Biblioteca no Apoio à Inclusão

Clique aqui para aceder ao catálogo do BAI

- BAI -

 

Biblioteca no Apoio à Inclusão

O Serviço “Biblioteca no Apoio à Inclusão” (BAI) da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva constitui um serviço público de apoio a indivíduos com necessidades especiais (com especial atenção pessoas com baixa visão e cegos), pautado pelos princípios de equidade no acesso à informação e à cultura por todos os cidadãos. Apoio esse concretizado nos níveis individual e institucional, para o que concorre destacadamente a parceria estabelecida com a ACAPO - Associação de Cegos e Amblíopes de Portugal, delegação de Braga e o Gabinete para a Inclusão da Universidade do Minho (GPI).

Este serviço pretende corresponder às necessidades especiais do seu público, procurando dar resposta de modo mais amplo e eficaz possível à demanda em matéria de informação, cultura e lazer.

O BAI constituirá, certamente, para um número relevante de cidadãos e instituições, uma parceria indispensável para o aceso à informação, a autoformação e à cultura.

 

 SERVIÇOS

  

 Leitura ou audição de documentos

 

        Utilizando o equipamento disponível, como SmartView 5000KP, na ampliação de texto e imagem, possibilita a autonomia de pessoas com baixa visão na leitura de correspondência, livros, jornais ou revistas e escrita de textos de forma simples e prática. O Poet Compact (leitor autónomo) na audição de texto, mesmo com carateres difíceis e em diversos idiomas.

Acesso à Internet 

   

        Recorrendo ao software de acesso – WindowEyes, programa de leitura de ecrã, pode com facilidade aceder às mais avançadas aplicações do computador, com síntese de voz e controlo da linha Braille. E, ZoomText, leitor de ecrã com voz, que conjuga funções de voz e de ampliação.

Apoio à autoformação

 

         Usando o equipamento disponível, os utilizadores também podem recorrer à ajuda do funcionário para a digitalização, ampliação ou impressão dos trabalhos pessoais. 4. Empréstimo domiciliário Os documentos do fundo tiflológico, salvo exceções de acordo com as regras de empréstimo, são passíveis de empréstimo domiciliário, num máximo de três volumes, por 15 dias, renováveis até três vezes. Só poderá requisitar documentos se for utente da biblioteca, devendo para o efeito fazer o cartão de leitor. Para mais informações, consulte o regulamento da Biblioteca, disponível em http://www.blcs.pt/regulamento

Divulgação de atividades culturais e novidades editoriais

Poderá encontrar no site da Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva a programação cultural da Biblioteca e novidades editoriais.

Equipamentos

O Serviço Biblioteca no Apoio à Inclusão está dotado de equipamento geral: computadores com leitor de CD-Rom, permitindo aceder ao catálogo informatizado da Biblioteca. Possui também equipamentos específicos para a deficiência visual atrás citados, nos pontos 1 e 2. Valorizando o papel que desempenham o conhecimento, a informação e a cultura, promovendo a inclusão social na sociedade actual.

               Software de acesso:

                        ZoomText


     O ZoomText é um leitor de ecrã com voz, que conjuga funções de voz e de ampliação. Com este programa o computador torna-se acessível aos utilizadores cegos ou com baixa visão, sendo possível trabalhar com voz ou ampliações de texto e imagem.

     Na utilização da voz, possui várias opções de voz, possibilitando ao utilizador seleccionar a que mais lhe agrade.

     Nas ampliações de texto e imagem possui inúmeras funções que permitem alterar a sua forma de apresentação, adaptando-se a cada caso de baixa visão.


                        WindowEyes


     O WindowEyes é um outro programa de leitura de ecrã muito similar ao Jaws, que já muitos conhecem, que permite aceder, com facilidade, às mais avançadas aplicações do computador, com síntese de voz e controlo da linha Braille.
    
     Foi concebido para poder ser acedido por qualquer utilizador, desde o nível de principiante até ao nível mais avançado.

        

                Ampliador de texto e imagem



                   SmartView 5000KP

     O SmartView é um ampliador de texto e imagem que permite ampliar textos e imagens e reproduzi-los num monitor. Tem como principal vantagem, aumentar a autonomia de pessoas com baixa visão, possibilitando-lhes a leitura da sua correspondência, livros, jornais ou revistas, bem como escrever cartas ou outros textos, de forma simples e muito prática e sem que necessitem de pedir ajuda.

     A dimensão, o contraste, as cores, a luminosidade e a nitidez da imagem reproduzida podem ser regulados de acordo com o desejado, adaptando-se às características de cada caso.

                     Leitor autónomo

                        Poet Compact

     O Poet Compact é um equipamento muito simples e de fácil utilização. Pouco maior que um scanner comum, este aparelho, com apenas seis teclas e dois botões rotativos, o utilizador poderá operar todas as suas funções e usufruir de óptimos momentos de leitura, bem como fazer leituras rápidas, ler uma carta, uma factura ou uma notícia de jornal, pressionando apenas uma tecla.

    

 Vozes com timbres agradáveis, que soam naturalmente, lêem o texto mesmo que ele contenha caracteres difíceis e em diversos idiomas.

        O BAI procurará encontrar a combinação ideal entre a acessibilidade e a autonomia.

        Assim pretendemos criar um serviço adaptado às necessidades específicas e gostos do público-alvo, e focar a sua atenção para o valor e relevância do papel que desempenham o conhecimento, a informação e a cultura, na sociedade actual.

Contactos

Biblioteca Lúcio Craveiro da Silva

Rua de S. Paulo, nº1 4700-042 Braga

Telefone: 253 205970

Fax: 253205989

E-mail: blcs@blcs.pt Site:

http://www.blcs.pt

Horário de atendimento personalizado À quarta-feira das 9h30 às 12h00, e à sexta-feira das 14h00 às 16h30.