Apresentação do livro "Do Iluminismo ao Liberalismo: Braga 1864, O Banco do Minho",

Data: 28 de dezembro de 2024 (15:00 - 16:00)
Local: BLCS
Destinatários: Publico em geral

De Elisa Celeste Soares 

Apresentação a cargo de Francisco Silva

Introdução por Maria Ester Carvalho Ferreira


No âmbito do Ciclo Braga Memória #9

SINOPSE

Em que circunstâncias nasce a Banca Nacional e como reagiu às sucessivas convulsões políticas, económicas e sociais do século XIX, século da sua iniciação, que prosseguem e se repercutem no início do século XX, foi o problema que na longa investigação se procurou compreender e, nesse contexto, formar uma opinião. A invasão francesa conduzida por Napoleão, em 1808, que levou à fuga da Corte para o Rio de Janeiro, e a Revolução Liberal de 1820, na cidade do Porto, para a qual a iniciativa de adesão da cidade de Braga foi indispensável, poderão ser vistas como as causas de mudanças ocorridas no contexto político português, com particular evidência a aprovação da Carta Constitucional (1.ª a 23 setembro de 1822), através da qual se inicia o fim do Absolutismo do Poder Régio. O Monarca passa a depender do parlamento.

O fim das instituições que caracterizavam o Antigo Regime, em Portugal, foi um processo lento, vigorando durante quase toda a primeira metade do século XIX, originando dificuldades no desenvolvimento da economia portuguesa. O golpe da Regeneração de 1851 implicou medidas importantes de saneamento do Estado, fundamental no processo de mudança, pois permitiu a adoção do regime monetário do padrão-ouro, em 1854.

O Banco do Minho, criado na cidade de Braga em 1864, é um ativo financeiro resultante da ambição de empreendedorismo suscitado pelo Liberalismo.
[…]


A AUTORA
Elisa Celeste Soares nasceu em Rossas, Vieira do Minho, em 1948. Licenciada em História pela Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa. Mestre em História Moderna pela mesma Faculdade.

É autora das obras: Meixedo: Percursos com Cem Anos, uma construção historiográfica centrada na realidade político-social da localidade – 2016; A Publicidade na Gazeta de Lisboa (1715-1760) – 2018; Rossas: Pelos Trilhos da Identidade – 2021.

Colaborou nas obras: Três Quartos de Um Amor, Vol. I, Chiado books – 2018; Fragmentos de Saudade, Tomo I, Chiado books – 2023; Três Quartos de Um Amor, Vol. IV, Chiado books – 2024; Minha Mãe, Vol. I, Chiado books – 2024; Liberdade, Antologia de Literatura Livre, Tomo I, Chiado Books – 2024.