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APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES
9 de dezembro | 16h00 | ZOOM Livros com RUM António Ferreira vai estar à conversa com Isabel Stiwell
Livros com RUM: António Ferreira vai estar à conversa com Isabel Stiwell, sobre o seu livro “Inês de Castro”. Uma iniciativa da RUM com o apoio do dstgroup e da BLCS.
11 de dezembro | 15h30 | Auditório Apresentação do livro "Braga: Trilhos Bragueses"
De Rui Ferreira. Apresentação estará a cargo de Lídia Dias e Damião Gonçalves Pereira. Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES
7 de dezembro | 21h30 Intervenção Divina de Elia Suleiman 2002, Palestina/França/Marrocos/Alemanha
O Natal, Provavelmente Ciclo Elia Suleima
Preço: 3€ Sócios Lucky Star / Leitores Biblioteca: Entrada livre.
6 e 7 de dezembro | 10h00 | Sala de estudo em grupo Sessão de demonstração - Restauro de Tapetes de Arraiolos
Dinamização APPACDM CACI Gualtar - a cargo de Florbela Oliveira (monitora) e clientes institucionais que irão realizar presencialmente o restauro de tapetes de arraiolos. Objetivos: Intervenção participativa e inclusiva das pessoas com Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais, que visa apresentar o saber fazer e o saber estar, nos espaços culturais e na comunidade envolvente, promovendo o seu empoderamento enquanto indivíduos e agentes culturais de pleno direito. Público-alvo: comunidade em geral. Nº de participantes: 12 pessoas. Duração: 150’. Entrada livre
6, 9 e 10 de dezembro | 10h00 | Sala de Exposições Oficinas OBRA DE ARTE
“Obra de arte” é um Projeto Educativo (inclusão), que se desenvolve sob os temas «Observar, desenhar e pintar», e que se subdivide em três subtemas: 6 dezembro (4ª feira) - 1 sessão: subtema 1 - “Natureza morta”; 9 dezembro (5ª feira) - 2 sessão: subtema 2 - “Retrato”; 10 dezembro (6ª feira) - 3 sessão: subtema 3 - “Abstrato”. Dinamizada por Adriana Henriques (Artista Plástica) Nas 3 sessões vamos aprender a ler, observar, interpretar (uma obra de arte) com o exercício prático de desenhar e pintar. Duração: 90’ cada sessão. Público-alvo: qualquer pessoa jovem/adulto com gosto e interesse pelo tema. Nº Máx. de participantes: 10/12 pessoas (os grupos podem variar de sessão para sessão). Inscrições obrigatórias com 2 dias de antecedência através do e-mail semanadainclusao@blcs.pt
6 de dezembro | 14h30 | Presencial SEG BLCS Workshop de Dança Criativa
Dinamização a cargo de Helena Oliveira da Plataforma PANDEMÓNIO Sinopse: é possível dizer muita coisa com o nosso corpo. O som, o gesto, a expressão... tudo se conjuga quando comunicamos, mas também quando dançamos. Aqui, usamos o nosso corpo, a palavra, mas também a terra, os sons do nosso corpo… tudo são ferramentas expressivas com as quais construiremos um poema coletivo. Este poema, o nosso poema, tem relva, pele, vento e afeto. Ele constrói-se com aquilo que cada um tem de seu, único e insubstituível, mas também com aquilo que nos une a todos e nos faz comunidade. E nesta comunidade, cabem todos. A Dança, enquanto disciplina nuclear deste workshop, assume-se assim como expressão em movimento, revelando que todos podemos dançar. Objetivos: 1) potenciar o desenvolvimento motor das pessoas com paralisia cerebral, 2) inspirar o pensamento criativo como ferramenta de desenvolvimento intra e interpessoal, 3) construir coletivamente um objeto artístico, com enfoque no processo criativo (e não no resultado). Público-alvo: pessoas com paralisia cerebral Nº Máx. de participantes: 15. Duração: 120’. Inscrição obrigatória através do e-mail semanadainclusao@blcs.pt Organização: Serviço BAI da BLCS
