Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.
APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
13 de dezembro | 19h00 Apresentação do livro "Ser Feliz no Trabalho"
De Reinaldo Santos Com a presença . Ricardo Costa, CEO do Grupo Bernardo da Costa | Presidente da Associação Empresarial do Minho · José Costa Dantas, Consultor e professor universitário de gestão de recursos humanos · Alberto Campinho, Director Of Infrastructure at FARFETCH · Reinaldo Sousa Santos, Autor "Ser Feliz no Trabalho", professor universitário de gestão de recursos humanos · Moderação: Sandra Costa, Coach e consultora SINOPSE Um livro sobre tudo o que precisa de saber sobre a felicidade no trabalho. Conheça porque o tema da felicidade é central no discurso e planos de vida e de carreira das pessoas e como a promoção do bem-estar no trabalho se tornou um dever ético das organizações. A dimensão social da felicidade no trabalho tem merecido pouca atenção da investigação científica e da gestão de recursos humanos. O autor apresenta uma caracterização do triângulo do bem-estar social, composto por três vértices: • oportunidades de relacionamento: reuniões de trabalho | encontros de convívio | pausas no trabalho | locais de trabalho | voz e comunicação interna • apoio social: ambiente positivo | empatia | apoio emocional e instrumental | chefia – relação social | amizade • valores sociais: respeito | confiança | equidade e não-discriminação | ajuda e gratidão | liderança responsável Uma escrita fluida e criativa, que pode ser lida num fôlego do início ao fim ou saltitando entre capítulos de acordo com o interesse e a disposição do leitor. É um livro sobre a sua felicidade e a felicidade das pessoas que trabalham consigo. Inclua a leitura deste livro nas suas experiências de prazer e recolha informação relevante para dar sentido à sua vida e à sua carreira. Não deixe de embarcar nesta viagem. Vai valer a pena. Seja feliz, também no trabalho! O AUTOR Reinaldo Sousa Santos é professor de gestão de recursos humanos em universidades e escolas de negócios. É doutorado em ciências empresariais pela Faculdade de Economia da Universidade do Porto, com tese sobre o bem-estar no trabalho. Tem pós-graduação em gestão de recursos humanos e licenciatura em sociologia das organizações. Foi diretor de recursos humanos em empresas do maior grupo português do setor ambiental, com diversas presenças nas 100 Melhores Empresas para Trabalhar em Portugal. É orador frequente em eventos sobre a felicidade no trabalho e gestão de recursos humanos. Também é formador, auditor e consultor. Nasceu em Barcelos e vive no Porto. Gosta de pessoas, árvores e palavras. É pai do Guilherme. Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
15 de dezembro | 16h00 | ZOOM Livros com RUM – António Ferreira vai estar à conversa com EDUARDO AGUALUSA
Livros com RUM – António Ferreira vai estar à conversa com EDUARDO AGUALUSA, sobre o seu mais recente livro "O mais belo fim do mundo" e sobre o seu percurso literário. Uma iniciativa da RUM com o apoio do dstgroup e da BLCS.
SINOPSE Entre 2018 e 2021, o que mudou na nossa vida, o que transformou — para o melhor e para o pior — o nosso mundo? Neste livro, José Eduardo Agualusa reúne contos, crónicas e apontamentos diarísticos escritos (e publicados na imprensa brasileira e portuguesa) durante esse período. São textos que refletem os tempos estranhos, convulsos e um tanto misteriosos que temos vivido, ao mesmo tempo que procuram lançar alguma luz sobre os dias que ainda não chegaram. Caminhando entre a ficção e o ensaio, sem grande preocupação de respeitar fronteiras (pelo contrário, explorando a terra de ninguém que fica entre as fronteiras), O Mais Belo Fim do Mundo divide-se entre crónicas, contos e textos onde se fica nesse limite entre a atualidade e o futuro, entre o passado e os tempos em que refletimos sobre ele. Assim, há a memória de livros que despertam uma recordação, viagens interestelares, pastores no deserto, árvores, filmes e música, vidas de escritores, a memória da covid, cidades que não se esquecem, generais que não gostam de guerra, gatos, a presença de pessoas cuja vida dava para um romance, viagens que já são impossíveis, hipopótamos no mar, medos que esvoaçam como fantasmas. Uma ideia sobre como, apesar das tragédias, o mundo não termina. O AUTOR José Eduardo Agualusa nasceu na cidade do Huambo, em Angola, a 13 de dezembro de 1960. Estudou Agronomia e Silvicultura. Viveu em Lisboa, Luanda, Rio de Janeiro e Berlim. É romancista, contista, cronista e autor de literatura infantil. Os seus romances têm sido distinguidos com os mais prestigiados prémios nacionais e estrangeiros, como, por exemplo, o Grande Prémio de Literatura RTP (atribuído a Nação Crioula, 1998); também os seus contos e livros infantis foram merecedores de prémios, como o Grande Prémio de Conto da APE e o Grande Prémio de Literatura para Crianças da Fundação Calouste Gulbenkian, respetivamente. O Vendedor de Passados ganhou o Independent Foreign Fiction Prize, em 2004, e, mais recentemente, o romance Teoria Geral do Esquecimento foi finalista do Man Booker Internacional, em 2016, e vencedor do International Dublin Literary Award (antigo IMPAC Dublin Award), em 2017. A partir de 2013, José Eduardo Agualusa começou a publicar a sua obra na Quetzal. Fonte: Quetzal
