Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
Em Gondramaz era a hora em que a noite principiava a sua descida à aldeia e o azul das montanhas em redor confundia-se com a cor lilás. Das chaminés de todas as casas esvoaçavam fumos e cheiros que vinham das ceias ao lume. Dentro, lá no centro de cada um dos lares, as candeias iam acordando a luz. Era também a hora em que se rezava, agradecendo a Deus mais um dia de pão sob a mesa tosca em castanho velho.
Clementina Matos, em “Piedade: Paixão em Gondramaz”. Ed. Modocromia, 2017.
Clementina Rosa Pires de Matos é natural de Guimarães, onde passou a sua infância e adolescência. Adquiriu o Diploma Superior de Língua e Civilização Francesa na Escola Internacional «Alliance Française», em Paris. Frequentou a Universidade de Paris «La Sorbonne», adquirindo aí o Certificado de Língua e Civilização Francesa. Licenciou-se, posteriormente, em Línguas e Literaturas Modernas, Português e Francês, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto. Obteve, seguidamente, a sua profissionalização para o ensino, com o diploma de Qualificação em Ciências da Educação, pela Universidade Aberta de Lisboa. Tem formação em Bibliotecas Escolares. Foi a responsável pela Biblioteca da Escola Profissional Infante D. Henrique, a cujo quadro pertencia, obtendo a sua aposentação em 2019. Foi premiada nos concursos literários «Dar Voz à Poesia», de Ovar (2006), e «Abraços de Terra e Rio», de Salvaterra de Magos (2015). Ainda em 2015, publicou um livro de Poesia, "Os Amantes de Janeiro" e o conto "A Letra E", narrativa inspirada em factos vivenciados pela autora no seio de uma família nortenha, em meados do século XX. Em 2017, publicou o romance "Piedade, Paixão em Gondramaz" (baseado em factos da vida real) - Modocromia Edições. Em 2019 publicou um livro de poesia integrado numa colecção denominada: « A Água e a Sede» com o título «A CURVA DO TEMPO». Em 2021 publicou «O GENTIL VAGABUNDO», um conjunto de narrativas baseadas, algumas delas, em factos da vida real. Participou em colectâneas diversas com contos, ensaios e poesias.
Até 18 de junho | Sala de exposições Exposição PANDEMANIAS: COVIDEOS E COVIDÁRIOS: Em volta duma magnólia e dum vírus, de Nannipinto.
Esta exposição surgiu da aparente paragem de um mundo que seguia a mil. Uma magnólia e recortes de jornal lembram o medo, a solidão e a morte em tempo de pandemia. Entrada livre.
6 a 30 de junho | Corredor R/C Exposição bibliográfica “Os Santos populares e o São João em Braga”
Livros, revistas, jornais e cartazes Org. BLCS
20 a 30 de junho | Sala de Exposições Exposição de Filatelia
Selos, maquetes de carimbos de Braga e postais Org. Núcleo Filatélico e Colecionismo de Braga
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
3 de junho | 18h00 Apresentação do livro As conversas que tenho contigo II
De Maria Luísa Silva. Editora temet nosce Apresentação a cargo de Joaquim Barbosa e Ana Cristina Silva. Sinopse: Nesta obra, é revelada uma nova etapa da vida da personagem principal, assim como novos encontros terapêuticos. Veremos, como Joane nos mostra, mais uma vez, tanto na vida pessoal como dentro do consultório, que para cada fraqueza há sempre uma força maior. E como nos sugere, dentro das experiências mais luminosas às mais sombrias, que o amor, essa força superior, muitas vezes incompreendida e negligenciada, é afinal de contas, a grande chave da humanidade.
Nota Biográfica: Maria Luisa Silva é psicóloga e escritora Bracarense. Lançou, em 2017, o primeiro volume de " As Conversas Que Tenho Contigo", que conta já com cinco edições, e foi traduzido este ano, pela primeira vez, para a língua inglesa. Após inúmeros pedidos de uma continuação, a autora acedeu e apresenta este mais recente volume.
4 de junho | 15h30 Apresentação do livro “O gentil vagabundo: contos”
De Clementina Matos. Edição Modocromia.
