Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
TEMPO LIVRE
Numa tarde de domingo, em Central Park, ou numa tarde de domingo, em Hyde Park, ou numa tarde de domingo, no jardim do Luxemburgo, ou num parque qualquer numa tarde de domingo que até pode ser o parque Eduardo VII, deitas-te na relva com o corpo enrolado como se fosses uma colher metida no guarda- napo. A tarde limpa os beiços com esse guardanapo de flores, que é o teu vestido de domingo, e deixa-te nua sob o sol frio do inverno de uma cidade que pode ser Nova Iorque, Londres, Paris, ou outra qualquer como Lisboa. As árvores olham para outro sítio, com os pássaros distraídos com o sol que está naquela tarde por engano. E tu, com os dedos presos na relva húmida, vês o teu vestido voar, como um guardanapo, por entre as nuvens brancas de uma tarde de inverno.
Nuno Júdice em Poesia do Mundo: Antologia bilingue (vol. 2), Afrontamento, 1998
Nuno Júdice nasceu no Algarve, em 1949. Professor universitário, assumiu em 2009 a direção da revista Colóquio-Letras da Fundação Calouste Gulbenkian. Publicou o primeiro livro em 1972 e é um dos mais importantes nomes da poesia contemporânea. Recebeu os mais importantes prémios de literários nacionais e internacionais, entre os quais: Pen Clube (1985), Prémio D. Dinis da Fundação da Casa de Mateus (1990), da Associação Portuguesa de Escritores (1995), Bordalo da Casa da Imprensa (1999), Cesário Verde e Ana Hatherly (2003) e Fernando Namora (2004). Em 2013, foi distinguido com o XXII Prémio Rainha Sofia de Poesia Ibero-Americana (Espanha); em 2104, com o Prémio de Poesia Poetas del Mundo Latino Víctor Sandoval (México); em 2015, com o Prémio Argana de Poesia, da Maison de la Poésie de Marrocos e o Prémio Literário Fundação Inês de Castro – Tributo de Consagração; em 2016, com o El Ojo Crítico Iberoamericano de Radio Nacional de Espanha. Em 2020, foi vencedor ex aequo do Prémio de Ensaio Jacinto do Prado Coelho, atribuído pela Associação Portuguesa dos Críticos Literários. Biografia disponível em www.wook.pt (texto adaptado)
Exposição Poetas e poesia francesa e portuguesa No âmbito da Temporada Cruzada Portugal – França 2022 Poesia ao Centro 2022
Exposição de Poesia francesa e portuguesa, acompanhada de exposição bibliográfica. Partindo de alguns poetas franceses, evocando alguns portugueses, procuraremos encontrar interseções temáticas ou estéticas comuns, mais ou menos subtis.
5 a 31 de março | Sala de exposições Poesia ao Centro 2022
Expoética Braga – 6ª edição Tema: Inquietude
Curadora Fernanda Santos Abertura 5 de março, às 12h00.
Entrada livre.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
2 de março | 16h00 | ZOOM Livros com RUM António Ferreira vai estar à conversa com Ana Cássia Rebelo
Livros com RUM - António Ferreira vai estar à conversa com Ana Cássia Rebelo sobre o seu livro Babilónia. Edição Bookbuilders, setembro de 2021. Org. BLCS e grupo editorial E-Primatur
Entrada livre, sujeita às regras da DGS.
5 de março (sábado) | 11h00 Apresentação do livro infantil “O Menino Bomani e a palanca negra gigante”
De Job Tchipindi, ilustrações Ozampronio. Apresentação a cargo de Carlos Ribeiro. Entrada livre.
16 de março | 21h00 | Sala do Arco Centenário de José Saramago Ciclo de Comunidade de Leitores - Viajar com Saramago
Livro do mês: "A jangada de pedra" Inscrições no Setor Educativo da BLCS através do email seec@blcs.pt
Sinopse: Em A Jangada de Pedra (…) o escritor recorre a um estratagema típico. Uma série de acontecimentos sobrenaturais culmina na separação da Península Ibérica que começa a vogar no Atlântico, inicialmente em direção aos Açores. A situação criada por Saramago dá-lhe um sem-número de oportunidades para, no seu estilo muito pessoal, tecer comentários sobre as grandezas e pequenezas da vida, ironizar sobre as autoridades e os políticos e, talvez muito especialmente, com os atores dos jogos de poder na alta política. O engenho de Saramago está ao serviço da sabedoria.
Real Academia Sueca, 8 de outubro de 1998 Fonte: https://www.bertrand.pt/livro/a-jangada-de-pedra-jose-saramago/16393940
19 de março | 11h00 Poesia ao Centro 2022 Lançamento do meu livro de poesia "À tua procura"
De Graça Vilela. Apresentação do livro a cargo de António Pereira. Entrada livre
19 de março | 15h30 Poesia ao Centro 2022 Lançamento do livro de "Astrolábio"
Apresentação a cargo do grupo Sinestéticas. Entrada livre.
