciclo “Muito Riso Muito Siso" A Mulher do Padeiro de Marcel Pagnol 1938, França (133')
Um dia, um padeiro recém-chegado à aldeia acorda e não vê a mulher a seu lado. Por mais desculpas que invente para explicar aos outros o sucedido, cedo todos se apercebem do que aconteceu. Com uma depressão, o padeiro acaba por deixar de fazer pão. Preocupados, os aldeões organizam-se em patrulhas e partem à procura da mulher do padeiro. Descobrem-na com um pastor. O padre e o professor tentam convencê-la a voltar e ao padeiro a aceitá-la... (Fonte: cinecartaz.publico.pt) Preço: associados gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
15, 22 e 29 de junho | 15h00 | SEG BLCS Oficina ENTRE AGULHAS E LINHAS – Artes e Ofícios
Dinamização a cargo de Idalina Tavares da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A atividade consiste na criação e confeção de peúgas com quatro agulhas (tricô e crochê) proporcionando aos participantes a aprendizagem de várias artes ao mesmo tempo que tricotam na vida a esperança em cada dia e a fé no ser humano. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha (podem adquirir junto da dinamizadora); 1 novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. Público-alvo: Público em geral Duração: 90’ Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço BAI da BLCS
15 junho | 14h30 | Escola Básica 1º Ciclo Gandra Ação de sensibilização - Orientação e mobilidade – O que é e para que serve?
Dinamizada pelos Docentes de Educação Especial do grupo 930 do Agrupamento de Escolas de Maximinos Objetivos: abordar a importância da bengala no processo de independência e autonomia das pessoas cegas. Técnicas de utilização da bengala e técnicas de guia. Público-alvo: grupo turma e/ou Comunidade Duração: 60’ Organização: BLCS/BAI
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Atividade para escolas – Datas a definir Vitamina L – para crescer e aprender com os livros
Duração: quatro sessões de 90 minutos cada Destinatários: alunos do 2.º e 3.º ciclo, e secundário Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora (Sandra Estêvão Rodrigues) Formato: presencial (nos casos em que a escola assegure o transporte da dinamizadora) ou virtual, através da plataforma Zoom Objetivos: promover a leitura crítica de uma obra, conto ou texto, que permita trabalhar questões pertinentes para estas faixas etárias, quer no âmbito pessoal, familiar e escolar, proporcionando momentos de crescimento e de aprendizagem. Informações e inscrições através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
14 de junho | 10h30 | Centro Escolar da Naia Ciclo de Contos “Todos somos diferentes”
Com Débora Jardim Jardim Muitas coisas acontecem àquele que se abre ao que de único o outro tem. Neste ciclo de contos, as crianças são convidadas a conhecer cinco histórias que trazem um olhar para o outro em todas as suas possibilidades. Encontros, descobertas e amizade que nos levam muito além das nossas diferenças, possibilitando uma maneira de trilharmos juntos o caminho. Em cinco encontros, as histórias serão contadas pela própria autora que mostrará que ao nos colocarmos no lugar do outro, tornamos o mundo um lugar de todos. Hora do Conto Os estranhos amigos de estimação de Malú Dinamização por Débora Jardim (Escritora e bibliotecária) Sinopse: Malú é uma menina diferente de outras da sua idade, principalmente por seu estranho gosto para animais de estimação. Enquanto a maioria das crianças prefere cães, gatos ou, no máximo, uma tartaruga e um peixinho... Malú tem um gosto um tanto, digamos, exótico para escolher seus amiguinhos. Ficou curioso? Então venha conhecer os estranhos amigos de estimação de Malú! Público-alvo: crianças dos 6 aos 8 anos Duração: 60’ Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
17 de junho | 10h00 | Inscrições Completas “A Magia dos sentidos e das palavras cantadas"
Conteúdos da atividade: desenvolvimento da linguagem, da perceção, da coordenação motora através de ritmos diversos, danças, histórias cantadas e jogos musicais. Dinamização: Maestro Félix Alonso e Ricardo Fernandes Crianças dos 4 aos 10 anos.
|