Se não conseguir visualizar corretamente este email, clique aqui para ver no browser.

BLCS

AGENDA CULTURAL

imagem

EXPOSIÇÕES

PRESENCIAL

imagem

Até 29 de setembro | Sala de Exposições
Exposição Coletiva "Olhares Cruzados", de Carlos T., Manecas Camelo, Patrícia Ferreira e Rafael Ibarra

Sinopse: Quatro artistas. Quatro VOZES distintas, mas iguais na vontade e no entusiasmo de dialogar com outras porque arte é polifonia: avança na diversidade e na partilha.

Quatro OLHARES livres, soltos, independentes, que se intersetam num tempo e geografia comuns, na cor, na expressão através da mancha e na arte como propósito.

A exposição "Olhares Cruzados” nasce da união de artistas que gostam de se encontrar para falar de ideias e projetos, que querem garantir que a sua e outras vozes são ouvidas e que acreditam que o olhar de cada um vale mais quando acrescentado e iluminado pelo olhar do outro, sem preconceitos. Do alto vê-se mais longe, ao perto vê-se melhor, mas quando olhares se cruzam, vê-se além do que o olhar de cada um alcança.

APRESENTAÇÃO DE LIVROS E ENCONTROS COM ESCRITORES

ONLINE

imagem

14 de setembro | 17h00 | ZOOM
Livros com RUM - António Ferreira vai estar à conversa com Manuel Monteiro

Livros com RUM - António Ferreira vai estar à conversa com Manuel Monteiro, autor de "O Funambulista, o Ateu Intolerante e Outras Histórias Reais" e "Por Amor à Língua" (ambos da Editora Objectiva, 2021 e 2018).
Organização: RUM; mecenas DST Group; apoio BLCS.

"Se chove muito, chove torrencialmente.
Se aconselhamos ou recomendamos com ênfase, aconselhamos e recomendamos vivamente.
Se rejeitamos ou recusamos, rejeitamos e recusamos liminarmente. Mas, se afirmamos, afirmamos categoricamente ou peremptoriamente.
Quando acreditamos, acreditamos piamente; mas, quando confiamos, já confiamos cegamente. Se nos enganamos, enganamo-nos redondamente; mas, se falhamos, já falhamos rotundamente. E, quando alguém mente, não raro, recorremos à rima para o insultar: mente descaradamente.
E tudo isto nos deveria IRRITAR SOLENEMENTE (quando alguém se irrita, fá-lo sempre com solenidade)."
"Em O Funambulista, o Ateu Intolerante e Outras Histórias Reais, Manuel Monteiro relata, com talento, algumas das histórias que o marcaram, versando os temas do quotidiano a que dificilmente alguém consegue fugir nesta lide de estar vivo e existir em comunidade. Do trabalho à religião, passando pela violência, o sexo ou a vaidade, todos os episódios são narrados com a minúcia e a frieza de um cirurgião, acompanhados de uma utilíssima panaceia de sugestões literárias e da Sétima Arte, cumprindo o papel que melhor lhes cabe: o de bússola.

Em conversa com amigos, familiares, taxistas, colegas e desconhecidos, viajamos entre a comédia e a tragédia, para descobrir que o mundo e as opiniões são tão diversos como as pessoas que nele habitam. E que, não raras vezes, a realidade nada fica a dever à ficção.
Entre o insólito e o quotidiano, o abismo da alma humana."

Manuel Monteiro é autor, revisor linguístico e formador profissional de Revisão de Textos. Em 1999, venceu o concurso literário do SOS Racismo e, em 2012, o programa Novos Talentos Fnac Literatura. É autor, entre outros livros, do Dicionário de Erros Frequentes da Língua e, mais recentemente, de Por Amor à Língua (2018) e Sobre
o Politicamente Correcto (2020), ambos recebidos entusiasticamente pela crítica. Exerceu, durante muitos anos, o ofício de jornalista, escrevendo ainda hoje para jornais.
Sinopses e biografia disponíveis em: penguinlivros.pt
Entrar na reunião Zoom
https://us06web.zoom.us/j/86303234329

Entrar na Reunião

imagem

18 de setembro | 10h00 | Presencial | BLCS
Apresentação do livro "Cocktail de Sátiras e Sarcasmos em Fundo Branco

Apresentação do livro "Cocktail de Sátiras e Sarcasmos em Fundo Branco” de António Calheiros. Apresentação a cargo de José Vieira Gomes, investigador na área de História da Arte.