23 de março | 16h00| ZOOM Poesia ao Centro 2022 António Ferreira vai estar à conversa com João Pedro Mésseder
Livros com RUM - António Ferreira vai estar à conversa com João Pedro Mésseder sobre o seu livro “Estação dos líquidos: elucidário”. Edição Elefante Editores, setembro de 2021. Prémio Nacional de Poesia da Vila de Fânzeres em 2021
26 de março | 15h30 | Auditório Apresentação da obra «Vou ficar por aqui até ao fim”
Vida e obra de António Manuel de Sousa Fernandes. Organização de textos Eduardo Jorge Madureira Lopes.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
Até ao dia 18 de março Poesia ao Centro 2022
Concurso de Poesia BLCS “Encontro de Poesia” – 13ª edição Tema a concurso: Água
Regulamento disponível em: http://www.blcs.pt
Ciclo de Cinema Lucky Star | Todas as terças feiras | 21h30
1 de março O Sal das Lágrimas de Philippe Garrel 2020, França (100') Luc, que sempre viveu na província com o pai, candidatou-se à Escola Boulle, uma faculdade de artesanato e artes aplicadas em Paris. É na capital que conhece Djemila, uma jovem com quem tem uma relação fugaz. De regresso a casa, reata com Geneviève, a namorada de juventude. Mas só vai compreender o significado do verdadeiro amor ao cruzar-se com Betsy. E tudo se complica quando Geneviève descobre estar grávida... (Fonte: cinecartaz.publico.pt)
8 de Março Roda da Fortuna e da Fantasia de Ryûsuke Hamaguchi 2020, Japão (121') Filme composto por três histórias: um inesperado triângulo amoroso, uma armadilha de sedução falhada e um encontro que resulta de um mal-entendido. É um delicioso tríptico sobre o amor no Japão moderno, entre o imprevisível e as coincidências. (Fonte: medeiafilmes.com)
15 de Março Benedetta de Paul Verhoeven 2021, França/Holanda/Bélgica (131') Baseado no livro Immodest Acts: The Life of a Lesbian Nun in Renaissance Italy, de Judith C. Brown, que por sua vez é inspirado numa história real, Benedetta traça o retrato de uma freira católica que tem visões eróticas e religiosas perturbadoras. Desde muito nova, Benedetta possui o dom de fazer milagres, e quando se muda para um convento em Pescia (Toscana), isso tem um enorme impacto na comunidade. Entretanto, acolhe Bartolomea, uma jovem que lhe implora abrigo e protecção, e as duas tornam-se muito próximas, crescendo entre elas um romance ardente… (Fonte: rtp.pt)
22 de Março Miss Marx de Susanna Nicchiarelli 2020, Itália/Bélgica (107') Filme biográfico sobre Jenny Julia Eleanor (1855-1898), filha mais nova do filósofo e sociólogo Karl Marx. Eleanor era uma mulher inteligente, culta e de espírito livre. Foi uma das promotoras do socialismo no Reino Unido, tomou parte activa: nas lutas dos trabalhadores como activista sindical, na luta pela emancipação feminina e na tentativa de abolição do trabalho infantil. Em 1883, conheceu o biólogo e dramaturgo Edward Aveling por quem se apaixonou perdidamente. Mas Edward era, simultaneamente, alguém que admirava e detestava e enredou-a numa moral opressora contra a qual ela toda a vida lutara. (Fonte: cinecartaz.publico.pt)
29 de Março Três Andares de Nanni Moretti 2021, Itália/França (119') O filme segue a vida de três famílias a morar em três andares do mesmo prédio de um dos bairros mais ricos da cidade de Roma. Cada uma com a sua história, as suas lutas, os seus arrependimentos e a sua necessidade de redenção. (Fonte: cinecartaz.publico.pt)
Preço: 3€ Sócios Lucky Star / Leitores Biblioteca: Entrada livre.
4 de março | 14h30 Apresentação pública da Biblioteca Digital AQUALIBRI
Intervenções: Júlia Fernandes (CIM Cávado); Silvestre Lacerda (DGLAB); Maria Fernanda Rollo (Professora Catedrática NOVA FCSH); Carlos Fiolhais (Professor Catedrático aposentado da Universidade de Coimbra); Manuela Barreto Nunes – em presentação da RIBCA (Coordenadora da Biblioteca Municipal Professor Machado Vilela=. Verde de Honra Organização: Rede de Bibliotecas de Leitura Pública da CIM Cávado (RIBCA) Entrada livre
|