Apresentação do livro "A filha do arcebispo"

Data: 29 de junho de 2024 (15:30 - 16:30)
Local: BLCS
Destinatários: Público em geral

Da autoria de Dilson Sartei, pseudónimo de Dilson Sarmento Teixeira.

Apresentação a cargo de Carlos Guimarães. Intervenção de Vítor da Rocha (editora).

SINOPSE
Ao entrar na Igreja de S. João de Souto para celebrar a sua primeira missa como arcebispo de Braga, o olhar de D. Diogo de Sousa capta o rosto de uma mulher que fora sua amada, muito antes de ele ser quem é.
“Seria possível? Seria Júlia? Aqui?”
Há quase vinte anos atrás, ela desaparecera-lhe subitamente. E ele, antes de viajar para Salamanca, para continuar os seus estudos, ainda a procurara. Se o parto ocorrera, não o soubera. Júlia não o procurara para qualquer ajuda. E ele, subindo os degraus, de Salamanca para Paris, depois para o Vaticano, Lisboa e, por fim, Braga, esqueceu-a.
Agora, após aquela fugaz visão, o arcebispo não resiste à lembrança do seu amor e desencadeia uma busca obstinada por Júlia, acabando por descobrir que tem uma filha, Teresa. A filha do arcebispo.
Que caminho escolherá o arcebispo: assumir-se como pai e homem que ama (ou amou) ou defender o seu cargo – o seu poder?
O AUTOR
Dilson Sartei, pseudónimo de Dilson Sarmento Teixeira, nasceu em Itambé, Bahia, Brasil, onde cursou a Escola Primária e metade do Curso Secundário. Acompanhou seu pai quando este se transferiu para Carlos Chagas, Minas Gerais, e mais tarde para Vitória – ES, onde concluiu o curso secundário. Veio, em 1968, para Portugal fazer o curso de Medicina na Universidade do Porto. Trabalhou em hospitais da zona Norte e, finalmente, no hospital de Viana do Castelo, onde se aposentou. É casado e tem dois filhos.
Iniciou-se na ficção com a publicação de Terra de Urucu, em Janeiro de 2024.