SINOPSE " As oito passagens dos oito contos que integram o livro: «O Gentil Vagabundo». (…) Que o confessassem as pedras do castelo da cidade, e toda a urbe ouviria, logo pela manhã, sentidas serenatas à lua e aos pássaros da noite que com ele competiam. (…) (1º conto) (…) O silêncio reinava em tão preocupante quietude. Mas de repente uma ave passou em voo rasante. Segui-lhe as asas e foi então que o vi. Suspirando de alívio, comecei a caminhar na direcção do pequeno café-bar. (...) (2º conto) (…) Íamos todos prensados uns contra os outros, e o velho «Mercury» de meu pai, valentemente atulhado até ao tecto, suportava ainda o pequeno frigorífico sobre a capota, ali descaradamente empoleirado. (…) (3º conto) (…)ali habitavam os sons delicados, os aromas densos, as brisas que murmuravam envolvências de inigualável brandura, os ventos agrestes que surgiam no Inverno, as chuvas animadas, o granizo, as geadas nocturnas e até a neve. (…) (4º conto) (…) A patroa parou de gargalhar tão repentinamente como começara, e ela nem precisou de dizer nada acerca das visitas inesperadas, aquelas que tão furiosamente tinham feito trabalhar o badalo da sineta. (...) (5º conto) (…) Uma girândola acabava de rebentar no céu sobre a multidão daquele sábado à noite, em ruídos impossíveis, misturados e loucos. (…) (6º conto) (…) O nevoeiro envolveu-os como um véu. Eles tinham as roupas claras e pareciam uma espécie de luar irrompendo da espessa neblina. (…) (7º conto) (…) As malditas sombras agitavam-se medonhas, e o crepitar tornava-se ainda mais intenso. Não sei como arranjei energia para desatar a correr. (…) (8º conto)
5 de junho | 16h00 | Presencial – Museu dos Biscainhos Apresentação do livro infantil "Chama um amigo - a aventura das formas geométricas"
De Marlene Martins e Sílvia Malheiro Dar a conhecer os divertidos Círculo, Quadrado, Retângulos e Triângulos. A brincar, a brincar, vamos aprender conceitos de matemática e geometria. Esta é uma história interativa em que as crianças são os protagonistas do enredo. Dinamização: Marlene Martins e Sílvia Malheiro Público-alvo: crianças dos 3 aos 6 anos e pais Duração: 60 minutos Entrada livre
No âmbito da Semana Municipal da Criança
9 de junho | 21h00 | Auditório Sarau literário - Escritores do Minho: Fernando Pinheiro
Organização: Rede de Bibliotecas de Braga e Agrupamento de Escolas Carlos Amarante.
Entrada livre.
Fernando Pinheiro é natural de Ucha (Barcelos), onde nasceu em 1949, reside em Braga desde 1982, e é licenciado em Direito e também em Estudos Superiores Especializados em Teatro na Educação. Foi professor do ramo humanístico no ensino secundário, e está atualmente aposentado das funções de técnico superior de ação cultural da Câmara Municipal de Braga. Participou em numerosos projetos associativos e artísticos, na área do teatro, da literatura e da música, e continua a desenvolver trabalhos de ator, dramaturgo e encenador, particularmente na área do teatro sénior e amador.
Tem obras vertidas em todos os géneros literários, desde a poesia ao teatro, passando pelo conto, romance e ensaio, e assinou numerosos artigos em coletâneas, jornais e revistas.
15 de de junho | Sala do Arco | 10h00 | Escolas do 1º ciclo 15h30 | Adultos seniores Encontro com o autor e leitura de um conto do livro “Contos para serem contados”.
De Rogério Pereira e Sílvia Mota Lopes (il.). Edição Espaço e Memória – Associação Cultural de Oeiras. Moderação Lídia Borges (escritora) Duração: 90min. Inscrições prévias de grupos através do email seec@blcs.pt
18 de junho | 11h00 – 12h20 Apresentação do livro Eu Digo Sim (In)felicidade.
De Ana Luísa Vieira Soares. Ed. Oficina da Escrita (Março, 2022). Escrito para mulheres que diariamente escolhem a favor dos outros, deixando a sua vontade e desejo para segundo plano. Mulheres que dizem sim quando querem dizer não, porque têm medo da consequência. Mulheres que anseiam a perfeição em tudo o que fazem, o que lhes causa uma tremenda angústia e frustração. Mulheres «bem comportadas» e «boas meninas», que se sentem mal quando o seu lado sombra se manifesta. Mulheres que dão tudo o que têm e sentem-se mal quando chega a hora de receber. Mulheres que sentem não serem suficientes nem merecedoras da felicidade plena.