18 de dezembro | 15h30 Apresentação do livro "Era uma vez um homem"
De João Nuno Azambuja. Edição Guerra e Paz. Apresentação a cargo de António Ferreira e José Moreira da Silva. «a capacidade para o registo polifónico, a agudeza com que se desmontam problemas vários do nosso quotidiano, tudo se mostra num discurso visceral, com que João Nuno Azambuja ataca um dia-a-dia que só pode ser dito dessa forma.» António Carlos Cortez O AUTOR nasceu em Braga, em 1974, e é licenciado em História e Ciências Sociais. Dedicou-se à escrita e fundou, em Braga, um bar de inspiração celta, onde se realizaram concertos memoráveis das melhores bandas ibéricas desse género musical. O seu primeiro romance, Era Uma Vez Um Homem, ganhou o Prémio Literário UCCLA (União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa) em 2016. Publicou também os romances Os Provocadores de Naufrágios (2018) e Autópsia (2019). Fonte: Guerra e Paz (biografia adaptada) Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
13 de dezembro | 11h00 | ZOOM Ação formativa sobre a PressReader -Plataforma digital de leitura de imprensa.
PressReader - a melhor maneira de ler revistas e jornais a partir do seu telemóvel, tablet ou computador, em qualquer local. Conheça os títulos de mais de 7.600 revistas e jornais de todo o mundo. Aprenda a pesquisar e a criar a sua área de leitura personalizada. Descarregue as edições completas e alterne entre a visualização de impressão original e uma visualização de texto otimizada para aparelhos móveis. Duração: 90min. Público-alvo: a partir dos 16 anos. Dinamização: Aida Alves (BLCS) Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
14 de dezembro | 21h30 O Paraíso, Provavelmente de Elia Suleiman 2019, Palestina/Alemanha/França/Turquia/Canadá/Qatar (102')
O Natal, Provavelmente Ciclo Elia Suleima
O Paraíso, Provavelmente de Elia Suleiman 2019, Palestina/Alemanha/França/Turquia/Canadá/Qatar (102')
Preço: 3€ Sócios Lucky Star / Leitores Biblioteca: Entrada livre.
15 de dezembro |19h00-21h00 | Presencial Oficina "A Palavra no Corpo" - Movimento
(Des)Construção Poética Desde que o PANDEMONIUM - serviço educativo da Plataforma do Pandemónio - se uniu ao Movimento Poesie_se (iniciativa de Elaine Vianna) para levar a poesia às ruas, a cidade nunca mais foi a mesma. Depois de em Setembro nos termos encontrado para o Movimento Presente #1, em Novembro chega-nos a 1ª oficina de expressão poética do Movimento - o Movimento (Des)Construção Poética, esta oficina surpreendente onde a Palavra se une ao Movimento. Porque a Poesia Falada vive desta comunhão entre a voz e o corpo onde ela guarda morada, as oficinas de expressão poética do Movimento não poderiam começar doutra forma que não esta: vamos explorar(-nos), remexer estes corpos enferrujados e aventurar-nos pelas bases da expressão poética. Como toda a árvore tem raiz, também nós iremos aqui perceber as nossas. Não deixes escapar a poesia, guarda já o teu lugar! Valor de inscrição - 15€ Nº mínimo/máximo: 10 (mínimo); 20 (máximo). Público-alvo: jovens e adultos (a partir dos 15). Formador(as): Marta Moreira + Helena Oliveira. Inscrições: servicoeducativo@plataformadopandemonio.com
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Até 18 de dezembro Concurso: Camisolas Natalícias em Família
Envio das fotos das camisolas a concurso até 18 de dezembro Sinopse: Este ano, pós pandemia, vamos continuar a enriquecer o Natal, tornando-o especial e divertido em família! Reutilizando materiais, aproveitamos uma camisola e enfeites de Natal que já não usamos, mais o que desejarmos e damos asas à imaginação. Através da página de facebook da BLCS e em direto haverá uma demonstração de execução de uma camisola, com várias ideias de materiais e composição. Posteriormente, os participantes constroem a sua (ou suas, família), a mais divertida camisola natalícia para usarem na noite de Natal e participam no concurso mais animado desta época maravilhosa com espírito de luz, alegria, imaginação, criatividade e em família. Para quem quiser participar no concurso, poderá enviar foto da sua camisola criativa de Natal até ao dia 18 de dezembro para seec@blcs.pt. Posteriormente, serão publicadas na página de Facebook da BLCS, estando em votação até ao dia 25/12. As três fotos de camisolas mais votadas, com mais "Likes", receberão um livro. Os vencedores serão apurados a partir do dia 27 de dezembro.