SINOPSE
O título do livro reflete, de imediato, a ironia na visão e forma de sentir do autor, ausente de subterfúgios, através da sátira e do sarcasmo. Trata-se de uma escrita escarninha, que não é óbvia de todo, e de um riso que se expõe caninamente nos calcanhares da santíssima trindade do poder: o poder financeiro, o poder religioso e o poder político. Esta crítica, dura e mordaz, apresenta-se como a rejeição, sem complacência, de um sistema estereotipado e corrupto, que pode degenerar num cenário onde a tirania coloque término à Liberdade e à afirmação das forças mais nobres que habitam a alma humana.
Os fautores de regimes despóticos encontram nas debilidades da democracia e na atuação de falsos democratas os argumentos necessários para explorarem as falências humanas em nome de uma futura barbárie. O autor deste livro, ciente das realidades históricas que confirmam tais percursos, apresenta cartas abertas a personalidades várias, ridicularizando-as nos seus vícios/ defeitos, num desdém provocatório; sem deixar de desvendar algumas realidades mais sórdidas, num estilo coloquial, mas em tom jocoso e incisivo. Procura-se, assim, apresentar os absurdos do sistema vigente e das personagens que dele se alimentam, contra um senso comum que confirma, não interroga; acata, não discute; repete, não indaga; enfim, conforma-se, não se rebela.
O AUTOR
António Almeida Calheiros é licenciado em Teologia, pela Faculdade de Teologia de Braga da UCP; mestre em Planeamento Urbano e Regional, pela Faculdade de Letras da Universidade do Porto, e doutorado em Planeamento e Organização do Espaço Territorial, pela Faculdade de Geografia e História da Universidade de Santiago de Compostela.
Leciona, desde 2002, no ensino superior, atividade que tem dividido
com aulas no ensino profissional e consultoria a pequenas e médias empresas, nas áreas de planeamento estratégico e projetos.
Tem, até ao momento, quatro livros publicados:
Globalização e desenvolvimento local. Que futuro para os territórios desfavorecidos?;
Mendigos de Ninguém.
Conversas (im)prováveis acerca da democracia;
Voo do Avesso;
Governança e planificação de espaços complexos.
Análise qualitativa da Eurocidade Tui-Valença Pertence a dois movimentos sociais: um de cariz libertário (Leituras da Utopia) e outro ligado à defesa, implementação e desenvolvimento dos Direitos Humanos (Movimento Liberdade Livre).
Principais áreas de atuação:
• Planeamento e Organização do Espaço Territorial
• Arte
• Governança e Políticas Públicas
• Planeamento Estratégico
• Projetos
• Movimentos Sociais
• Direitos Humanos
Sinopse e biografia disponíveis em: https://www.chiadobooks.com/

PALESTRAS, CONFERÊNCIAS E OUTRAS AÇÕES

PRESENCIAL | ONLINE

imagem

15 de setembro | 18h00 (hora portuguesa) | 10h00 (Los Angeles, Califórnia) | 14h00 (São Paulo)| ZOOM e Facebook Live

Mesa temática
Paulo Freire – A Educação da Democracia

No âmbito da ROTA DOS CEM - Comemoração de centenários e do Dia Internacional da Democracia

José Eustáquio Romão (IPF – São Paulo)
Carlos Alberto Torres (UCLA - EUA)
Luiza Cortesão (IPFP-Portugal)
Licínio Lima (CIED - UMinho)
Moderação: Almerindo Janela Afonso (CIEd - UMinho)