Este livro surge como uma resposta ao que podes fazer diariamente para expressares a tua vontade e fazeres ouvir a tua voz, sem magoar nem retirar espaço aos outros. A obra reúne exercícios práticos e ferramentas para a transformação da vida que tens para a vida que desejas ter. É a ponte que atravessa um cenário de medo para um cenário de evolução. Uma vez entrando nesta viagem as possibilidades de escolha abrem-se diante de nós.
Eu Digo Sim IN(felicidade) pretende ensinar a usar a mente como aliada para que possas criar a tua realidade em função dos teus desejos, relembrando-te que cada uma de nós é perfeita e única para a missão que trouxe consigo, e que a comparação é um bloqueio que nos impede de ser absolutamente felizes.
Quem és tu e o que desejas para a tua vida?
20 junho | 18h00 | ZOOM Julieta Monginho, autora de Um muro no meio do caminho, à conversa com António Ferreira
Julieta Monginho, autora de Um muro no meio do caminho, ed. Porto Editora à conversa com António Ferreira No âmbito do INCLUDE HER, programa conjunto com a Universidade do Minho e a Cruz Vermelha Portuguesa de Braga para assinalar o Dia Mundial dos Refugiados (20 junho).
21 junho | 18h00 | BLCS João Reis à conversa com Manuel Pinto
João Reis, autor de Cadernos da água, ed. Edição Quetzal à conversa com Manuel Pinto (ICS/UMinho) No âmbito do INCLUDE HER, programa conjunto com a Universidade do Minho e a Cruz Vermelha Portuguesa de Braga para assinalar o Dia Mundial dos Refugiados (20 junho).
21 de junho | 21h00 VIAJAR COM SARAMAGO Livro de mês “As intermitências da morte"
Sinopse: «No dia seguinte ninguém morreu.» Assim começa este romance de José Saramago. Colocada a hipótese, o autor desenvolve-a em todas as suas consequências, e o leitor é conduzido com mão de mestre numa ampla divagação sobre a vida, a morte, o amor, e o sentido, ou a falta dele, da nossa existência.. Sinopse disponível em https://www.bertrand.pt/. Organização: Rede de Bibliotecas de Braga. Inscrições gratuitas para o email: seec@blcs.pt
30 de junho | 21h30 | auditório Temporada Cruzada Portugal-França 2022 Travessias literárias Evocação a Serge Reggiani ( 2 de Maio de 1922 – 23 de Julho de 2004)
A cargo de José Manuel Mendes (Presidente da Associação Portuguesa de Escritores), no âmbito do centenário do seu nascimento. Reggiani foi ator e cantor francês, deu a conhecer a uma nova geração a poesia de Rimbaud, Prévert e Appolinaire. Os seus maiores êxitos na canção francesa são: Le Déserteur, Ma Liberté, Les loups sont entrés dans Paris, Sarah (« La femme qui est dans mon lit n'a plus vingt ans depuis longtemps »),Venise n'est pas en Italie.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
2.ª a .6ª feira | 09h00-14h00 Consultório de leituras: livros que vão ao seu encontro
A BLCS disponibiliza um serviço para que possa receber orientações para leituras que vão ao encontro dos seus gostos ou necessidades. Para o efeito, poderá ligar para o número 253 205 978 ou escrever para o endereço sandra.rodrigues@blcs.pt, a fim de agendar um atendimento presencial ou telefónico. Será atendido pela psicóloga Sandra Rodrigues, que procurará conhecer os seus gostos literários e o objetivo que pretende alcançar com as suas leituras, de modo a dar-lhe sugestões que vão ao seu encontro.
Ciclo de Cinema Lucky Star | Todas as terças feiras | 21h30 O ciclo “Muito Riso Pouco Siso"
7 de Junho: "Boudu, Salvo das Águas" de Jean Renoir 1932, França (84') 14 de junho : "A Mulher do Padeiro" de Marcel Pagnol 1938, França (133') 21 de junho : “Veneno" de Sacha Guitry 1951, França (80') 28 de junho: "O Terceiro Tiro" de Alfred Hitchcock 1955, EUA (99') Preço: associados gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
1 de junho | 11h00 | Sala de Estudo em Grupo Em segurança na estrada!
