De Insula Romana a Biblioteca:




Dois milénios de história Historial de Diretores da BLCS

2007-Atualidade

Em 2002, por despacho do Reitor da Universidade do Minho, assume a coordenação das actividades de instalação do Instituto de Leitura Pública de Braga, mais tarde designada por Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. No exercício das suas competências, foi presidente dos diversos júris constituídos para a aquisição de mobiliário e equipamento, tendo sido responsável pelo desenvolvimento de todos os procedimentos administrativos relativos aos respectivos processos de abertura dos concursos públicos, de selecção, adjudicação e aquisição destes equipamentos; reformulou cadernos de encargos relativos a mobiliário e equipamentos; elaborou os cadernos de encargos para aquisição dos equipamentos informáticos, audiovisuais e sistema anti-furto de publicações; redefiniu a implantação do mobiliário nas diversas salas e supervisionou a montagem de todo o mobiliário e equipamento. Conjuntamente com o Director da Biblioteca Pública de Braga, concebeu e planificou o processo de transferência das cerca de 180 000 monografias que transitaram daquela Biblioteca para a biblioteca Lúcio Craveiro da Silva. Em 6 de Janeiro de 2005, por decisão unânime do Conselho Directivo, é nomeado Director da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva.

Em 2007, constituiu e coordenou a equipa que procedeu ao tratamento técnico do fundo documental e organizou a Biblioteca Avelino de Jesus Costa.


2002-2006


Formação Académica e Profissional

Diploma de Estudos Avançados em “Métodos de Investigação em Biblioteconomia”, no âmbito do Programa de Doutoramento da Universidade de Salamanca (2004); Pós-Graduação em Ciências Documentais, realizado na Faculdade do Letras da Universidade do Porto (1997 -1999); Licenciatura de Português (Ensino de), na Universidade do Minho (1991 -1996).

Experiência Profissional

Desde janeiro de 2007, desempenha funções de Diretora da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva (BLCS), com funções de gestão, administração e organização de todos os serviços existentes; de 2004-2007, é técnica superior de 1.ª classe de Biblioteca, Arquivo e Documentação (BAD), a exercer funções na BLCS, em Braga; De 1999-2004, é técnica superior de 2.ª classe de Biblioteca e Documentação, exercendo funções no Centro de Documentação Europeia da Universidade do Minho (CDEUMINHO).

Outras atividades ligadas ao ensino:

Assistente convidada na Faculdade de Filosofia de Braga — Universidade Católica Portuguesa, tendo lecionado as disciplinas de Ciência da Informação e de Análise e Organização da Informação I e II; lecionou ações de formação na área de BAD em cursos de Técnicos Profissionais da mesma área; em ações de formação contínua da APBAD, no programa FOCUS - Bibliotecas Escolares. Tem sido coorientadora de teses de mestrado na área da Ciência da Informação, orientadora de estágios profissionais e curriculares na área de BAD e licenciaturas várias.

Outras atividades

Tem participado e secretariado em alguns procedimentos concursais no âmbito da Administração Pública, para recrutamento de Assistentes Técnicos e Administrativos e Técnicos Superiores de BD. É 1.º vogal suplente da Direção Regional Norte da APBAD Norte, desde 2008.

Artigos publicados

Autora do prefácio do livro de contos “Sete gritos deste chão”, de Fernando Aldeia, publicado em Dezembro de 2013 pela Calígrafo editora.

Alves, Aida [et al.] — “A licenciatura em Ciências da Informação e Documentação da Faculdade de Filosofia de Braga”.

In “Cadernos de Biblioteconomia, Arquivística e Documentação”, n.º1 (2004), pp. 84 -94.

Disponível em: http://redalyc.uaemex.mx/pdf/385/38500611.pdf

ISO 9001:2000 — Sistemas de Gestão de Qualidade “e “ISO 20983:2003 Informação e Documentação — Indicadores de desempenho para bibliotecas eletrónicas”.

In “Qualidade em serviços de informação: uma experiência de EAD”.Ferrari, A.C.; Grandi, M. E. G.; Sampaio, M. I. C.(orgs). São Paulo, Universidade de São Paulo/Sistema Integrado de Bibliotecas, 2005. (Cadernos de estudos do SIBi/USP, 10).

Participações recentes em eventos da área de Biblioteconomia e Documentação

Moderação da mesa redonda da Feira do Livro de Braga 2013 do Parque de Exposições de Braga, no dia 7 de dezembro de 2013, intitulada “Antecipando o futuro do livro — a leitura digital e a influência da web, dos blogs e das redes sociais”, com os oradores: Ana Lúcia, Clara Coutinho, Gabriela Sotto Mayor, Sandra Nobre e Teresa Silveira.

Palestra “A importância do livro e da leitura na era digital”, na 25.ª Feira do Livro de Carrazeda de Ansiães, a 7 de novembro de 2013.

Conferência “Bibliotecas públicas e bibliotecas escolares parceiros por excelência na promoção da leitura e das literacias em redes locais: nova era digital, novos papéis, novas funções”, por Aida Alves, in I Encontro das Bibliotecas de Bragança “Leituras em rede: inovação, acesso e inclusão social”, Bragança, março de 2013.

PAINEL — “Em prol da leitura com todos e para todos — o caso da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva” - Aida Alves, in IV Encontro de Serviço de Apoio às Bibliotecas Escolares, Famalicão, novembro de 2011.

PAINEL: “Parceiros na promoção da leitura: Bibliotecas Públicas, Bibliotecas Escolares” — Aida Alves, Ana Bela Martins, Ernestina, Pinheiro, Regina Campos RBE e PNL, in 10.º Congresso Nacional da BAD, em 8 de abril de 2010.


Aida Pires Branco Alves Elísio da Silva Maia Araújo
Início Viaje no Tempo História Testemunhos Imprensa Galeria BLCS em números Multimédia