6 de dezembro | 18h00 | ZOOM Tertúlia "Igualdade e Inclusão: violência contra as pessoas com deficiência"
Dinamização a cargo da Câmara Municipal de Braga – GIAPI e BI . Sinopse: A concretização de 50 minutos sobre o tema com especialistas. Público alvo: Público em geral. Duração: 50’. Inscrição obrigatória através do e-mail semanadainclusao@blcs.pt Link de acesso à sessão zoom (enviado após inscrição)
7 de dezembro | 14h30 - 16h30 |Sala de Estudo em Grupo Workshop de construção através da técnica origami e modelagem através de serpentinas em papel
Dinamização a cargo de Centro de Apoio à Vida Independente Pais-em-Rede (CAVI – Pais-em-Rede) Sinopse: O Origami é a arte tradicional e secular japonesa de dobrar o papel criando representações de determinados seres ou objetos com as dobras geométricas de uma peça de papel sem colá-la ou cortá-la. A modelagem das serpentinas traduz-se no produto final de vórtices ou espirais. workshop 1 | 14h30-15h30 - público infanto-juvenil, a partir dos 12 anos workshop 2 | 16h00-17h00 - público adulto, animadores e outros interessados. Nº de participantes em cada Workshop: 12. Duração de cada Workshop: 60’ Inscrição gratuita obrigatória através do e-mail semanadainclusao@blcs.pt
7 de dezembro | 10h00-17h00 | Auditório da BLCS Conversa aberta – Legislação e Apoios Sociais
Painel Manhã - 10h00 às 12h30 - Enfoque em Crianças e Jovens Painel Tarde - 14h30 às 17h00 – Enfoque Adultos - Ativos ou Reformados. Dinamização a cargo de Hugo Conceição, Diretor do Núcleo de Prestações Familiares e Solidariedade; introdução Diana Pinto, Assistente Social na APD - Delegação Distrital de Braga. Objetivos: criar um espaço aberto, de proximidade e de esclarecimento aos técnicos e outros profissionais que se encontram a desenvolver o trabalho com pessoas com deficiência e/ou incapacidade. Público Alvo: técnicos e outros profissionais que trabalhem na área. N.º de participantes: lotação máxima de 50 pessoas. Inscrição obrigatória através do e-mail semanadainclusao@blcs.pt
8 de dezembro | 10h00 – Grupo 1 | 11h00 – Grupo 2 | SalusLive Quando o corpo vive a música e a música vive do corpo
Presencial nas Instalações SalusLive (Rua Dr. Manuel Almeida Passos nº 54, 4705-159 Ferreiros – Braga) Quando o corpo vive a música e a música vive do corpo Dinamização a cargo da musicoterapeura Andreia Leal e terapeuta ocupacional Raquel Cunha da SalusLive Sinopse: A música ouve-se, faz-se, sente-se nas vibrações e no coração. Um pequeno movimento pode representar uma história, um sorriso, um gesto, um toque. Atividades que combinam a música e os movimentos corporais, de forma adaptada e cuidada para ser acessível a todos. Objetivos: estimular a musicalidade, a motricidade global, a compreensão, a ritmicidade, a acuidade auditiva, a criatividade e a socialização. Duração: 40’ para cada grupo Público alvo: 2 grupos Grupo 1 | 10h00 - dos 3 anos aos 5 anos; Grupo 2 | 11h00 - dos 6 aos 10 anos Material: Roupa confortável. Nº de participantes por grupo: mínimo 3, máximo 10. Inscrição gratuita obrigatória através do e-mail geral@saluslive.pt , ou do telefone 253 099 420 ou telemóvel 910 465 940
9 de dezembro | 15h00 | Auditório BLCS Conversa Práticas e Desafios à Inclusão das Pessoas com Deficiência no Contexto Social e Comunitário