Paulo Freire (1921-1997) é Patrono da Educação Brasileira, mas deixou a sua marca um pouco por todo o mundo, defendendo a educação como prática da liberdade e do pensamento crítico, em ambiente livre e democrático, tornando-se, desse modo, força de transformação e justiça social.
No âmbito do seu centenário de nascimento e também do Dia Internacional da Democracia, a Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS) presta homenagem a este grande educador e filósofo brasileiro, reunindo alguns investigadores portugueses e estrangeiros, que discursarão sobre o legado de Paulo Freire e a pertinência das sua ideias e da sua obra para a educação dos dias de hoje.
Org. BLCS e CIED – UMinho
Parceiros: Instituto Paulo Freire no Brasil e Portugal

Link de acesso à sessão ZOOM: https://us06web.zoom.us/j/86486245814

Entrar na Reunião

imagem

15, 16 e 17 de setembro | 10h00-11h30 | Presencial
Oficinas ARTE PARA TODOS

No âmbito do Mês das Literacias
Dinamizada por Adriana Henriques (Artista Plástica)
Sinopse: As oficinas “Arte para todos” é a materialização, possível, de uma investigação individual da artista plástica, Adriana Henriques em diferentes linguagens artísticas (desenho, pintura, escultura, fotografia e arte performativa). Após investigação sobre crianças, jovens e adultos visando a sua percepção, imaginação e a dimensão lúdica, as oficinas propõem-se encontrar novas perspetivas sobre o que é a criatividade, a arte e a inclusão.
“Arte para todos” é um Projeto Educativo (inclusão), que se desenvolve sob o tema «A nossa cidade», e que se subdivide em três subtemas:
15 setembro (4ª feira) - 1 sessão: subtema 1 - “Luz”;
16 setembro (5ª feira) - 2 sessão: subtema 2 - “Cor”;
17 setembro (6ª feira) - 3 sessão: subtema 3 - “Amor”.
Duração: 90’ cada sessão
Público-alvo: Qualquer pessoa jovem/adulto com gosto e interesse pelo tema.
Número máximo de participantes: 10/12 pessoas
Inscrições obrigatórias com 2 dias de antecedência através do e-mail bai@blcs.pt
Organização: BLCS/BAI

Inscrições

imagem

15, 22 e 29 de setembro | 15h00 | Presencial
Oficina PÉ DE MEIA – Artes e Ofícios

No âmbito do Mês das Literacias
Dinamização a cargo de Idalina Tavares da ACARE – Associação Comunitária de Apoio à Reabilitação de Braga
Sinopse: A atividade consiste no ensino em confeção de peúgas com quatro agulhas proporcionando aos participantes a aprendizagem dessa arte.
Requisitos: cada participante deve trazer o seguinte material: 4 agulhas de malha (podem adquirir junto da dinamizadora); 1 novelo de lã simples ou matizado.
Público-alvo: Público em geral
Duração: 90’
Inscrição obrigatória através do e-mail bai@blcs.pt

Inscrições

imagem

16, 23 e 30 de setembro| 15h00 | Presencial
Oficina aprender a bordar um Lenço dos Namorados

No âmbito do Mês das Literacias
Dinamização a cargo de D. Sameirinho APD – Delegação Distrital de Braga
Sinopse: Nesta oficina os participantes vão aprender as técnicas essenciais para a realização de um Lenço dos Namorados, cuja origem remonta ao século XVIII. É objetivo criar de raiz um Lenço dos Namorados, com um desenho e verso ao seu gosto, utilizando vários pontos tradicionais, tais como: ponto pé de flor, ponto cheio, bainha aberta. Pretende-se promover o convívio, o bem-estar e o gosto pelo bordado tradicional, assim como a promoção de tradições antigas. Requisitos: Cada participante deve trazer agulhas, novelo de âncora n.º8, tesoura, dedal, tecido linho (podem adquirir junto da dinamizadora). Se trouxerem pano fino deverão trazer linha de meada não matizada.
Público-alvo: Qualquer pessoa adulta com gosto e interesse pelo tema. Nº mínimo: 5 pessoas. Nº máximo: 15 pessoas. Duração de cada sessão: 90 min. Responsável pela atividade: D. Sameirinho – APD – Associação Portuguesa de Deficientes. Custo de inscrição: 15€ (3 sessões).
Inscrição obrigatória com 2 dias úteis de antecedência através do e-mail bai@blcs.pt

