Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
19 de maio | 18h30 | Auditório da BLCS Apresentação dos livros “Acílio da Silva Estanqueiro Rocha: Filosofia e Utopia. Premio Sapientia 2019” e “Historia de la Hermenéutica. Devenir y Actualidad de la Filosofía de la Interpretación”
No âmbito das Letras Galegas 2022 Apresentação a cargo do Professor Bernhard Josef Sylla (ELACH/Universidade do Minho). Descrição: A apresentação destes dois livros no mesmo evento tem uma razão intrínseca – ambos os livros são testemunho exemplar da colaboração de longa data entre a Filosofia aquém e além do Rio Minho. Os professores Acílio da Silva Estanqueiro Rocha, Professor emérito da Universidade do Minho, e Marcelino Agís Villaverde, Professor titular da Universidade de Santiago de Compostela, são os arautos desta colaboração, que se tem desenvolvido ao longo dos últimos 25 anos. Mas, para além do dinamismo que as ações interuniversitárias documentam, é inegável que a sabedoria, o mérito filosófico e a excelência profissional dos dois professores tenham dado o alento decisivo para esta tão rica história de amizade entre as duas filosofias, a minhota e a galega. Os dois livros testemunham isto, cada um à sua maneira: o primeiro homenageia o Prof. Acílio Rocha, distinguido com o II Prémio Sapientia, prémio outorgado pela Sociedade Interuniversitária de Filosofia com sede em Santiago de Compostela; o segundo apresenta-nos a História da Hermenêutica, desde as suas origens na Antiguidade até aos nossos tempos. O que torna este livro especialmente interessante para o público português e espanhol são dois grandes capítulos sobre o desenvolvimento da investigação hermenêutica em Espanha e Portugal, com subcapítulos sobre este desenvolvimento nas regiões da Galiza e do Minho. Marcelino Agís Villaverde, Javier Barcia González & Rocío Carole Tosar (coord.) (2021). Acílio da Silva Estanqueiro Rocha: Premio Sapientia 2019). Santiago de Compostela. Marcelino Agís Villaverde (2020) Historia de la Hermenéutica. Devenir y Actualidad de la Filosofía de la Interpretación. Madrid/Porto: Sindéresis.
21 de maio | 15h30 | Auditório BLCS Apresentação do livro "Longos Dias Breve o Medo"
Apresentação do livro "Longos Dias Breve o Medo" De Luís Soares Barbosa, apresentação a cargo de Eduardo Jorge Madureira. Edição Officium Lectionis (março 2022).
não são lugares, luzeiros, estorninhos, tardes de chuva onde os dedos pousem ou o olhar se cale. não são ecos, eixos, gradações, imagens soletradas, palavras em excesso, quando o corpo cai. colecciono, porém, as irregulares ondulações da pele, se é propícia a fuga, o sítio onde junto, às vezes, rios, uma mulher tangendo as águas divididas, seu rebanho volúvel e fantástico. colecciono em chama a carne viva.
Luís Soares Barbosa publicou “onde sopra o vento” em 2004, nas Edições Quasi, “embora seja noite”, em 2007, na Cosmorama e “sobre fio de lume”, em 2008, também na Cosmorama. Em 2016, a Câmara Municipal de Braga editou “e fico só e falo com as sombras”, livro distinguido com o Prémio Literário Maria Ondina Braga. Profissionalmente é professor catedrático na Universidade do Minho e investigador no INESC TEC e na Universidade das Nações Unidas. Entrada livre.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
2.ª a .6ª feira | 09h00-14h00 Consultório de leituras: livros que vão ao seu encontro
A BLCS disponibiliza um serviço para que possa receber orientações para leituras que vão ao encontro dos seus gostos ou necessidades. Para o efeito, poderá ligar para o número 253 205 978 ou escrever para o endereço sandra.rodrigues@blcs.pt, a fim de agendar um atendimento presencial ou telefónico. Será atendido pela psicóloga Sandra Rodrigues, que procurará conhecer os seus gostos literários e o objetivo que pretende alcançar com as suas leituras, de modo a dar-lhe sugestões que vão ao seu encontro.
17 de maio | 21h30 Ciclo de Cinema Lucky Star | O ciclo “Pasolini – A Consagração da Vida” “Passarinhos e Passarões”, de 1966.
Caprichosa fantasia fílmica sobre cristianismo e marxismo, também conhecida por ser o último filme do bem-amado actor cómico Totò. Um conto alegórico no qual o lendário Totò brilha com um desempenho memorável. Enquanto se deslocam pela estrada fora e através do tempo, com uma incursão à época de S. Francisco de Assis, Totò e o seu filho encontram um corvo falante (e intelectual de esquerda) que os acompanha na digressão. (Fonte: risifilm.pt) Preço: associados gratuita; não associados 3€; leitores da biblioteca 1€.