Dinamização a cargo do Núcleo de Promoção da Inclusão, Desenvolvimento e Sucesso dos Estudantes da UMinho (NPIDSE) e Centro de Apoio à Vida Independente Pais-em-Rede (CAVI – Pais-em-Rede) Objetivos: a) Promover os direitos das pessoas com deficiência; b) Promover a equidade, a igualdade e a participação plena das pessoas com deficiência na vida social e comunitária; c) Promover a educação e inclusão das pessoas com deficiência em todos os níveis de ensino, incluindo o Ensino Superior; d) Desenvolver uma reflexão participada sobre os atuais desafios no domínio da inclusão de estudantes com deficiência e/ou com outras Necessidades Específicas no Ensino Superior; e) Consciencializar para a necessidade da conceção e desenvolvimento de um Modelo Social Integrado de Apoio à Pessoa com Deficiência, promovendo uma inclusão efetiva das Pessoas com Deficiência Público-alvo: público em geral. Nº de participantes: lotação máxima de 50 pessoas. Duração: 45 a 60’. Inscrição gratuita obrigatória através do e-mail semanadainclusao@blcs.pt
9 de dezembro | 21h00 | ZOOM Palestra “Parentalidade e educação positiva na deficiência”
Dinamização a cargo da NEED Cooperativa em parceria com a Clissol - Centro terapêutico Sinopse: a Parentalidade e educação Positiva assume-se como um comportamento baseado no melhor interesse da criança e que assegura a satisfação das suas principais necessidades assim como a sua máxima capacitação. Tem como base no respeito mútuo e a criação/manutenção de um vínculo adequado. Para tal, a prática da parentalidade positiva impõe que sejam deixados de lado velhos padrões da educação, como o castigo, a punição e o poder, investindo na cooperação e no respeito. Para que seja aplicado este estilo parental é necessário observar e conhecer o comportamento infantil, de forma a ser possível fornecer ferramentas para que a criança se desenvolva de forma positiva, aproveitando todo o seu potencial de aprendizagem. Quando perante uma criança portadora de deficiência o papel educativo deve ser revisto e adequado às necessidades da sua realidade, de forma a permitir a satisfação das mesmas e o bem estar de quem educa. Utilizar um estilo parental/ educativo positivo permite não apenas o desenvolvimento mais eficaz da criança, mas acentua através das suas bases a defesa pela inclusão da criança, uma vez que permite através da conduta de quem contribuir eficazmente para o desenvolvimento do autoconceito e da autoeficácia da criança. Tópicos a abordar: - O papel da parentalidade e educação positiva; - As dificuldades parentais na deficiência; - Resultados/benefícios da implementação de uma parentalidade e educação positiva; - A importância da adaptação da comunicação; - Regras e limites positivos Público-alvo: pais, educadores, professores e auxiliares educativos. Duração: 120’. Link de acesso à sessão Zoom https://us06web.zoom.us/j/87471057731
10 de dezembro | 10h00-12h10 | AE de Maximinos – Escola de Referência para alunos cegos e com baixa visão Workshop "Narrativas Sonoras"
Dinamização a cargo de Marta Moreira do PANDEMONIUM (serviço educativo da Plataforma do Pandemónio). Sinopse: contar histórias é talvez uma das atividades mais presentes em toda a História da Humanidade. Contamos histórias desde sempre, e sabemos que a tradição oral precedeu a linguagem escrita. Sabemos também que é possível contar histórias através do uso (exclusivo ou não) de imagens. E se nos propusermos a contar uma história só através do Som? Esta é a premissa de que parte este workshop: através da recolha de sons do quotidiano, vamos desbravar as histórias que nele se escondem, procurando construir um conjunto de narrativas que seja comum. De cada história descoberta através destes registos, propõe-se que mergulhemos juntos mais fundo, em busca daquilo que une todas as nossas histórias numa grande narrativa