Dinamização por Ana Margarida Fontes (Aluna do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação e Intervenção Comunitária da Universidade do Minho). Sinopse: A atividade consiste na criação de um semáforo, em cartão, como forma de sensibilizar para a segurança rodoviária e para os comportamentos que devemos ter quando andamos na rua. Ainda serão apresentadas também algumas dicas e regras de como nos devemos comportar quando utilizamos as vias públicas. Público-alvo: jovens/adultos do Centro Novais e Sousa Número máximo de participantes: 8 participantes
1 e 22 de junho| 19h00-21h00 | BLCS Movimento Oficina
Sinopse: O Movimento Oficina - oficina de expressão poética, é uma iniciativa do Movimento Poesie_se (um projecto de Elaine Vianna) em parceria com o PANDEMONIUM (serviço educativo da Plataforma do Pandemónio) e a BLCS. Ao longo desta temporada, teremos 4 sessões (com diferentes temáticas e formadores) em torno da expressão poética. Na 1ª sessão desta Oficina, o objectivo é explorar o que é isto de dizer de poesia, em todas as suas múltiplas camadas: o papel do corpo enquanto ferramenta expressiva, a importância e significado do texto, o potencial da voz enquanto objecto transformador...as possibilidades são variadas e daí advém uma boa parte da riqueza da Poesia. A iniciativa destina-se a todos os amantes de poesia e movimento, a partir dos 15 anos. Público-alvo: - jovens e adultos; séniores Dinamizador: Elaine Vianna (Plataforma Pandemónio) Valor pelas duas sessões: 20 euros Inscrições para o e-mail plataformadopandemonio@gmail.com
2 e 9 de junho |15h00 | Presencial BLCS | SEG/SFE Oficinas de teatro para seniores
Destinatários: adultos a partir dos 50 anos Nº mínimo de participantes: mínimo 6; máximo ; 12 Dinamização: Rita Campos (licenciada em teatro e experiência profissional na área) Custo de inscrição: 10€/mensais Inscrições obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
3 de junho | 11h00 | Sala do Arco O nosso Minho
Dinamização por Ana Margarida Fontes (Aluna do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação e Intervenção Comunitária da Universidade do Minho). Atividade: Como forma de dar a conhecer diferentes tradições Minhotas, será realizado um pequeno jogo entre todos com trocas de experiências, conhecimentos, pequenos exemplos de costumes habituais do Minho. Público-alvo: jovens/adultos do Centro Novais e Sousa Número máximo de participantes: 10 participantes Apoio: Serviço BAI da BLCS
6 de junho | 11h00 | Sala de Estudo em Grupo Viva Portugal!
Dinamização por Ana Margarida Fontes (Aluna do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação e Intervenção Comunitária da Universidade do Minho). Sinopse: O objetivo desta atividade passa por elucidar os jovens sobre a importância da celebração do dia 10 de Junho, dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas e abordar, de forma criativa e artística, a história do nosso país. Para tal, os participantes terão a oportunidade de desenhar e colorir símbolo e objetos característicos de Portugal Público-alvo: jovens/adultos do Centro Novais e Sousa Número máximo de participantes: 10 participantes
15, 22 e 29 de junho | 15h00 | SEG BLCS Oficina ENTRE AGULHAS E LINHAS – Artes e Ofícios
Dinamização a cargo de Idalina Tavares da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A atividade consiste na criação e confeção de peúgas com quatro agulhas (tricô e crochê) proporcionando aos participantes a aprendizagem de várias artes ao mesmo tempo que tricotam na vida a esperança em cada dia e a fé no ser humano. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha (podem adquirir junto da dinamizadora); 1 novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. Público-alvo: Público em geral Duração: 90’ Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço BAI da BLCS
15 junho | 14h30 | Escola Básica 1º Ciclo Gandra Ação de sensibilização - Orientação e mobilidade – O que é e para que serve?