17 de maio | 10h30 | Inscrições completas Ciclo de Contos “Todos somos diferentes” Com Débora Jardim Jardim
Ciclo de Contos “Todos somos diferentes” Com Débora Jardim Jardim
Muitas coisas acontecem àquele que se abre ao que de único o outro tem. Neste ciclo de contos, as crianças são convidadas a conhecer cinco histórias que trazem um olhar para o outro em todas as suas possibilidades. Encontros, descobertas e amizade que nos levam muito além das nossas diferenças, possibilitando uma maneira de trilharmos juntos o caminho. Em cinco encontros, as histórias serão contadas pela própria autora que mostrará que ao nos colocarmos no lugar do outro, tornamos o mundo um lugar de todos. Feita de nós Dinamização por Débora Jardim (Escritora e bibliotecária) Sinopse: Um encontro precioso. Histórias, amizade e muito carinho. Um presente especial. Embora tantos presentes já tenham sido trocados entre Clara e Carlinhos, aquele era diferente. Mas por quê? Público-alvo: crianças dos 6 aos 8 anos Duração: 60’ Inscrições para escolas através do e-mail bai@blcs.pt até 2 dias de antecedência. Organização: Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão (BAI) da BLCS
17 e 19 maio | 11h00 | Sala do Arco Em segurança na estrada!
Dinamização por Ana Margarida Fontes (Aluna do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação e Intervenção Comunitária da Universidade do Minho). Sinopse: A atividade consiste na criação de um semáforo, em cartão, como forma de sensibilizar para a segurança rodoviária e para os comportamentos que devemos ter quando andamos na rua.Serão ainda apresentadas também algumas dicas e regras de como nos devemos comportar quando utilizamos as vias públicas. Público-alvo: jovens/adultos do Centro Novais e Sousa Número máximo de participantes: 8 participantes Apoio: Serviço BAI da BLCS
18 e 25 de maio | 15h00 | Sala do Arco Oficina ENTRE AGULHAS E LINHAS – Artes e Ofícios
Dinamização a cargo de Idalina Tavares da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga Sinopse: A atividade consiste na criação e confeção de peúgas com quatro agulhas (tricô e crochê) proporcionando aos participantes a aprendizagem de várias artes ao mesmo tempo que tricotam na vida a esperança em cada dia e a fé no ser humano. Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha (podem adquirir junto da dinamizadora); 1 novelo de lã simples ou matizado; agulhas de malha e lã e agulha e linha de crochê. Público-alvo: Público em geral Duração: 90’ Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt Organização: Serviço BAI da BLCS
18 de maio I 19h00-21h00 | BLCS Movimento Oficina
Sinopse: O Movimento Oficina - oficina de expressão poética, é uma iniciativa do Movimento Poesie_se (um projecto de Elaine Vianna) em parceria com o PANDEMONIUM (serviço educativo da Plataforma do Pandemónio) e a BLCS. Ao longo desta temporada, teremos 4 sessões (com diferentes temáticas e formadores) em torno da expressão poética. Na 1ª sessão desta Oficina, o objectivo é explorar o que é isto de dizer de poesia, em todas as suas múltiplas camadas: o papel do corpo enquanto ferramenta expressiva, a importância e significado do texto, o potencial da voz enquanto objecto transformador...as possibilidades são variadas e daí advém uma boa parte da riqueza da Poesia. A iniciativa destina-se a todos os amantes de poesia e movimento, a partir dos 15 anos. Público-alvo: - jovens e adultos; séniores Dinamizador: Elaine Vianna (Plataforma Pandemónio) Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
19 de maio | 21h30 | Auditório da BLCS Conversas do PSI para SI. Tema: A Dignidade e Abusos Sexuais.
Oradores: Dr. José Luís Gomes (psicólogo e psicoterapeuta) e Doutor Anselmo Borges (padre da Sociedade Missionária Portuguesa e professor universitário)
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Atividade para escolas – Datas a definir Vitamina L – para crescer e aprender com os livros
Duração: quatro sessões de 90 minutos cada Destinatários: alunos do 2.º e 3.º ciclo, e secundário Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora (Sandra Estêvão Rodrigues) Formato: presencial (nos casos em que a escola assegure o transporte da dinamizadora) ou virtual, através da plataforma Zoom Objetivos: promover a leitura crítica de uma obra, conto ou texto, que permita trabalhar questões pertinentes para estas faixas etárias, quer no âmbito pessoal, familiar e escolar, proporcionando momentos de crescimento e de aprendizagem. Informações e inscrições através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt
18 de maio | 10h00 – Presencial BLCS/Escolas Saramago para todos: contos performativos
Esta performance teatral tem como objetivo fomentar o gosto pela leitura através da obra não integral do autor português José Saramago. O contador de histórias conduz a sessão levando as crianças para o mundo das personagens de Saramago, interagindo e convidando-as a participar ativamente na ação dramática. Conto em oferta: “A maior flor do mundo” (2001) - conto infantojuvenil Destinatários: crianças dos 6 aos 10 anos Duração: 45 a 50 minutos. Dinamização a cargo de Diogo Rosas (ator) Inscrições através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
19 de maio | 09h30 | Escolas Hora do conto com oficina plástica “Maria Botelha: a garrafa aventureira”, da autoria de Pedro Seromenho
Hora do conto sobre o tema da água e da importância da reciclagem, seguida de oficina plástica. Dinamização: Cândida Pedras (BLCS). Duração: 90 min. Destinatários: crianças dos 6 aos 10 anos.
|