sonora. Objetivos: 1) empoderar a população com deficiência visual, partindo do seu desenvolvimento auditivo diferenciador; 2) inspirar o pensamento criativo como ferramenta de desenvolvimento intra e interpessoal; 3) construir coletivamente um objeto artístico, com enfoque no processo criativo (e não no resultado). Não é comum pensar-se num workshop de Storytelling para pessoas com deficiência visual. Menos ainda um em que as histórias se constroem a partir e com o Som. Neste, esse é exatamente o ponto de partida: de que forma os sons da cidade e dos nossos diferentes quotidianos contam histórias, e que exercícios de tradução semiótica se potenciam quando um dos sentidos está ausente (no caso, a visão). Público-alvo: população escolar da Escola Secundária de Maximinos (a partir dos 10 anos), com deficiência visual. Nº Máx. de participantes: 20. Duração: 120’ Organização: Serviço BAI da BLCS
10 de dezembro | 14h30-16h30 | Presencial SEG da BLCS Workshop "Escrita Poética"
Dinamização a cargo de Marta Moreira do PANDEMONIUM (serviço educativo da Plataforma do Pandemónio). Sinopse: Onde mora a Poesia? Ela esconde-se ou anda por aí desbragada? Neste workshop partimos em busca da Poesia que se esconde atrás do olhar de cada um; através de exercícios dinâmicos, vamos escavando mais fundo na capacidade de percepcionar um sentido poético em tudo o que nos rodeia, procurando ainda desenvolver alguns recursos técnicos e estilísticos associados à escrita poética. O desafio é alcançar uma meta de destino, numa pequena apresentação de alguns dos trabalhos desenvolvidos para encerrar as comemorações da Semana da Inclusão da BLCS. Público-alvo: público em geral (a partir dos 12), com paixão pela escrita e/ou poesia Nº Máx. participantes: 15 Duração: 120’. Inscrição obrigatória através do e-mail semanadainclusao@blcs.pt . Organização: Serviço BAI da BLCS
10 de dezembro | 21h00 - 23h30 | Auditório BLCS Projeção do Filme sobre Paulo Freire
Dinamização a cargo de Civitas Braga Sinopse: Visualização e discussão de um filme sobre Paulo Freire, ligando o tema do centenário do seu nascimento com a discussão sempre atual dos direitos humanos e da educação para os mesmos. Público-alvo: para todas as idades. Nº de participantes: máximo 50 pessoas Duração da atividade: 120’. Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS
Até 18 de dezembro Concurso: Camisolas Natalícias em Família
Envio das fotos das camisolas a concurso até 18 de dezembro Sinopse: Este ano, pós pandemia, vamos continuar a enriquecer o Natal, tornando-o especial e divertido em família! Reutilizando materiais, aproveitamos uma camisola e enfeites de Natal que já não usamos, mais o que desejarmos e damos asas à imaginação. Através da página de facebook da BLCS e em direto haverá uma demonstração de execução de uma camisola, com várias ideias de materiais e composição. Posteriormente, os participantes constroem a sua (ou suas, família), a mais divertida camisola natalícia para usarem na noite de Natal e participam no concurso mais animado desta época maravilhosa com espírito de luz, alegria, imaginação, criatividade e em família. Para quem quiser participar no concurso, poderá enviar foto da sua camisola criativa de Natal até ao dia 18 de dezembro para seec@blcs.pt. Posteriormente, serão publicadas na página de Facebook da BLCS, estando em votação até ao dia 25/12. As três fotos de camisolas mais votadas, com mais "Likes", receberão um livro. Os vencedores serão apurados a partir do dia 27 de dezembro.
9, 16 e 30 de dezembro | 10h30 | Presencial Hora do conto "A magia do… Era uma vez..."