Dinamizada pelos Docentes de Educação Especial do grupo 930 do Agrupamento de Escolas de Maximinos Objetivos: abordar a importância da bengala no processo de independência e autonomia das pessoas cegas. Técnicas de utilização da bengala e técnicas de guia. Público-alvo: grupo turma e/ou Comunidade Duração: 60’ Organização: BLCS/BAI
20 de junho | 18h30 | Auditório Ciclo Conhecer Braga, através das suas instituições, dos ilustres bracarenses e do seu património"
22 de junho | 15h00 Clube de Leitura com o Núcleo de Braga da APRE – Associação de Aposentados, Pensionistas e Reformados.
Sinopse: Na próxima sessão deste clube de leitura, para o qual todos estão convidados, o livro em debate será “As pessoas invisíveis” de José Carlos Barros. Dinamização: Sandra Estêvão Rodrigues Inscrições gratuitas para o email: seec@blcs.pt
22 junho | 18h00 | ZOOM Refugiados: ser, viver, integrar e acolher INCLUDE HER competências digitais e inclusão das mulheres migrantes
João Teixeira Lopes (Professor Universitário e Sociólogo - Universidade do Porto - Faculdade de Letras) à conversa com Rita Ribeiro (ICS/UMinho) No âmbito do INCLUDE HER, programa conjunto com a Universidade do Minho e a Cruz Vermelha Portuguesa de Braga para assinalar o Dia Mundial dos Refugiados (20 junho). Entrar na reunião Zoom: https://us06web.zoom.us/j/86762520237
29 de junho | 19h00-21h00| Presencial – BLCS Tertúlia Literária
Sinopse: Da Oficina de Escrita do PANDEMONIUM surgem as Tertúlias Literárias, onde a arte e mestria das palavras são desvendadas ao público depois de um processo de exploração onde não falta a umbilical relação com a performance. Ao longo duma formação de 50h, os participantes desta Oficina desenvolvem textos que abrangem diferentes géneros literários, desde a ficção narrativa à poesia, e onde exploram diferentes correntes estéticas, nutrindo simultaneamente competências como: voz narrativa, estrutura, lírica, desenvolvimento de personagens, entre outras. Esta Tertúlia é o momento onde todo esse trabalho sobe ao palco, em articulação com outras estruturas da cidade. Um momento onde as palavras adquirem o seu real sentido, na medida em que se assumem veículo duma partilha com o público, que é chamado a participar. Um trabalho da comunidade para a comunidade, onde a única Arte que importa é a que une as pessoas. Público-alvo: - jovens e adultos; séniores. Organização: Plataforma Pandemónio. Entrada livre sujeita à lotação do espaço
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Atividade para escolas – Datas a definir Vitamina L – para crescer e aprender com os livros
Duração: quatro sessões de 90 minutos cada Destinatários: alunos do 2.º e 3.º ciclo, e secundário Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora (Sandra Estêvão Rodrigues) Formato: presencial (nos casos em que a escola assegure o transporte da dinamizadora) ou virtual, através da plataforma Zoom Objetivos: promover a leitura crítica de uma obra, conto ou texto, que permita trabalhar questões pertinentes para estas faixas etárias, quer no âmbito pessoal, familiar e escolar, proporcionando momentos de crescimento e de aprendizagem. Informações e inscrições através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
1 de junho | 10h00 | Presencial BLCS/Escolas SEMANA MUNICIPAL DA CRIANÇA Histórias de boas maneiras
Histórias de boas maneiras - Hora do conto + técnicas de relaxamento. A partir da obra “Atchuuu!”, de Mij Kelly, uma divertida história sobre as regras de etiqueta e boas maneiras para crianças, os meninos celebrarão o Dia Mundial da Criança com muita alegria e muitas gargalhadas! Dinamização: Cândida Pedras ( BLCS) Público-alvo: dos 4 aos 10 anos N.º máximo de inscritos: uma turma Duração: 90 minutos Inscrições completas
1 de junho | 15h30 | BLCS DIA MUNDIAL DA CRIANÇA / SEMANA MUNICIPAL DA CRIANÇA Sessão de narração oral para crianças com Estefânia Surreira
