Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.

imagem
imagem
imagem

PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES

PRESENCIAL | ONLINE

imagem

Até ao dia 18 de março
Poesia ao Centro 2022

Concurso de Poesia BLCS “Encontro de Poesia” – 13ª edição
Tema a concurso: Água

Regulamento disponível em: http://www.blcs.pt

imagem

7 a 12 de março
Semana da Leitura - Braga aLer+
"Eu teimo na minha terra: as ruas de Braga, cada esquina, cada pedra..." (in obra A Personagem") – Centenário de Ondina Braga

7 de março
– 12h00 | Edifício do Pé Alado (Junta de Freguesia de S. Lázaro)
Assinatura da adenda para a integração de novos parceiros da Rede de Bibliotecas de Braga: União de Freguesias de S. Lázaro e São João do Souto; Junta de Freguesia de Sobreposta.

- tarde – Oficinas de escrita poética nas escolas “Trouxe-te um verso”

8 de março
Manhã/tarde – Oficinas de escrita poética nas escolas “Trouxe-te um verso”
Leituras Andantes nos TUB

9 de março | 18h30
Conferência “A evolução do leitor: breve história de um cérebro que lê e de uma consciência que sente”, oradora Teresa Silveira
Organização: Rede de Bibliotecas de Braga

10 de março
Manhã/ tarde – Oficinas de escrita poética nas escolas “Trouxe-te um verso”

11 de março
Manhã/ tarde – Oficinas de escrita poética nas escolas “Trouxe-te um verso”

12 de março | Conservatório de Música Calouste Gulbelkian
Recital de Poesia
10h00 - Ondinhas de Poesia – alunos do pré-escolar
15h00 – Ondas de Poesia – alunos do 1º ciclo
Organização: Rede de Bibliotecas de Braga

Inscrição

imagem

8 de março | 21h30
Ciclo de Cinema Lucky Star
Roda da Fortuna e da Fantasia de Ryûsuke Hamaguchi
2020, Japão (121')

Roda da Fortuna e da Fantasia de Ryûsuke Hamaguchi
2020, Japão (121')
Filme composto por três histórias: um inesperado triângulo amoroso, uma armadilha de sedução falhada e um encontro que resulta de um mal-entendido. É um delicioso tríptico sobre o amor no Japão moderno, entre o imprevisível e as coincidências. (Fonte: medeiafilmes.com)

Preço: 3€
Sócios Lucky Star / Leitores Biblioteca: Entrada livre.

imagem

8 e 9 de março | 10h00 | SEG BLCS
Sessão informativa "Somos aquilo que comemos"

Sinopse: O objetivo desta atividade passa por elucidar os jovens sobre a importância da alimentação saudável, que alimentos devemos preferenciar no nosso quotidiano e dar a conhecer a roda dos alimentos. Será ainda criada uma colagem sobre o tema ilustrada com recortes de revistas, jornais, panfletos, entre outros.
Dinamização por Ana Margarida Fontes (Aluna do Mestrado em Educação, área de especialização em Educação de Adultos e Intervenção Comunitária da Universidade do Minho).
Público-alvo: jovens/adultos do Centro Novais e Sousa
Número máximo de participantes: 8 participantes por sessão
Organização: Serviço BAI da BLCS

imagem

12 de março | 15h30 | BLCS
Poesia ao Centro
Ciclo de Conferências “Conhecer Braga: suas instituições, seus ilustres bracarenses e seu património"

Tema: ‘O Sindicato de Poesia Convoca’

Intervenientes: António Durães, Ana Gabriela Macedo, Eduardo Jorge Madureira, Gaspar Machado, Marta Catarino, Sofia Saldanha e Manuela Martinez.

Entrada livre.


ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS

PRESENCIAL | ONLINE

imagem

Atividade para escolas – Datas a definir
Vitamina L – para crescer e aprender com os livros

Duração: quatro sessões de 90 minutos cada
Destinatários: alunos do 2.º e 3.º ciclo, e secundário
Disciplinas: aquelas em que os professores disponibilizem uma aula para o efeito, sendo idealmente transdisciplinar
Obras a trabalhar: poderão ser sugeridas por um professor ou pela dinamizadora (Sandra Estêvão Rodrigues)
Formato: presencial (nos casos em que a escola assegure o transporte da dinamizadora) ou virtual, através da plataforma Zoom
Objetivos: promover a leitura crítica de uma obra, conto ou texto, que permita trabalhar questões pertinentes para estas faixas etárias, quer no âmbito pessoal, familiar e escolar, proporcionando momentos de crescimento e de aprendizagem.
Informações e inscrições através do e-mail sandra.rodrigues@blcs.pt

Inscrição

imagem

10, 17, 24 e 31 de março | 10h30 | Presencial BLCS/Escolas
Hora do conto "A magia do… Era uma vez..."

Atividade de animação do livro e da leitura.
Dinamizada por Ivone da Paz Soares.
Público-alvo: crianças dos 3 aos 13 anos
Duração: 45 minutos
Nº máximo para realização da atividade: 10 crianças
Inscrição gratuita e obrigatória prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email seec@blcs.pt

Inscrição

imagem

12, 19 e 26 de março | 11h00 |1ª Temporada
Palmo e Meio de Música

Palmo e Meio de Música é uma oficina de iniciação musical para crianças (1a infância) e famílias, alicerçada na Teoria de Aprendizagem Musical de E.Gordon, desenvolvida pelas formadoras Zinha Barros e Natércia Ribeiro. Encontramo-nos aos sábados de manhã, a partir de dia 05 de Março, na Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (pelas 11h00) para 6 sessões de grupo (que culminam com uma mostra final) elencadas nos princípios da Educação Oportuna e na Educação Musical Global, crianças dos 3 aos 5 anos são iniciadas na linguagem e sensibilidade musical, desenvolvendo simultaneamente outras competências como a criatividade, expressividade, sentido critico, coordenação motora e curiosidade. Estudos indicam que os humanos têm a sua aptidão musical mais elevada no momento do seu nascimento. Estimular atividades musicais nos primeiros anos de vida e´, pois, um contributo de incalculável valor para um desenvolvimento integral das capacidades de todas as crianças. Venha desfrutar destes belos momentos em família!
Nº máximo por turma: 8 crianças (mais um adulto acompanhante)
Público-alvo: crianças de 3 a 5 anos

Valor de inscrição - 25€ por temporada
Inscrições em: https://forms.gle/HBWDFhMwtUSghDfy8

Inscrições

imagem

12 de março | 16h00
Atelier de pintura: "As máscaras e caras oceânicas de Amadeo"

Sinopse: Neste atelier iremos abordar o pintor Amadeo de Souza Cardoso (1987-1918). Artista português, desenvolveu, entre Paris e Manhufe, a mais séria possibilidade de arte moderna em Portugal num diálogo internacional, intenso mas pouco conhecido, como os artistas do seu tempo. A sua pintura articula-se de modo aberto com movimentos como o cubismo, o futurismo ou o expressionismo, atingindo em muitos momentos, nos últimos anos, um nível em tudo equiparável à produção de topo da arte internacional sua contemporânea. Através de um livro iremos abordar a vida do artista, de seguida visualizar em Power point, alguns dos seus maiores trabalhos e posteriormente cada participante irá reproduzir uma máscara ou cabeça Oceânicas do famoso pintor português.
Idades: 4 aos 12 anos. Duração: 1h15/30. Dinamização: Conversas entre famílias (Ana Sofia Maia). Inscrições gratuitas e obrigatórias através do e-mail seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência

Inscrição

EXPOSIÇÕES

PRESENCIAL

imagem

Até 31 de março | Sala de exposições
Poesia ao Centro 2022

Expoética Braga – 6ª edição
Tema: Inquietude

Curadora Fernanda Santos

Entrada livre.

BLCS

Siga-nos

Facebook YouTube Instagram

© Copyright 2020. Todos os direitos reservados.

Esta mensagem é enviada de acordo com a legislação sobre correio eletrónico.

Para remover o seu email basta clicar aqui.