14 de dezembro I 10h30 | Praça- Mercado Municipal Histórias na praça Mari Popó e suas peripécias… conta - A flor e os Alimentos Saudáveis
Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas). Crianças dos 3 aos 10 anos. Número Máximo de inscrições : 30 crianças. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
14 e 17 de dezembro | 10h00 – 11h00 Horas do conto – Meninos Especiais dão mais Magia ao Natal
Num momento lúdico e inspirador trazemos a magia do Natal através das histórias da coleção Meninos Especiais, da Associação Pais em Rede, associando a estas três bonecos (António, Dora e Ed) da coleção Amigos da Inclusão, da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. 14 dez. | 11h00 – 12h00 | Olá, eu sou o Tiago: um detetive em cadeira de rodas de Luísa Ducla Soares, com ilustração de Ana Ferreira. 17 de dezembro | 11H00 – 12h00 | Olá, eu sou a Carolina: o mundo de Carolina” de Teolinda Gersão, com ilustração de Carolina Arbués Moreira. Dinamização por Cândida Pedras (Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva). Público-alvo: crianças dos 6 aos 10 anos (1º ciclo). Organização: BLCS/Serviço BAI . Inscrições gratuitas e obrigatórias através do email seec@blcs.pt
16 e 30 de dezembro | 10h30 | Presencial Hora do conto "A magia do… Era uma vez..."
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamizada por Ivone da Paz Soares. Público-alvo: crianças dos 3 aos 13 anos Duração: 45 minutos Nº máximo para realização da atividade: 10 crianças Inscrição gratuita e obrigatória prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email seec@blcs.pt
17 de dezembro | 10h00 "A Magia dos sentidos e das palavras cantadas no Natal"
Dinamização: Maestro Félix Alonso e Ricardo Fernandes Crianças dos 4 aos 10 anos. Conteúdos da atividade: desenvolvimento da linguagem, da perceção, da coordenação motora através de ritmos diversos, danças, histórias cantadas e jogos musicais. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
18 de dezembro I 16h00 Sessão Pais & Bebés: "Feliz Natal Lobo Mau" de Clara Cunha
Um conto sensorial, natalício e muito divertido. Idades: 12 aos 48 meses. Duração: 50 min. (presencial) Dinamização: Conversas entre famílias (Ana Sofia Maia) Inscrições gratuitas e obrigatórias através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência
Até 30 de dezembro | Sala de Exposições Exposição de Pintura Pintar com Poesia, Devaneios, palavras, traços e cor
De Sílvia Mota Lopes. Homenagem ao poeta Sebastião Alba. Inauguração da exposição dia 11 de dezembro às 16h00 Momento musical, Tiago Alberto |Johann Kaspar Mertz - Elegie | José Duarte Costa - Procissão | Luís Capela e Narciso Soares. Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
Até 30 de dezembro | Hall R/C Exposição de presépios “Pedras de Natal” de Adriano Pinto
O “tosco” faz parte da sua obra, com presépios em pedra explorando a sua expressividade. Criativo por natureza, o artista vê na pedra o elemento que mais o fascina para a criação das suas pequenas obras de arte. Esta exposição tem como objetivo levar ao público a arte de construir pequenas obras com as pedras que vamos “tropeçando” e que juntando vários elementos transformamos seixos em arte Entrada Livre
Até 30 de dezembro | Sala infantojuvenil Juntos de Férias do Natal – Exposição bibliográfica infantojuvenil + DESAFIOS
O Juntos de Férias é um projeto de parceria com a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, através da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, que tem por objetivo incentivar o gosto pelo livro e pela leitura dos jovens dos 10 aos 15 anos. O projeto desenvolve-se a partir da app Desafios LeR+, que disponibiliza jogos sobre um conjunto de livros recomendados pelo PNL2027 para os jovens. Obtendo a pontuação máxima, estes jovens podem habilitar-se a um prémio.
|