Sinopse: “Eu sou o animal mais forte da selva! Piso o rinoceronte e faço cocó de vaca em cima do elefante!” Nestas sessões encantadas, viajaremos até ao lindo continente africano, para descobrirmos um segredo que ficou, lá nos confins da selva, escondido durante muitos e muitos anos… “A lenda do tambor africano” e “O animal mais forte da selva” (contos da tradição africana) por Estefânia Surreira - narração, canto e percussão (tambor africano). Público-alvo – crianças dos 4 aos 12 anos. Duração – 1 hora Dinamização a cargo de Estefânia Surreira
1 a 3 de junho | 10h30 | 14h30 SEMANA MUNICIPAL DA CRIANÇA "Os lugares secretos da biblioteca: Visitas guiadas”
As crianças terão oportunidade de conhecer todos os espaços da Biblioteca e especialmente os mais secretos. Duração: 30 minutos. N.º máximo de participantes: 1 turma; Público-alvo: 1.º Ciclo e 2.º Ciclo Inscrições | Mais informações: seec@blcs.pt | 253205977
2 de junho | 10h00 | BLCS SEMANA MUNICIPAL DA CRIANÇA Oficina “Cria e ilustra histórias emocionantes”
Se gostas de escrever e de ilustrar e precisas de uma ajuda para te aventurares no maravilhoso mundo das histórias, esta oficina é para ti. Dinamizada por Patrícia Ferreira (Artista Plástica) Destinatários: Crianças dos 6 aos 12 anos Duração: 120 minutos N.º máximo de participantes: 1 turma
2, 23 e 30 de junho | 10h30 | BLCS/Escolas Hora do conto "A magia do… Era uma vez..."
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamizada por Ivone da Paz Soares. Público-alvo: crianças dos 3 aos 13 anos Duração: 45 minutos Nº máximo para realização da atividade: 10 crianças Inscrição gratuita e obrigatória prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email seec@blcs.pt
3 de junho | 10h00 SEMANA MUNICIPAL DA CRIANÇA A magia das palavras cantadas
Espetáculo sensorial de palavras musicadas, dinamizado por Maestro Felix Alonso e Ricardo Fernandes Duração: 1 hora. N.º máximo de participantes: 30 Público-alvo: Pré-escolar
4 de junho | 15h30 SEMANA MUNICIPAL DA CRIANÇA Oficina "Cria e ilustra histórias emocionantes"
Se gostas de escrever e de ilustrar e precisas de uma ajuda para te aventurares no maravilhoso mundo das histórias, esta oficina é para ti. Dinamização: Patrícia Ferreira (Artística Plástica) Duração: 2 horas. N máximo de participantes: 25 Público-alvo: Famílias. Inscrições | Mais informações: seec@blcs.pt | 253205977
4, 11 e 18 de junho ; 2 e 8 de julho | 11h00 PALMO E MEIO DE MÚSICA - 2ª Temporada
Descrição Palmo e Meio de Música é uma oficina de iniciac¸a~o musical para crianc¸as (1a infa^ncia) e fami´lias, alicerc¸ada na Teoria de Aprendizagem Musical de E.Gordon, desenvolvida pelas formadoras Zinha Barros e Natércia Ribeiro. Encontramo-nos aos sábados de manhã, a partir de dia 05 de Março, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (pelas 11h00) para 6 sesso~es de grupo (que culminam com uma mostra final) elencadas nos princi´pios da Educac¸a~o Oportuna e na Educac¸a~o Musical Global, crianc¸as dos 3 aos 5 anos sa~o iniciadas na linguagem e sensibilidade musical, desenvolvendo simultaneamente outras compete^ncias como a criatividade, expressividade, sentido cri´tico, coordenac¸a~o motora e curiosidade. Estudos indicam que os humanos te^m a sua aptida~o musical mais elevada no momento do seu nascimento. Estimular atividades musicais nos primeiros anos de vida e´, pois, um contributo de incalcula´vel valor para um desenvolvimento integral das capacidades de todas as crianc¸as. Venha desfrutar destes belos momentos em família! Nº máximo por turma: 8 crianças (mais um adulto acompanhante) Público-alvo: crianças de 3 a 5 anos Valor de inscrição - 20€ por temporada Inscrições em: https://forms.gle/HBWDFhMwtUSghDfy8
5 de junho | 11h00 | QUINTA PEDAGÓGICA SEMANA MUNICIPAL DA CRIANÇA Mari Popó e as suas peripécias conta… “O crocodilo que não gostava de água”
Hora do conto com Mari Popó, a palhaça divertida de outro planeta. Duração: 50 minutos. N.º máximo de participantes: 30 Público-alvo: Famílias. Crianças dos 3 aos 6 anos Inscrições | Mais informações: seec@blcs.pt | 253205977