Inscrição

imagem

18 de setembro | 10h30 | Praça - Mercado Municipal
Histórias na Praça - Rodamoinho de Histórias

Uma História entremeada com instrumentos musicais tradicionais, constituirá a sessão animada para todas as idades .
Destinatários: público em geral
Duração: 40 min.
Dinamização: Companhia de Teatro Rodamoinho - Teatro para todas as idades

ATIVIDADES INFANTO-JUVENIS

PRESENCIAL | ONLINE

imagem

Quintas-feiras I 10h30 | Presencial | BLCS
Hora do conto "A magia do… Era uma vez..."

Atividade de animação do livro e da leitura.
Dinamizada por Ivone da Paz Soares.
Público-alvo: crianças dos 3 aos 13 anos
Duração: 45 minutos
Nº máximo para realização da atividade: 10 crianças
Inscrição gratuita e obrigatória prévia com 2 dias úteis de antecedência através do email seec@blcs.pt

Inscrição

imagem

15 de setembro | 15h30 | Presencial | BLCS

Uma aventura pela Ciência
“Pequenos Cientistas: Brincar vs Cientificar”

• Experiência 1: Fazer Slime ;
• Experiência 2: Mensagem secreta;
• Experiência 3: Gordura colorida ;
• Experiência 4: Acetona também tem fome ;
• Experiência 5: Cordões de areia.
Dinamização : Mariana Gonçalves .
Número máximo 6 crianças.
Duração: 60 minutos.
Público-alvo crianças dos 8 aos 12 anos
Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência

Inscrições

imagem

18 de setembro | 11h00 | Presencial | BLCS

Hora do conto Leituras em família – Co(n) vida livros

A Biblioteca convida seus pequenos leitores e pais para juntos saborearem um delicioso momento com os livros. Um espaço onde as histórias sairão do papel e ganharão vida pelos contadores de histórias do Tin.Bra. Um momento para a família.
DESTINÁRIOS: crianças (3 aos 10 anos) e pais/família.
Dinamização: Academia de Teatro TIN.BRA
Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.

Inscrições

imagem

HISTÓRIAS NA PRAÇA

PRESENCIAL

imagem

14 de setembro | 10h30 | Praça - Mercado Municipal
Mari Popó e suas peripécias… conta

Mari Pópó é uma palhaça animada, alegre e divertida que vem de outro planeta contar histórias. Num momento em família divertida e descontraído, vem viajar e descobrir o mundo com a Mari Popó e aceitar o desafio que ela te propõe
Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas)
Crianças dos 3 aos 10 anos e pais

Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.

Inscrições

HISTÓRIAS NA QUINTA NA QUINTA PEDAGÓGICA

PRESENCIAL

imagem

19 de setembro | 15h30 | Quinta Pedagógica
Mari Popó e suas peripécias… conta “Uma ida à pesca…” de Satoshi Itaya

Mari Pópó é uma palhaça animada, alegre e divertida que vem de outro planeta contar histórias. Num momento em família divertida e descontraído.
Dinamização: Margarida Silva (Licenciada em Teatro e artes Performativas)
Crianças dos 3 aos 10 anos e pais
Inscrições gratuitas através do email seec@blcs.pt até 2 dias de antecedência.

Inscrições

BLCS

Siga-nos

Facebook YouTube Instagram

© Copyright 2020. Todos os direitos reservados.

Esta mensagem é enviada de acordo com a legislação sobre correio eletrónico.

Para remover o seu email basta clicar aqui.