Atividade de animação do livro e da leitura. Dinamizada por Ivone da Paz Soares. Público-alvo: crianças dos 3 aos 13 anos Duração: 45 minutos Nº máximo para realização da atividade: 10 crianças Inscrição gratuita e obrigatória prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email seec@blcs.pt
11 de dezembro | 11h00 (De)Monstro Emoções
O que será que monstros e emoções têm em comum? Vamos explorar o mundo das emoções, fomentar as relações e embarcar numa aventura que aquece os corações! Com recurso ao livro “O monstro das Cores”, de Anna Llenas, pretendemos trabalhar as emoções, ao mesmo tempo que vamos aumentando o vocabulário e partilha dos intervenientes num momento que se pretende ser de fruição e conexão entre a criança e o adulto responsável que a acompanha. Público-alvo: Crianças dos 3 aos 7 anos e respetivo acompanhante (familiar). Duração: 60 a 90 minutos. Nome dos promotores: Eva Martin, Juliana Félix, Mª Inês Alves, Sara Lopes e Sara Mendes
11 de dezembro | 16h00 Mari Popó e suas peripécias… conta “O Presente Perfeito” de Stella Jones e Caroline Padler
Mari Popó e suas peripécias… conta “O Presente Perfeito” de Stella Jones e Caroline Padler. Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas) Crianças dos 3 aos 10 anos e pais. Inscrições gratuitas e obrigatórias através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.
Até 7 de dezembro | Sala de Exposições Exposições temporárias – 6ª ed. Semana INCLUIR+
Exposição 1 : Patchwork: Identidades e Diversidades - Exposição de fotografia. Dinamização a cargo de CACI da CERCI Braga. Exposição 2: A deficiência não é o limite. Dinamização a cargo de Conceição de Jesus, Ermita Salzo, Maria Macedo, Sameiro Fernandes e Margarida Paiva (Sócios da APD Delegação Distrital de Braga) Exposição 3: Exposição de pequenos trabalhos do CACI da APPACDM Braga – Complexo de Lomar. Exposição 4: Exposição A Arte em Rede. Dinamização a cargo do Núcleo de Braga da Pais em Rede e da Associação YAY. Exposição 5: Exposição do painel criado nas oficinas ARTE PARA TODOS, sob a coordenação artística de Adriana Henriques. Exposição 6: Exposição de cartazes sobre o tema Acessibilidade. Dinamização a cargo da APD Delegação Distrital de Braga e dos alunos do 3º ano da Escola Profissional - Profitecla. Exposição 7: Exposição de fotografia “Braga: a nova história contada pelos meninos da NEED”. Dinamização NEED Cooperativa. Entrada Livre
Até 30 de dezembro | Sala infantojuvenil Juntos de Férias do Natal – Exposição bibliográfica infantojuvenil + DESAFIOS
O Juntos de Férias é um projeto de parceria com a Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, através da Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, que tem por objetivo incentivar o gosto pelo livro e pela leitura dos jovens dos 10 aos 15 anos. O projeto desenvolve-se a partir da app Desafios LeR+, que disponibiliza jogos sobre um conjunto de livros recomendados pelo PNL2027 para os jovens. Obtendo a pontuação máxima, estes jovens podem habilitar-se a um prémio.
8 a 30 de dezembro | Hall R/C Exposição de presépios “Pedras de Natal” de Adriano Pinto
O “tosco” faz parte da sua obra, com presépios em pedra explorando a sua expressividade. Criativo por natureza, o artista vê na pedra o elemento que mais o fascina para a criação das suas pequenas obras de arte. Esta exposição tem como objetivo levar ao público a arte de construir pequenas obras com as pedras que vamos “tropeçando” e que juntando vários elementos transformamos seixos em arte Entrada Livre
11 a 30 de dezembro | Sala de Exposições Exposição de Pintura Pintar com Poesia, Devaneios, palavras, traços e cor
De Sílvia Mota Lopes. Homenagem ao poeta Sebastião Alba. Inauguração da exposição dia 11 de dezembro às 16h00 Momento musical, Tiago Alberto |Johann Kaspar Mertz - Elegie | José Duarte Costa - Procissão | Luís Capela e Narciso Soares. Entrada livre, sujeita a lotação do espaço.
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