7 e 14 de junho I 10h00 | BLCS/Escolas Histórias relaxadas
Hora do conto sobre o tema da água e a importância do planeta saudável, seguida de 15min de técnicas de relaxamento. Dinamização: Cândida Pedras (BLCS) Duração: 90 min. Destinatários: crianças dos 6 aos 10 anos Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
14 de junho | 10h30 | Escola Secundária de Maximinos Ciclo de Contos “Todos somos diferentes”
Com Débora Jardim Jardim Muitas coisas acontecem àquele que se abre ao que de único o outro tem. Neste ciclo de contos, as crianças são convidadas a conhecer cinco histórias que trazem um olhar para o outro em todas as suas possibilidades. Encontros, descobertas e amizade que nos levam muito além das nossas diferenças, possibilitando uma maneira de trilharmos juntos o caminho. Em cinco encontros, as histórias serão contadas pela própria autora que mostrará que ao nos colocarmos no lugar do outro, tornamos o mundo um lugar de todos. Hora do Conto Os estranhos amigos de estimação de Malú Dinamização por Débora Jardim (Escritora e bibliotecária) Sinopse: Malú é uma menina diferente de outras da sua idade, principalmente por seu estranho gosto para animais de estimação. Enquanto a maioria das crianças prefere cães, gatos ou, no máximo, uma tartaruga e um peixinho... Malú tem um gosto um tanto, digamos, exótico para escolher seus amiguinhos. Ficou curioso? Então venha conhecer os estranhos amigos de estimação de Malú! Público-alvo: crianças dos 6 aos 8 anos Duração: 60’ Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
17 de junho | 10h00 | Presencial BLCS/Escolas “A Magia dos sentidos e das palavras cantadas"
Conteúdos da atividade: desenvolvimento da linguagem, da perceção, da coordenação motora através de ritmos diversos, danças, histórias cantadas e jogos musicais. Dinamização: Maestro Félix Alonso e Ricardo Fernandes Crianças dos 4 aos 10 anos Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
17 de junho e 1 de julho| 10h00 | BLCS Oficina de escrita Escrever haikus? Eu gosto! E tu?
Sinopse: Juntos vamos perder o medo de passar para o papel as ideias que nos vão na cabeça Vamos brincar com palavras; aprender palavras novas; partilhar as que já conhecemos e relembrar algumas que já ouvimos. Duração: 90’ Destinatários: 8 aos 12 anos Nº mínimo : 8 ; n.º máximo: 25 Dinamização: Isabel Matos (voluntária da leitura) Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
18 de junho | 15h30 | Museu dos Biscainhos Hora do conto “Eu conto... A Menina do Mar” + oficina de expressão plástica
Sinopse: Sofia cresceu encantada com a história A Menina do Mar. Enquanto recorda a infância com cheiro de maresia, Sofia relembra essa história maravilhosa e as brincadeiras à beira mar. Atenta ao mar dos nossos dias, Sofia também partilha as suas preocupações e soluções em relação à preservação dos oceanos. Mergulha neste encontro e vem conhecer o rapaz da terra, a menina do mar, o polvo, o caranguejo e o peixe! Duração: aproximadamente 90 minutos Destinatários: Crianças a partir dos 6 anos. Dinamização a cargo de Cristina Silva (Pontos de Exclamação) Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
29 de junho | 10h00 | BLCS Projeto “Era uma vez… com ciência”: as algas vermelhas comem-se? – Teatro de fantoches + Atividade experimental
Sinopse: A partir da adaptação para teatro de fantoches do conto D. Plástico, de Maria José Moreno, seguido de atividade experimental, as crianças terão a experiência de comer o que o mar nos dá, trabalhando as literacias do oceano, da leitura e da ciência, num momento de descoberta incrível! Dinamização: Sofia Damiana Jesus (Professora de Ciências Naturais), Susana Pinto (Professora de Físico- -Química) e Helena Guimarães (Coordenadora da Biblioteca Escolar do AEMC) Destinatários: Público pré-escolar (4 aos 6 anos) N.º máximo de participantes: 1 turma Duração: 90 minutos Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
|