...

A vila de Tortosendo (antigamente Tortozendo) é uma freguesia portuguesa do concelho da Covilhã, no Distrito de Castelo Branco, com 17,75 km² de área e 5 624 habitantes (censos 2011), sendo que a densidade populacional é de 316,8 hab./km².

Embora não existam dados estatísticos anteriores a 1615, nesta data, Tortosendo contava já com 600 habitantes e 150 fogos.

Em 1927, Tortosendo foi elevada a vila, ano em que foi inaugurada a sua rede eléctrica. Graças a esse progresso, teares mecânicos, movidos a outras formas de energia, deram lugar a teares eléctricos, levando à melhoria da produção, em qualidade e quantidade. A partir desta data, o progresso acelerou-se, tendo algumas das suas fábricas adquirido fama no país. Os empresários, e até certo ponto a Vila, conheceram uma época de prosperidade que se prolongou até à década de 1950. Em 1955, existiam ainda na vila 19 fábricas de lanifícios.


Fonte : adaptado de http://pt.wikipedia.org/wiki/Tortosendo

©2014  Biblioteca Lúcio Craveiro  da Silva .Todos os Direitos Reservados. Proibida a reprodução do todo ou em  parte deste Website. Obtenha mais informações sobre Tortosendo, consultando esta obra, que se encontra na BLCS, aqui.
Ficha Técnica

Loading...

Mapa Origem